Página 1 de 1

Reserva Alcalina: O que faz essa senhora ser tão volúvel?

Enviado: 13 Ago 2011, 18:05
por Floriano Filho
Olá pessoal!
Uma perguntinha básica mas que tem me deixado encafifado mesmo depois de 8 meses de montagem do meu RSM250.
Por que estou tendo tanta dificuldade em manter estável minha RA, mesmo usando tecnologias de ponta?
O que faz a RA ficar baixa o tempo todo e quando eu consigo acerta-la, ela não fica estável muito tempo?
Meu Cálcio está pouco menor que 450 e estável nisso. O que mais poderia estar mantendo minha RA e Alcalinidade baixas?
Faço TPAs regularmente, adiciono os íons semanalmente como manda o figurino. Comida eu dou pros bichos duas vezes por dia mas bem pouco, no limite e nem tem tantos habitantes no meu aqua assim... Aparentemente todo mundo (peixes, corais, anêmonas, etc.) no meu aqua estão bem.
O pode estar acontecendo? Como faço para corrigir e manter uma boa RA e Alcalinidade?
Vejam o layout do meu aqua abaixo...
Imagem

Re: Reserva Alcalina: O que faz essa senhora ser tão volúvel

Enviado: 13 Ago 2011, 20:29
por Marcus l lage
Como pode-se manter a reserva alcalina?



Para manter níveis suficientes de reserva alcalina é necessário adicionar mais dos ânions envolvidos no sistema de tamponamento ao aquário. Além do mais, os ânions devem ser adicionados na razão correta, caso contrário, como apontado anteriormente, o pH da água do mar não tenderá ao valor correto por um curto período após a adição. Isso leva a flutuação dos níveis do pH e altera as espécies presentes, e flutuações não naturais devem ser evitadas. As fontes de ânions são as seguintes:

A Atmosfera



Dióxido de carbono (CO2), da atmosfera dissolve-se na água e então reage com água para formar H2CO3 como mostrado na reação(2) acima. Deve-se notar que isso de fato diminue o pH devido a geração de H+ da reação (3) e aumenta a razão de HCO3- para CO32-. Portanto, precisa-se adicionar os outros ânions ao sistema, pulando as duas primeiras reações, (1) e (2), para se ater ao valor correto de reserva alcalina e pH.



Reatores de dióxido de carbono



Funcionam da mesma forma que a atmosfera, mas mais CO2 pode ser dissolvido na água por operar em pressões elevadas. Além disso não precisa contar com lentos processos de difusão do ar sobre o sistema na água.



Trocas de água



Estas introduzem as espécies tamponantes no sistema com a nova água, quer sintética ou natural. As espécies devem estar na razão correta, dependendo do tipo e da qualidade, ajudando a manter a estabilidade e as razões das espécies.



Hidróxido de cálcio



Uma solução de hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, é adicionada ao invés de água pura na reposição da água evaporada. Inicialmente parece estranho que isso irá aumentar a reserva alcalina já que não inclui nenhuma das espécies majoritárias envolvidas. Mas, o que ele faz é forçar o equilíbrio das reações para o lado direito, através do OH- reagindo com o H+ e diminui a concentração de CO2 dissolvido. Mais CO2, então, dissolve-se na água vindo da atmosfera, outra reação em equilíbrio e o resultado é um aumento líquido no nível de reserva alcalina. E, obviamente, também adiciona cálcio, então é uma ótima técnica para ser utilizada.



Tamponadores em pó



Estes são pós contendo os importantes ânions tamponadores como CO32-, HCO3- e os outros componentes minoritários na correta proporção entre as razões. Adicionando-os aumentará o pH até 8,3 mas não fará com que ultrapasse com mais adições.



Suplementos Conjugados de Ca e RA



Operam da mesma forma que os tamponadores em pó em conjunto com um aditivo de cálcio. Mas, ao invés de serem em pó, consistem em duas soluções aquosas: uma parte que contém cálcio com importantes cátions metálicos, e outra com importantes ânions para a reserva alcalina. São superiores aos tamponadores em pó pois a solubilidade de espécies como o CaCO3, carbonato de cálcio, não é mais um problema pois o Ca2+ e o CO3 estão separados nas duas soluções. Um ânion equivalente é usado para cátion, gerando espécies com uma maior solubilidade, como o cloreto de cálcio (CaCl2). Como resultado, muito mais espécies podem ser dosadas a partir de um volume menor, e todas as espécies são adiconadas nas razões corretas.



Reatores de Cálcio



Estes nao apenas ajudam a manter os níveis de Cálcio, como o nome implica, mas também os da reserva alcalina. Eles operam da seguinte forma: CO2 é dissolvido na água diminuindo o pH. Em pH menor que 7,0 a solubilidade do CaCO3 aumenta significativamente, portanto o Ca2+ e o CO32- do substrato de CaCO3 são dissolvidos na água. Como os ânions de CO32- são adicionados, a faixa de pH do aquário de corais deve, em teoria, temporariamente maior que a de quem usa outras técnicas. Mas como as adições são de natureza contínua, então o pH maior é mantido. Isso resulta do fato que o CO32- é adicionado diretamente, diminuindo a razão do HCO3- por CO32-. Eles representam uma forma superior de aumentar a reserva alcalina pois operam de forma contínua e adicionam cálcio ao mesmo tempo, matando dois pássaros com uma mesma pedra.



Bibliografia



Delbeek J.C., and Sprung J., The reef aquarium: a comprehensive guide to the identification and care of tropical marine invertebrates, vol. 1,Richordea:Coconut Grove, 1995.

Horne R.A., Marine chemistry: the structure of water and the chemistry of the hydrosphere, Wiley-Interscience:Sydney, 1969

Raven P.H., and Johnson G.B., Biology, 2nd ed., Times Mirror/Morsby College:St. Louis, 1989.







Um Abç :P

Re: Reserva Alcalina: O que faz essa senhora ser tão volúvel

Enviado: 13 Ago 2011, 21:42
por Elder Luis
duas coisas que baixaram a RA no meu reef:

1-Nitrato alto -> forma ácido nítrico e derruba a RA e pH.

2-Algas pinks costumam sugar um pouco os parâmetros, vejo que seu aqua está com bastante alga pink, fora os LPS que tb puxam.

Claro que existem outros fatores que influenciam. Vc tem algum reator em funcionamento no reef? já teve?

Quais são seus parâmetros exatos? O que vc chama de RA baixa?

Re: Reserva Alcalina: O que faz essa senhora ser tão volúvel

Enviado: 15 Ago 2011, 13:00
por Floriano Filho
Valeu pessoal! Vou estudar esse troço todo aí em cima e depois conto para vcs.

Eu uso de vez em quando, para manter RA, o Tropic Marin Biocalcium. Jogo quase todo dia, de acordo com os valores de RA, uma colher medida no sump no compartimento da bomba de maior volume.
Troquei a água ontem (uns 8 dias após a última TPA) pois notei que o Nitrato estava alto, pois esqueci o skimmer desligado durante uma noite inteira (desliguei o skimmer por alguns minutos para dar Reef Snow e esqueci de ligar de novo) e aí a RA já veio para 8,3; a Alcalinidade 2,97 (Teste Salifert) e o pH em 8,4 (pHmetro Digital Boyu confirmado pelo teste Red Sea).
Não uso nem nunca usei nenhum Reator.

Parâmetros no dia 13/08/11:
pH = 8,7; Alk = 2,1; RA = 6,0; Ca = +ou- 450; Mg = 1440; Nitrito = zero; Nitrato = 2,5; Amônia = menor que 0,25; Iodo(iodeto) = 0,06

Re: Reserva Alcalina: O que faz essa senhora ser tão volúvel

Enviado: 16 Ago 2011, 07:42
por Elder Luis
Flariano, sua RA está no limite, se baixar mais que isso seus LPS vão definhar em 1 ou 2 dias.... tome muito cuidado, já perdi TODOS meus LPS numa situação dessas. icon_crybaby