eae galera blz?
tenho andado meio distante do forum mas não do hobby, todo dia acordo olhando meu aquario e me sinto mais feliz por isso...felizmente meu aquario entrou em um ponto de equilibrio interessante e com esses meses de experiencia e observação posso dar alguns conselhos para quem vai ingressar agora e que possa precisar de algumas orientações. Deixo claro que moro em São Paulo capital e que meus desafios são para quem mora aqui ou tem clima parecido...não consigo dizer se o metodo que usei funciona para quem vive em temperaturas extremas.
- não tenha pressa em colocar vida em seu aquario, pois, se tiver paciência e perseverança será recompensado eu te garanto!!!!
- não superpovoe seu aquario, pois se vc encher ele de uma vez não vai ter margem para que ele msm possa crescer.
- superdimencione o sistema de filtragem com midias de colonização bacteriana, carvão ativado, midia removedora de fosfato, e perlom (lã acrilica).....
- A agua que vc põe no seu aquario é responsavel por 70% da qualidade do seu aquario...depois que comprei um filtro RO não faço praticamente mais nada no aquario a não ser repor agua e alimentar os peixes.
- superdimensione a equipe de limpeza, eu tenho uns 50paguros (eles se reproduziram no aquario!!), 10 snail (da pra por mais), 2 blisterwarm (veio nos corais!!!), 1 camarão bailarino (eram 4 mas morreram) eles limpam o seu aquario retirando os restos de comida dos peixes e tb comem os proprios animais que morrem no aquario...
- iniciantes não devem ter corais duros, pois necessitam de alimento especifico, fluxo de agua especifico, iluminação especifica e cuidados intensivos...que nós iniciantes dificilmente conseguimos dar. Meus dois corais duros morreram (quando comprei o aquario ja veio com eles).
- não comprem corais moles muito sensiveis no começo, pois eles podem morrer....comprem só corais resistentes (meus corais estão descritos acima e durante esses meses não comprei mais nada)....
- não comprem peixes sensiveis, pois como vc não sabe muito bem o que esta fazendo eles podem morrer (meus peixes estão descritos acima e durante esses meses não comprei mais nada).....
- não coloquem comida em excesso no aquario para os peixes...eu coloco um bem pouco logo que acordo...vou tomar um banho...quando saiu coloco mais um pouquinho ...vou tomar cafe e antes de sair as vezes coloco mais bem pouquinho....se os peixes não comem o que cai no fundo do aquario não adiantar encher o aquario de comida de 1 vez!!!!
o resultado de tudo isso é que todos os meus corais cresceram sendo que meus mush que eram 3 viraram 7...e minha ricordia que era 1 se dividiu em 5....todos meu corais cresceram e meus peixes triplicaram de tamanho....minha anemona actinia não incomoda ninguem ela vive fechada...
os pontos cruciais da montagem que julgo que fizeram meu aquario ficar como esta:
-> cascalho alto (local de colonização de bacterias desnitrificantes)
-> muita rocha viva...meu aquario tem uns 30% de rocha viva que servem de colonização de bacterias desnitrificantes
-> 2compartimentos do meu sump traseiro são de midias filtrantes de fixação de bacterias
-> uso muito perlon no primeiro compartimento do meu sump (por cima da midia filtrante)
-> uso carvão ativado em tempo integrau no meu aquario
-> uso phosguard em tempo integrau no meu aquario
-> equipe de limpeza superdimensionada...eles que removem os restos de alimentos e animais que morrem no aquario.
-> quase não coloco a mão dentro do aquario
-> eu só reponho a agua RO 1 vez por dia no meu aquario manualmente (não tenho repositor automatico)
-> não coloco excesso de alimento dentro do aquario.
-> faço TPA a cada 15 dias ou as vezes a cada 30 dias.
-> minha iluminação liga as 5horas e apaga as 16horas todos os dias (liga na hora que eu acordo para trabalhar e desliga depois de 12horas de iluminação).
-> não coloquei um monte de corais e nem um monte de peixes só tenho os que coloquei quando montei o aquario e estão todos lá ate hoje...do no final do ano penso em colocar mais corais no meu aquario e peixe não pretendo colocar mais nenhum...provavelmente coloque uma anemona BBT para o meu clarki...
minhas conclusões sobre alguns item que sempre deixam duvidas para quem começa(não estou dizendo que sou o dono da razão ou que não existe uma forma mais exata e correta de fazer)
=> minha iluminação é de 44w/80L = corais crescem lentamente mais crescem
=> eu não meço mais os parametros do meu aquario (só acompanho a salinidade e a temperatura)...se isso esta certo ou não só o tempo dira....
=> aqui em Sampa não tem variações bruscas de temperatura e nem temperaturas extremas...e nem uso controlador de temperatura com isso a temperatura varia de 22ºC a 28ºC...
=> minha salinidade tem variações de 1023 a 1026...só tomo cuidado na hora da TPA em fazer a agua nova com a mesma salinidade da do aquario....
=> meu skymmer boyo é muito ruim então praticamente só uso ele para oxigenar a agua e tirar muito mas muito pouco msm de materia organica.
=> meu aquario eu vejo se esta bem pela cor da agua e pela proliferação de algas...agua amarelada = fosfato, ciano = muita comida para os peixes (ou a agua de reposição não esta boa), alga verde = muita luz, particulas na agua= baixa circulação para o sump....
=> claro que observo a movimentação dos seres vivos, vejo se os peixes se alimentam, se os paguros se alimentam, se o camarão se alimenta, se os snails andam pelo vidro, se todos os meus corais se abrem, se os corais tem cores vibrantes e fortes
=> eu observo se os corais se mexem com as correntes de agua, se a rocha viva esta cheia de algas e marrom de colonização bacteriana e se o cascalho esta marrom de colonização bacteriana.
galera repito que não sou expert no assunto..não sou dono da verdade e não posso afirmar se do jeito que faço é bom pra um ou para outra pessoa...quando comecei li tudo que tinha nesse e outros 10 fóruns de aquarismo marinho tirei minhas próprias conclusões...e assumi os riscos de fazer certas coisas que outros colega aquaristas não recomendam...mas digo que as vezes existem outras maneiras certas de fazer a msm coisa...a montagem e manutenção de um aquário é algo multi-fatorial não há como analisar todos os parâmetros não há como prever tudo o que vai acontecer daqui 10anos de evolução do seu aquario...
até agora eu devo ter gastado uns 2mil reais na montagem e manutenção do meu aquario não é muito nem pouco...depois que esta montado a manutenção dele não gasto mais de 100reais por mes contando conta de energia + perlom + carvão ativado + comida...só.
galera agradeço a todos que escrevem nesse forum e que me ajudaram a chegar onde cheguei...eu to muito feliz com o resultado
meus muito obrigado a todos
sucesso ai com os reefs...espero ter ajudado em algo
vou postar algumas fotos durante estes dias...
flw