🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciando do 0 - aquário marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Iniciando do 0 - aquário marinho

#1 Mensagem por akamine.tiemi »

Pessoal, boa noite!

Meu sonho sempre foi ter um aquário marinho, mas por diversos motivos, consegui virar mergulhadora profissional antes de montá-lo... rs

Agora que vejo a possibilidade, seja financeira, seja por conviver com alguém que tope essa jornada, vou conseguir realizá-lo!

Antes de mais nada, gostaria de saber quanto custaria essa empreitada, visto que entre 0 e milhões de reais, eu realmente não faço idéia... rs

Para começar, tenho um móvel que quero aproveitar. É uma estante de TV que herdei, e como somos aversos à TV, no lugar colocarei o meu sonhado aquário. Gostaria de ter um aquário com poucos corais, anêmonas e alguns peixes coloridos (tipo peixe-palhaço).

O espaço disponível tem as medidas de : 59.5cm de profundidade, 64cm de largura e 58.5cm de altura... Dá pra mexer (para mais) na altura, no resto não... Embaixo desse espaço de TV há um espaço com 2 portas de tamanho semelhante, e dois espaços laterais um pouco menores que dá para esconder os equipamentos, e posso "furar" atrás para passagem de canos e fios... porém esse armário ficará "encostado" na parede (é viável?).

Tenho os vidros a custo "zero", visto que meu sogro trabalha com isso... Então, somando equipamentos: sistemas de filtragem, iluminação, aquecimento, substrato, etc... Quanto eu gastaria mais ou menos para começar (sem contar a vida marinha, que pode ser depois)?

Pode ser uma estimativa mesmo, tipo entre 2 e 3 mil reais... Pq quero saber se realmente POSSO ou NÃO... Se for 10mil reais, obviamente não posso... rsrs

Obs1: tenho acesso a água destilada ou MiliQ, se necessária.
Obs2: prefiro investir em equipamentos bons e certos, ao invés de tentar "o que o vendedor indicar" e ter que trocar em 3 meses, por isso estou procurando ajuda de vocês, que entendo que sabem muito mais... :D

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#2 Mensagem por Guilherme Barros »

Bem vinda ao Brasil Reef,o melhor fórum nacional!!! icon_joia
Também mergulho!
Não se assuste com piadas machistas,elas estão acabando depois que mulheres e mais mulheres estão entrando neste hobby.
Eu não entendi as medidas,seria profundidade= a comprimento?
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#3 Mensagem por akamine.tiemi »

ahahaha...

Sem problemas quanto às piadas machistas..... Estou acostumadas, e às vezes tenho boas respostas... rs

Então, profundidade pra nós mergulhadores é outra coisa né?! Eu quis dizer que seria o eixo z (X = largura, Y = altura e Z = profundidade ou comprimento?)....

Obrigada pelas boas vindas!!! :D

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#4 Mensagem por Guilherme Barros »

Realmente é diferente,mas ambos tem a mesma importancia,ainda mais pra nósque somos mergulhadores e aquaristas,rs.
Bom então é 60CM Comprimento X 64Largura X 58CM Altura. Que dá 208L
Creio que voce irá gastar 2000 R$,pra montar tudo com equipamentos bons.
Com certeza você não terá apenas 1 casal de palhaços,vai querer só mais um peixinho,até porque seu reef é grande.
Terá que decidir qual tipo de SUMP,voce irá querer...
Precisará de um skimmer,iluminação.
Mas vamos esperar o pessoal mais experiente do fórum opinar para eu não me precipitar.
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#5 Mensagem por akamine.tiemi »

Legal Guilherme!!

Esse valor já me anima um pouco! Tenho acesso ao aquário Itaquera, já ouviu falar? É uma loja grande, tem bastante coisa lá... Talvez tenha bons preços...

SUMP é o filtro externo né? Não sei que tipo eu quero, pq nao sei que tipo existe... Mas optaria por um bom, que dê menos trabalho possivel e seja mais seguro (existe? rsrs)... Tem o espaço debaixo do aquário que dá pra colocar, como eu falei... Dá pra colocar embaixo, nao dá?

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#6 Mensagem por Guilherme Barros »

Eu moro no RJ,não conheço NENHUMA loja de SP,ouço falar delas mas nunca visitei..
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#7 Mensagem por akamine.tiemi »

Ah tá... essa me parece boa, pelo menos é grande... mas eu nao entendo nada... de repente nem tem coisa boa lá... rs

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#8 Mensagem por Marco Vieira »

Akamine, bem vinda ao fórum!

Assim como vc, também sou iniciante, meu aquário tem só 22 dias!

Recomendo muito ler os tutoriais que tem aqui no forum iniciante, ajudam muito mesmo!

Com relação ao sump, já pesquisei alguma coisa. Meu aquário não tem por falta de espaço e por ser pequeno (38l) mas o seu acredito que vá precisar. O armário que vc tem vai até o chão, tipo uma caixa? Tem uns projetos legais de sump aqui no forum que vc pode usar de idéia. O sump é como se fosse um "aquarinho" que trata a água.

Cuidado também com a altura do aquário, há uma relação entre a altura e a iluminação necessária. Se eu não me engano tem algo sobre isso nos tutoriais.

Outro ponto que estou descobrindo agora que é muito importante trata da reposição da agua que evapora. Como seu projeto é grande, é legal considerar algum tipo de reposição automática pois a evaopração tende a ser grande. A reposição no seu caso é feita direto no sump.

O importante é fazer como vc está fazendo, pesquisando bem e lendo bastante. Eu tô gostando muito de montar o meu e recomendo!

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#9 Mensagem por Alessandro Lima »

Vamos la, primeira coisa que deve prestar bastante atenção é no movel.

Será que ele é mesmo resistente o suficiente para aguentar o peso de um aquario? Algumas pessoas quase que ignoram a imprtancia do movel e isso pode as vezes vir a virar um problema, o aquario quando cheio fica extremamente pesado, tenho um nado que mede 40 x 40 x 45 e ele cheio pela metade fica muito ruim de carregar e pesado então pense bem no movel.

Sobre o vidro, ja que tem a vantagem de ter parente que pode te ajudar nessa parte so se certifica se ele vai usar o silicone indicado pra colagem de aquarios, são poucas as boas marcas pra isso, dificil de encontrar mas não é muito caro, segue o link da marca indicada.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gicida-_JM

Existem nas cores preta e transparente ai é questão de gosto. Geralmente pra marinho se usa preta.

Ainda no ambito de movel e vidro, vc preisa decidir se vai ter um SUMP que te da algumas vantagens como aumento na litragem total de agua do sistema e um local pra colocar os equipamentos sem que no aquario fique aparecendo diversas bombas e geringonças enfeiando o display.

Eu recomendo muito o uso do sump embaixo do aquario do maior tamanho possivel é o tipo de coisa que pequeno resolve porem quanto maior melhor.

Fora isso vc vai precisar de:

Skimmer (vai depender da litragem total e do espaço disponivel para colocar o mesmo)
Bomba de recalque
Bomba de circulação
Aquecedor
1 sistema de resfriamento da agua dependendo da temperatura que costuma fazer na sua cidade, ventuinhas e ventiladores resolvem, em caso de muito calor so mesmo 1 chiller.
Rochas vivas, Substrato vc vai precisar mas antes de saber quanto, vai precisar saber o tamanho dos vidros, sump etc...

Fica dificil falar em valores assim sem saber os tamanhos corretos.

Boa sorte e em vindo a esse mundo facinante que é o aquarismo marinho. :)
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#10 Mensagem por akamine.tiemi »

Legal Marco!!!
Eu li alguns tutoriais... Mas é que eu realmente preciso de uma estimativa de custo inicial, pois, como eu disse, não faço idéia de valores... Então, se me disserem que fica num valor tranquilo (tipo R$ 2mil, como disse o Guilherme), eu posso começar a pesquisar melhor realmente, e a ver os equipamentos necessários, bons, etc...

E pensei mesmo na altura... Na realidade, disse a altura do "buraco" da TV... mas posso colocar menos, e posso colocar mais retirando uma prateleira... Como vi um post falando de um aquário em CUBO e li que quanto maior o volume de água, melhor, pois a influência de algum fator demoraria mais a "surtir efeito" ou então que seria mais fácil estabilizá-lo, é que pensei em colocar o máximo possível... Mas vc tem razão em relação à iluminação... Então precisarei da "ajuda dos universitários" para me auxiliar a definir a melhor proporção... Já que pretendo ter anêmonas e corais (poucos, pois não gosto do layout "over")...

Em relação ao SUMP, creio que realmente seja necessário e tenho o espaço embaixo do móvel (num espaço que seria do tamanho do aquário, porém abaixo dele), protegido por portas... entao ficaria escondido... Que tipo ou modelo eu não sei... Vi umas imagens de alguns, mas eu queria um modelo bom para o meu caso... o que seria? Nao faço a menor idéia... hehehehehe

Quanto à água, penso que adicionar não seria TANTO problema pois como disse, tenho fácil acesso à água pura ou ultra pura (MiliQ - deionizada ou destilada). A não ser que o sal seja EXTREMAMENTE caro...

Obrigada pela sua ajuda!!! E espero que possa contribuir ainda mais... Se puder me contar de seus problemas e o que teria feito diferente... É bom aprender com o erro dos outros... :D

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#11 Mensagem por akamine.tiemi »

Oi Maridu!!

Nossa... quanta informação...

Vamos lá...

Eu fiz um cálculo que para o aquário daquele volume, precisarei de vidros de 9mm... Pra comprar acha de 10mm... Então aquário e vidros, ficariam realmente pesados... Acima de 280kg. Meu namorido acha que fica meio pesado mesmo (ele é engenheiro)....

Bom, voltando quase que à estaca zero... Posso descartar o móvel (que eu já estava achando um trambolho) OU colocar um aquário menor... MAS como sou iniciante mesmo (só tive aquarinhos pequenos de água doce, de kinguios ou neons, ou peixinhos dourados), preciso de uma opinião... Qual a litragem ideal para iniciantes (digo, para ficar mais fácil estabilizar)... a partir de X litros?

Caracas, eu não achava que encontraria gente com paciência para essas minhas dúvidas primárias... Obrigada gente!!

PS: Eu acho mais bonito mesmo aquários laaaaaargos, com bastante medida frontal, pros peixinhos ficarem no "continue a nadar, continue a nadar"... rsrsrsrsrs

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#12 Mensagem por akamine.tiemi »

Ah sim...

Também prefiro tudo escondido no móvel... Tudo o que puder ficar escondido, para deixar o layout mais clean, melhor....

Moro em SP, capital... Aqui faz frio, mas tem dias que "pelo-amor-de-deus"... Então acho que um chiller ia bem... (Chiller, né?)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#13 Mensagem por Alessandro Lima »

Bom vamos la, so ressaltando que o que eu digo esta longe de uma verdade absoluta- trata-se apenas da minha opnião e o caminho mais ou menos que eu faria no seu lugar.

A começar por medir o espça onde vc pretende colocar o aquario pra saber quanto vc vai ter de espaço disponivel... Pra ai sim saber a medida do aquario que pode ter pra mandar fazer o movel, acho importante buscar mão de obra especializada pra isso pessoas que costumam trabalhar com moveis de aquarios, pq esses sabem que é nescessario de uma estrutura pra segurar o peso do aquario.

Procure fazer o aquario retangular com altura maxima de 50 cm, mais que isso fica ruim pra alcançar o fundo quando tiver de mover um coral, uma rocha, retirar um difunto, enfim... (fiz o meu ultimo com 60e ja me arrependo.)

Penso em algo como Comprimento maximo possivel, 60 L x 50 A
Caso tenha bastante espaço onde pretende colocar o aquario vale a pena reservar um espaço pra um futuro chiller, costumam medir cerca de 45 cm x 45 cm x 20 e não é recomendado colocar dentro do movel de modo que o ideal é colocar ao lado do movel ao meu ver.

Medidas uma vez decididas veja o espaço disponivel dentro do movel pra se ter um sump tira uns 30 cm pra deixar livre pra nescessidade de espaço pra algum equipamento não previsto e o restante do espaço util do movel pro sump.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#14 Mensagem por Marco Vieira »

Então, vc quer saber mais o custo antes de ir atras... é dificil saber isso de bate pronto. O primeiro ponto e vc ver qual o tamanho do seu aquario. Com base nisso vc vai saber qual a sua necessidade de skimmer, bombas, chiller, termostato, substrato (tipo e quantidade), pedras, etc... Tb com base no que vc quer colocar no aquario, vai saber quanto de iluminação vai precisar, etc...

Resumindo, vai precisar de um projeto =). Defina as etapas, calcule tudo e corra atras do custo. Pense tb no depois, como custos de manutenção (sal, testes, eletricidade, etc) para evitar surpresas.

Como vc vai ver, existem varias maneiras de fazer a mesma coisa, a melhor é a que se adapta a vc e as suas necessidades. Veja como cada um faz algo e use a imaginação em cima =)

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#15 Mensagem por akamine.tiemi »

Bom dia Maridu e Marco! bye1

Obrigada pelas respostas...

Pensando em descartar o móvel, que se mostrou inadequado para este fim, penso então em alterar o projeto de decoração inicial e utilizar o aquário como ponto principal do apartamento (ui, que luxo), visto que, já que é pra gastar, vamos fazer direito... rs

A parede onde ficará o móvel com o aquário possui 3,5m. Obviamente não vou "fechar a parede" com o aquário, não sou nem doida... E neste caso, terei que colocar uma boa persiana para não bater sol nele (creio que pegue um pouquinho de luz indireta do sol - tem um prédio na frente que impede a iluminação direta). Esse tipo de luz solar é "proibido" para o aquário marinho? Lembro q quando tive aquário doce a luz solar acelerava a formação de mto musgo...

Com um espaço legal, penso que dê para fazer um aquário de 1,5m X 50cm de altura X 60 de largura, como foi sugerido. Penso que será grande pra ficar bonito, bom para estabilizar "mais fácil", etc... Neste caso, imagino que precisarei de todos os equipamentos....

Como eu disse, inicialmente gostaria de ter alguns poucos corais, uma anêmona e uns "nemos", e um ou outro peixinho colorido que convivam bem com os peixes-palhaço...

Gostaria de saber se alguém tem sugestão de um marceneiro para fazer o móvel. Moro em SP, zona sul.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#16 Mensagem por Reinaldo Chen »

Bom se vc mora em apartamento, leia o tópico fixo sobre peso do aquário. Pois um aquário de 1.5m é uma carga significativa e merece consideração antes de tudo.

Definir o custo de um aquário passa primeiro por aquilo que você vai por dentro do aquário. Um aquário para um casal de palhaços é bem diferente de um aquário de corais SPS. Para poder ser realista em termos de preços e equipamentos, vc deve ter sua meta estabelecida e daí encontrar melhores equipamentos para o objetivo.

Uma forma de economizar com aquário é pesquisar nos desmontes e encontrar um aquário com dimensões que vc deseja com um móvel adequado e em boas condições. Sempre aparecem boas oportunidades e bombas...assim ter paciência e pesquisar é a melhor pedida. Se não tiver paciência é bom reconsiderar o hobby, pois sempre será preciso um pouco de paciência.

Sobre o vidro, é preciso ver se seu sogro tem experiência em montar aquários, pois sem o devido travamento, um dia sua sala pode ter uma enchente de um vidro mal colado ou trincado...

Outra questão importante, a água destilada que vc tem acesso é destilada com destilador de cobre ? Se sim , pode não ser adequada para uso em aquários marinhos...

Enfim... abra seu sonho de consumo... um casal de palhaços... um tubarão... ou algo assim e daí vc pode ter um melhor direcionamento para seu projeto e conter ele dentro de um orçamento adequado...

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#17 Mensagem por Alessandro Lima »

Muito importante o citado pelo Reinaldo sobretudo no quesito peso, se vc mora em apartamento, só o display vai conter quase 450 litros de agua, digamos que faça um sump de 1,20 x 50 x 40 serão mais uns 240 litros, isso da quase 690 litros de agua o que é muito muito peso, sm falar em equipamentos, vidro etc...

Em caso positivo que vc more em apartamento, o deal é procurar um engenheiro pra que ele possa lhe dizer quanto de peso o local do aquario é capaz de suportar.

Ps.: É um tanto quanto desanimador isso, mas faz parte, quanto mais tempo vc levar no planejamento de todo o sistema menos tempo e dinheiro gastará desfazendo erros no futuro.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

akamine.tiemi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mai 2012, 19:42
Apelido: Tiemi
Data de Nascimento: 26 Mai 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#18 Mensagem por akamine.tiemi »

Olá meninos...!!

Muito obrigada pelas dicas... E eu concordo contigo Maridu! Acho que é para isso que eu estou aqui, tirando essas dúvidas com as pessoas mais experientes.. Pesquisando... Para não enfiar os pés pelas mãos e acabar transformando meu sonho em pesadelo...

Quanto ao vidro e à montagem, vou pesquisar muito antes de montá-lo.. Vou pegar o vidro mais grosso dentro do ideal... e quando for a hora da montagem vou pesquisar bastante... Acho que a cada etapa, vai exigir mais e mais estudos... rs

Então vamos lá... Quarta (amanhã) terei a resposta do engenheiro para o problema apontado.. :D

Existe um "personal aquarista"? Acho que eu amolaria menos vcs... rsrsrs

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#19 Mensagem por Alessandro Lima »

rsrs que nada, vai postando ai que a rapaziada vai ajudando.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Iniciando do 0 - aquário marinho

#20 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Tiemi, sou marceneiro e projetista e tenho amigos que são donos de marcenaria. No momento não exerço a função de marceneiro mas, posso te fazer uma visita para fazer as medições e pedir orçamentos para os meus amigos.
Se tiver interesse me envia uma MP com seu endereço e telefone.
Também estou montando meus primeiros (são 3) aquários.

Aqui no fórum tem um tópico escrito por mim ensinando a calcular a espessura do vidro (viewtopic.php?f=38&t=7283). Se preferir aquários com travas também tenho o método de cálculo é só falar.

Aqui tem um tópico ensinando a colar os vidros (viewtopic.php?f=36&t=12642). Aconselho colocar travas no fundo.

Abraço.
Fernando Garcia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”