🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mateus Braga
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 189
Registrado em: 26 Fev 2012, 18:40
Apelido: Medina
Data de Nascimento: 15 Set 1990
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez

Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

#1 Mensagem por Mateus Braga »

Ola pessoal para serve o ozonizador ?

Por favor falem sobre o problema que ele traz pro aquário , a função dele , a regulagem dele , se ele e util , se ele altera PH , se e necessario e quanto ele custa ?

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

#2 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Mateus

O Ozonizador sobe e controla o nível de ORP do aquário ou seja o poder de redução de oxidação ou como o pessoal conhece potencial redox. Como não sou quimico não sei explicar em todos os detalhes como funciona, mas um aqua com o ORP alto a água é mais cristalina, livre de bactérias e mais estável. Em todos os casos precisa ser usado um secador de silica gel e carvão ativado na saida do reator ou do skimmer ( cuidado o O3 deixa o acrilico opaco, alguns skimmers são feitos para serem usados com um gerador de ozonio). Colocar a mão no aquário, adição de suplementos derrubam a ORP e depois de um tempo se estabiliza . Não acho essêncial ter um gerador de O3, contudo ajuda em muitos pontos.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

#3 Mensagem por Marcio Gielfi »

Complementando a informação do Arnaldo, o ozonio deve ser injetado via skimmer, não são todos os skimmers que podem ser usados para isso, necessário consultar o manual eou o fabricante para verificar se é possível ou não.

Via de regra não se faz necessário ozonio, e tem que se tomar muito cuidado, o ozonio acima de determinada concentração é tóxico para seres humanos e não só para os habitantes do tanque.

Excesso de ozonio injetado em um aquário pode levar a morte tudo que tiver dentro. Deve ser usado um controlador e deve-se ter um sistema de redundancia para evitar que uma falha no controlador do gerador de ozonio leve a morte todos os habitantes, normalmente se empresa um outro controlador como redundancia.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

#4 Mensagem por Mauricio Foz »

Ozônio é um poderoso oxidante, por isso ajuda. Sua "produção" no aparelho se através de uma peça semelhante aqueles acendedores antigos de fogão, aqueles que geravam um "raiozinho" cada vez que era acionado. É importante que o ar esteja seco durante esse processo, por isso os secadores de ar com silica, ar úmido destroi o gerador de ozônio. Com isso um oxigênio é somado ao conhecido O2, com isso temos o O3, ou ozônio. Acontece que a ligação entre os 3 oxigênios é muito frágil e ele se liberta rapidamente.
Ozônio quando usado para aumentar a ORP, ou potencial de Oxido-Redução, o ORP é medido em mv. Uma medida ideal nos aquarios é entre 400 e 450, abaixo disso, quer dizer que a capacidade do aquario de oxidar organicos é baixa, par outro lado, subir demais é perigoso, pode matar tudo que é vivo na agua. Valores acima de 500 são preocupantes e nos 600 são exterminadores da vida.
No ambiente, o ozônio, se quebra muito rapido, e só cria problemas para nós ou animais se ficar confinado. Um ambiente com boa circulação de ar, não terá problemas.
É fácil identificar se existe ozônio presente no ar, um cheiro ruim de "ovo podre" é facilmente identificavel.
Para se usar um ozonizador com segurança, é imprescindível que esteja associado a um medidor de ORP.
A regulagem se dá através da leitura da ORP, defini-se um ponto como meta, e quanto de ozonio é produzido. Aos poucos é feita a regulagem subindo e descendo cada um dos lados até se atingir o objetivo determinado.
Não altera o pH e deve custar dependendo do modelo uns 800,00 a 1000,00.
Necessário, imprescindível, não é. Interessante é!
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leia esse topico

viewtopic.php?f=2&t=8135
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

#6 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Mauricio Foz escreveu:...É fácil identificar se existe ozônio presente no ar, um cheiro ruim de "ovo podre" é facilmente identificavel...

Maurício, eu acho que o cheiro de 'ovo podre' é associado à existência de H2S, quando se formam bolsões de gás sulfídrico no substrato, e ele é liberado na água. O cheiro de ozônio está mais associado a um cheiro de alho, algo assim. Piscinas onde é usado ozônio na purificação em geral ficam com um cheiro residual também.
[]'s

Walmyr

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Para que serve o ozonizador ? me ajudem urgente

#7 Mensagem por Mauricio Foz »

Mestre, eu sei que voce tem um ozonizador, e na minha experiencia é essa a impressão que tenho, ovo podre, pode não ser isso, mas é assim que identifico. Vai saber né?
O que eu sei, é que uma vez que identifiquei "aquele" cheiro como ozonio, não tem erro, ele é meu parametro.
Mauricio Fóz

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”