Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/10/11
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...
Walmyr acho que vou mandar o projeto de um reef que tenho aqui para vc fazer isso rsss fica chique demais rsss vc virou um mestre nesse programa
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus
- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
Eu tenho esse programa aqui!!! Tentei mecher nele por meses, ehehehehe eu consegui montar o aqua e o sump, mais que isso sem chances!!! ehehehehehe Desisti....faz tempo que não abro ele!!

- Dwight Bann
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Dwight
Walmyr,
Obrigado pelo arquivo Google SketchUp. Também já tinha utilizado este programa no passado, mas não é fácil de usar. Baixei ele novamente e o seu arquivo. Brinquei um pouco e fiz uma fotomontagem em cima do seu projeto usando uma foto (inspiração do meu novo projeto) do aquario do Brenner Castro (em outro forum, não sei se ele está aqui também), que tem as dimensões 140x80x45(alt), mas ele tem problemas com nata na superficie (utiliza Sun-Suns e queda de agua por bota tradicional).
FOTOMONTAGEM

AQUARIO DO BRENNER CASTRO (muito bonito...)

Dwight
Obrigado pelo arquivo Google SketchUp. Também já tinha utilizado este programa no passado, mas não é fácil de usar. Baixei ele novamente e o seu arquivo. Brinquei um pouco e fiz uma fotomontagem em cima do seu projeto usando uma foto (inspiração do meu novo projeto) do aquario do Brenner Castro (em outro forum, não sei se ele está aqui também), que tem as dimensões 140x80x45(alt), mas ele tem problemas com nata na superficie (utiliza Sun-Suns e queda de agua por bota tradicional).
FOTOMONTAGEM

AQUARIO DO BRENNER CASTRO (muito bonito...)

Dwight
Dwight
========================
Sem aquário no momento...
========================
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus
- Contato:
Será que as bombas não teriam que ser do outro lado? Até mesmo os ventiladores tb? Acho que ai não ficaria essa nata!!!

- André Fonseca
- Moderador Global
- Apelido: DRECA
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 141 vezes
- Contato:
Tiol,
Certeza que se as bombas fossem do outro lado não teria a nata, pois o fluxo das bombas levariam a nata para a bota....
Nessa configuração, a nata fica "reservada" naquele canto do aqua.
Só que a montagem parece não ter tampa, e aí os fios das bombas ficariam aparecendo por todo o comprimento do aqua.
Por isso que temos que pensar em tudo.

Certeza que se as bombas fossem do outro lado não teria a nata, pois o fluxo das bombas levariam a nata para a bota....
Nessa configuração, a nata fica "reservada" naquele canto do aqua.
Só que a montagem parece não ter tampa, e aí os fios das bombas ficariam aparecendo por todo o comprimento do aqua.
Por isso que temos que pensar em tudo.

[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus
- Contato:
Eita, ehehehe verdade.....Nem tinha pensado nisso!!! ehehehe Não tem outro jeito mesmo não...

- Dwight Bann
Exatamente, André e Gabriel. O projeto não contempla tampa, mas uma luminaria suspensa com cabos. Também não haverá travas francesas na parte superior, por isto a altura de somente 45 cm (e vidros de 12mm ou 15mm). As ventoinhas penso em colocar junto com a calha da iluminação (que será largo, uns 80cm, com T5's e ventoinhas), jogando ar de cima pra baixo. Com esta configuração, fica dificil ter bombas na ponta oposta do 6/7 vidro porque não tem por onde esconder os fios elétricos.
Outra foto do aquario do Brenner:

Dwight
Outra foto do aquario do Brenner:

Dwight
Dwight
========================
========================
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles
- Apelido: Nilo
Isso ai é uma carpet nacional? 

Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- Walmyr Buzatto
- Cirrhilabrus filamentosus
As ventoinhas podem ser as responsáveis pelo acúmulo de nata na superfície, mas também a bota, se for feita com eggcrate, pode segurar a nata. O eggcrate tende a segurar a nata na última lâmina horizontal, e a água passa por baixo, deixando a nata presa. Melhor usar o pente de acrílico, ou então cortar a parte horizontal do eggcrate (difícil, pois ele quebra muito fácil).
Pode-se passar as ventoinhas para baixo, soprando o sump. Se tiver boa circulação de ar embaixo, ao redor do sump, as ventoinhas não precisam ficar expostas, soprando a superfície do aquário. O efeito é o mesmo, ou quase. Em geral é suficiente.
Pode-se passar as ventoinhas para baixo, soprando o sump. Se tiver boa circulação de ar embaixo, ao redor do sump, as ventoinhas não precisam ficar expostas, soprando a superfície do aquário. O efeito é o mesmo, ou quase. Em geral é suficiente.
[]'s
Walmyr
Walmyr
- Dwight Bann

Dwight
========================
========================
- Fabricio Fonseca
- Apelido: Fabricio Fonseca
- País: brasil
Walmyr Buzatto escreveu:Dwight Bann escreveu:Basso, parabens pelos seus aquarios. Muito bonito mesmo.
Como ficaria o design de um aquario com sexto/setimo vidro com as seguintes dimensoes: 140 cm (comp) x 80 cm (larg) x 45 cm (alt), sendo o 6/7 vidro na lateral dos 80 cm? Se nao usar uma bomba de recirculacao na outra ponta, vai acumular nata na superficie, ou sera que com uma queda de 80 cm de largura, toda a superficie ao longo dos 140 cm de comprimento chegaria a virar no sexto vidro? Nao sei se fui claro na pergunta....rss... A ideia do projeto seria colocar o aquario na sala com a lateral do sexto/setimo vidro de 80 cm contra a parede, portanto com visao do aquario em 3 lados.
O projeto contemplaria tambem 2 bombas de recirculacao instalado no lado do sexto/setimo vidro. Eu nao planejo bomba de recirculacao (tipo Vortech) na outra ponta. Pergunto: as bombas Vortech (que entendo ser em duas partes, interno e externo) funcionam tendo entre as partes um sexto e setimo vidro?
Dwight
Eu sugiro o seguinte arranjo: fazer a queda ocupando apenas 50cm do centro do 6º vidro. O 7º vidro teria esta medida, e de cada lado deixaria 15cm livres, de modo que as duas Vortechs ficassem presas nesta parte seca atrás do 6º vidro:
Fiz o desenho acima incluindo ladrão, e a caixinha coletora embaixo tomaria toda a largura dos 50cm, sendo uma só tanto para o overflow como para o ladrão. 50cm de largura é mais que suficiente para uma circulação adequada. O retorno seria através de dois canos em J invertido, um sobre cada uma das Vortech (poderia usar um SQUID para alternar o fluxo). Programando as Vortech para funcionamento alternado, daria para fazer um bom movimento até o outro lado do aquário, e certamente não ficaria nenhum filme de gordura sobre a superfície.
Que tal assim?
[]'s
Walmyr
Até agora só não entendo algo muito bem, a agua cairá pelo sexto vidro e retornará pelo 7º vidro? Ou a metade do sexto vidro é de overflow e a outra de recalque sendo o 7º apenas de ladrão?
- Walmyr Buzatto
Fabricio, o desenho que fiz aí em cima não mostra o retorno, só a queda pelo 6º vidro. O retorno, neste caso, é por cano mesmo. O 7º vidro seria para o ladrão, se o aquarista quiser manter esta segurança. Tem outras formas de fazer o retorno também através do sanduíche 6º/7º vidros, mas é um pouco diferente disto aí. Só enfatizo que o esquema de 6º vidro para queda já é testado e aprovado por diversos usuários, enquanto que retorno pelo mesmo sistema ainda é só especulação, propostas, sugestões... ninguém ainda construiu assim aqui nos fóruns do Brasil (ou, se fez, não publicou). Eu ainda quero fazer uma experiência destas.
[]'s
Walmyr
[]'s
Walmyr
[]'s
Walmyr
Walmyr
- Fabricio Fonseca
Walmyr Buzatto escreveu:Fabricio, o desenho que fiz aí em cima não mostra o retorno, só a queda pelo 6º vidro. O retorno, neste caso, é por cano mesmo. O 7º vidro seria para o ladrão, se o aquarista quiser manter esta segurança. Tem outras formas de fazer o retorno também através do sanduíche 6º/7º vidros, mas é um pouco diferente disto aí. Só enfatizo que o esquema de 6º vidro para queda já é testado e aprovado por diversos usuários, enquanto que retorno pelo mesmo sistema ainda é só especulação, propostas, sugestões... ninguém ainda construiu assim aqui nos fóruns do Brasil (ou, se fez, não publicou). Eu ainda quero fazer uma experiência destas.
[]'s
Walmyr
Conseguiria me mandar o projeto com somente o 6º vidro na lateral esquerda para queda com as vortech na lateral assim como fez no projeto um pouco acima? Com as caixinhas desenhadas? As dimensões máximas que posso usar 183x63largurax70. Para essas dimensões não teria risco de sujeira na superfície? Usarei vidro de 15mm, qual a espessura e dimensão da queda para uma circulação de filtragem adequada? Como posso proteger a queda para não entrar os pagurros, peixes etc...?
Agradeço muito,
- fabio simoes
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Fabio
- Data de Nascimento: 09 Nov 1972
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
Fabricio, estou montando um projeto parecido com o seu (reef embutido) de proporções menores: 1,60x60x60 - 570lts.
vou dar uns pitacos no seu.
Em primeiro lugar pelo o que vi, antes de se preocupar tanto com equipamentos você deve focar no projeto:
MÓVEL -- VIDRO em segundo: - SUMP - REPOSIÇíO DE H2O.
Seu Móvel é uma caixa fechada, como o meu, você tem que modificar a tampa e em baixo, tem que chamar um marceneiro e fazer uns sulcos para ventilação, senão vai apodrecer tudo.
Mesmo usando LED (o que vc faz muito bem), talvez seja legal colocar uma ventuínha em cima, para ajudar a circular o ar pelos sulcos que citei.
Você vai usar o seu vidro que não tem bota...
Foque nisso, o cara para modificar um aquário já pronto tem que ser bom, decida que tipo de recalque e bota vc quer, muita gente gosta de overflow diferente, eu optei por bota e fiz um sistema em que o retorno sobe por um cano dentro da bota, faz um t e vai para os cantos ajudar na circulação. Isso deixa a bota muito grande, mas eu gostei, pergunte bastante sobre isso para se decidir, olha minha foto:

Sump:
pensa bem no seu espaço, em tudo que vai ter - precisa de espaço no sump para um bom skimmer (mesmo que não começe com ele, penso no upgrade futuro)
não se esqueça que pelo o que vi, vc vai precisar de espaço para o cilindro do reator de calcio, caixa de reposição (se usar), chiller, painel elétrico, o que sobrar é o tamanho do seu sump.
foto do meu sump: ele foi feito com um erro crasso, o ideal é o espaço do perlon ficar antes do refúgio, no meu ficou depois, só percebi quando um colega foi em casa e disse... agora já está pronto.:

Você disse que tem facilidade de comprar produtos NY - Vai com fé!
Pode colocar um skimmer ny para 1500lts que seu aquário vai muito bem, conheço diversos que são tocados por morato que são muito próximo do ny, se vc achar que o aquário está fraco daqui um ano, vc vende esse skimmer e compra outro.
Só veja quanto vc vai pagar, por que as vezes nos classificados tem skimmers melhores e mais baratos.
Eu vou usar TUNZE, na "MINHA OPINIíO" é sem comparação, ótimo skimmer e silencioso (item que para mim é importante). Saiba que a maioria dos skimmers faz muito barulho, veja se isso te incomoda e escute antes de comprar se barulho for problema para vc.
Circulação EU vou usar NY EXTREME 5000 para WAVEMAKER, após muitas pesquisas acho o melhor custo/benefício atual, acho que vc pode usar 2 também.
Acho que adquirir ou pensar em UV, reator de fosfato, etc, é totalmente dispensável agora. Tem muita gente como eu que são contra o uso de UV, só vc lendo muito e experimentando que chegará a sua própria conclusão.
Bomba de recalque a sicce 4000 que te indicaram é ótima, vou fazer propaganda da que eu comprei: RIO HF20 - 4900lts, econômica e mais barata. Mas fiquei bem pendente para a sicce, só não comprei por que era 110v e a rio 220.
Substrato: eu gosto de samoa pink.
No meu estou colocando 3 cm de crushed coral#1 e 7cm de samoa#1, por que eu gosto e acredito na eficiência de substratos altos.(questão também polêmica).
Você disse que quer um aquário automatizado, bom eu vou fazer um sistema de reposição automático de água, para isso estou levando água do deionizador direto para o aquário, sem caixa de reposição.
Isso é uma coisa boa para vc pensar no projeto: se tem como deixar água próximo ou não.
Você que já é aquarista só precisa saber da regra número 1: paciência.... quanto mais paciência você tiver e se segurar para adquirir equipamentos, melhor será seu aquário (estou falando isso, na verdade, para mim mesmo...rs...rs...).
Abraços
Acho que é isso, qualquer coisa pergunte.
Em primeiro lugar pelo o que vi, antes de se preocupar tanto com equipamentos você deve focar no projeto:
Seu Móvel é uma caixa fechada, como o meu, você tem que modificar a tampa e em baixo, tem que chamar um marceneiro e fazer uns sulcos para ventilação, senão vai apodrecer tudo.
Mesmo usando LED (o que vc faz muito bem), talvez seja legal colocar uma ventuínha em cima, para ajudar a circular o ar pelos sulcos que citei.
Foque nisso, o cara para modificar um aquário já pronto tem que ser bom, decida que tipo de recalque e bota vc quer, muita gente gosta de overflow diferente, eu optei por bota e fiz um sistema em que o retorno sobe por um cano dentro da bota, faz um t e vai para os cantos ajudar na circulação. Isso deixa a bota muito grande, mas eu gostei, pergunte bastante sobre isso para se decidir, olha minha foto:

Sump:
pensa bem no seu espaço, em tudo que vai ter - precisa de espaço no sump para um bom skimmer (mesmo que não começe com ele, penso no upgrade futuro)
não se esqueça que pelo o que vi, vc vai precisar de espaço para o cilindro do reator de calcio, caixa de reposição (se usar), chiller, painel elétrico, o que sobrar é o tamanho do seu sump.
foto do meu sump: ele foi feito com um erro crasso, o ideal é o espaço do perlon ficar antes do refúgio, no meu ficou depois, só percebi quando um colega foi em casa e disse... agora já está pronto.:
Pode colocar um skimmer ny para 1500lts que seu aquário vai muito bem, conheço diversos que são tocados por morato que são muito próximo do ny, se vc achar que o aquário está fraco daqui um ano, vc vende esse skimmer e compra outro.
Só veja quanto vc vai pagar, por que as vezes nos classificados tem skimmers melhores e mais baratos.
Eu vou usar TUNZE, na "MINHA OPINIíO" é sem comparação, ótimo skimmer e silencioso (item que para mim é importante). Saiba que a maioria dos skimmers faz muito barulho, veja se isso te incomoda e escute antes de comprar se barulho for problema para vc.
Circulação EU vou usar NY EXTREME 5000 para WAVEMAKER, após muitas pesquisas acho o melhor custo/benefício atual, acho que vc pode usar 2 também.
Acho que adquirir ou pensar em UV, reator de fosfato, etc, é totalmente dispensável agora. Tem muita gente como eu que são contra o uso de UV, só vc lendo muito e experimentando que chegará a sua própria conclusão.
Bomba de recalque a sicce 4000 que te indicaram é ótima, vou fazer propaganda da que eu comprei: RIO HF20 - 4900lts, econômica e mais barata. Mas fiquei bem pendente para a sicce, só não comprei por que era 110v e a rio 220.
No meu estou colocando 3 cm de crushed coral#1 e 7cm de samoa#1, por que eu gosto e acredito na eficiência de substratos altos.(questão também polêmica).
Você disse que quer um aquário automatizado, bom eu vou fazer um sistema de reposição automático de água, para isso estou levando água do deionizador direto para o aquário, sem caixa de reposição.
Isso é uma coisa boa para vc pensar no projeto: se tem como deixar água próximo ou não.
Você que já é aquarista só precisa saber da regra número 1: paciência.... quanto mais paciência você tiver e se segurar para adquirir equipamentos, melhor será seu aquário (estou falando isso, na verdade, para mim mesmo...rs...rs...).
Abraços
- Fabricio Fonseca
fabio simoes escreveu:Fabricio, estou montando um projeto parecido com o seu (reef embutido) de proporções menores: 1,60x60x60 - 570lts.
Sump:
Abraços
Muito obrigado pelas dicas,
Na verdade já estou nesse projeto a 2 meses e até agora algumas compras e muita muita pesquisa...
Até o momento já está decidido e/ou comprado:
Iluminação: 196 leds cree 3 w na proporção 2 white x 1 blue. (comprado)
Skimmer: bubble king alpha 3000 (comprado)
Recalque: 2 x Eheim compact 5000 (decidido, a comprar)
Vidro do aquario: descido porem ainda em pesquisa, não será reaproveitado o antigo e sim refeito. Atualmente 15mm frontal e lateral direita extra clear, overflow lateral esquerda utilizando o 6 vidro (ainda decidindo e aguardando projeto 3D :d).
Retorno: ainda n decidido, estou entre 6 vidro, furar abaixo do aquario ou cano normal. Estou quase indo por furar o vidro por baixo e fazer o retorno por um rocha bem discreto, gosto de aquario bem clean. Se alguem tiver sugestões :D
Circulação: Sonho com 2 vortechs mais acho que vou de SunSun ou Boyu ou qualquer uma dessas que tenham ima e sejam baratas, até eu conseguir comprar as Vortech.
Reator de calcio: Estou tendendo para o Buble magus c120 por ter achado com um ótimo preço, não conheço mais parece ser muito bem acabado. Se alguem tiver alguma outra dica.
http://www.reefshops.com/bubble-magus-c ... -c120.html

# Italy Maxjet Pump 1100
# Voltage 220V voltage
# Reactor Room 120mm
# Height 450mm
# Capability:800L -1600L aquarium
UV: Tb pelo preço e algumas pesquisas, talvez eu vá de Coralife 36W UV Steriziller. Ainda a decidir.
http://www.fish-street.com/coralife_36w ... ory_id=102
Chiller: Estou tendencioso aos LEDS e cooler, moro em BSB em um andar bem alto e bem ventilado, primeiro vou tentar n usar chiller, se n der provavelmente irei de NY. tb aceito sugestões
Sump: Ainda não entrei nesse detalhe, mais se alguem tiver alguma dica.
Móvel: Será aberto em cima com ventilação para dentro do gesso.
O resto ainda estou a decidir as poucos.
- fabio simoes
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Fabio
- Data de Nascimento: 09 Nov 1972
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
Legal, vai ficar muito bom.
Vc pode me passar, pode ser via mp, onde comprou sua calha de led e o preço?
estou procurando
estou procurando
- Fabricio Fonseca
fabio simoes escreveu:Legal, vai ficar muito bom.
estou procurando
Olá, na verdade estou montando ela 100%, estou esperando chegar tudo e em breve divulgarei o projeto e a montagem passo a passo.
Leds: www.rapidled.com, fala que foi o Fabrício do Brasil que combinamos um desconto legal....
Dissipadores: http://www.fenitedissipadores.com.br/home0.asp
Acabamento será em acrílico, ainda estou esperando montar a calha para então fazer o acabamento com acrilico.
Controle: provavelmente usarei o ProfiLux Plus II Light http://www.aqua-digital.com/index.php/g ... -ii-light/
O resto ainda estou a planejar, hoje enviei o projeto da calha para ser perfurada na fábrica, vamos ver como ficará, em breve posto as fotos.
- Fabricio Fonseca
Re: Meu primeiro Reef - Ajuda com SUMP
Ajude-me com o SUMP
Primeiramente agradeço muito a ajuda dos amigos principalmente do Walmyr Buzatto.
Meu aquario já está quase pronto, falatando agora a definição e construção do SUMP.
Para o SUMP tenho até 150x 50 x 50 cm. Estou pensando em algo com 1,30 para sobrar espaço abaixo no móvel.
Projeto do vidro....

Visão frontal

Visão Frotal / Lateral

Caixa da queda da agua

Alguém sugere um projeto de sump? Oq posso ter para ter um SUMP ideal? Caixa de reposição, quais divisões, tamanho ideal do sump? Etc...
Aguardo...
Primeiramente agradeço muito a ajuda dos amigos principalmente do Walmyr Buzatto.
Meu aquario já está quase pronto, falatando agora a definição e construção do SUMP.
Para o SUMP tenho até 150x 50 x 50 cm. Estou pensando em algo com 1,30 para sobrar espaço abaixo no móvel.
Projeto do vidro....

Visão frontal

Visão Frotal / Lateral

Caixa da queda da agua

Alguém sugere um projeto de sump? Oq posso ter para ter um SUMP ideal? Caixa de reposição, quais divisões, tamanho ideal do sump? Etc...
Aguardo...
- Fabricio Fonseca
Re: Meu primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos - pag
10/12/2010 - Novas Fotos do vidro e base montados - Feito na Aqua House - Brasília
Walmyr Buzatto olha ai seu filho rs....

Imagem frontal... Compração com a caneca a direita rs...

Lateral do aquario

Base e dimensões, suportará a criança e o sump ficará ai no meio

Parte traseira, queda, subida de agua e ladrão... O ladrão é o do meio...
Ainda hj colocaremos a pelicula preta no vidro trazeiro para não ter acumo de algas nas descidas e subida

Por onde terá a queda e o retorna da agua... Não da pra ver muito bem
Walmyr Buzatto olha ai seu filho rs....

Imagem frontal... Compração com a caneca a direita rs...

Lateral do aquario

Base e dimensões, suportará a criança e o sump ficará ai no meio

Parte traseira, queda, subida de agua e ladrão... O ladrão é o do meio...
Ainda hj colocaremos a pelicula preta no vidro trazeiro para não ter acumo de algas nas descidas e subida

Por onde terá a queda e o retorna da agua... Não da pra ver muito bem
-
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Ricardo
- País: Brasil5
Re: Meu primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos - pag
icon-aplaude pra falar de estetica e beleza o aqua vai ficar 10 parabens!!!!! gostei de Jesus e Maria na estante pra protejer essa maravilha de lugar!!!!!!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br