Página 1 de 1

pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 07:36
por Márcio Oliveira
Pessoal,
Estou pensando em dosagem automática de kalk. Tenho uma idéia de usar uma bombinha peristáutica, um temporizador digital com intervalo mínimo de 1 min controlando um outro temporizador com ajuste mais fino com intervalo mínimo de até 5 segundos para controlar o tempo de cada dosagem.
A pergunta para quem tem experiência com kalk:
Dosagem de 8 vezes por dia sete dias por semana sendo feito automaticamente é suficiente pra manter o cálcio e ph estável?
Para 8 vezes por dia eu gastaria 130 reais no projeto, se não for suficiente, poderia fazer com dosagens de 16 vezes por dia, mas, isso me custaria 70 reais a mais.
Hoje em dia controlo o cácio adicionando manualmente reef calcium powder da azzo, mas estou querendo migrar para o kalk de uma maneira automática.
Por favor quem poder me ajudar com o conhecimento de intervalo de dosagem eu agradeceria pra eu poder fazer o projetinho o melhor possível.

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 10:29
por antonio carvalho
olá marcio!
eu não o faria da forma que vc citou!
kalk por gotejamento é muito eficiente, e o kalk decanta vc teria mais coisas para lavar todo dia que o gotejador!
falo por está achando que vc quer comodidade, sendo assim é mais comodo o gotejamento com equipamento de soro, pode colocar uma gota por minuto e fazer a medição, dai vc aumenta se precisar!
um forte abraço!
mantenha atualizado para ver os resultados!

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 11:02
por Márcio Oliveira
Então Antônio, o método por gotejamento já li que é eficiente, o meu problema é que em dezembro vou viajar com a família e quero bolar uma maneira automática de dosar cálcio. Pensei em reator de cálcio, mas como tem aquarista que prefere kalk eu gostaria de tentar por que fica muito mais barato do que o sistema do reator. Já li a respeito de usarem o método Balling com dosador Bubble Magus e como é facinho bolar um sistema assim preciso saber quantas vezes por dia deve dosar pra eu bolar um automático. Vou alugar o serviço de um lojista pra cuidar do aquário quando eu estiver viajando, mas não dá pra ele vir toda noite colocar o kalk pra gotejar, por isso preciso de um sistema automático. Preciso saber se é viável com 8 ou 16 dosagens diárias feitas automaticamente.

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 11:34
por antonio carvalho
se vc não fizer os testes para saber em quanto altera não tem como saber pois cada sistema mesmo de mesma litragem tem suas particularidades!
coloque 16 gotas e meça, se alterou algo diminua!

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 11:44
por Márcio Oliveira
Antônio, a dosagem seria feita em períodos controlado por tempo e não em gotas. Pequenas dosagens em intervalos de segundos. Não é o sistema de gotejamento. Sistema de gotejamento não dá pra fazer automático. Preciso saber se alguém já usou esse método e qual a quantidade de vezes em um dia. Se apenas 8 doses consigo manter estabilidade porque sai mais barato, senão posso fazer com 16 dosagens. O temporizador que eu quero usar pode ligar 8 vezes ao dia a bombinha peristautica, se for preciso mais que isso tenho que colocar dois temporizadores em paralelo, ai sai 70 reais mais caro.

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 12:29
por Henrique_Franze
Fala Márcio.

O problema de dosar kalk com bomba é o impacto do ph, o kalkwasser saturado sai com ph acima de 12, dosando continuamente vc faz com que o ph não fique variando. É muito importante que o ph não varie muito.

Tem um reator de modo contínuo muito fácil de fazer em casa, vc conheçe? e por gotejamento e pode ser automatizado com controlador monitorando o nível de agua e o phtranquilamente. É a maneira que mais comumente vc encontra por aí.

Já vi sistemas automatizados com bombas dosadoras peristauticas, ligadas em um monitor de ph e nível do sump, fica muito bom, mas tem que tomar o cuidado de escolher o modelo da bomba mais lenta possível, o controlador é capaz de ligar a bomba em espaços bem curtos de tempo.

Agora se o kalk será capaz de manter os níveis de calcio e reserva no seu aquário, vai depender muito do consumo de calcio e reserva, pelos animais, acidificação, etc... Mas geralmente dá sim, ainda mais no calor quando a evaporação é maior.

Se precisar do esquema do reator contínuo, em fala que eu posto aqui, é bem econômico, e eficiente, para automação é essencial.

Abração...

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 12:43
por Márcio Oliveira
Henrique, o esquema que estou pensando eu conseguiria fazer dozagens de mínimo de 5 segundos por vez, a vazão da bomba peristautica que eu quero usar é da ordem de 1 ml por segundo. Isso daria pra fazer o mínimo de 5 ml por dosagem. Voce acha que é muito? Meu aquário tem uns 300 litros com o sump. Posso fazer programações assim quantas vezes por dia precisar até 16 vezes. Não conheço kalk, então se os colegas acharem que não da estabilidade parto pra outra opção. Você acha que dessa maneira da pra estabilzar ou 5 ml de uma vez (por vez) já causaria um desequilíbrio brusco?

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 13:06
por Henrique_Franze
Acho que desequilibrar não. Vamos pensar... kalk se coloca na entrada do sump, onde fica o skimmer. A minha divisória do skimmer deve ter uns 30l.

30l - 8.4
0,005 - 12

(30 x 8,4 + 0,005 x 12 )/30,005 = uma variação de 0,2 na entrada do sump a cada 5 min. Não acho que seja muito... Mas nos sistemas de automação a histerese é sempre de 0,05, 4 vezes menor.

Mas o grande problema é que se colocar 16x0,005 = 80ml de kalk por dia só... eu doso em 150l, cerca de 0,5l por dia. Gotejndo.

Tenho um aquacontroler jr, mas ainda não instalei, vou deixar o sistema de gotejamento contínuo com uma solenóide talvez, estou pensando ainda...

Abraço!

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 13:31
por Márcio Oliveira
uhmmmmm, Você dosa 0,5l por dia gotejando. Se eu dozar 16 vezes por dia a quantidades de 5ml por vez daria somente 80ml. Talvez eu teria que aumentar o tempo pra aumentar a quantidade por dosagem, mas ai aumentaria a variação de PH entre os períodos da dosagem.
Daria pra eu fazer itervalos de 24 vezes ao dia, mas teria mais um temporizador em paralelo. O projetinho já vai dar perto de 60 por cento de um dosador Bubble Magus comprado pelo ebay. Não sei se compensa.
Agora to cheio de dúvidas. :lol:
valeu henrique.

Re: pergunta pra quem tem experiência com kalk

Enviado: 21 Ago 2011, 13:37
por Henrique_Franze
Pois é, eu sempre fico quebrando a cabeça com esses projetos e como conclusão parece que sempre chego que comprar a solução pronta é a melhor/mais barata, como comprar uma dosadora por exemplo, que já faz o mesmo trabalho para 3 elementos, pode comprar os sais para balling e fica tudo mais automática e simples... =\

Para completar o raciocínio anterior, segundo essa calculadora: http://reef.diesyst.com/flashcalc/flashcalc.html

Para aumentar de 400 para 401ppm o calcio, em 200 litros vc vai usar 240ml de kalk(limewater saturated)...

Essa dosadora da bubble magus deveria vir com monitor de ph, e mais uma bomba, para o balling mais o kalk pra manter o ph estavel.. =P

Abraço!