Olá... ainda com muitas duvidas no projeto do reef... "novatos".... rsrsrs...
E como ainda a grana não ajuda, vou me informando, estudando e pesquisando.
Para um aqua de 65 de comprimento, 35 largura e 50 de altura ( + - 113 litros ) um sump de 45 de comprimento, 35 de largura e 40 de altura é o suficiente ?
Pretendo fazer o refugio dentro do sump, fazendo a agua do aqua descer por gravidade até o sump, chegando direto no refugio, logo o skimmer, depois midias e retorno por uma bomba...
Outra duvida, tenho uma Boyu PS3000III de 1100 l/h posso usa-la como bomba de retorno sump/aquario ?
Não vou fazer um reef lotado, e sim, só alguns corais, esponjas e anemonas, uma meia duzia... e dois ou tres peixinhos, e vou me basear na TPA como boa forma de manutenção, pois tenho experiencia com ciclideos africanos, e sei que alcalinidade x "sujeira" não da boa coisa...hehe... e como nas minhas pesquisas vi que o sal é o mais barato...
( Falando em sal... tenho ascesso a preços de distribuidoras aqui em Poa/RS posso comprar direto deles... vi um balde de Sal de 25 kilogramas por 250 contos, da Tropical Marine, sendo 1 kilograma faz 30 litros - Ta bom o preço ? é bom esse sal ? )
E a maresia hem ???? Vou monta-lo no meu quarto... como fica essa questão ?
Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Ajuda - Tamanho do Sump e maresia - Sal -
- Marcelo Silveira
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Maskara
- Recebeu Curtir: 2 vezes
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Ajuda - Tamanho do Sump e maresia - Sal -
o skimmer nunca pode ficar depois do refugio, a água do reef deve descer no compartimento do skimmer para ser limpa depois ela passa pelo perlon e carvão se quiser, ai passa no refugio e depois para o compartimento de retorno, o Skimmer mataria toda a micro vida que passasse por ele.
se torna um problema se vc colocar alguma ventoinha tirando ar do sump e jogando para o quarto, mas se deixar o quarto bem arejado durante o dia não deve dar problemas.
Marcelo Silveira escreveu:E a maresia hem ???? Vou monta-lo no meu quarto... como fica essa questão ?
se torna um problema se vc colocar alguma ventoinha tirando ar do sump e jogando para o quarto, mas se deixar o quarto bem arejado durante o dia não deve dar problemas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Renato Vidal
- Moderador Global
- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
o tamanho do sump, quem vai determinar, é o seu skimmer, principalmente.
Pois, se for interno, tem que ter espaço para ele.
O que pode fazer para que a água desça para o refúgio, é fazer como foi feito aqui em casa, nós dividimos a descida em dois tubos (com válvulas) assim, parte (80%) desce para o espaço que fica o skimmer, e o restante, desce direto no refúgio, dali, direto para o espaço que fica a bomba de recalque.
Quanto a bomba que citou, serve sim, não concordo que o retorno tenha que ser imenso, já vi reefs de 300 litros com retorno de SB2000, e era muito bem equilibrado, agora tem um detalhe, essa bomba esquenta a água pra chuchu, vai lhe dar trabalho para manter a temperatura baixa.
Abraços
Pois, se for interno, tem que ter espaço para ele.
O que pode fazer para que a água desça para o refúgio, é fazer como foi feito aqui em casa, nós dividimos a descida em dois tubos (com válvulas) assim, parte (80%) desce para o espaço que fica o skimmer, e o restante, desce direto no refúgio, dali, direto para o espaço que fica a bomba de recalque.
Quanto a bomba que citou, serve sim, não concordo que o retorno tenha que ser imenso, já vi reefs de 300 litros com retorno de SB2000, e era muito bem equilibrado, agora tem um detalhe, essa bomba esquenta a água pra chuchu, vai lhe dar trabalho para manter a temperatura baixa.
Abraços
- Moderador
- Apelido: Belezoni
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 71 vezes
Marcelo,
Até hoje tive aquarios na sala, no quarto e na sala novamente e por enquanto nunca tive problemas com maresia!
Lógico, tem o ponto que o Matias falou, o local tem que ser arejado.
[]´s e boa sorte
Até hoje tive aquarios na sala, no quarto e na sala novamente e por enquanto nunca tive problemas com maresia!
Lógico, tem o ponto que o Matias falou, o local tem que ser arejado.
[]´s e boa sorte
Belezoni
Ele chegou!!
Ele chegou!!