🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ciclagem: PH e inicio da vida

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
FredHansen
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Jul 2011, 21:11
Data de Nascimento: 25 Fev 1974
Cidade: poa
País: brasil
Localização: Porto Alegre - RS

Ciclagem: PH e inicio da vida

#1 Mensagem por FredHansen »

Olá,
Estou ciclando o aquario fazem cerca de 2,5 semanas.
O ph tem variado entre 7,95 e 8,15, com uma unica queda de algumas horas para 7,8 (que nao entendi pq).

Li em alguns topicos que o ph deve ser entre 8,3 e 8,5.
Pergunto, devo tomar alguma providencia para aumentar desde ja ou aguardo para corrigir? (uso de algum produto) qual?

Outro ponto:
iniciei o aquario sem usar rocha viva, substrato/midia maturado ou algo do tipo, apenas usando Seachem stability, na dosage de acordo com recomendacoes do fabricante.
Procede? sugestoes? Como sei se a ciclagem esta funcionando desta forma?
Iniciei foto periodo apos 10 dias, hoje esta por volta de 4horas/dia. Sem presenca de algas ate entao.

abracos,
[hr]
Topico: Meu aquario
ciclando........iniciando....

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ciclagem: PH e inicio da vida

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

é normal o ph ficar um pouco baixo no começo pela tendencia de acidificacao devido a presenca de compostos organicos em excesso.

monitore amonia , nitrito e nitrato.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Ciclagem: PH e inicio da vida

#3 Mensagem por Elder Luis »

fredhansen escreveu:Li em alguns topicos que o ph deve ser entre 8,3 e 8,5.
Pergunto, devo tomar alguma providencia para aumentar desde ja ou aguardo para corrigir? (uso de algum produto) qual?


Acho que vc confundiu alguma coisa, o pH normal do marinho é entre 8,0 e 8,3. Seu pH está normal, não se preocupe em corrigir e nem ter uma precisão cirurgica agora no começo, é normal ele oscilar, não dose nada, se vc dosar no aqua em maturação aí sim que nunca mais vc vai conseguir equilibrar. Mesmo que o pH fique um pouco fora, seja 7,9 ou até 8,5 não tem grandes problemas assim, tem outras coisas mais delicadas a se preocupar como a RA, Ca, Mg, densidade, etc...

fredhansen escreveu:Outro ponto:
iniciei o aquario sem usar rocha viva, substrato/midia maturado ou algo do tipo, apenas usando Seachem stability, na dosage de acordo com recomendacoes do fabricante.
Procede? sugestoes? Como sei se a ciclagem esta funcionando desta forma?
Iniciei foto periodo apos 10 dias, hoje esta por volta de 4horas/dia. Sem presenca de algas ate entao.

abracos,


Vc ainda não inoculou vida no aquário, principalmente a chamada micro biota, vc vai precisar de um pedacinho de rocha de algum aquario já rodado para intoduzir bactérias e micro seres necessários, esses produtos até ajudam, mas não fazem milagre. Outra coisa, pare de dosar staibilty senão seu skimmer vai enlouquecer e vai ficar impossível de regular, deixe maturar no automático e arrume um pedacinho de rocha com alguem, não precisa ser gigantes, uma rocha do tamanho de um limão ou de uma laranja já vai trazer uma carga de biologia legal para ciclar.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

FredHansen
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Jul 2011, 21:11
Data de Nascimento: 25 Fev 1974
Cidade: poa
País: brasil
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Ciclagem: PH e inicio da vida

#4 Mensagem por FredHansen »

Celso e Elder:
Obrigado pelas respostas.
Estou monitorando parametros semanalmente. parametros (amonia, nitrito, nitrato) ainda variando e caindo...

Elder,
como disse, estou começando então tem muita coisa pra fazer e aprender.
Achei a faixa do ph em varios posts e artigos. Mas posso citar um artigo do Sergio Gomes e o proprio livro dele.
" pH

É muito difícil medir estes valores com testes líquidos já que variam durante todo o dia e devido a difícil visualização dos valores corretos pois o contraste de cores é muito pequeno. Existem no mercado o que chamamos de peagâmetros, que são medidores precisos e eletrônicos de pH que possuem preços elevados, mas são de bastante utilidade.
O ideal para obtermos um resultado interessante, é fazermos 3 testes de pH durante o período de um dia, se não usarmos um peagâmetro digital. Isto porque pela manhã o pH é sempre mais baixo, í noite o pH é sempre mais alto e durante o dia o pH está em transição. Com os 3 valores podemos dizer se tudo corre normalmente no aquário.
Os valores ideais de pH giram em torno de 8.3 a 8.5. Pela manhã os valores podem chegar a 8.10 e í noite, 8.6.
O pH está diretamente relacionado com a reserva alcalina que veremos a seguir. Caso haja necessidade de elevar o pH de seu tanque, recomendo elevar antes a reserva alcalina e esperar algumas semanas até que o pH aumente sozinho. Em caso de pH adulterado, verifique fatores como circulação de água, tipo de cascalho usado, uso ou não de tamponadores, níveis de reserva alcalina (KH), uso ou não de reator de cálcio, etc...
" fonte: http://www.oaquario.com.br/artigos_agua_salgada.php e o livro "Aquario Marinho e as Rochas Vivas"

Quanto a rocha, consegui umas sem vida "externa" mas que estavam em sumps há bastante tempo, além de uma pequena cheia de algas calcáreas.
Tu acha que está valendo? (vou postar fotos no topico onde mostro ele)

abracos,
[hr]
Topico: Meu aquario
ciclando........iniciando....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”