🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ferrugem em Aquário.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Anderson Moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 05 Jan 2012, 00:03
Apelido: atfmoraes
Data de Nascimento: 14 Abr 1986
Cidade: Presidente Prudente / SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - São Paulo

Ferrugem em Aquário.

#1 Mensagem por Anderson Moraes »

Bom dia a todos.

Dei uma pesquisada em fóruns e sites internet a fora e não achei nada em PT esclarecedor e resolvi perguntar pq não custa nada... icon_yes

A ferrugem pode fazer mal aos animais do aquário? Invertebrados e peixes...

Tenho uma pinça que utilizo para ajeitar as coisas dentro do aquário para evitar de colocar a mão e, apesar de me venderem como aço inox (é uma pinça cirúrgica) ela enferrujou em menos de um mês...

Devo jogar a pinça fora? Essa ferrugem pode prejudicar a vida em meu aquário?
A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.

Avatar do usuário
Moises Gama
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 89
Registrado em: 24 Out 2011, 20:59
Apelido: Moita
Data de Nascimento: 13 Jan 1982
Cidade: COLOMBO
País: brasil
Localização: colombo-curitba-parana
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Ferrugem em Aquário.

#2 Mensagem por Moises Gama »

A resposta e sim!!
Excesso de ferro e ruim sim para fauna e flora, ferrugem contem muito ferro, tanto que antigamente, quando existia deficiencia de ferro no organismo de nos seres humanos, medicos recomendavam pega rum punhado de pregos enferrujados, ferver e tomar a agua, blehhhhh... nao devia ser muito bom, rsrs.
Olha sua pinça enferrujar em um mes, ela jamais é de inox, sem e ela ficasse 24 horas por dia na agua, ela enferrujaria em um mes, se fosse de inox claro, ach oque te venderam gato por lebre.
Grande abraço!!
[highlight=#ffff80][/highlight][highlight=#00ff00]Assiste ai;[/highlight]

[highlight=#ffff00]Um video bacana sobre sump
Aprenda fazer seu filtro UV em video[/highlight]

Avatar do usuário
Mateus Braga
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 189
Registrado em: 26 Fev 2012, 18:40
Apelido: Medina
Data de Nascimento: 15 Set 1990
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez

Re: Ferrugem em Aquário.

#3 Mensagem por Mateus Braga »

Moises Gama escreveu:A resposta e sim!!
Excesso de ferro e ruim sim para fauna e flora, ferrugem contem muito ferro, tanto que antigamente, quando existia deficiencia de ferro no organismo de nos seres humanos, medicos recomendavam pega rum punhado de pregos enferrujados, ferver e tomar a agua, blehhhhh... nao devia ser muito bom, rsrs.
Olha sua pinça enferrujar em um mes, ela jamais é de inox, sem e ela ficasse 24 horas por dia na agua, ela enferrujaria em um mes, se fosse de inox claro, ach oque te venderam gato por lebre.
Grande abraço!!



plus_icon
icon_first

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ferrugem em Aquário.

#4 Mensagem por Mauricio Foz »

Anderson, o pessoal dos plantados tem umas pinças de plastico, resolve teus dois problemas.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ferrugem em Aquário.

#5 Mensagem por Marcio Gielfi »

A maioria dos aquários tem deficiência em ferro, mas é muito arriscado suprir esta deficiência por meio da ferrugem, a não ser que você tenha 100% de certeza qual é a composição da liga metálica que voce está usando.

Com certeza não é inox, pois não enferrujaria tão rápido e muito provavelmente deve ser uma liga que contem diversos elementos químicos que não convém arriscar.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Anderson Moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 05 Jan 2012, 00:03
Apelido: atfmoraes
Data de Nascimento: 14 Abr 1986
Cidade: Presidente Prudente / SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - São Paulo

Re: Ferrugem em Aquário.

#6 Mensagem por Anderson Moraes »

Uhmm

Obrigado pelas respostas.

E aqui vai outra pergunta... Esse possível excesso de ferro pode ter causado o definhamento de meus corais? E principalmente a morte de TODOS meus turbo snaills?

De um dia para o outro TODOS os turbos apareceram caídos e mortos no substrato (eles ainda estão nas conchas, não foram comidos) e os corais pararam de abrir e definharam... Por fim notei que minha polycheta também está nos últimos suspiros..

Acabo de voltar da loja e lá fiz vários testes na água (todos da caixinha azul da marine lab) e tudo deu normal, nitrato e amônia 0, pH ok, densidade 1023, temperatura 25,7° controlada por chiller, água de reposição RO, sal red sea... Não tem nenhum teste para ferro...

Outra coisa que estranhei um pouco foi o excesso de bolhas de ar no substrato.
Além disso o zoanthus nacional que tenho ficou "marrom" e não está abrindo.

Os demais corais eu levei p/ loja e deixei lá em quarentena...

O skimmer (buble max 5) está funcionando normal, tenho no sump filtro UV, perlon, purigem (75g), katalist (8-10g), a cada 15 dias adiciono biodiigest e uma ampolinha de Iodo. Fora isso alimento os corais com phytoplancton e zooplancton em dias alternados. Bomba de retorno funcionando beleza, dando boa circulação ao aquário.

Os corais q morreram foram mudas de: Xênia azul, leather (estava lindo icon_cry_smile ), um colt coral, zoanthus melância, um carpet. São todas mudinhas pequenas...

Além deles tenho 4 ocellaris, 1 camarão stenopus macho solteiro e um caranguejo palhaço solitário (que veio em alguma rocha...) ... Todos estão aparentemente bem, meu caranguejo até trocou de casca ontem...

Meu aquário estava normal até então, surgindo algas verdes/marrons no vidro e substrato mas nada fora do comum...
Minhas suposições são as seguintes:

1- Excesso de UV. No começo estava deixando a UV ligada de 8 a 10 horas/dia.

2- Excesso de ferro por ferrugem.

3- Alguma doença.

4- Falta de luz. Aquário de 50x35x30 e no momento duas PL de 24W (meio actínica meio branca). Já pedi mais uma de 54W Red Sea Actínica mas só chega na quarta feira...

5- Água RO de má qualidade. Apesar dos testes pra marinho darem OK nunca efetuei teste TDS na RO que compro.

6- OLHO GORDO! icon_bag
A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Ferrugem em Aquário.

#7 Mensagem por Reinaldo Chen »

Ferro em excesso pode causar explosão de cianos.
Sobre seu aquário, a água pode ser uma causa a investigar. Seria bom ver se o uv não esta provocando vazamento de corrente elétrica no sistema e explicaria também os sintomas descritos.

Avatar do usuário
Anderson Moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 05 Jan 2012, 00:03
Apelido: atfmoraes
Data de Nascimento: 14 Abr 1986
Cidade: Presidente Prudente / SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - São Paulo

Re: Ferrugem em Aquário.

#8 Mensagem por Anderson Moraes »

Reinaldo Chen escreveu:Ferro em excesso pode causar explosão de cianos.


Ao menos não notei ainda...

Reinaldo Chen escreveu:Seria bom ver se o uv não esta provocando vazamento de corrente elétrica no sistema e explicaria também os sintomas descritos.


Não ando ligando o filtro UV... e dei uma ligada agora e o multímetro não aponta nada... tb não dá p/ sentir colocando a mão...

Bom... Me deu o "5minutos" agora e resolvi tirar a rocha com o zoanthus... Apesar de ter uma pequena parte ainda aparentemente saudável, a rocha estava com um cheiro péssimo... Consegui salvar o caranguejo que lá vivia, tirei o máximo de coral que consegui e coloquei a rocha num balde com Qboa (água sanitária)... Depois penso o que fazer com a rocha...

Será que a toxina do zoanthus pode ser a causa de tudo???
A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ferrugem em Aquário.

#9 Mensagem por Márcio Oliveira »

Eu desconfiaria de cobre, ou eletrolise, ou os dois juntos.
Não tem nenhum equipamento elétrico em contato com a água salgada?

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Ferrugem em Aquário.

#10 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Márcio Oliveira escreveu:Eu desconfiaria de cobre, ou eletrolise, ou os dois juntos.
Não tem nenhum equipamento elétrico em contato com a água salgada?

plus_icon

Avatar do usuário
Anderson Moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 05 Jan 2012, 00:03
Apelido: atfmoraes
Data de Nascimento: 14 Abr 1986
Cidade: Presidente Prudente / SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - São Paulo

Re: Ferrugem em Aquário.

#11 Mensagem por Anderson Moraes »

Márcio Oliveira escreveu:Eu desconfiaria de cobre, ou eletrolise, ou os dois juntos.
Não tem nenhum equipamento elétrico em contato com a água salgada?



Se fosse algum problema com aparelho elétrico não seria possível sentir ao colocar a mão?
ou mesmo teria pego alguma coisa com o multímetro...
Os únicos fios q entram em contato com a água são os da bombas... UV não tenho ligado mais...

Há algum modo de testar eletrolise? e também há testes para cobre???

Ontem eu dei uma boa revirada no substrato, reparei que ainda há formação de micro bolhas nas rochas e no substrato....
A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ferrugem em Aquário.

#12 Mensagem por Márcio Oliveira »

Anderson Moraes escreveu:
Márcio Oliveira escreveu:Eu desconfiaria de cobre, ou eletrolise, ou os dois juntos.
Não tem nenhum equipamento elétrico em contato com a água salgada?



Se fosse algum problema com aparelho elétrico não seria possível sentir ao colocar a mão?
ou mesmo teria pego alguma coisa com o multímetro...
Os únicos fios q entram em contato com a água são os da bombas... UV não tenho ligado mais...

Há algum modo de testar eletrolise? e também há testes para cobre???

Ontem eu dei uma boa revirada no substrato, reparei que ainda há formação de micro bolhas nas rochas e no substrato....


Ao colocar a mão se estiver com um sapato, ou em um piso de madeira pode não sentir nada por estar isolado. Um multímetro com a escala de tensão bem baixa em CA pode detectar alguma fuga sim, seria um bom modo de testar. Um ponto do cabo do aparelho na água e o outro em um ponto bem aterrado da pra perceber a fuga se ela existir.
Testes de cobre existem vários, um bom é o da Salifert.
Formação de bolhas no substrato e nas rochas, se o aquário já estiver maturado, pode ser o início de ciano. O ferro dessa pinça que enferrujou pode estar provocando as cianos e se na liga desse metal tiver cobre também, aí estaria explicado todo o problema.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”