🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas com filtro UV

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Dúvidas com filtro UV

#1 Mensagem por luis henrique »

Comprei um UV instalei mas agora to com algumas dúvidas quanto tempo deixo ele ligado, quando a lâmpada está desligada deixo a bomba ligada ou desligo também?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

quando a lâmpada está desligada deixo a bomba ligada ou desligo também


Desliga, mas eu deixaria o filtro ligado 24 horas e nao ligar e desligar, dois motivos.

1) A depreciacao luminosa da lampada é maior no momento de acendimento, que ja nao é grande nessas lampadas germicidas (vida util)
2) Qdo se desliga o aparelho normalmente a bomba se desliga junto e qdo liga a lampada acende primeiro antes da água chegar, ou seja, ela aquece e depois resfria com a água do aquario e isso nao é bom. Outra coisa que acontece é a sedimentacao de sujeira no tubo de quartzo ou diretamente na lampada qdo nao tem isso acaba prejudicando a eficiencia do aparelho
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Eu respondi lá no outro tópico rss

Em casa, deixo 24 horas, além dos motivos que o Celso indicou, já que tem o filtro, é para filtrar rsss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Dúvidas com filtro UV

#4 Mensagem por André Fonseca »

Os meus ficavam ligados direto, fazendo a troca da lâmpada a cada ano, no máximo...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#5 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Prezados, como fazer para definir qual o modelo do filtro? Tem alguma relação a potência da lâmpada com o volume de água do aquário?

Se eu coloco um filtro, terei a certeza de que acabarei com toda a vida microscópica, natante, em meu aquário? O custo benefício compensa em termos de controle de algas, por exemplo?

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#6 Mensagem por luis henrique »

toda vida não, contra algas verdes (as que deixam a água verde) nada melhor agora contra cianos por exemplo nada ele fara alias os esporos que passarem por vão sofrer mutação no DNA e não irão se reproduzir porém não as mata olha tem sim uma relação porém eu não sei pro meu aquário 180 ~ 200l eu uso um de 5w e deu uma clareada na minha água e acabou com o ictio que atormentava meu ocellaris que fez me perguntar porque nunca usei antes..

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#7 Mensagem por Renato Vidal »

Edimar,

Para estudar a melhor relação, tem um excelente artigo postado pelo Marcelo, segue o link (viewtopic.php?f=38&t=131).

Em casa, uso um de 36 watts, cerca de 1000 litros de água
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#8 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Luis Henrique, ciano são bactérias, portanto seria de esperar que morressem com o UV ... Complicado isso, não haver uma certeza da efetividade. Na verdade o ideal é controle de nutrientes para não estimular a proliferação exagerada de algas, mas o UV daria uma ajuda no processo ...

Excelente dica, Renato! Vou ler ...

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Dúvidas com filtro UV

#9 Mensagem por erick camargo »

Bom, vou passar o que aprendi quando li muito sobre antes de comprar um pra mim.

O Filtro UV tem diversas finalidades, mas a que mais se encaixa nele, é a função parecida com a de um antibiótico. Mata tanto algas indesejáveis quanto germes na água, deixando a água praticamente estéril...

Acredito que o seu uso deve ser feito somente quando detectado algum foco de problema ou prevenção dos mesmos. Vamos aos exemplos e perguntas que fiz á mim mesmo quando comecei á utilizá-lo.

_Tenho muitas algas verdes, ele vai resolver?
R: A princípio sim, porém deve se estudar melhor o motivo de seu aparecimento.

_Vou colocar um peixe/coral/invertebrado novo no aquário, devo ligá-lo?
R: Sim pois ele pode matar todo e qualquer tipo de protozoário presente na água (que pode ser liberado pelo animal novo introduzido no aquário).

_Minha água está meio turva, ele vai deixá-la cristalina?
R: Sim, ele vai deixá-la cristalina, porém deve-se verificar a vida útil de mídias removedoras, limpar o Perlon e até mesmo sinfonar algumas rochas, verificando também a quantidade de alimento e frequencia com que você adiciona alimento ao aquário.


Depois de tudo isso, percebi que o Filtro UV é extremamente eficiente, desde que seja utilizado nos momentos corretos e como prevenção, não como solução.

Basta imaginar, o aquário marinho é feito de bactérias, utilizando o Filtro UV 24horas por dia é a mesma coisa que o antibiótico, vai matar tudo inclusive as bactérias que fazem bem.


Quanto á sua vida útil, existem filtros UV (com lâmpadas UVC = germicida) que possuem tomada para a lâmpada e tomada independente para a bomba que circula a alga lá dentro. Por tanto o ideal, seria. Se não for utilizar ele por algum tempo, é desligá-lo, retirá-lo de o aquário/sump e etc. Passar água doce por dentro dele e tentar secá-lo da melhor forma possível.

E quando for utilizá-lo novamente, ligar primeiro a bomba e depois a lâmpada.

Espero ter ajudado, pois tenho meu Filtro UV que comprei do amigo Adriano Vallim, acredito que ele já tenha uns 2 anos, e utilizo a mesma lâmpada que veio dentro dele quando comprei (1 Philips de 4 pinos).

Nunca tive problemas fortes com algas, água turva ou protozoários em animais.

Abração e boa sorte!
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#10 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Ótimo depoimento, Erick! Suas ponderações são sensatas e realmente a utilidade na prevenção de contaminação por protozoários, por exemplo, é muito pertinente.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Dúvidas com filtro UV

#11 Mensagem por André Fonseca »

erick camargo escreveu:Basta imaginar, o aquário marinho é feito de bactérias, utilizando o Filtro UV 24horas por dia é a mesma coisa que o antibiótico, vai matar tudo inclusive as bactérias que fazem bem.

Erick

As bactérias benéficas ao sistema permanecem nas rochas e no substrato, não na coluna d`água. Aquelas que por qualquer motivo vão parar na água e serão esterelizadas não impactam em nada no desenvolvimento do aqua.

Por isso, o UV pode tranquilamente ficar ligado direto.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Dúvidas com filtro UV

#12 Mensagem por Elder Luis »

O filtro UV tem que ficar ligado direto, 24h por dia, senão não haverá sentido em usá-lo. Obviamente não deve ser usando durante ciclagem, como bem dito pelo andré, as bactérias benéficas não estão na coluna d´água, estão fixas em rochas e substrato.

A maior vantagem do UV é a prevenção de doenças, principalmente de parasitas que ficam à deriva na coluna a procura de um hospedeiro, como ictio e oodinium
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”