Acho que aqui talvez seja o lugar mais adequado pro post, porque podem vir soluções caseiras pro problema.
Meu aquário é um RSM250, e as lâmpadas dele vivem apresentando mau contato (já troquei as originais, uso Giesemann agora). Creio que o problema é no conector, embora ache que possa ser até mesmo um problema no reator pois se consigo acertar as lâmpadas pra que todas voltem a acender, quando elas desligam, ao ligar novamente sempre não voltam todas, mas elas também desligam com qualquer movimento mais brusco ao fechar a tampa por exemplo. É um verdadeiro pé naquele lugar ter de abrir tudo, arrumar, fechar com extremo cuidado pra não balançar e dar novo mau contato, etc. etc... existiria alguma solução pra manter as lâmpadas mais firmes no lugar e evitar esse mau contato?
Quando as luzes ligam, às vezes até 3 das lâmpadas não acendem, isso é que é estranho, pois teoricamente não houve nada de diferente a não ser um resfriamento dos conectores ou algo assim, mas não creio que essa contração deles ao esfriar seja tanta que cause o mau contato. Não sei como é a ligação das lâmpadas nos reatores, nem quantas lâmpadas são ligadas em cada reator (são 2? 3?). Normalmente as lâmpadas que não acendem são sempre as mesmas, considerando elas como uma numeração de frente pra trás da tampa como 1,2,3 etc., são as lâmpadas 1, 3 e 6 que não acendem, portanto não creio que seja o caso por exemplo de um reator específico com problema. Normalmente é sempre uma lâmpada que não acende, ou 3. (a 1 ou a 1, 3 e 6)
Não consigo por exemplo "apertar" os conectores (aproximando eles mais do centro) pra que segurem as lâmpadas no lugar, eles praticamente não se movem. O pino da lâmpada parece de tamanho adequado (embora não fique 100% justo), e não está oxidado, e as lâmpadas são de uma marca conceituada... Me parece que uma vez li em algum lugar sobre alguém com um problema parecido, e a pessoa enrolou papel alumínio nos pinos da lâmpada, fazendo com que ela ficasse mais justa no conector e o contato fosse mais eficiente, mas não acho isso tão seguro não. Trocar os conectores vai ficar complicado, pois parece que não há muito fio sobrando pra fazer isso, sem contar que retirar a tampa é meio impraticável (se não fosse, já tinha trocado por leds com certeza...)
Sugestões?
Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
ajuda com conector de lãmpada T5
-
- Pomacanthus imperator
- Data de Nascimento: 13 Ago 1964
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 18 vezes
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: ajuda com conector de lãmpada T5
tive esse problema com uns soquetes e a solução foi comprar nacionais e desmontar e colocar apenas o contato de metal na lampada e enrolar um pedacinho de fita isolante para não dar curto, nunca mais tive problemas
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
- Pomacanthus imperator
O problema seria desmontar os soquetes pois parece que não deixam muita sobra pra isso, e acho que os originais são meio frouxos mesmo. Até tenho soquetes aqui já mas o problema é mexer na fiação original do aquário, vai ser complicado...
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
eu comprei os soquetes da foto e desmontei
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
- Pomacanthus imperator
Os meus extras tão assim também, com um fio até grande sobrando. O problema é cortar os originais, eles ficam com a conta certa de fio, vai dar trabalho mexer. E emendar não fica bom (se eu fizer, principalmente... ).
Das 3 lâmpadas com problema 2 pararam de complicar e tão acendendo normal (se bem que não mexo na tampa faz um tempo já), mas uma tá dando ainda dor de cabeça (justo uma branca). Falta extrema ela não tá fazendo, mas... pensei até em comprar uma lâmpada xingling baratinha pra ver se fica mais bem encaixada, afinal mesmo que a lâmpada seja de qualidade pior e dure menos o preço compensa na hora da troca, comparado com as gringas top, e vai evitar o problema, melhor uma lâmpada meia-boca funcionando do que nenhuma...
Das 3 lâmpadas com problema 2 pararam de complicar e tão acendendo normal (se bem que não mexo na tampa faz um tempo já), mas uma tá dando ainda dor de cabeça (justo uma branca). Falta extrema ela não tá fazendo, mas... pensei até em comprar uma lâmpada xingling baratinha pra ver se fica mais bem encaixada, afinal mesmo que a lâmpada seja de qualidade pior e dure menos o preço compensa na hora da troca, comparado com as gringas top, e vai evitar o problema, melhor uma lâmpada meia-boca funcionando do que nenhuma...