Desafio: fazer um aquário bonito, silencioso, eficiente e o mais auto-suficiente possível.
1,60 x 60 x 60 display
bota: descida e subida na mesma bota, com um t para dividir o recalque usando-o como parte da circulação.
silicone preto no fundo e laterais (o aquário ficará embutido)
sump: 90 x 50 x 48 - com refúgio (halimeda de 15 cm no refúgio) e fragmentos de rocha. Ainda não sei se terá macroalgas nesse refúgio, pois as algas pink geradas pela iluminação são um saco.
substrato: crushed coral #1 - 2 cm (3 sacos), samoa pink #1 - 9 sacos, samoa #2 - 1 saco - 10 cm (13 sacos) - total: 117kg
25 kg de sansibar + 30 kg de RV - todas de desmontes - cloradas.
recalque: RIOHF20 - 5000L
skimmer: TUNZE 9015 - 1500L
circulação: 2 koralia evo 1400 ligadas em WM BR + 1 koralia evo 750 (2900l) ligada em nobreake senoidal 1300 (não adquiridos).
painel elétrico DIY (eu e meu pai fizemos) com tlz12.
aquecedor visterm stealf 250w.
iluminação: tendende a LED, ainda não adquirida, por enquanto estou bem cogitando colocar 2 maxspect 160w.
esquema de reposição automática de água, sem caixa de reposição.
Usando-se uma solenóide de água morato ligada numa enclusa ou sensor icos.
Deixei um buraco na parede lateral que dá na área de serviço, por onde entrará o cano de água, passará pelo sistema de purificação e irá direto para o sump.
Se precisar de chiller ficará na área de serviço, também com o encanamento passando por esse buraco.
filtragem de h2o: carcaças industriais: micra aqualalar - deionizador do IGOR (carvão-resina mista) - tapwater - aquário
passo a passo:
Ainda não mudei e como verdadeiro "vidrado" montei o aquário antes dos armários e mobília..rs...
Meu objetivo inicial era um aquário embutido dentro de um móvel em toda parede, que unisse decoração e um bom ambiente para os animais.
Contratei o vidro e estrutura do móvel de um lojista conhecido, pois conheço a qualidade do móvel. Estrutura em vigas de peroba rosa.
O acabamento final será feito por uma loja de móveis planejados, em cima do esqueleto.
projeto final:

como era minha parede (irregular), muito trabalho para bolar esse móvel, notem na lateral o buraco (onde tem fios que não existem mais) por onde passará o caninho da água de reposiçao:

vidro e estrutura feitas pelo logista:

Eu mesmo fiz todas as ligações hidraulicas, seguem fotos que falam mais que palavras:

Sump novo (feito hoje), tive que refazer depois de pronto, agora o espaço para mídia/perlon está antes do refúgio, o que me obrigou a fazer um quebra-bolhas (item que sempre fui contra):

construindo painel: barramentos que facilitam a montagem:

Foto do crushed coral, fiquei surpreso como ele parece com a samoa, tem até alguns pontinhos de pink... em menor proporção e um pouco mais escuro que a samoa.
Eu ia colocar 5 sacos de crushed e 6 de samoa, quando estava colocando, achei melhor não economizar nesse item e coloquei só 3 sacos, trocando o restante por samoa pink.
segue foto do crushed #1:

Montagem final com as rochas, por serem de desmonte, a maioria é pequena, o que me obrigou a fazer um grande amontoado, no dia não gostei, agora até estou curtindo, pois ficaram com várias tocas. Colei todas com durepoxi.
Montei sobre o substrato, após as rochas coloquei 3 pacotes de 9 kg de samoa.

Por enquanto é isso, críticas e sujestões são sempre bem vindas.
Daqui 3 semanas terminam de montar o móvel, aí posto as novas fotos do projeto acabado.
Depois pretendo encher de água natural e deixar ciclando por 2 meses, enquanto faço minha mudança... afinal o aquário vai antes que o dono....
Abraços