🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro Ano : novas posições e experiências

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#61 Mensagem por Robson Sandrini »

Fmago escreveu:Hoje só vou perguntar pelo Mandarim ...! Alguem ai tem ou ja teve .? É mesmo necessario esperar um ano pra ter :???

Dependendo da configuração do seu sistema e de quem vai competir por comida com ele, mesmo esperando dez anos o bicho vai morrer de fome do mesmo jeito. Já li uns 3 casos na RC [presumo que não tenha lido todos] de mandarins que definhavam mesmo comendo rações. Algo relacionado í fórmula nutricionalmente incompleta das rações, quando comparadas com a alimentação viva do bicho. Aqui tem uns usuários que mantem o bicho. É lindo, né não?

Boa pascoa e bom feriadão...!!! icon_drunk

icon_cheers

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#62 Mensagem por Henrique_Franze »

Fala Mago...

Mandarim é complicado, ele é lento, tem a boquinha pequena e precisa de muita variedade de alimento para viver bem, há quem não acredite que mesmo num aquário grande, com refugio, e uma alimentação muito variada( ou seja entra varios tipos de alimentos no aquário, e com isso varios tipos de nutrientes são reciclados e até a vida no refugio é mais nutritiva) os peixes ainda sofram uma carencia nutricional preocupante.

Se decidir ter um, vai ter que concordar em ter bastante trabalho para alimentar, quebrar a cabeça pra fazer ele comer alimentos vivos, não deixar outros peixes roubarem a comida dele, e mesmo assim, hora ou outra ver o bichinho magrinho, definhando até morrer...

Abraço!

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#63 Mensagem por Fmago »

Eai turma tud bem icon_yes

Aqui vai tud tranquilo como reef d rico, estabilizado. Hehehe. Seguinte muito Obrigado pelas respostas Robson e Henrique icon_iCo01
To fora entao de ter um bichinho que requer tanta atencao, quando o hobby deixa de ser hobby e se torna obrigacao e trabalho, to fora icon_harhar
Lendo topicos aqui do forum li algo sobre alimentar Trumpet ??? Todos fazem isso ??? Notei que meus Trumpet do nada secam sera por causa disso ??? Nunca me falaram que eles precisam ser alimentados, o cara com quem troquei nao alimentava nao, vieram oito bocas grandes e uma secou, seraaaaa issoooo icon_headstars Duvida lancada e quem podera me ajudar ??? Aguardo. icon_iCo01
Fmago

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#64 Mensagem por Henrique_Franze »

Os trumpets ficam incomodados com qualquer coisa, veja se nao tem nada nascendo na boca que secou.

Alimentar os trumpts e os outros corais é bem legal, mas são corais que praticam duas modalidades de alimentação, e ficam muito bem só com luz e com algum alimento que ele captura eventualmente.

Se quiser fazer uma experiencia, pega um pedacinho de camarão, macera junto com um pouco de ração, pra fazer uma pastinha, pega com uma pipeta ou uma seringa, e joga bem pouquinho em cima dos corais, em instantes eles vao abrir os tentaculos, ficam lindos... e vc pode jogar mais um pouco da pasta que eles captura... ah desliga a circulação.

Alguns corais pegam rapido e levam para a boca, outros lançam uma teia grande de muco em seguida recolhem ela para a boca junto com a comida. É uma experiencia bem legal, vale a pena.
Se quiser adotar como padrão, pode comprar zoo ou fito, tem outros alimentos também, e fazer algumas vezes por semana. Só tome cuidado com a qualidade da agua.

Abraço!

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#65 Mensagem por Márcio Oliveira »

Falae mago, voce comentou do tópico e eu dei uma passadinha pra dar uma olhada e mandar um abraço hehe.
E voltando no comentário do mandarim, cara, minha esposa quer por que quer o mandarim. Eu tento explicar que nosso aquário é novo e não dá. kk. Ela não se conforma, é apaixonada pelo bicho. kk.
Pior que isso, daqui a um ano ou mais eu ter que comprar o peixe e ele não vingar. Até lá tento convencer ela kkkk.
Abraços e feliz pascoa p voce também.

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#66 Mensagem por Henrique_Franze »

O walmyr tem um casal que até desova no aquário, é muito bonito, se procurar vai encontrar vídeos dele.

Mas o problema é alimentar, tem que ter variedade.

No Walmyr ele tem um grande refugio, um "alimentador" onde só os mandarins chegam para comer artemias vivas enriquecidas com um monte de coisas.
Nauplios de artemias, rotiferos as vezes.

Muitas rochas e aparece até misys no sump e refugio.

Mesmo assim tem que dar sorte com o peixe.

Abraço!

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#67 Mensagem por Fmago »

Eai galera blza.! icon_yahoo

Como foi a pascoa muitos ovinhos.? icon_rotfl2 ! Seguinte galera, seguindo a dica de voces de que o Stenopus nao vai comer os bailarinos encomendei para esta semana um exercito de 10 vermelhinhos, acho que vai dar uma vida e um colorido radical. Tambem para esta semana chegarao as duas colonias de SunCoral uma amarela e uma laranja, para por dentro da concha gigante que tenho. Quem sabe um dia crio coragem e compro uma anemona? Hehehe.!
Seguinte turma as duvidas de hoje sao: icon_headstars

O suncoral deve ficar onde? Nas pedras, no fundo, no alto, muita luz ou pouca luz, poderia coloca-los dentro de uma imensa concha que tenho
no reef, neste caso eles nunca pegariam luz diretamente so claridade, sera que pode?
E uma alimentacao, tipo bater com agua do aquario 2 camaroes no liquidificador desligar a bomba retorno e so deixar a circulacao funcionando por uns 10min todos os corais comeriam numa boa ne, o que acham?

Por hoje e isso turma, boa semana pra todos, aqui no Fmago reefs vai ser agitado o negocio, ja comeca amanha com uma sessao de fotos pra atualizar a galera de como as coisas estao por aqui. Abracosss icon_yahoo icon_joia icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#68 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Mago o Stenopus vai comer seus bailarinos + cedo ou + tarde ñ tem como evitar isso , Stenopus sao mt agressivos ...

Qnto ao sun coral o ideal eh coloca-lo aonde tenha uma cirgulação com fluxo medio/forte mas q seja constinuo , aqui qndo eu os tinha eu os alimentava com zoo e phyton , ração triturada , pedaço de camarao ( q aqui em casa era a preferencia deles ) artenia e etc eh so desligar a bomba de circulação e com uma ciringa ir jogando comida em cada boca , ou faz q nem eu ja vi corta uma pet deixa tipo um funil e poem em cima do sun coral ( ai nao precisa desligar a circulação ) e taca comida la dentro so fica atento se por camaraoq seja pedaço peq. se nao os camaroes os roubam !
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#69 Mensagem por Fmago »

Eai... Putz Enrico agora dividio as opinioes pois me disseram que ele nao comeria,,, aff agora complicou icon_headstars alguem mais tem opiniao a respeito.? To na duvida... icon_headstars
Temos tempo ainda, os bailarinos so devem chegar na quarta, hoje fiz o deposito e ainda nao recebi resposta do vendedor aqui do classificados informando numero do sedex pra rastrear. icon_bangin
Nesse meio tempo discutiremos a respeito, em ultimo caso Troco o stenopus por outra coisa. icon_clap

Aguardo novas opinioes , afinal o Stenopus vai comer os Camaroes bailarinos? Quem tem ambas as especies no reef? icon_headstars

E o suncoral, no alto das rochas ou no chao, na luz ou na penumbra de uma concha? icon_headstars

Aguardooooo
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#70 Mensagem por Fmago »

Eai galera blzaaaaa icon_joia

Um pouquinho preocupado por ter depositado a dois dias o valor dos camaroes bailarinos para o vendedor ( Anderson Luiz = classificados = promoção relampago para matar ) que anunciou aqui no Classificados e ainda nao ter recebido uma confirmação de envio da parte dele mas acreditando que amanhã tudo se resolverá ( afinal faz parte ) vou levando a vida feliz porque meu reef ta bonito e repelto de vida como voces poderão ver nas imagens a seguir.
Aviso que vou criar um Tópico de Identificação para tentar identificar tudo que tem no meu Reef para tanto ja numerei as fotos e classifiquei os corais por letras sendo facil assim aos sabios ( que estiverem afim de me ajudar ) a indicar o nome de cada coral.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Galera pensei em colocar a colonia de SunCoral dentro desta concha gigante, neste caso os suncoral nao pegariam luz direta somente claridade, será que eles podem viver assim, somente com claridade e sem a luz direta??? icon_headstars
Imagem
Imagem

Imagem

O que é essa folhinha que surgio em uma rocha??? icon_headstars
Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É isto turma... Quem estiver a fim de me ajudar a reconhecer algum destes corais ta ai as fotos numeradas e letradas, pra quem vai sugerir que eu procure na web ou no forum ou acha o topico longo demais pra ler, NíO LEIA, NíO RESPONDA, va se f... icon_censored huahauhsauhsuhsauahuas icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Abraçuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01



É isso ai galera... Espero que as fotos fiquem legal aqui. vejam ai..!!! icon_joia
Editado pela última vez por Fmago em 27 Abr 2011, 14:37, em um total de 1 vez.
Fmago

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#71 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fmago......as fotos não abriram. puts curiosidade :lol: icon_assobiando

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#72 Mensagem por Fmago »

Eai Marcio, abriu agora ?

Editei o post e fiz um fotoblog no uol e ai consegui postar direito pelo facebook nao da mais. Veja ai meu reef em fotos que tirei ontem, é meio bagunçado porque nao sou muito de ficar arrumando e mechendo, coloquei tudo ali e nunca mais fucei, quanto mais se fuça mais artificial fica, as algas pink tão tomando conta de tudo e isso em apenas 8 meses de reef... Coloco plancton duas vezes por semana, combisan e strontium complex e desde que passei a fazer isso os corais deram um salto de tamanho, estão crescendo a olhos vistos.
Retificando; hoje pela manhã o vendedor Anderson Luiz = classificados = promoção relampago para matar, me passou o numero de rastreamento do sedex que foi postado ontem a noite, vejamos se chega ainda hoje ou amanhã pela manhã, nada como botar a boca no mundo, literalmente as coisas funcionam. Vou aguardar a chegada para comentar.
E o stenopus ein, uns dizem que vai comer os bailarinos, outros dizem que nao vai comer, aff, que duvida cruel, pelo sim pelo nao ele vai pro sump até que eu consiga troca-lo por alguma outra maravilha. Á propósito quase todos estes corais que voces veem neste reef foram trocados, por celular, por maquina de cortar cabelo, mp10, enfim, no meu topico Trocar ao invez de sair comprando consegui fazer pessoas perceberem que muitas vezes um equipamento que esta ai na sua casa jogado na garagem pode ser transformado em um coral em seu reef, o que sobra pra voce pode faltar pra alguem e vice versa. Valeu galera até breve... fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii icon_assobiando
Fmago

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#73 Mensagem por Ediomar Luzia »

Olá Fabiano, Sun coral não é fotossintetizante, logo não precisa de luz direta e sim alimentação direta....

R = Trumpet (parece o bicolor)

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#74 Mensagem por Ediomar Luzia »

A = Leather Umbrela
P = Mush Hairy
X = Palitoa
N = Mush
H = Frog
Y = Mush Spoted
F = Ricórdea roxa
B = Mush

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#75 Mensagem por Fmago »

Fala galera tudo Ok icon_joia

Valeu pela identificação Ediomar, todo mundo concorda com os nomes? Galera chegou a encomenda que fiz com ( Anderson Luiz = classificados = promoção relampago para matar ) e o cara da show de embalagem, individual, isopor bem preenchido com agua na medida certa, sem espaços para chacoalhar e super lacrado, muito bom mesmo. Me assustei um pouco quando o prazo de envio nao foi cumprido mas o vendedor me informou que estava com problemas de saude e tudo acabou bem. Amanhã vou fazer mais uma encomenda com o cara, duas colonias de SunCoral... Estes sustos, pequenos atrasos e finalmente surpresas agradaveis fazem parte do primeiro ano de um aquario e suas primeiras compras, primeiros camarões etc,,, e este é o motivo deste tópico, compartilhar opinioes e experiencias.

A questão de hoje é:

O stenopus pode viver no sump ? que outros animais posso manter la embaixo na escuridao ? é possivel uma vida nas sombras ? meu sump nao fica totalmente no escuro porque as portas do meu movel sao com grade então no sump a sombras durante todo o dia, quem vive nas sombras ? icon_headstars icon_headstars icon_headstars

Aguardando respostas e opinioes vou indo lá, abraço galera icon_joia icon_iCo01 icon-aplauder clapping_02 icon_yes
Fmago

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#76 Mensagem por Márcio Oliveira »

mago, ta com uma bela evolução, muito legal, belo exemplo parabéns! icon-aplauder icon-aplauder

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#77 Mensagem por Fmago »

Eai galera tudo numa boa icon_joia

Seguinde, surtei geral e comprei uma Anemona icon_yahoo icon_comemorando clapping_02 icon_harhar
E ao contrario dos milll medos que tinha, nada diferente aconteceu, ela nao saiu do lugar desde que chegou, pelo sim pelo não coloquei duas conchas grandes uma de cada lado e a pedra esta na base de um paredão de rochas, ou seja, pra sair dali só escalando pra cima, acho que isso ela não faz icon_rotfl2 Amanhã encomendo duas colonias de suncoral e vamos que vamos, colorindo o reef e assumindo nesse nono mes as responsabilidades que um reef com quase um ano exigem, ou seja, animais mais complexos. Apartir de agora é alimentar uma vez por semana a belissima anemona com ponta rosa que vive aqui agora, não sei se anemona tem sexo? icon_headstars acho que sim e vou chamar essa aqui de Dexter, afinal é boa gente mas mata, de quebra veio uma pequenininha junto, tudo numa boa. icon_joia

Olha uma foto ai da Anemona ponta rosa
Imagem

A questão de hoje é:

Qual a melhor comida pra ela icon_headstars com que frequencia icon_headstars meio camarão ou comida comprada para anemonas icon_headstars quais as sugestões de quem ja tem uma e tem experiencia icon_headstars

Um abraçao galera icon_drunk Boa semana pra todos nós icon_joia E obrigado a quem dar dicas ai icon_iCo01 fuiiiiiiiiii
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#78 Mensagem por Fmago »

oi . aqui ta tudo bem . dexter se enfiou duas vezes entre as rochas mas fui la e coloquei ele novamente no lugar correto . fazem 2 dias q permanece bem e feliz .

duvidas sobre anemona; experiencias, conselhos e sugestoes sao bem vindos ok.

valeu
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#79 Mensagem por Fmago »

Blza turma...

Putz q bichinho andador este rapaz, o dexter ( anemona ponta rosa ) nao para onde a gente quer, que loucura, icon_bangin
Hoje felizmente fiz uma verdadeira caminha pra ele e aparentemente ele gostou, com conchas em volta nao ha muito para onde ir e uma pedra onde se fixou ficou encostada numa grande rocha que "acho" que ele nao irá escalar, ali onde coloquei desta vez ele se abriu todo e se acomodou numa boa, desde a manhã ele não se moveu mais, se tudo continuar bem amanhã vou dar comida pela primeira vez aqui em casa, um pedacinho de camarão, pelo sim pelo não vou por um bem pequeno. Mas ainda vou pesquisar nesta madrugada antes de decidir se oferecerei ou nao o pedacinho de camarão.

É isso galera, por hoje é isso, dicas são bem vindas. ! Abraço icon_joia icon_iCo01 icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#80 Mensagem por Fmago »

Eai turma. Que quinta feira doida esta rapa, loucura mesmo, parece q todo mundo deu uma surtada, o skimmer do nada passou a espumar que nem louco, levei horas regulando denovo, a bomba do retorno passou a fazer um barulhinho, fiz uma limpeza e ok, faltou manutencao, os correios resolveram atrasar o sedex e meus suncoral nao chegaram hoje, com este frio que ta fazendo em PoA temo que eles nao resistam a uma noite em algum deposito destes dos correios, porem ja me disseram que frio nao e o problema, se fosse calor sim tava fod... icon_censored
E como se nao bastasse notei que a temperatura da agua subiu, e subiu, e foi subindo, chegou aos 27' com o frio que ta fazendo agora a noite, fui ver, e fud... icon_censored o termostato do aquecer ta fud... icon_censored regulei direitinho ligar no 25,5 desligar no 26' e continuou ligado, coloquei ligar aos 24' desligar nos 25' e continuou ligado e aquecendo, e como tenho 2 termometros digitais e mais 1 manual e todos marcavam 27' dentro do reef a uma resposta e isso mesmo, o termostato do aquecedor fud... icon_censored E tudo isso no mesmo dia, sem porque, do nada, ontem tava tudo bem, tranquilo sabe.
Vou dormir, rezar pra agua nao esfriar demais durante a madruga ( coloquei relogio a despertar, as 4hs vou ver como as coisas estao ) rezar pro correio entregar meus sun amanha demanha todos bem e rezar pro cara ter aquecedor a pronta entrega amanha demanha quando eu chegar na loja.
Vo dormir, ufa, vida de jovem aquarista no Primeiro Ano do Reef nao e mole nao. icon_headstars
Fmago

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”