[água doce] Luminaria para aquarios sem parafusos na colagem
Enviado: 12 Set 2014, 00:49
Bom, depois de descobrir em um tópico do boteco que muitos daqui são aquaristas e tem aquários, e como prometi naquele tópico, irei mostrar a luminária que montei para o meu aquário apenas com colas, sem nenhum parafuso, exceto para prender os reatores e lâmpadas.
Materiais:
1 chapa de MDF de 6mm
reatores da potencia da lâmpada usada
Parafusos para madeira de cabeça chata (O menor que achar, pois a chapa é fina)
porquinhas do tamanho do parafuso
Plugs para lâmpadas modelo T8
suportes para lâmpadas modelo T8
Spray de tinta branca que não seja a base de água
Furadeira
isolante termo retrátil ou fita isolante
Cianoacrilato e cola branca de madeira.
Para quem não sabe, cianoacrilato é o nome da famosa cola superbonder, só que as que vendem em serralheria custam 5 reais e vem 20g em vez de 3g do superbonder, e é super útil em colagem de chapas de madeira.
Bom o meu aquário tem 80x40x30cm logo imaginando a tampa do aqua pedi um corte de 81x31cm, um corte de 81x20cm, um corte de 81x10cm, 2 cortes de 31x20cm e 4 cortes de 3x10cm
Montagem
1- fazendo a colagem das chapas, passe cola branca e o cianoacrilato divididos na chapa e vá colando chapa por chapa, do tamanho que quiser referente ao seu aquário, no meu caso ele tem um vidro mais baixo atras então fiz uma madeira menor atrás para caber os equipamentos, de um espaço de 15 minutos para cada colagem, e coloque pouca cola, pois espalha bastante
Colando as laterais, tem que tomar cuidado pois se colar torto você tem uns 10 segundos para arrumar até a madeira colar para valer com o cianoacrilato
Após a colagem passe de 3 a 4 mãos de spray de tinta branca para ajudar a refletir a luz, ou cole algum refletor se preferir. A tinta tem que preencher bem os espaços internos para não estragar a madeira com umidade do ar, por isso também tintas de spray, que não são a base de água e não desbotam com respingos.
Faça também furos com furadeira para passagem dos fios e prenda os reatores com parafusos.
Após isso instale os suportes das lâmpadas, fazendo furos do tamanho do parafuso e prendendo o suporte com as porquinhas, tive que usar parafusos, a ideia era prender com cola de contato aquelas que se mistura 2 reagentes transparentes, porem não passou muita confiança e optei por não correr o risco de uma lâmpada ligada mergulhar no aquário e explodir tudo =P
Deixe os fios do reator do tamanho que deseja, é preferível que fique bem rente, junte com os fios dos plugs, e prenda com termo retrátil, pois quando se esquenta com um isqueiro ele cola no fio e evita entrada de umidade e água como aconteceria com uma fita isolante comum creio eu.
coloque as lâmpadas e ligue os plugs, se usar mais de uma potencia de lâmpada como eu fiz (2x25w e 2x20w) muito cuidado para não ligar os reatores invertidos e correr o risco de queimar o reator ou a lâmpada, o que é muito ruim pois sabemos de uma lâmpada de aquário custa mais de 40 reais, as vezes mais de 100 reais.
Junte os fios dos reatores referente a sua voltagem, 110v costuma ser o preto e o branco, e isola o fio marrom, se for 2 ou mais reatores, ligue os brancos nos brancos e os pretos nos pretos, pegue esses 2 e ligue num fio 1,5mm com plug de tomada e.... ligue na tomada torcendo para que não pegue fogo ou queime tudo, pois mesmo tendo verificado tudo sempre tenho medo de ter algum erro que cometi.
OBS:
- Ficou bem firme a estrutura apenas com cola, e estou usando ja faz 1 mês.
- Se for fazer uma luminária maior eu recomendo fazer travas laterais igual se faz na montagem de aquários, ou se for bem maior, usar Mdf de 9 ou 12mm e usar junto com a cola, parafusos, pois não tem jeito pelo peso.
-o custo de uma luminária de qualidade +/- para um aquário de 80cm que suporte 4 lâmpadas custa a partir de 500 reais aqui no Brasil, eu gastei com tudo, R$: 105,00 + lâmpadas.
- você pode fazer ele com abertura frontal cortando ele com as mesmas medidas mas cortadas no meio, e usar dobradiças para abrir a parte da frente, eu por preguiça optei por ela toda sólida, mas a parte traseira é aberta a ponto de entrar uma mão e braço com folga, que uso para alimentar, retirar equipamentos e fazer os testes de água. só é preciso retira-la de cima do aquário para fazer sifonagem do fundo, ou podas e plantil de novas mudas.
Foto do meu aquário, tenho nele 9 Matogrosso, 12 neons cardinais, 6 ottos, e um SAE verdadeiro.
Desculpem pela qualidade, tirei pelo celular, menos a foto do aquário.
Qualquer dúvida ou sugestão só falar.
Materiais:
1 chapa de MDF de 6mm
reatores da potencia da lâmpada usada
Parafusos para madeira de cabeça chata (O menor que achar, pois a chapa é fina)
porquinhas do tamanho do parafuso
Plugs para lâmpadas modelo T8
suportes para lâmpadas modelo T8
Spray de tinta branca que não seja a base de água
Furadeira
isolante termo retrátil ou fita isolante
Cianoacrilato e cola branca de madeira.
Para quem não sabe, cianoacrilato é o nome da famosa cola superbonder, só que as que vendem em serralheria custam 5 reais e vem 20g em vez de 3g do superbonder, e é super útil em colagem de chapas de madeira.
Bom o meu aquário tem 80x40x30cm logo imaginando a tampa do aqua pedi um corte de 81x31cm, um corte de 81x20cm, um corte de 81x10cm, 2 cortes de 31x20cm e 4 cortes de 3x10cm
Montagem
1- fazendo a colagem das chapas, passe cola branca e o cianoacrilato divididos na chapa e vá colando chapa por chapa, do tamanho que quiser referente ao seu aquário, no meu caso ele tem um vidro mais baixo atras então fiz uma madeira menor atrás para caber os equipamentos, de um espaço de 15 minutos para cada colagem, e coloque pouca cola, pois espalha bastante
Colando as laterais, tem que tomar cuidado pois se colar torto você tem uns 10 segundos para arrumar até a madeira colar para valer com o cianoacrilato
Após a colagem passe de 3 a 4 mãos de spray de tinta branca para ajudar a refletir a luz, ou cole algum refletor se preferir. A tinta tem que preencher bem os espaços internos para não estragar a madeira com umidade do ar, por isso também tintas de spray, que não são a base de água e não desbotam com respingos.
Faça também furos com furadeira para passagem dos fios e prenda os reatores com parafusos.
Após isso instale os suportes das lâmpadas, fazendo furos do tamanho do parafuso e prendendo o suporte com as porquinhas, tive que usar parafusos, a ideia era prender com cola de contato aquelas que se mistura 2 reagentes transparentes, porem não passou muita confiança e optei por não correr o risco de uma lâmpada ligada mergulhar no aquário e explodir tudo =P
Deixe os fios do reator do tamanho que deseja, é preferível que fique bem rente, junte com os fios dos plugs, e prenda com termo retrátil, pois quando se esquenta com um isqueiro ele cola no fio e evita entrada de umidade e água como aconteceria com uma fita isolante comum creio eu.
coloque as lâmpadas e ligue os plugs, se usar mais de uma potencia de lâmpada como eu fiz (2x25w e 2x20w) muito cuidado para não ligar os reatores invertidos e correr o risco de queimar o reator ou a lâmpada, o que é muito ruim pois sabemos de uma lâmpada de aquário custa mais de 40 reais, as vezes mais de 100 reais.
Junte os fios dos reatores referente a sua voltagem, 110v costuma ser o preto e o branco, e isola o fio marrom, se for 2 ou mais reatores, ligue os brancos nos brancos e os pretos nos pretos, pegue esses 2 e ligue num fio 1,5mm com plug de tomada e.... ligue na tomada torcendo para que não pegue fogo ou queime tudo, pois mesmo tendo verificado tudo sempre tenho medo de ter algum erro que cometi.
OBS:
- Ficou bem firme a estrutura apenas com cola, e estou usando ja faz 1 mês.
- Se for fazer uma luminária maior eu recomendo fazer travas laterais igual se faz na montagem de aquários, ou se for bem maior, usar Mdf de 9 ou 12mm e usar junto com a cola, parafusos, pois não tem jeito pelo peso.
-o custo de uma luminária de qualidade +/- para um aquário de 80cm que suporte 4 lâmpadas custa a partir de 500 reais aqui no Brasil, eu gastei com tudo, R$: 105,00 + lâmpadas.
- você pode fazer ele com abertura frontal cortando ele com as mesmas medidas mas cortadas no meio, e usar dobradiças para abrir a parte da frente, eu por preguiça optei por ela toda sólida, mas a parte traseira é aberta a ponto de entrar uma mão e braço com folga, que uso para alimentar, retirar equipamentos e fazer os testes de água. só é preciso retira-la de cima do aquário para fazer sifonagem do fundo, ou podas e plantil de novas mudas.
Foto do meu aquário, tenho nele 9 Matogrosso, 12 neons cardinais, 6 ottos, e um SAE verdadeiro.
Desculpem pela qualidade, tirei pelo celular, menos a foto do aquário.
Qualquer dúvida ou sugestão só falar.