🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Modelo de Sump

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 230
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:31
Apelido: Ale
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Modelo de Sump

#1 Mensagem por Alessandra Assunção »

Bom dia amigos! bye1

Eeeita vício!!! icon_bag

Surgiu uma ótima possibilidade icon_comemorando e.....vou montar um novo reef, 90x50x40 com sump. icon_yahoo

Quero aproveitar o skimmer octopus BH 2000. Ele é hang on. Gostaria de sugestões para fazer o sump. Um sump simples, mas funcional. Esse skimmer solta um pouco de microbolhas, mas não queria aqueles quebra bolhas todos juntinhos, pois pra limpar depois é horrível.

Amigos conto com vcs.

Abs e obrigada.

Com carinho,
Alessandra.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Modelo de Sump

#2 Mensagem por Alessandro Lima »

Olá xará...

Bom eu nunca usei skimer hang on, mas sump daqui pra frente so faço com 2 ou 3 divisórias no maximo...
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Modelo de Sump

#3 Mensagem por André Fonseca »

Fala Ale,

Um Sump simples e sem os quebra-bolhas, mas que ainda assim não permite que as "maledetas" cheguem ao aqua, precisa ter um compartimento antes das bombas de retorno para que as bolhas cheguem na superfície e "estourem".

Dessa forma, faria o Sump com 3 parte: a primeira para receber a água do aqua e também onde ficaria o Skimmer, a segunda para permitir que as bolha estourem, e finalmente a terceira, com o retorno.

Guardadas as devidas proporções, já que não sei qual o espaço disponível para o seu Sump, o desenho seria parecido com o meu Sump atual:

Imagem

Imagem

Como dá pra perceber nas fotos, o compartimento maior seria exatamente o espaço para que as bolhas subissem até a superfície. Aí vc precisaria calcular qual o espaço disponível para o Sump e o tamanho que ficaria para o Skimmer e as bombas de retorno, deixando o compartimento do meio com o maior tamanho possível.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 230
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:31
Apelido: Ale
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Modelo de Sump

#4 Mensagem por Alessandra Assunção »

Oi André! bye1

Estava olhando no google e achei exatamente o seu :lol:
Gostei desse modelo!! Umas perguntinhas rs:

1. Essa parte do meio eu poderia usar tbm como refúgio ou não?

2. No parte do skimmer o vidro te um "rasgo" no meio? Pra que serve?

3. Como eu poderia estar colocando uma caixa de reposição de água doce?

Abs amigo e obrigada!

Alê.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Modelo de Sump

#5 Mensagem por André Fonseca »

Ale,

Tô famoso assim, é?!

Ou "Gúgol" é que tá se igualando por baixo?!

icon_rotfl2

Sobre suas perguntas, vamos lá:

1) Essa parte pode ser usada como Refúgio sim.

2) Esse "rasgo" na divisória do primeiro compartimento é uma tirinha de vidro que foi colocada para que a água passe pro segundo compartimento por uma "abertura" pequena, diminuindo assim a quantidade de perlon que eu precisaria colocar no suporte para a filtragem mecânica da água.

3) Vc pode colocar a caixa de reposição suspensa por cima do Sump, colando alguns pedaços de vidro nas laterais do Sump e dessa forma fazer a reposição por gravidade, sem o uso de bombas. Por exemplo, vc colocaria a caixa de reposição por cima do "Refúgio", mas faria a saída da água de reposição no compartimento seguinte, colocando a bóia junto das bombas de retorno. Na segunda foto que postei, a bóia está erradamente colocada no "Refúgio". O correto é ela virada para o lado das bombas.

icon_joia
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Modelo de Sump

#6 Mensagem por Ramon Brescovici »

Imagem

o nivel de agua no primeiro compartimento deve ser tao alto quanto preciso pro skimmer girar. ou seja, apenas 5 cm entre o topo do vidro do sump, e o topo do compartimento do skimmer

na segunda divisória, faça um quebra bolhas.

perlon na segunda câmara para diminuir o barulho (a queda da parte alta até a baixa pode fazer barulho dagua).

bota um eggcrate ou similar (tem como fazer diy) sobre toda a segunda câmara pra segurar o perlon acima do nível dágua.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Modelo de Sump

#7 Mensagem por André Fonseca »

Ramon,

A Ale não gosta dos quebra-bolhas...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Modelo de Sump

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu colocaria o skimmer dentro do sump, mesmo sendo um hang on.... pq... pq ele pode transbordar.

Eu ja usei morato 250 e prizm. Qq um deles transbordava se vacilasse
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 230
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:31
Apelido: Ale
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Modelo de Sump

#9 Mensagem por Alessandra Assunção »

Ramon escreveu:Imagem

o nivel de agua no primeiro compartimento deve ser tao alto quanto preciso pro skimmer girar. ou seja, apenas 5 cm entre o topo do vidro do sump, e o topo do compartimento do skimmer

na segunda divisória, faça um quebra bolhas.

perlon na segunda câmara para diminuir o barulho (a queda da parte alta até a baixa pode fazer barulho dagua).

bota um eggcrate ou similar (tem como fazer diy) sobre toda a segunda câmara pra segurar o perlon acima do nível dágua.


Bom dia Ramon!!

Eu gostei muito do sump do André!! Gostaria de ficar com esse modelo e fazer as alterações necessárias rs.

Vamos lá dê sua opinião por favor:

1 . Colocar o primeiro vidro com uma diferença de 5cm (vc acha melhor 4 né?) entre a altura do sump para o skimmer poder rodar corretamente. Ok! Estou pensando em fazer com um espaço maior pra colocar o aquecedor nesse local também. O que acha?

2. Encostado nessa primeira divisória eu poderia colocar uma prateleira(igual ao sump do André) para colocar perlon, carvão, purigem,...?? Após essa prateleira eu ainda teria que colocar o quebra bolhas??? (Sei que esse skimmer solta muuuuitas microbolhas, se eu precisar realmente de quebra bolhas posso fazê-lo com um bom espaço pra limpar depois?)

3. Esse espaço que você desenhou para perlon eu poderia aproveitar pra refúgio? Segundo o André eu posso rs(no projeto dele sim! rsrs)? Caso possa fazer de refúgio, e precise de quebra bolhas, esse seria o melhor local pra colocá-lo?

4. O espaço do retorno permace !!!

Abs e muito obrigada!
Com carinho,
Alessandra.

Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 230
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:31
Apelido: Ale
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Modelo de Sump

#10 Mensagem por Alessandra Assunção »

Bom dia Celso!
Eu também já pensei nisso... Acho que pode ser uma boa opção!

Obrigada.
Com carinho,
Alessandra.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Modelo de Sump

#11 Mensagem por Ramon Brescovici »

Hmmm, andre n tive tempo.de ler o topico todo.

4 ou 5 cm de altura. Na largura pode ser maior sim, mas n precisa. Acho que o minimo vai ser 10cm. Tem q medir os canos. Entre os canos tem espaço pro aquecedor n se preocupe c isso.

Celso, 1 ano de uso nunca transbordou o skimmer. Mas tbm eh possivel por ele dentro. Mas deveria deixar essa parte seca na minha opiniao.

2 - exato alessandra. E pode sim fazer espaçoso

O refugio ali so tem um prob: como a agua vai cair de uma altura consideravel vai agitar mto substrato. Faz uma camara de recepcao dagua pequena depois refugio
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Modelo de Sump

#12 Mensagem por André Fonseca »

Ale,

Vc pode fazer todas essas alterações que comentou sim, otimizando o Sump para as suas necessidades!!!

icon_joia

E não esquece de postar as fotos conforme as coisas para o aqua forem acontecendo, hein?!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Modelo de Sump

#13 Mensagem por Ramon Brescovici »

lembrei uma coisa. a altura do skimmer ali, eh na verdade a altura do ponto mais baixo da bomba ateh o inicio do cano cinza.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”