A pouco comecei a montar meu primeiro reef, pretendo ter nele anêmonas, softs, LPS e peixes.
Sua configuração é a seguinte:
Vidro 140x30x50altura = 210 litros brutos
Sump 80x30x40
Não sei bem ao certo quanto tem de rocha e substrato, mas total de água deram 152 litros, como calculei em média 25k de substrato (10cm), acredito ter 23-25k de rocha.
Material usado:
- Rocha zanzibar;
Substrato Arnoex Coral Sand 3mm;
Sal Marinho Blue Treasure;
Equipamentos:
- 1x Coralife Super Skimmer 65;
1x Bomba Aqueon Quietflow Submersible 3000;
1x Aquecedor Eheim Jager TruTemp 250;
1x Wavemaker Jebao WP-25;
1x Controlador Elitech Controller+ Sensor 2 Relay;
Comprei também dois timers para a calha de LED que pretendo fazer, porém ainda não chegaram (nem timers nem LEDs), por enquanto estou utilizando uma iluminação comum apenas pra gerar algumas algas.

Começando a montagem:

Layout definido (água bem turva ainda):

Sump montado (ainda sem regulagem, não reparem no copo do skimmer cheio de água):

Após 1 semana e meia a água clareou, estava ficando preocupado achando que ficaria eternamente turva e teria que jogar a água fora, ainda bem que melhorou:

Painel elétrico, deu um trabalho mas valeu a pena, da pra manter uma organização incrível (ainda não está finalizado, faltando apenas os timers para os LEDs):

Desde de que montei se passaram 3 semanas, durante esse período estou dosando biodigest e vodka, também peguei 3 rochas de um aquário maturado, ainda não vi sinais de algas (o que me preocupa pois sei que as algas fazem parte do ciclo):

Na terceira semana, já preocupado com a micro vida não aparecia muito menos a macro vida, finalmente tive o primeiro sinal de vida involuntária, um pequeno fireworm (há adicionei alguns paguros pra ajudar):

Espero que gostem! Agora estou aguardando os LEDs para finalizar e iniciar a colocar os corais e anêmonas.
Anderson.