Por de trás do belo aquário, encontramos um aquarista muito dedicado de pensamentos claros e de respeito aos seres vivos.
Nossos parabéns

Este aquário está incluido na Galeria dos Campeões
BR pergunta: Nome do aquarista e de seu aquário/ quanto tempo de aquarismo?
R:Léo de Carvalho, Sierra Reef. Iniciei no aquarismo marinho em 1995

BR pergunta: Quanto tempo deste aquário/ como foi seu primeiro contato com o hobby ou o que te levou rumo a esta atividade?
R:Esse aquário é extremamente recente, foi montado 05/02/2013, rumo ao sexto mês :). Desde que tenho minhas primeiras memórias meus pais sempre tiveram aquários, e assim que me dei por gente montei o meu. O aquário marinho veio mais tarde, quando visitei uma loja na capital e vi um grama loreto. Foi amor a primeira vista.

BR: Faça uma descrição de seu sistema:
R:Esse sistema busquei fazer o mais simples que consegui, visando mais o paisagismo e estética.

(fishroon)
Display: 130x50x60
Iluminação : 8t5 54w + 14 leds cree RB 3w( 6t5 narva blue2 1t5 ATi pro color 1t5 giesemann aquapink
Skimmer: Bubble king 160
Circulação: 2 tunze 6095 eletrônica com controlador e bateria de backup
Aquecimento: 2 Eheim jager 250w
Refrigeração: a cidade conta com um ar condicionado natural :)
Rochas: Sintéticas 2 apenas da Aquaknow
Midias: 32L siporax e carvão ativado que troco mensalmente
Recalk: tunze silence eletronica 3000l/h
Shark bag + perlon que troco e lavo semanalmente
Substrato: caribsea Aragalive oolite 32kg
Suplementos e reposição: somente balling e trocas parciais

BR: Qual foi o primeiro habitante de seu aquário?
R:Foi um paguro ( sem nome) que ganhei de uma amiga, tenho uma boa macro dele que fiz durante os primeiros meses, quando não há nada melhor a fazer em um reef do que olhar os paguros. Na minha opinião, esses primeiros seres que entram em nossos reefs são talvez os mais importante, paguros, nishi, ástreas, turbos, por um tempo pensei que fossem desnecessários, mas aprendi na prática a suma importância de todos esses seres.

Hoje em dia o aquário tem 3 yellow tang e 2 perculas platinum e 2 neon goby
Corais Lps em sua maioria, com alguns sps, softs e anêmonas.

BR: Qual foi o maior xodó?
R:O maior xodó foi um palhaço que ganhei de um amigo a muitos anos, chamado de feioso( 6 anos) que infelizmente morreu após a introdução de um black ocellaris que trouxe brooklynella para o aquário e a anêmona redfire que ganhei de presente de um grande amigo. Com isso gostaria de chamar a atenção dos colegas para a importância de uma quarentena bem montada. Hoje em dia todos os peixes e corais só entram no aquário após uma QT e os corais uma profilaxia medicamentosa também.

BR: Qual a melhor experiência ou lembrança que você tem ou teve com o aquarismo?
R:Acho que o primeiro aquário marinho é uma experiência indescritível, tudo é novo e lindo.

BR: Qual a pior?
R:A pior foi chegar em casa e ver um aquário de 1000L que vasou em um final de semana que eu não estava em casa, era um Fish Only e foi extremamente triste ver todos aqueles peixes mortos, me fez sair do hobby por algum tempo.

BR: Como você percebe o aquarismo no Brasil?
R:Acho que o aquarismo se encontra tão globalizado que é difícil separar, infelizmente o problema no Brasil são os alto custos, mas que é comum em todas as áreas.

BR: O que você nunca mais faria?
R:Comprar um peixe ou coral que nunca vi antes e que não conheço, isso é algo que já fiz no início, mas sempre tem um final trágico. Antes de comprar qualquer animal temos o dever de estudar muito antes.

BR: O q você recomendaria a quem inicia no hobby?
R:Alem de estudar muito é ser criterioso e não atirar para todos os lados, procure uma pessoa de confiança que possa te ajudar e que não tenha interesse comercial algum.

Só na actinea
BR: A seu ver, qual seria a sequência ideal de uma montagem?
R: Não há formulas para isso, cada aquário que monto faço de uma maneira diferente, o principal é ter bom senso, paciência e consciência do que está fazendo.

BR: Sua Mensagem final
R:Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nesses anos todos de aquarismo, aos meus amigos que colaboraram diretamente na montagem do atual reef e ao BrasilReef por estar me dando esse reconhecimento em um momento que eu realmente não esperava, um aquário muito novo diante de aquários maravilhosos que temos aqui no fórum.

Aqui um vídeo com qualidade baixa e um pouco mais antigo do que a data dessa publicação
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=adEvHeSKs2A[/youtube]