🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Zoanthus - Trindade, Paraty, RJ

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Keny Schmeling
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Dez 2011, 09:03
Apelido: Keny Schmeling
Data de Nascimento: 11 Mai 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Zona Sul

Zoanthus - Trindade, Paraty, RJ

#1 Mensagem por Keny Schmeling »

Pessoal, neste carnaval eu fui para Trindade, uma vila da cidade de Paraty, Rio de Janeiro (http://g.co/maps/3pc54).
No domingo eu fui conhecer a piscina natural do Cachadaço (http://g.co/maps/d2tcd). Lá me deparei com alguns Corais Cérebro e uma pequena colônia de Zoanthus (fotos abaixo).
No momento que eu os vi, logo pensei se caso tivesse com meu aquário montado, poderia levar alguns comigo, porém me lembrei que ouvi em algum lugar que é proibido coletar corais no litoral Brasileiro além de que os zoanthus nacionais tem vida curta em nossos aquários. Essas informações estão corretas?

Sinceramente fiquei com dó do estado da colônia, vários indivíduos mortos porque foram esmagados pelo pessoal que fica nadando no local... deprimente...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Obs: Sempre achei que Zoanthus era grande.... Quando olhei, não acreditei no tamanho... icon_frusty As fotos enganam....

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Zoanthus - Trindade, Paraty, RJ

#2 Mensagem por Elder Luis »

Keny Schmeling escreveu:é proibido coletar corais no litoral Brasileiro além de que os zoanthus nacionais tem vida curta em nossos aquários. Essas informações estão corretas?


Sim! Informações perfeitas!

A coleta é proibida sim e zoa nacional dificilmente vinga em aquário, eles precisam de água com muito nutriente, coisa que nossos aquários não têm.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Zoanthus - Trindade, Paraty, RJ

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Keny

Infelizmente nem todo turista tem a informação ou a consciência que você tem, muitos se limitam a pensar em atingir um local para "curtir", outros já ponderam em chegar, como chegar, como voltar e oq acontece a sua volta.

Coral pisado pode ser sinonimo de exterminio, demora muito tempo para recompor uma colônia, agora imagine um carnaval inteiro de pisoteamento.

Aproveitando

Belas colonias fotografadas icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Keny Schmeling
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Dez 2011, 09:03
Apelido: Keny Schmeling
Data de Nascimento: 11 Mai 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Zona Sul

Re: Zoanthus - Trindade, Paraty, RJ

#4 Mensagem por Keny Schmeling »

O ponto que eu queria chegar é, estes Zoanthus estão fadados a morte por desrespeito dos visitantes... Pelos mergulhos que dei por lá, percebi que tem várias partes que provavelmente tinham colônias de zoanthus, que não existem mais, sobrando esta pequena colônia.
Segunda vou escrever um e-mail para os responsáveis que monitoram o acesso à piscina e recomendar que pelo menos esta região das colônias sejam isoladas do resto da piscina, para evitar o extermínio desta bela colônia.

Mas que dá vontade de levar uma parte da colônia para casa, dá... sabendo que provavelmente daqui a 1 ano, esta colônia não irá mais existir lá.... triste isso....

Ahhh, para finalizar, tem um lado um pouco ao lado da piscina que tem um monte de coral cérebro... todos pisoteados e brancos, totalmente brancos... suponho que mortos.... É uma $%!$%!$%!$%! falta de sacanagem isso... Também irei recomendar o isolamento desta área.... talvez liberar acesso somente à mergulhos/snorkeling monitorado... E não podem reclamar de falta de monitor. Somente na entrada da trilha que dá acesso à piscina, tinha 4....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”