🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para novo aqua

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Ajuda para novo aqua

#1 Mensagem por Perfil Excluído »

Hoje tenho um pico reef com 30 litros que mantenho alguns corais (zoanthus, mushs, trumpets, ricordeas, xenia, kenia, leather, etc), uma anemona bbt ana, um blenio macaco e um camarao bailarino.
Estou planejando montar um aquario maior, com 150L aproximadamente. Gostaria da ajuda do pessoal do forum com sugestões de skimmer, circulação, medidas, etc.

Este novo aqua irá acomodar os habitantes atuais e talvez mais alguns peixes e novos corais. Pretendo colocar SPS no futuro.

Já comecei a construir um móvel com 80x45 de base. Planejo encomendar um aqua com 80x45x40 e estou na dúvida se devo optar por sump traseiro (anexo) ou separado. Tenho preferencia por sump traseiro pois quero deixar espaço no móvel para guardar os galões de água, testes, rações, etc. Porém não vejo muitos aquas por ai com esse tipo de montagem. Qual tamanho mínimo que ele deve ter? Uns 15cm?
Com relação ao skimmer, estava pensando num BM NAC3 para este tamanho. Será que é pouco? Quais outras opções com um bom custo x benefício?
Para circulação pretendo comprar 1 ou 2 koralias. Qual modelo seria o ideal, quantas e qual local devo colocar? Sei que a vortech é muito boa mas no momento não tenho condições de comprar uma dessas.
Hoje tenho uma lumínária com 12 leds cree 3w com 6 leds brancos e 6 azuis (comprei 1 kit da rapidled). Quantas mais devo colocar para este novo aqua? Aqueles leds roxos (actinic) são bons também? Qual proporção deles numa luminaria? Devo investir em reatores com dimmer?
Para controlar a temperatura tenho uma caixa de controle que montei com uma coel tlz11, um termostato de 50W e temporariamente um ventilador de mesa. Será que isso é suficiente para manter a temperatura em 26º num aqua maior? Hoje consigo manter 26º com facilidade, dificilmente oscila mais que 0,5º mesmo em dias frios como os que estão fazendo em SP ultimamente.
Substrato pretendo colocar halimeda mesmo que é o que uso hoje.
Alguma sugestão de peixes para colocar neste aqua? Pensei em deixar o blenio e mais 1 casal de palhaços.
Sugestões e criticas são bem-vindas. =)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#2 Mensagem por Elder Luis »

o ideal seria sump inferior, sump traseiro não costuma ser a melhor opção. O móvel de aquário marinho normalmente não costuma caber muita coisa, é mais para esconder a parafernalha do sistema.

Sempre faça o maior sump que seu espaço permitir, assim vc aumenta o volume líquido do sistema e tem espaço para ir colocando apetrechos com o tempo, como reatores, skimmer maior, etc... nunca economize espaço em sump.

P.S: Slayer detona! Imagem Imagem
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#3 Mensagem por Alessandro Lima »

Concordo com Elder, sump atraz só se for o ultimo caso, ele vai te deixar bem limitado em espaço para colocar coisas e nada pior do que querer fazerum upgrade e nao ter espaço fisico pra isso, por tanto reconsidere o ato de colocar o sump embaixo.

Sobre os peixes, eu colocaria 1 casal de palhaços e 1 Hepatus ou 1 YT. (Em caso de não carregar muito de rochas no display)

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#4 Mensagem por Perfil Excluído »

Obrigado Elder e Alessandro.
Certo, caso opte pelo sump inferior. O aquario terá as dimensões 80x40x40 (comp x larg x altura). O sump seria algo em torno de 50x40x40. Quantas divisórias? Alguma sugestão de recalque? Tambem gostaria de sugestões para skimmer, circulação, iluminação.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#5 Mensagem por Alessandro Lima »

Ja fiz sump com varias divisorias e quebra bolhas e no meu aquario atual preferi fazer com 3 1 pro skimmer 1 pra refugio e 1 pro recalque, estou bem satisfeito com ela, nas suas medidas eu faria com 2 divisorias sem refugio, 1 pra skimmer e 1 pra recalque.

Colocaria uma SB 2000 no recalque e na saida 2 tubulações 1 em cada lado do aquario aproveitando um pouco da força da sb para circulação.

Colocaria uma koralia ou uma sunsun 3000 na circulação

Skimmer usaria o laranjinha do basso, vai ficar superdimensionado mas isso é bom e o preço é ótimo.

Iluminação deixo pros colegas, nao me sinto seguro pra falar de iluminação :/
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajuda para novo aqua

#6 Mensagem por Ramon Brescovici »

sump embaixo sem duvida

nessas dimensoes, duas divisórias apenas. eu faria uma de 13cm, e a outra de 30 cm. sendo q o quebra bolhas ocupe 7cm.

eu ia dizer pra nao ir de sb q essa semana vi um preço bom numa bomba http://www.floraefish.com.br/loja/produ ... cts_id=182
mas tá esgotado
kkkk
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#7 Mensagem por Perfil Excluído »

Não tem necessidade de ter circulação dos 2 lados do aquario? Já tenho certeza que vou comprar a koralia porém preciso saber que vazão pegar e se serão 1 ou 2 delas.
Gostaria de fazer um refúgio no sump, será que vai ficar apertado? Caso fique apertado qual tamanho teria q ter o sump?
O tamanho do sump não necessariamente vai ditar o volume de água que o mesmo vai somar ao sistema certo? O sump precisa ficar totalmente cheio para funcionar adequadamente?
No recalque valeria a pena investir uma eheim? Ou uma bomba mais barata da conta tranquilo?
Onde encontro o skimmer do basso para venda? Eu encontrei um NAC3 com bomba atman 1100 por R$350,00, ainda assim valeria a pena pegar o do basso?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajuda para novo aqua

#8 Mensagem por Ramon Brescovici »

qual koralia, tem várias...

vc pode por a bomba de circulação num canto e voltada para o outro canto.

entao no canto onde tá a bomba vai ficar menos circulação (visto que ela vai empurrar pro outro lado)
(ou vc vai perceber onde ficará menos circulação)

entao vc bota o retorno do sump ali (onde tem menos circulação)
vai ter circulação dos dois lados.

eu acho bom circulacao de 15 vezes ou mais a quantidade de litros do aqua.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#9 Mensagem por Perfil Excluído »

Uma koralia 750gph estaria bom então? Ou vai ficar muito forte?
Entendi a ideia do retorno. Seria legal comprar um Y pra dividir melhor?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajuda para novo aqua

#10 Mensagem por Ramon Brescovici »

forte nao fica com certeza. tá bom sim. se vc quiser, só se quiser, no futuro compra outra. por agora fica só com essa.

tem gente q monta o retorno com y e faz ele distribuir nos dois cantos. eu nao faço.

tem uma peça tbm, que gira e distribui por 360º. acho que é uns 40 reais.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#11 Mensagem por Perfil Excluído »

Certo, então a circulação fechou. Agora preciso decidir o restante kkkkk icon_comemorando

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#12 Mensagem por Alessandro Lima »

A peça que gira é o gira gira da hydor testei com a sb 2000 dividida pra 2 saidas e o gira gira ficou bem lento, uso atualmente com uma bomba jato de 2500 e mesmo assim axo lento, diria q é totalmente dispensavel o gira gira.

Skimmer do Basso
http://www.aquaribasso.xpg.com.br/
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#13 Mensagem por Perfil Excluído »

Dei uma olhada no site. O skimmer seria para um aqua bem maior que o que estou montando hoje.
Como o orçamento está meio curto, acho que nao poderei adquirir este skimmer. O Bubble Magus NAC3 seria uma boa escolha? Achei por R$350,00 numa loja novo e com garantia.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#14 Mensagem por Alessandro Lima »

Particularmente não conheço, costumam recomendar um skimmer que o fabricante indique uma litragem 3 vezes maior do que o aquario onde vai ser usado, o que não seria seu caso ja que so de display sao 150 L mais sump vc vai a quase 250 litros o skimmer vai trabalhar bem proximo do recomendado pelo fabricante, mas se trata de um BM e nao me lembro ter visto reclamações sobre o skimmer da bm não trabalhar bem pra litragem recomendada, sendo assim deve dar sim.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#15 Mensagem por Perfil Excluído »

Se tiver que pegar o NAC5 ai sim o skimmer do basso ficaria com preço equivalente. Ruim que praticamente dobrou o preço em relação ao NAC3.

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#16 Mensagem por Perfil Excluído »

Então por enquanto está assim:
Skimmer - BM NAC5 ou Basso
Circulação - Koralia 750
Recalque - RIO ou Eheim ou SB (este aqui ainda estou com muita dúvida)
Iluminação - Leds cree 3w Rapidled (quantos e qual proporção?)
Sump - Separado (qual tamanho das divisórias - se possível com refúgio)
Mais sugestões pessoal?

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#17 Mensagem por Reinaldo Chen »

O design do sump vai depender dos equipamentos que vc vai usar dentro dele. Alguns skimmers tem altura de trabalho alta, outros baixa (precisam ficar fora da água depois de determinada altura). Isso vai determinar o que vc vai explorar de altura de água do sump. A divisão pode permitir um lado mais cheio que outro. O importante é que tenha espaço livre no sump para no caso de queda de energia , para reter a água que vai cair do aquário para o sump sem transbordar. Assim vc encontra design de sump com altura baixa ou alta, de acordo com os equipamentos e necessidade de retenção de água.
Um mínimo de 2 divisórias é interessante para que o retorno não capte bolhas da queda de água do aquário por exemplo.

A intensidade de LED depende do que vc quer criar e acredito que vc deve aumentar pelo menos de acordo com a proporção do aumento de área do novo aquário usando como referencia a proporção do seu nano.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#18 Mensagem por Elder Luis »

Luciano Fukunaga escreveu:Então por enquanto está assim:
Skimmer - BM NAC5 ou Basso
Circulação - Koralia 750
Recalque - RIO ou Eheim ou SB (este aqui ainda estou com muita dúvida)
Iluminação - Leds cree 3w Rapidled (quantos e qual proporção?)
Sump - Separado (qual tamanho das divisórias - se possível com refúgio)
Mais sugestões pessoal?


Skimmer não tem nem o que pensar: NAC5 na cabeça....

antes de fazer as divisórias do sump, vc vai ter que decidir qual skimmer e recalque usar para ter ideia de medida, faça com 3 divisões que já está bom...
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajuda para novo aqua

#19 Mensagem por Ramon Brescovici »

nao esqueça da reposição de agua doce de qualidade em conta da evaporação da agua do aqua.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Perfil Excluído
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda para novo aqua

#20 Mensagem por Perfil Excluído »

Elder, o NAC3 ficaria subdimensionado no meu aqua ou será que daria conta?

Ramon, vou colocar uma caixa de reposição sim, uns 15~20 litros será que esstá bom?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”