Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Projeto de Reator de Ca!!!
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Marquinho
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles
- Apelido: Fred
- Data de Nascimento: 09 Abr 1970
- País: Brasil
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
Re: Projeto de Reator de Ca!!!
Fala Marquinho,
Cara, a diferença de um reator de cálcio para um reef maior ou nano é diferente somente na quantidade de água que passa pelo reator. Quanto maior o reer, mais água tem que passar pelo reator. Consequentemente, mais CO2 é necessário para abaixar o PH da água afim de dissolver a midoa calcárea.
O princípio de funcionamento é muito simples. É uma câmara recirculante onde é injetado CO2 para abaixar o PH e dissolver a midia calcárea. O resto é variação deste princípio básico.
Dá pra fazer com tuvos de PVC bem simples ou de acrílico se quiser algo mais sofisticado.
abração
Cara, a diferença de um reator de cálcio para um reef maior ou nano é diferente somente na quantidade de água que passa pelo reator. Quanto maior o reer, mais água tem que passar pelo reator. Consequentemente, mais CO2 é necessário para abaixar o PH da água afim de dissolver a midoa calcárea.
O princípio de funcionamento é muito simples. É uma câmara recirculante onde é injetado CO2 para abaixar o PH e dissolver a midia calcárea. O resto é variação deste princípio básico.
Dá pra fazer com tuvos de PVC bem simples ou de acrílico se quiser algo mais sofisticado.
abração
-
- Apelido: Marquinho
Valeu Fred!!!
O duro é ter a mão p/ fazer tudo isso e achar as peças apropriadas p/ o mesmo!!
A bomba sendo interna ou externa no reator não muda em nada além do espaço ocupado?
O duro é ter a mão p/ fazer tudo isso e achar as peças apropriadas p/ o mesmo!!
A bomba sendo interna ou externa no reator não muda em nada além do espaço ocupado?
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles
- Contato:
Marco A. G. Mansano escreveu:A bomba sendo interna ou externa no reator não muda em nada além do espaço ocupado?
Isso, além de te economizar muitas conexões que podem vazar ....
abração
-
- Apelido: Samuca
legal a idéia da bomba interna do cilindro.
mas e o projeto? alguém teria algum?
outra questão, odeio o fato de ter um trambolho de cilindro de CO2 ao lado do meu sump.
ví em uma loja um aerosol de CO2 para aquas ácidos.
não há maneira de elaborar uma válvula para acoplar num aerosol?... em nanos seria genial e venderia que nem água.
só eu levaria 3 unidades... tenho um aqua de 160 litros com um trambolhão embaixo... acho aquilo um saco.
tae Fred, um desafio.
mas e o projeto? alguém teria algum?
outra questão, odeio o fato de ter um trambolho de cilindro de CO2 ao lado do meu sump.
ví em uma loja um aerosol de CO2 para aquas ácidos.
não há maneira de elaborar uma válvula para acoplar num aerosol?... em nanos seria genial e venderia que nem água.
só eu levaria 3 unidades... tenho um aqua de 160 litros com um trambolhão embaixo... acho aquilo um saco.
tae Fred, um desafio.
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles
- Contato:
Fala Samuel,
Cara, um cilindo de 2Kg dura aqui em casa em média 2 meses. Quanto duraria um tubo de aerosol comum ? Acredito que muito pouco.
Infelizmente o cilindro de CO2 ainda é um mal necessário e realmente é um trambolho.
abração
Cara, um cilindo de 2Kg dura aqui em casa em média 2 meses. Quanto duraria um tubo de aerosol comum ? Acredito que muito pouco.
Infelizmente o cilindro de CO2 ainda é um mal necessário e realmente é um trambolho.
abração
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: pascoa
- Recebeu Curtir: 1 vez
marco mansano , veja se ajuda , eu fiz e ta dando certo , fiz com vidro
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles
- Contato:
Poxa Manoel,
Bem legal seu reator.
Com fluxo invertido e tudo mais.
parabéns
Bem legal seu reator.
Com fluxo invertido e tudo mais.
parabéns
- Gustavo Viude
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Viude
- Contato:
Então pessoal, eu to montando o Reator de Cálcio do meu Aqua de 180L.
Queria a opnião de vocês sobre o cilindro de Co2... pode usar qualquer cilindro? Falo isso pq meu sogro é dono de Ferro Velho e entra muita sucata boa por lá, muitos cilindros de extintores...
Será que eu poderia usar um desses cilindros? Outra coisa... é seguro? Como faço para checar se é seguro, sem ter que "encher pra ver o que acontece"?
Abs!
Queria a opnião de vocês sobre o cilindro de Co2... pode usar qualquer cilindro? Falo isso pq meu sogro é dono de Ferro Velho e entra muita sucata boa por lá, muitos cilindros de extintores...
Será que eu poderia usar um desses cilindros? Outra coisa... é seguro? Como faço para checar se é seguro, sem ter que "encher pra ver o que acontece"?
Abs!
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles
- Contato:
Olá Gustavo,
Teoricamente, qualquer cilindro em aço (ou alumínio) serve desde que passe no teste hidrostático. Leve-o a uma loja especializada em extintores e peça para fazer o teste que tem validade de 5 anos.
Compre um válvula de topo com rosca 3/4" que é onde vai ser rosqueado o regulador de CO2.
Pronto, seu cilindro está no jeito.
abraço
Teoricamente, qualquer cilindro em aço (ou alumínio) serve desde que passe no teste hidrostático. Leve-o a uma loja especializada em extintores e peça para fazer o teste que tem validade de 5 anos.
Compre um válvula de topo com rosca 3/4" que é onde vai ser rosqueado o regulador de CO2.
Pronto, seu cilindro está no jeito.
abraço
-
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Fernando
Basta levar numa empresa que enche extintores e pedir para fazer um teste hidrostático que é o que aprova ou condena o casco do extintor e depois se aprovado trocar a válvula de abertura rápida por uma lenta, compre um regulador de pressão para CO2 de preferencia aqueles que vem com fluxômetro junto permite um ajuste fino das bolhas.
Abraço
Fernando
Abraço
Fernando
- Thiago Duque
- Diplectrum formosum
- Apelido: TDA Chillers
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 1 vez
Ola marcos. Tenho um projeto bem legal de reator de calcio qe fiz a um ano atrás e funcionou muito bem. Emprestei pra um amigo que esta super satisfeito. Se ainda não tiver montado o seu, posso posta pra você aqui. Ele é feito com peças que podem ser encontradas em qualquer casa de utilidades e supermercados.
Se precisar me avisa que eu posto Ok.
Abraço!
Se precisar me avisa que eu posto Ok.
Abraço!