🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

BOYU HS-60

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

BOYU HS-60

#1 Mensagem por vinny.salgado »

Gostaria de Saber se alguem aqui do forum tem esse aquario , estou pensando em compra-lo e gostaria de saber alguma opnião de alguem que possua ,
segue especificaçoes do aquario , pretendo montar um aquario com corais . Vai ser meu primeiro aquario marinho .

Tamanho: 52 x 58 x 63 cm
Cantos arredondados / ângulo de visão 270 °
HQI 150 Watt 14.000 K °
Refletor de Aço inoxidável polido
Duplo sistema de ventoinhas
6 Leds Moonlight ( luz noturna )
Bomba com vazão 1700 lts hora
Power Protein skimmer
Power Denitrator
Esterilizador UV 9W
Aquecedor 150 W Submerso

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU HS-60

#2 Mensagem por Henrique_Franze »

Fala Vinny, vou te dar as minhas impressoes:
Pesquisei bastante nos ultimos meses, pois tb estou iniciando no marinho.
Os plug in play, tem as seguintes vantagens: já vem quase tudo que vc precisa, o vidro é muito bonito, já vem com iluminaçao...
Desvantagens, o preço, principalente se quiser comprar ele novo, a litragem, que te deixa muito limitado na hora de fazer qualquer coisa, escolher seu layout, escolher os peixes.., nao dah pra ter nenhum tang, que gostam de nadar bastante, o aqua eh alto, e por ai vai.

O que faz muitos decidirem por ele, é justamente o funcionamento do aquario, quando agente soh quer entender pra onde a bomba de recalque manda agua, e pra onde ela volta do overflow, e o que exatamente o skimmer faz, inician-se as discuçoes de qual a velocidade certa que a agua deve passar pelo sump e pelo display e tudo mais e vai ficnado cada vez mais confuso. Os plug in play tem cada coisa seu lugar, funciona exatamente daquele jeito, e vc tem a chance de manipular todo o equipamento e entender o que realmente acontece.
O caso eh que antes do seu aquario ciclar, vc jah entendeu tudo, e jah quer fazer um sump no movel pra ele, um refudio, jah quer um vidro maior. ....

O decisivo para comprar o meu, foi que apareceu um barato, usado nos classificados de um forum!
Mas vc nao sabe a vontade que eu to de passar o estilete no sump trazeiro dele e fazer um sump embaixo e tudo mais =P

Acho que deve pesquisar bastante, e ficar de olho nos classificados em desmontes, que é onde vc consegue coisas interessantes e onde muita gente começou, de que cidade vc é? Se tiver um colega aquarista ai, ele vai ter o maior prazer em te mostrar o sump como funciona, e nao exite em perguntar, nao importa quanto boba parece para vc sua pergunta.

Quanto ao HS60, ele vem com uma HQI, bom tanto o calor de irradiaçao(que vai com a luz) quando o de convecçao(que vem pelo ar) é absurdo de grande, nessa tampa fechada dele, esquece... vc vai ter que colocar um chiller ai, que vai gastar mais que a sua geladeira!
Façamos as contas: hs60, numa loja barato 2300,00 chiller gelaqua básico pra resfriar isso ai 1200,00, já te adianto que depois de colocar 2 peixes e mais alguma coisinha, esse skimmer que vem nele que eh uma piada, nao aguenta vc vai precisar comprar um bubble magnus QQ BMQQ que aqui no brasil vai achar ele com os caras do forum por 380,00 no ml ta mais de 600, ele cabe, com alguma adaptaçao, que eh cortar parte do sump, lá atras. R$3880,00 tudo novo soh de equipamento, com esse dinheiro vc faz um vidro de uns 300l sump, skimmer, bombas, mangueiras e se brincar o móvel! e sobra dimdim pra vc comprar a agua, o refratrometro, os testes e mais alguma coisa que precise.
Se vc achar um desmonte interessante entaum, nem que tenha que reformar o móvel, clorar as pedras e o substrato, trocar o substrato, reformar o vidro, refazer o sump, sai metade do preço.

O meu paguei 900 reais com o móvel, como eu nao tenho muito dinheiro tenho que comprar as coisas devagarzinho!
Nem refratrometro tenho ainda, vou comprar essa semana, e os testes, para acompanhar a ciclagem, mas sou daquelas pessoas que controem as coisas com 30 % de $$ e 70% de dedicaçao.

Se vc visitar os aquarios dos colegas aqui do forum vai ver que 20 ou 30% tem chiller, por problemas devido ao ambiente ou regioes muito quentes, nem o mathias tem chiller, as ventuinhas resolvem o problema dele.

Compre só o que for usar, na hora de usar:
Senao vai acabar com um armario cheio de coisas.. isso foi o Renato Vidal que me falou, mostrando o armario dele. Alias ele me contou que começou assim, comprando um desmonte.
Quando vc colocar seus primeiros peixes..
uma lampada fluo luz do dia vai ser suficiente, ai vc vai escolhes os corais que vc gostar, fazendo amizado com o pessoal, vai ganhar muita coisa, que vai crescer no seu aquario, e vc vai tirar mudas, e deverá fazer o mesmo, para os colegas que podem ter perdido aquela especie, e como ele te doou, ele tem uma reserva com vc, e com colegas novos, que pela sua dedicaçao mereçam uma mudinha como incentivo.
Corais moles, nao precisam de grande coisa de luz, vc vai colocar uma actinica(azul) e mais uma branca 10000k, vamos supor, e assim vai, hqi, eh linda e tals..
Mas pode ser que caia em desuso, com os leds barateando a cada semana, e o pessoal estudando se ele ataende a necessidade de todos os corais.
E quando vc achar que deve colocar uns corais duros, aí vc resolve se coloca hqi ou leds, mas jah vai ter se passo um tempao, e vc vai pode r decidir muito melhor!!!!
E assim vc começa com o simples, e vai aumentando conforme a sua necessidade!
Quando eu mudar de casa, vou fazer outro aquario, e esse boyu que comprei, vai servir de laboratorio, seente de vida, a parafernalia que eu to comprando vai servir pros dois aquarios, e assim vai.

Terminando e me desculpando por me alongar tanto, eu FUI TAO BEM RECEBIDO por esse bando de safados!!! que me sinto na obrigaçao de fazer o que for preciso para evoluir e retribuir de alguma forma, como engenheiro, posso te explicar quase tudo quanto o funcionamento hidraulico e tudo mais de um aquario, te ver visto e entendido sobre eles.
São pessoas maravilhosas e é um vicio, ops um hobbye muito saudável!

De que cidade vc é? Quem sabe agente se encontra por ai, pra trocar umas ideias!!

Grande Abraço.

Henrique Franze.

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU HS-60

#3 Mensagem por Henrique_Franze »

se cadastra no XXXX e no RC, e fica de olho sempre no desmonte!
Sempre sai negocio, o Renato vidal, me contou que quando foi comçar tava naquela parto de o que comprar, apareceu um desmonte por 1200,00 com as rochas naturais lindas... imagina que ele nao abraçou!!
E foi assim que ele começou!!

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: BOYU HS-60

#4 Mensagem por vinny.salgado »

Ola Henrique , primeiramente obrigado pela ajuda , realmente o preço do hs60 e salgado e por não ter muita experiencia estou dando preferencia para aquarios plug play , voce me despertou uma duvida , fui no Pet Center me informar sobre a criação de corais , e o rapaz me informou que eu era obrigado a ter a lampada HQI caso queria ter coral , não sabia que tinha corais que não precisava desse tipo de iluminação sendo assim posso ver um outro aquario que não possua essa tinha de iluminação como o HS60-A E O TL-550 Zumbo , observei que a bomba de circulação de agua do zumbo e de apenas 720l/h contra 1400l/h do hs60 . So uma duvida caso compre o TL-550 Zumbo da para ter coral e tambem da para modificar essa bomba ? pois parace ser fraca comparado com o outro aquario .
Sou de são paulo e vc ? milhares de duvidas agora no começo , ja li basante coisa aqui no forum e cada dia to aprendendo mais !
Qual o modelo do seu boyu ?
Abraço

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU HS-60

#5 Mensagem por Henrique_Franze »

Fala Vinny, tá online ai? me add no msn: henriquefranze@ig.com.br

Sim, dah pra trocar tudo, o dificil eh sho o skimmer que tem que caber ali, e é apertado! o BMQQ tem que cortar um pedaço da divisória e da borda! Mas esse skimmer que vem nao tem jeito.
Uma bomba de 1000l/h da sarlo better custa 56reais se nao me engano, eh soh enfiar a mao lah e trocar, sem problemas!

E e vc passeou um pquinho aqui pelo forum, vai ver que tem muita gente que nao usa hqi, tem gente ai montando para corais duros, com LED, que ta tomando o lugar, o Mathias sempre diz isso por aqui.

Os reatores das lampadas todas do boyu jah vem dentro dessa tampa, imagina uma hqi ali, esse projeto pra mim eh inviavel!!

Cada coral tem uma caracteristica, tem os fotosintetizantes, tem os filtrantes, cada um tem uma exigencia de luz e movimentaçao da agua.
Os SPS que sao os corais duros de polipos custos, esses sao os mais exigentes em relaçao a luz, procura no mostre seu aqua, o DENADAI, o cara eh uam referencia, tem os mais belos SPS, o aquario dele eh extremamente simples, soh caprixa na circulaçao, a agua dele eh muito cristalina, que provoca uma penatraçao maior de luz.. e ele nao usa HQI, soh t5 de boa qualidade!!!

Isso que vc ouviu sobre HQI ser obrigatorio eh lorota de vendedor!! esquece isso...
O efeito da HQI eh linda, mas ela esquenta MUITO, e como agente nao ta rasgando dinheiro vamos aos poucos.

O TL-550 que eh o modelo do meu, dah pra fazer um montede upgrade, na iluminaçao, jah vi com hqi igual o HS-60, mas o legal eh usar uma pl maiorzinha na tampa ali na frente. veja:

Imagem

É o aqua do Estevão vargas, que ta me dando altos toques, ele ta com um 550, com BMQQ, e adicionou essa pl de 36w, olha os carais dele e me diga vc se precisa de hqi.

Alias ... tava vendo aqui do forum, gente que tirou hqi e os corais moles ficarm melhor, sao sensiveis a luz, o sum coral mesmo tem que ficar na sombra(esse amarelinho que ta em cima fixado no fundo do aqua) tem um laranja atras dele
O lance eh vc estudar cada coral que vai colocando no aqua e e decidindo o lugar para ele!

Ele fez um esqueminha pra repor agua doce, e faz bastante tpa...

Grande Abraço.

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: BOYU HS-60

#6 Mensagem por vinny.salgado »

E ai blz Henrique , ja te add no msn !
Pelo que to vendo aqui o custo x beneficio estou optando pelo Tl 550 mesmo , trocando o skimmer e a bomba vai ficar Otimo , qual skimmer voce usa no seu boyu ? ja andei vendo algumas bombas e não são tão caras comparado com o valor do skimmer , vi bombas mais potentes com 1400L/h , quanto maior a circulaçao melhor ne ?
Esse aquario do Estevão ficou otimo , os corais com cores bem vivas , realmente a Hqi e dispensavel so ai ja economizo $$$ !
Valeu pela força !
Abraço .

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU HS-60

#7 Mensagem por Henrique_Franze »

bom, lembrando que recalque nao eh circulaçao, acho que deve aumentar pra no maximo 1000l/h e colocar uma bomba de circulaçao dentro dele ....
O Skimmer vou comprar o BMQQ da bubble magnus, que cabe lá atras. enchi meu aquario tem 15 dias ..
É o que te disse deixa pra comprar cada coisa na hora que precisar..
senao acaba comprando o que nao precisava..

Grande Abraço!

Ahh jah te aceitei no msn

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: BOYU HS-60

#8 Mensagem por Renato Vidal »

Vinny,


Eu, particularmente, acho esses sistemas "plug and Play" bonitos, perfeitos para aquele canto da sala que não caberia um aquário maior. e para por ai.


Se tomarmos por base, facilidades e dificuldades de um sistema marinho, eu classificaria um reef com menos de 200 litros com exigente.

Temos em casa um sistema com 800 litros de água, e mais um fish only *que ainda esta vidro only* de mais 300 litros, no sistema maior possuimos menos dificuldade em manutenção e equilibrio dos parametros do que no menor (que era nosso reef anterior).

Apenas um destaque, usei o termo exigente e não dificil, porque disso, um reef menor, vai exigir muito mais presença do aquarista, pois, qualquer variação, por menor que seja, pode se tornar brusca.

Foi o comentário que fiz com o Henrique aqui, ainda essa semana, no nosso sistema maior, se eu jogar 20 litros de água deionizada de uma única vez, não vai acontecer nada, pois, 20 litros em 800, é pouca alteração, mas em compensação, colocar 2 litros de água em um aquário de 50, já muda muita coisa.



Acompanhe os foruns, tire suas dúvidas, poste suas perguntas, fique a vontade, é para isso que os foruns existem, primeiro, para sabermos que tem mais loucos além de nós, segundo, para evitarmos de fazer kakinhas no percurso e terceiro, para evitar prejuizos desnecessários, tanto com perda de animais, como com a compra de equipamentos que nunca usaremos.




Henrique, parabéns pelas respostas, mostra o quanto voce esta se dedicando a estudar os sistemas marinhos.


Uma vez, quando começamos a montar nosso primeiro aquário, ouvi de aquarista experiente, que, para termos um bom aquário, é necessário primeiro muita paciencia e segundo, muito suor. (ele dizia "a água do aquário é salgada pelo suor do aquarista" rssss)


Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU HS-60

#9 Mensagem por Henrique_Franze »

Renato, obrigado pelos elogios!! =D

Vinny, concordo com o Renato, quanto menor o sistema, menos inercial ele é em relação as variaçoes, de temperaturas, de salinidade, alteraçoes quimicas em geral....
Fica esperto nos desmontes, ou projeto um vidro conforme seu espaço, tenho varios projetinhos legais por aqui!

Qual espaço vc tem disponivel?

No msn te explico certinho cada funçao de cada partiçao do sump, e vc vai ver que nao eh nada do outro mundo ...

Grande Abraço!

henrique Franze

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU HS-60

#10 Mensagem por Henrique_Franze »

Vinny, acabei de voltar do vidraceiro!!

To querendo furar o aquario, colocar uma flange ...
Fazer uma botinha de descida, e passo o estilete no sump trazeiro hoje mesmo!!

Fica melhor comprar um desmonte, ou fazer um aqua ai com seu vidraceiro... To passando raiva, e nem um tangzinho vou poder colocar!

Saiba que os custos de um nano e um aqua um pquinho maior eh o mesmo viu!

Grande Abraço!

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: BOYU HS-60

#11 Mensagem por vinny.salgado »

Fala Henrique
Então o espaço disponivel que tenho aqui e pequeno pois ja tenho um aquario de ciclidios que ocupa um grande espaço e como pretendo continuar mantendo meu antigo aquario tenho que pegar um pequeno mesmo ,
Então consegui um Tl 550 com otimo preço , pesquisei mto e achei por R$ 1.280,00 + 110 litros de agua salgada de redsea de brinde .Vi as fotos do seu boyu e o aqua esta Otimo , vou copiar sua ideia das rochas !!
Eh yellow Tang apenas em aquarios maiores mesmo e recomendado neh ... mais fazer o q neh !
Esse flange que voce quer colocar seria o que ?? e tem algum skimer que caiba certinho no espaço do Tl 550 ?
Abraço

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: BOYU HS-60

#12 Mensagem por vinny.salgado »

Ola Renato

Obrigado pelos conselhos , ja aprendi mta coisa aqui pelos topicos , e tive varias ideias tambem !
Poxa seu aquario deve ser show 800 litros !!
Então como meu espaço e pequeno e o aquario vai ficar no meu quarto deu preferencia por um plug-play .
Pretendo fazer um upgrade no skimer e na bomba de circulação do Tl550 pois a que vem parece não ser tão potente , a principio pretendo mudar so isso , ai com a experiencia e a necessidade compro outros acessorios . E tambem ja estou pesquisando quais peixes são de facil cuidado e indicados para iniciantes para não ter nenhuma perda e prejuizo .
Valeu pela Força .
Absss

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU HS-60

#13 Mensagem por Henrique_Franze »

Esse preço novo neh?
Se for usado vc acha mais barato!

Bom, quanto ao skimmer, o BMQQ da bubble magnus, mas tem que tirar uma divisória do sump trazeiro dele!!! Cortar fora...
Por causa da bomba dela, só, tem um da tunze, mas tem que cortar pra baixar o nível de agua. Mas deve trocar soh quando seu aquario estiver sendo povoado e tiver carga organica, ou seja quando precisar. achei por 380,00.
Mas tirar a ultima divisoria do sump é melhor quando estiver vazio, já que vai estilete e cegueta... faz bastante pé de plastico.

A flange, eh uma rosca de pvc, para se acoplas cum cano, que vou fazer uma descida para poder colocar um sump no móvel, e tirar completamente o sump trazeiro dele, assim ganho quase 30l no display, mais quase 40 no sump, e mais um pouco num refugio.

Grande Abraço.

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: BOYU HS-60

#14 Mensagem por vinny.salgado »

Fala Henrique
Então o aquario e zero !
Então primeiramente vou continuar com a configuração original do aquario ai com o tempo vou fazer modificaçoes como voce , assim que eu começar a entender melhor como funciona o skimmer , bomba ai vou modificando .
Fazendo essa modificação seu aquario vai ganhar muito espaço , depois posta fotos para ver como ficou !!
Então tenho 12 kilos de rocha viva , vou colar com durepox , so ainda não sei como vou coloca-las !!! assim que começar a montagem vou postar umas fotos ai vc ve !!!
Obrigado pela ajuda !!!
e a gente se encontra no msn !
Abssssssss

dudu_rp
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Abr 2010, 17:13
Apelido: Dudu
Data de Nascimento: 15 Mar 1981
Cidade: Rio Preto
País: Brasil

Re: BOYU HS-60

#15 Mensagem por dudu_rp »

vinny.salgado escreveu:Fala Henrique
Então o espaço disponivel que tenho aqui e pequeno pois ja tenho um aquario de ciclidios que ocupa um grande espaço e como pretendo continuar mantendo meu antigo aquario tenho que pegar um pequeno mesmo ,
Então consegui um Tl 550 com otimo preço , pesquisei mto e achei por R$ 1.280,00 + 110 litros de agua salgada de redsea de brinde .Vi as fotos do seu boyu e o aqua esta Otimo , vou copiar sua ideia das rochas !!
Eh yellow Tang apenas em aquarios maiores mesmo e recomendado neh ... mais fazer o q neh !
Esse flange que voce quer colocar seria o que ?? e tem algum skimer que caiba certinho no espaço do Tl 550 ?
Abraço



Amigo, poderia me dizer aonde conseguiu o TL 550 por este preço?

Grato,

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: BOYU HS-60

#16 Mensagem por vinny.salgado »

dudu_rp escreveu:
vinny.salgado escreveu:Fala Henrique
Então o espaço disponivel que tenho aqui e pequeno pois ja tenho um aquario de ciclidios que ocupa um grande espaço e como pretendo continuar mantendo meu antigo aquario tenho que pegar um pequeno mesmo ,
Então consegui um Tl 550 com otimo preço , pesquisei mto e achei por R$ 1.280,00 + 110 litros de agua salgada de redsea de brinde .Vi as fotos do seu boyu e o aqua esta Otimo , vou copiar sua ideia das rochas !!
Eh yellow Tang apenas em aquarios maiores mesmo e recomendado neh ... mais fazer o q neh !
Esse flange que voce quer colocar seria o que ?? e tem algum skimer que caiba certinho no espaço do Tl 550 ?
Abraço



Amigo, poderia me dizer aonde conseguiu o TL 550 por este preço?

Grato,




Mande por mp a resposta !! absss

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”