🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Areia de Praia x Silicato

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Areia de Praia x Silicato

#1 Mensagem por Alessandro Lima »

Li em algum lugar que é recomendavel de tempos em tempos (8 meses mais ou menos) a substituição de substrato do aquario por areia "nova" da praia para fazer a importação de micro fauna nova etc...

Sendo assim na minha nova montagem estava planejando colocar 40 kg de aragonita 1 e 2 no display e uns 10 a 15 kg de areia da praia no refugio anexo ao sump, e dentro de 8 meses aproximadamente trocar um pouco dessa areia da praia, 1 ou 2 kg.

Pois bem, hoje conversando com um conhecido bem experiente ele me recomendou não fazer isso, por que a areia da praia tem Silicato e isso me traria problemas com fosfato e nitrato.

Ok, voltemos a estaca zero... Quem tem a razão nesse caso, quem recomenda a areia da praia ou quem desestimula o seu uso?

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia de Praia x Silicato

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao entendi de onde seu amigo tirou a referencia de substituir parte do substrato para inocular vida. Outra coisa a "vida" existente na areia de praia provavelmente é diferente da existente em áreas recifais pelas proprias caracteristicas ambientais.

Areia de praia nao libera silica pelo simples fato dela ser insoluvel, isso é um argumento q os contrarios ao uso da areia diziam antigamente.

Mas eu nao usaria areia de praia justamente por ser de praia, pelo simples motivo de que hoje em dia as praias sao cada mais mais frequentadas por turistas e normalmente as cidades proximas ao litoral liberam seus esgotos proximo ao litoral.

Da mesma forma q acho q agua natural somente coletada em alto mar ou no minimo em uma área nao explorada pelo turismo.

Ja se foi o tempo infelizmente q algumas praticas mais naturais eram mais seguras, hoje em dia prefiro ter um controle maior do q introduzir no aquario e areia retirada da praia com certeza nao é a q considero mais "limpa" pra uso em aquarios.

Inocular organismos ou qq outro objetivo nesse sentido é melhor comprar um desses kits semelhantes ao q o Matias vende ou entao se o objetivo sao bacterias algum kit comercial de probiotico, nada mais. O risco de introduzir organismos indesejados ou poluentes existe tambem e deve ser considerado.

Vc pode ouvir ... eu ja usei isso há anos e nunca tive problemas.... eu tbem posso dizer q muita gente ja usou há anos água de torneira e nunca teve problemas, mas a receita do sucesso é a soma de boas praticas e nao fatores unicos
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Areia de Praia x Silicato

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Alessandro Lima escreveu:Li em algum lugar que é recomendavel de tempos em tempos (8 meses mais ou menos) a substituição de substrato do aquario por areia "nova" da praia para fazer a importação de micro fauna nova etc...

Alessandro a ideia é um pouco diferente, seu sistema tende a ficar apenas com poucas cepas de bacterias no substrato, por isso o Palleta recomendou que a cada 6 ou 8 meses vc pegue um poquinho, 50 gramas 100 gramas do substrato de algum amigo e coloque em cima do seu.
Com isso vc traz novas cepas de bacterias para seu sistema, não é para trocar o substrato, eu costumava sifonar a sujeira acumulada no meu substrato.
Se vc tiver uma camada fina de substrato eu até vejo como uma boa solução vc retirar todo o substrato e colocar um limpo a cada 12 meses, vc estaria exportando toda a sujeira, mas tem necessidade de fazer isso? eu não acredito que seja vital.
Alessandro Lima escreveu: por que a areia da praia tem Silicato e isso me traria problemas com fosfato e nitrato

como dito pelo Celso a sílica da areia não é solúvel na sua água, para dissolve-la vc precisa de uma temperatura de 150 graus, segundo um químico o vidro de um aquário libera mais sílica do que a areia, claro que a quantidade é ínfima e não prejudicial.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Areia de Praia x Silicato

#4 Mensagem por Raphael Igor »

Celso Suguimoto escreveu:Vc pode ouvir ... eu ja usei isso há anos e nunca tive problemas.... eu tbem posso dizer q muita gente ja usou há anos água de torneira e nunca teve problemas, mas a receita do sucesso é a soma de boas praticas e nao fatores unicos



gostei disso !!! icon_joia icon_joia icon_joia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Areia de Praia x Silicato

#5 Mensagem por Elder Luis »

Matias Gomes escreveu:
Alessandro Lima escreveu:Li em algum lugar que é recomendavel de tempos em tempos (8 meses mais ou menos) a substituição de substrato do aquario por areia "nova" da praia para fazer a importação de micro fauna nova etc...

Alessandro a ideia é um pouco diferente, seu sistema tende a ficar apenas com poucas cepas de bacterias no substrato, por isso o Palleta recomendou que a cada 6 ou 8 meses vc pegue um poquinho, 50 gramas 100 gramas do substrato de algum amigo e coloque em cima do seu.
Com isso vc traz novas cepas de bacterias para seu sistema, não é para trocar o substrato, eu costumava sifonar a sujeira acumulada no meu substrato.
Se vc tiver uma camada fina de substrato eu até vejo como uma boa solução vc retirar todo o substrato e colocar um limpo a cada 12 meses, vc estaria exportando toda a sujeira, mas tem necessidade de fazer isso? eu não acredito que seja vital.
Alessandro Lima escreveu: por que a areia da praia tem Silicato e isso me traria problemas com fosfato e nitrato

como dito pelo Celso a sílica da areia não é solúvel na sua água, para dissolve-la vc precisa de uma temperatura de 150 graus, segundo um químico o vidro de um aquário libera mais sílica do que a areia, claro que a quantidade é ínfima e não prejudicial.


plus_icon

Um filtro de RO com as mídias vencidas faz muito mais estrago... e olha que deixar vencer a mídia não é algo tão difícil assim
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”