Vamos ao que interessa.
Reduzi o projeto inicial e acabei optando por um nano de 180L brutos de display, mas algumas coisas acabei usando o que já tinha comprado para o projeto original (600L na porta do apê - vetado)... Como ficou no meio da sala o modelo escolhido foi o Cubo do Basso, com visão nos 4 lados, com caída em 3 cantos um retorno e um close loop central tocado por uma Tunze DC 1073.050 com controle.
Teste do closeloop
[thumbnail]

Foto da montagem a caminho... faltando tudo... mais para testar encanamento mesmo...
[thumbnail]

[thumbnail]

[/thumbnail]
OBS: depois de encher de água e deixar uns dias assim, percebi que o marceneiro tinha comido bola e feito errado o móvel... o cara assegurou que sempre fez móvel e eu na correria pra montar não verifiquei o detalhe do tampo (montado de forma errada)... Quando esvaziei tive que refazer.
Luminária iluminando
[thumbnail]

A adaptação do projeto trouxe alguns problemas, por exemplo a iluminação... que ainda acho que é muito para o tamanho do aquário. Era uma luminária de 250W de led... Adaptei ela cortando no meio para dividir a luz em cima do aquário, na tentativa de espalhar mais.
Nunca ouvi falar em excesso de luz, mas creio que pode acontecer... perdi alguns corais na transferência inicial (Trumpets e Mushrooms e até uma muda de psamocora). Alguns retornei ao aquário inicial e estão se recuperando, os trumpets perdi mesmo...
Outros corais aguentaram o tranco e estão bem sob luz forte... assim como o meu primeiro peixe que também inaugurou esse aquário...
[thumbnail]

[thumbnail]

[thumbnail]

Enfim... o rockscape ficou assim. Pensei em deixar espaços com mais circulação e pontos com alturas diferentes e sombreados para adaptação dos corais mais sensíveis à luz:
Vista superior:
[thumbnail]

Frontal:
[thumbnail]

Lateral Direita:
[thumbnail]

Depois de 40 dias ciclando... equipe de limpeza by Matias... foto do Paul:
[thumbnail]

Também foi instalado timer pra controle da luz, Termostato 300W e 2 ventiladores Elgin (no sump) controlados por um COEL TLZ 12 (que estou apanhando ainda para ajustar alguns detalhes, mas já está estável).
O skimmer é um NAC77, comprado para o projeto original.
A reposição é que está um problema... Feita no braço ainda! Devido à falta de espaço no Sump e um pouco de falta de projeto meu... Alguém tem alguma sugestão? Penso em instalar algo abaixo da parte elétrica no compartimento do lado, mas ainda não tenho certeza... gostaria muito que funcionasse por gravidade... O que acham?
Mais tarde postarei fotos mais recentes e mais dúvidas... Abs e Good to be back!