🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Baianus com Ictio

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Baianus com Ictio

#1 Mensagem por FernandoSPzn »

Comprei na sexta-feira um Baianus, uma passiflora, um gramma e uma estrela vermelha. Depois de aclimata-los, percebi que o Baianus estava com umas bolinhas nas nadadeiras.
Ontém (sábado) tinha nas escamas tbm, fiz quele procedimento de dar banho de água doce, deixei por 30 segundo, ele parecia que ia morrer, voltei ele para o aqua, ele ficou sem cor (branco) e deitado ofegante.
Hoje, quando acordei, ele estava nadando bem, mas com mais ictio ainda, e pra piorar, o gramma tbm está :cry: , ele estava nadando bem, se alimentou bem, e fui trampar, quando cheguei agora a noite em casa, ele está infestado de Ictio e se esfregando nas rochas. Dei mais comida pra ele, comeu normalmente.
Os ocelaris, filhotes, que estão formando casal, estão bem.


O que eu faço? Por favor me ajudem, não quero perder meus peixes :cry: .
Os parâmetros estão ok, a temperatura está entre 25,6°C - 26,2°C, pois tem uma frente fria aqui em São Paulo, antes da chegada dela estava mantendo entre 27,5°C - 28°C.
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Baianus com Ictio

#2 Mensagem por Renato Vidal »

O melhor é reforçar a alimentação, use Garlic ou mesmo, pegue uns dois dentes de alhos, esprema-os até conseguir que soltem um suco, deixe a ração embebida nesse suco e ofereça aos animais.

Altere o tipo de alimentação e ofereça com intervalos menores (porém com menor quantidade também rsss).

Aumente a circulação do reef, isso faz com que os peixes renovem o muco protetor e colabora com o fortalecimento dos peixes.



Com a mudança de ambientes e a adaptação ao seu reef, é normal que alguns animais apresentem o ictio.



Boa sorte e nos mantenha informados.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Baianus com Ictio

#3 Mensagem por Nilo Otaviano »

Fernando, nunca dê banhos de agua doce nos peixes, nunca mesmo, isso queima as branquias deles e stressa, piorando o ictio, não mude temperatura nem densidade, apenas alimente com tipos variados de comida, sempre embebida em garlic (extrato de alho), dê varias vezes ao dia.

Apenas se ele parar de comer você deve trata-lo em um aquario quarentena com remedio a base de cobre, mas isso é muito stressante pro peixe então evite.

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Baianus com Ictio

#4 Mensagem por Flávio Wyinz »

Fernando
Eu tenho um Baianus a mais de 2 anos em meu aquário. Notei que é um dos mais sensíveis.
No início ele também apresentava ictio mesmo quando os outros peixes estavam bem. Começei a adicionar o alho junto com a alimentação e nunca mais tive problema.
Costumo moer 2 dentes de alho e misturar com a ração 1 vez por semana.
Depois que começei a fazer isto não tive mais problemas com ictio.
Caso eles não comam o alho, compre uma porção de artêmia e coloque o alho na artêmia, assim elas comem e transferem as propriedades anti-inflamatórias aos peixes.
Espero ter ajudado.
Um Grande Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: Baianus com Ictio

#5 Mensagem por FernandoSPzn »

Ontém a temperatura do aqua estava em 25.9°C, subi para 27.6°C essa noite. Hoje acordei e o danado do íctio do baianus sumiu!!!! o gramma não vi se melhorou tbm, pois ele está escondido bem escondido no meio das rochas, sou novato no marinho, quando eu tinha aqua doce, o ictio era diferente do que estava nesse peixe, será que é ictio mesmo?

Foto tirada ontém a noite:

Imagem

Imagem

Abçs.
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 328
Registrado em: 26 Jun 2009, 01:47
Apelido: Jorge
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Baianus com Ictio

#6 Mensagem por Jorge Hecherat »

o judiação olha a cara ele rss que bom q ele melhorou!!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Baianus com Ictio

#7 Mensagem por Matias Gomes »

Nossa, dificilmente vc vai conseguir salvar esses peixes.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Baianus com Ictio

#8 Mensagem por Matheus Mendes »

Fernando, toma cuidado com o ictio, se as manchas sumiram vc deve retirar eles do aquario e tratar pois o ictio tem fases e simplesmente pode ser que ele não esteja visivel agora, mas logo irá voltar as bolotas brancas. Agora é a hora certa de tratar o peixe !!!!


Abraços !

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Baianus com Ictio

#9 Mensagem por alex braga »

Fernando com certeza ele nao se curou, e entre 7 ou 60 dias vai aparecer de novo e pior, tem um post do matias com uma materia sobre ictio marinho, pelo o que li lá o ideal é deixar os peixem em um aqua coma densidade em 1009 por uns 45 dias, todos os peixes, nao deixe nenhum dentro do aqua principal pq se nao o ciclo de vida do ictio continua e quando vc voltar os peixes eles se contaminarao novamente
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: Baianus com Ictio

#10 Mensagem por FernandoSPzn »

vlw denovo
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: Baianus com Ictio

#11 Mensagem por FernandoSPzn »

Ainda estou tratando os peixes, alimentando muuuuito, tem dia que eu encontro o baianus todo prateado (com aspecto de peixe morto), quando eu coloco comida no áqua, ele já fica todo animado denovo. estou dando tbm artêmias "devoradoras de alho", os palhaços apareceram com pontinhos brancos depois de alguns dias, estou adicionando melafix diariamente: 13ml em 100 litros, mas o ciclo do íctio não para, já voltaram os pontinhos brancos no baianus e no gramma, vou tirar minha anêmona passiflora do aqua amanhã, e aí vou poder mexer nas rochas pra retirar os peixes, ela continua fixa no mesmo lugar do dia em que coloquei, com a temperatura entre 27,5 e 28 estou com medo de encontrar sopa de anêmona no aqua.
Bom... pesquisei alguns artigos e na maioria diz que a melhor opção é o aquário hospital para adição de medicamentos e redução da densidade.
Tenho um aquario antigo de 12 litros, um aquecedor que não sei se está funcionando e uma Better mini 160 lt/h. Pesquisei sobre a montagem de um aquário hospital, mas não encontrei nada.
Alguém pode me ajudar?
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Baianus com Ictio

#12 Mensagem por Matheus Mendes »

Fernando, por experiencia propria o aqua hospital não serve muito, todos os peixes que eu tinha estavam bem, só com alguns pontinhos. Preparei o hospital, coloquei os peixes, no dia seguinte pioraram e morreram !!!
Evite o stress, sifone o fundo do aqua regularmente pra tirar os esporos do ictio e seja oque deus quiser !!!

Abraços !!!

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: Baianus com Ictio

#13 Mensagem por FernandoSPzn »

Ontém a noite encontrei o Baianus e o Gramma agonizando :oops: , o Baianus estava tão fraco que estava sendo levado pela correnteza e foi parar direto na boca da anêmona, foi devorado. Hoje o Gramma não apareceu, continuo alimentando bem os dois ocelaris, mas já estou esperando o pior, tentei de tudo: Subi a temperatura, artemia e ração com alho e adição de Melafix no aqua. Infelizmente o íctio venceu :cry:
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Baianus com Ictio

#14 Mensagem por Matheus Mendes »

Negocio complicado viu, é um saco tratar ictio, se fosso como agua doce ainda dava pra perder tudo, mas marinho não..... é tudo muito caro !

Avatar do usuário
Jesse Barcelos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 176
Registrado em: 29 Jun 2009, 22:45
Apelido: barcelo
Localização: Franca

Re: Baianus com Ictio

#15 Mensagem por Jesse Barcelos »

tenho um bainos faz quase um ano faz uns 4 meses que ele e o grama está com ictio só que eles se alimentam normal , percebo que ele melhora quando vou raspar as algas do aquario , eu vou raspando e ele vai comendo tudo , a barriga dele parece que vai estourar, estou quase desistindo de peixes

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: Baianus com Ictio

#16 Mensagem por FernandoSPzn »

Infelizmente os 2 ocelaris morreram hoje :oops: , os corais e invertebrados estão muito bem. Quanto tempo espero para introduzir peixes novamente?
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Baianus com Ictio

#17 Mensagem por Matheus Mendes »

Espera um mês que já tá bom. Ictio é f... mesmo

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: Baianus com Ictio

#18 Mensagem por FernandoSPzn »

Conversando com o Jorge_Gaby pelo msn, pelas fotos, ele sugeriu que poderia ser oodinium. Dando uma pesquisada, acho que ele está certo, pq o íctio não mataria tão rápido assim os peixes, mataria? eles estavam comendo super bem e os palhaços que já estavam no áqua, estavam super saudáveis...

Isso mudaria o tempo de espera para poder introdução de novos peixes?
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Baianus com Ictio

#19 Mensagem por Robson Sandrini »

Olá Fernando,

FernandoSPzn escreveu:Isso mudaria o tempo de espera para poder introdução de novos peixes?

Supondo-se que a infestação tenha sido causada por Amyloodinium, os parasitas podem ficar no seu substrato na forma de cistos, dormentes, por até 6 semanas. Se após a eclosão dos cistos eles não encontrarem um hospedeiro, em 48 horas terão o mesmo destino que deram aos seus peixes. Agora é fazer contagem regressiva e pelo amor de Nossa Senhora dos Peixes Parasitados, pense num aqua quarentena. Poupa peixe, dinheiro, tempo e dores de cabeça (ou o sistema inteiro, por vezes).

Abraços,

R.

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Baianus com Ictio

#20 Mensagem por Matheus Mendes »

Fernando meus peixes morreram em duas semanas por causa do ictio

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”