🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Colagem de vidros

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 14 Mar 1969
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Colagem de vidros

#1 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Estou montando um SUMP e estou colando os vidros eu mesmo. Aqui onde moro nenhuma vidraçaria quis fazer a colagem pra mim.
Fiz como teste uma caixa de reposição. Deixei secar por 48h e enchi de água: começou a vazar... Minha colagem não foi das melhores.... :oops:

Eu nunca tinha feito algo assim antes. Qual seria o procedimento correto agora? Retirar a placa que tem o vazamento, limpar e colar novamente ou só colocar silicone no local onde está vazando?

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Colagem de vidros

#2 Mensagem por Marco Augusto »

Edson,
o mais correto seria tirar toda a cola onde vazou e re-colar, ate da pra fazer remendo mas o silicone nao aceita muito bem remendos
o correto mesmo é separar as duas partes do vidro tirar todo o silicone seco e colar novamente, nao use nenhum produto quimico no vidro
tira a cola com Gilette ou uma lamina de estilete

Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#3 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Ok Marco.

Vou fazer isso. Não vou arriscar. Vou descolar e colar novamente.

Obrigado!

Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

#4 Mensagem por Alex Zabalia »

se tiver como dar uma lixada na area a ser colada, aumenta a aderencia, passe uma fita crepe nas bordas, assim nao tem perigo de riscar o vidro, e apos a colagem retire a fita, desta forma nao havera borrões de silicone, e dará um acabamento de primeira

Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#5 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Tirei a placa. Saldo de seis pequenos cortes nos dedos.... icon_bag

Agora uma dúvida. O vazamento estava acontecendo num único ponto de uma das faces. Optei por descolar a placa inteira para uma colagem melhor. Mas as outras três faces continuam coladas. Agora quando eu for colar essa placa novamente vai ter dois pontos (nos cantos) em que haverá o encontro do silicone "velho" (quatro dias) com o "novo". Não há perigo desses pontos serem locais de possíveis vazamento também?

Ivan Rose
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Ivan
Curtiu: 111 vezes
Recebeu Curtir: 44 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Ivan Rose »

Edson,
Você deve colar vidro com vidro, e não o vidro na cola de silicone... por esse motivo é que nossos colegas disseram para retirar bem a colagem anterior, raspar bem o local para limpar todo resíduo de silicone antigo.
O acabamento interno de cola em "meia-cana", serve apenas para garantir que falhas na colagem dos vidros não proporcionem vazamentos.

Abraço e boa sorte.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#7 Mensagem por tedescowill »

Edson Ferreira Martins escreveu:Tirei a placa. Saldo de seis pequenos cortes nos dedos.... icon_bag

Agora uma dúvida. O vazamento estava acontecendo num único ponto de uma das faces. Optei por descolar a placa inteira para uma colagem melhor. Mas as outras três faces continuam coladas. Agora quando eu for colar essa placa novamente vai ter dois pontos (nos cantos) em que haverá o encontro do silicone "velho" (quatro dias) com o "novo". Não há perigo desses pontos serem locais de possíveis vazamento também?

só 6 cortes ,a primeira vaez que fui montar um aqua eu ate construi o tal do cavalete,mas descobri que os vidros gostam de samba icon_rotfl2 ,dai eu tive que tirar os 2 vidros laterais e limpar o silicone(dai o silicone do vidro que ficou colado ficou vermelho)
esses 2 pontos que voce fala nao devem apresentar vazamento nao(a nao se que fosse nestes pontos que estivese vasando)
falo porque ja consertei aquarios com o vidros trincados ,em que tive que troca-los dai se esse negocio de silicone novo nao grudar direito no antigo quando fiz isso teria dado vazamento,um dos vidro que troquei foi de 100 x 50 6mm de um aqua de 200 litros,entao so garanta ter certesa que os vidros a serem colados estejam bem limpos ,que dara serto
uma coisa antes de voce fazer isso se ainda nao o fez verifique se a colagem dos demais vidros estao satisfatorias ,por que se colar e tiver que refazer o serviso
o silicone que esta usando é proprio par aquario?(tem gente que nao liga ,ate aqui na minha cidade tinha uma vidracaria que montava aquas com um que nao era proprio,vai ver é por isso que nao fazem mais icon_assobiando )
meu exemplo ,eu me recuso a montar aquarios com silicones em que a embalagem/rotulos,datasheet ,fabricantes nao especifique que serve para aquario!
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#8 Mensagem por Marco Augusto »

So pra corrigir o Alex Zabalia, mau Alex, rs
mas não precisa lixar, alias lixar não vai mudar em nada a aderência da silicone, segundo dizem os entendidos em vedação etc e tal
a silicone fixa melhor em superfície lisa, o que realmente precisa e tirar mesmo o resíduo da antiga pra colocar a nova
nao tem segredo

Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#9 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Fiz a colagem ontem à noite!
Consegui (não sozinho: tive a ajuda de minha esposa) limpar bem, tanto a placa que ia ser colada novamente como as extremidades que iam receber a placa.
Usei fita crepe para delimitar melhor a área do silicone (o acabamento fica infinitamente melhor!). Apliquei silicone tanto nas bordas da placa a ser inserida como nas faces que a receberiam. Acabamento com o dedo, tanto por dentro como por fora. Retirei a fita crepe. Ficou muito legal. Muito melhor do que antes.
Me empolguei e colei agora os vidros da caixa principal do SUMP. Agora dois dias esperando secar pra testar os vazamentos, mas não creio que vá ter mais.

Assim que eu estiver com o SUMP montado eu posto uma foto aqui.

Obrigado pelas sugestões e ajudas!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#10 Mensagem por Marco Augusto »

Ai sim Edson...
coloca as fotos pra gente olhar

abraço

Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#11 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

will tedesco escreveu: o silicone que esta usando é proprio par aquario?(tem gente que nao liga ,ate aqui na minha cidade tinha uma vidracaria que montava aquas com um que nao era proprio,vai ver é por isso que nao fazem mais icon_assobiando )
meu exemplo ,eu me recuso a montar aquarios com silicones em que a embalagem/rotulos,datasheet ,fabricantes nao especifique que serve para aquario!

Will, desculpe. Quando eu li o seu post eu fiquei na dúvida. Eu tinha pedido para o rapaz um que fosse próprio para aquários. E confiei nele. Hoje fui verificar. Estou usando o silicone Unifix Aquário. icon_joia

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#12 Mensagem por Marco Augusto »

E como ficou a colagem? não vazou mais?

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Recebeu Curtir: 165 vezes

#13 Mensagem por Vinicius F. Reis »

fotos? slr

Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#14 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Marco e Vinicius

Só justificando.... hehehe

Eu tinha deixado pra testar ontem, quando completavam as 48h da colagem (20h00). Mas eu tive que sair e voltei muito tarde, aí não tive ânimo de testar (ou confiança demais de que agora não vai ter mais vazamentos...) :oops:
Mas depois que eu chegar em casa eu testo. Inclusive a caixa principal. icon_yes
Falta ainda colar uma divisória no sump, mas essa só depois de eu ter certeza que a caixa não está vazando.
Aí eu posto as fotos. Pode deixar.

Um grande abraço!

Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#15 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Olá a todos!

Fiz os testes. Enchi tanto a caixa de reposição como o sump e não houve qualquer vazamento! icon_clap icon_clap
O meu MUITO OBRIGADO a todos os conselhos que foram dados! icon_iCo01 icon_iCo01
Agora conforme eu tinha prometido, algumas fotos:

Um exemplo da vedação com acabamento SEM o uso de fita crepe:
Imagem

Agora o detalhe do acabamento COM o uso de fita crepe (falta uma limpezazinha... :oops: )
Imagem

Uma imagem da caixa de reposição de água DI.
Suas dimensões sâo 17,0 x 12,5 x 38,0 cm, perfazendo 8,0L consumo aproximado de 1 semana para o meu aquário:
Imagem

Finalmente uma imagem do SUMP, com a caixa de reposição posicionada.
O sistema de overflow, tubulações e imagem do SUMP funcionando vou colocar depois no tópico do meu aquário, que está em minha assinatura.
Imagem

Mais uma vez agradeço a todos que me ajudaram. Espero poder retribuir em algum momento.

Um grande abraço!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#16 Mensagem por Marco Augusto »

Edson ,
aparentemente ficou muito bom...
parabéns e boa sorte