Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Ventoinhas ajudam na Refrigeração ????
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Data de Nascimento: 10 Nov 1976
- País: Brasil
Ventoinhas ajudam na Refrigeração ????
Boa tarde,
Pessoal,alguns amigos do forum me sugeriram usar um termometro digital da COEL que aciona um rele que pode ser ligado nas ventoinhas para baixar a temperatura da água
gostaria de saber se realmente as ventoinhas ajudam nessa refrigeração ???? meu aquário e de 200lts 1,00x0,50x0,40 cm
abs
Adriano
Pessoal,alguns amigos do forum me sugeriram usar um termometro digital da COEL que aciona um rele que pode ser ligado nas ventoinhas para baixar a temperatura da água
gostaria de saber se realmente as ventoinhas ajudam nessa refrigeração ???? meu aquário e de 200lts 1,00x0,50x0,40 cm
abs
Adriano
- Roberto Brancalion Jr
- Acanthurus achilles
- Apelido: Brancalion
- País: BR
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 33 vezes
Re: Ventoinhas ajudam na Refrigeração ????
Sim.
Mas depende do calor que faz ai onde você mora. Você precisará de uma quantidade de ventoinhas maior.
O problema de usar ventuinhas é a alta evaporação de água que ela causa.
Mas depende do calor que faz ai onde você mora. Você precisará de uma quantidade de ventoinhas maior.
O problema de usar ventuinhas é a alta evaporação de água que ela causa.
- Adacir Aparecido Carnielli
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: adacir
- Recebeu Curtir: 3 vezes
No meu caso uso 2 ventoinhas ligadas direto no COEL e sem Relê mesmo;
Funciona muito bem, consigo manter em 27º, mas, no verão acho que voce vai precisar de 3;
Água vão ser uns 2 litros por dia.
Funciona muito bem, consigo manter em 27º, mas, no verão acho que voce vai precisar de 3;
Água vão ser uns 2 litros por dia.
- Elder Luis
- Parioglossus
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Data de Nascimento: 10 Nov 1976
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Em dias muuuuito quentes pode dar uma variação maior, mas em geral segura bem. Só fique atento na evaporação da água.
- Mauricio Foz
- Cirrhilabrus filamentosus
- Apelido: MFZ
- Data de Nascimento: 22 Dez 1968
- Recebeu Curtir: 1 vez
Ajuda e muito, e se voce associar a alta evaporação com a reposição com hidroxido de calcio, resolve dois problemas.
Mauricio Fóz
- Cristiano Alexandre
- Cirrhilabrus filamentosus
- Apelido: Cristiano
- Curtiu: 1 vez
Meu aquário tem 120L., eu uso 2 ventuinhas 12x12cm 110 volts e da conta do recado inclusive no verão.
Cristiano Alexandre
- ddassi
- Diplectrum formosum
- Apelido: Deda
Buenas, tenho um aqua de 150X50X40 com 600w de iluminacao, tenho 4 ventoinhas 220V ligadas em um coel tlz 12, e tocam tudo sem crise. Tenho SPS e nunca me incomodei com temperatura.
Abraços
Abraços
Deyvid Dassi
Chapecó, Sc Aquarismo Marinho.
Chapecó, Sc Aquarismo Marinho.
-
- Moderador Global
- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
Veja bem
Agua evapora para haver a troca térmica, se prepare para uma reposição de agua proporcional ok.
VAle muito a pena pensar em conciliar um chiller no futuro.
Agua evapora para haver a troca térmica, se prepare para uma reposição de agua proporcional ok.
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Contato:
Mauro Becker escreveu:Veja bem
Exelente observação!!!!
Evapora muuuito mesmo.
-
- Moderador Global
- Contato:
Márcião
Eu tive muita sorte, logo de cara quando entendi que iria permanecer no vicio do aquarismo, comprei um chiller por uma boa oferta. Foi na mesma época que estava fazendo meu controladorzinho para as ventoinhas.
Com muito pique, efetuei os testes mais simples do mundo, dia de calor, só com ventoinhas, outro dia ventoinha e chiller e só chiller.
Ventoinhas são muito boas mesmo, mas a evaporação pode ser cruel para quem tem pequenos repositores.
Eu tive muita sorte, logo de cara quando entendi que iria permanecer no vicio do aquarismo, comprei um chiller por uma boa oferta. Foi na mesma época que estava fazendo meu controladorzinho para as ventoinhas.
Com muito pique, efetuei os testes mais simples do mundo, dia de calor, só com ventoinhas, outro dia ventoinha e chiller e só chiller.
Ventoinhas são muito boas mesmo, mas a evaporação pode ser cruel para quem tem pequenos repositores.
Dimensionando o UV
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- Felipe Cota
- Lipogramma klayi
- Apelido: cota
- Curtiu: 31 vezes
- Recebeu Curtir: 72 vezes
Meu reef tem 200L e tb fica tranquilo com 2 ventuinhas ventisilva 14x14 ligadas cada uma em um fullgauge! Mas para tudo dar certo é indispensável um excelente sistema de reposição, o meu tem 40L e nos dias mais quentes chega a ir fácil 2L por dia, até mais... a temperatura ambiente chega í 35 e o reef não passa de 28.
Abraços!
Abraços!
Visite o Boyu do Cota: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=99&t=36564&start=1000
-
- Moderador
- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
Pessoal, como a maioria sabe estou montando um nano de 50 litros e semana passada estava terminando de estruturar o sistema de refrigeração, comprei o controlador da COEL tlz11, o chiller e as ventuinhas 110/220vac fazem muito barulho, (ja que o aquario fica no meu quarto), pesquisei, pesquisei, pesquisei, algumas pessoas comprar fonte e colocam aqueles coolers de computador (que é mais silencioso, mas não venta quase nada), vi um doido que chaveou uma fonte em 220vac e ligou em 110vac, onde ficou com metade da potencia (não gerando barulho, mas infelizmente não tendo o resultado esperado com poucas ventuinhas), aí tive uma idéia meio doida:
Comprei duas ventuinhas 110vac e um dimmer, liguei no coel e controlo o tanto de ruido que quero, durante a noite mais baixo (para conseguir dormir, e não faz barulho nenhum, e durante o dia aumento um pouquinho), até o momento está show de bola, ainda não postei pois faz apenas 1 semana que instalei.
Raphael Igor
Comprei duas ventuinhas 110vac e um dimmer, liguei no coel e controlo o tanto de ruido que quero, durante a noite mais baixo (para conseguir dormir, e não faz barulho nenhum, e durante o dia aumento um pouquinho), até o momento está show de bola, ainda não postei pois faz apenas 1 semana que instalei.
Raphael Igor
- Felipe Cota
- Lipogramma klayi
- Apelido: cota
- Curtiu: 31 vezes
- Recebeu Curtir: 72 vezes
Raphael, tb durmo próximo ao reef, dá uns 4 metros... utilizo a ventisilva 14, é muito silenciosa! O skimmer encomoda muito mais. Como uso dois controladores separados por segurança, então qd a temp sobe liga 1 ventuinha, a segunda só liga se essa n aguentar e a temp continuar subindo. Já tenho o reef faz 4 anos assim. Abraços!
Visite o Boyu do Cota: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=99&t=36564&start=1000
-
- Moderador
Felipe Cota escreveu:Raphael, tb durmo próximo ao reef, dá uns 4 metros... utilizo a ventisilva 14, é muito silenciosa! O skimmer encomoda muito mais. Como uso dois controladores separados por segurança, então qd a temp sobe liga 1 ventuinha, a segunda só liga se essa n aguentar e a temp continuar subindo. Já tenho o reef faz 4 anos assim. Abraços!
eu procurei pela ventisilva, mas não achei nas medidas que queria, infelizmente eu diminuo muito todos os barulhos do meu quarto pois tenho 4 aquarios, 3 de 72lts e 1 de 50lts, onde cada um dos 72lts tem: 2 Atman hf600, 1 compressor de ar (oxigenação) e o do ciclidios tem 1 bomba atman 800 interna para circulação, o marinho (50lts) tem 2 atman 800l, 1 skimmer interno (pois não tenho sump) Resun SK-05, um filtro externo Atman hf 800, + (agora) as ventuinhas.
imagina se eu não enclausurar tudo isso o ruído que gera a noite hahahahaha
-
- Moderador Global
- Contato:
Salve RAphael
SOmente uma observação, coisa de chato de plantão, não vai alterar em nada sua solução, mas só a titulo de informação ok.
Ao ligar uma ventoinha de 220 em 110 infelizmente a potência não cai pela metade, na verdade ela fica 1/4 apenas da potência original ok
SOmente uma observação, coisa de chato de plantão, não vai alterar em nada sua solução, mas só a titulo de informação ok.
Ao ligar uma ventoinha de 220 em 110 infelizmente a potência não cai pela metade, na verdade ela fica 1/4 apenas da potência original ok
Dimensionando o UV
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Contato:
Mauro Becker escreveu:Salve RAphael
Bem lembrado.
-
- Moderador Global
- Contato:
a unica grandeza constante é a resistência
logo: Potência = tensão x corrente (corrente = tensão/resistência).
Dimensionando o UV
-
- Moderador
Mauro Becker escreveu:Salve RAphael
Mauro valeu, é que e me expressei errado, esse exemplo que eu passe seria para equipamentos bivolt, onde colocando em tensão 110 / 220, ele cai realmente pela metade, diferente se pegar um equipamento com tensão 220vac e colocar em 110vac (não sendo bivolt) aí sim este equipmento cai para 1/4 para sua potência.
heheheh