Classificação: Coral classificado como SPS (Small Polyped Stony), possui estrutura calcárea rígida, com tecido recobrindo o esqueleto e pequenos pólipos.
Características: A colonia crescem formando discos planos, em forma de folhas, quando encontram obstáculos ao seu desenvolvimento, se elevam e iniciam a formação de uma nova lâmina.
Cores: Encontrada geralmente com cores que partem do bege, até o verde passando pelo marrom e rosa, possui como característica as bordas com cores destacadas e geralmente, mais clara que o corpo da colonia, em tons de rosa ao roxo.
Habitat: Comumente encontrada em topos recifais.
Em Aquários: Geralmente confundida e até comercializada como Montipora capricornis, possui a melhor taxa de crescimento entre os SPS e por formar estruturas planas elevadas, geralmente prejudica corais que estejam em altura menor. Apesar de ser pouco exigente quanto a iluminação, e pode ficar em alturas diversas (desde o substrato até os topos) desenvolvem cores mais destacadas quando recebe maior iluminação.
Propagação: Por ter crescimento rápido, pode ser quebrado para gerar através de fragmentos, novas colonias, fácil cicatrização e recuperação.
