Nesses últimos meses perdi minhas duas gatas mais velhas. Mia e Lana foram deitar no sol lá do outro lado. Não sei nem explicar a falta que elas me fazem. Foram 16 anos dormindo comigo todas as noites. Lana morreu provavelmente por causa da mudança - ficou senil, mas estava com hemograma, rim, e fígado perfeitos. Miazinha perdeu pro câncer, que estava quieto há anos.

Agora que estou voltando para casa, vou montar outro aquário. Vai ser um cubo 40x40, com as coisas que acumulei nesses anos. Não pretendo comprar nada.
Esse aquário vai ficar no meu quarto, onde minhas meninas passavam a maior parte do tempo. Estou descaradamente tentando diminuir a falta que elas me fazem. Não iria remontar se Mia ainda estivesse aqui comigo. Mas não está, então vai ser um jeito de manter a lembrança dela na minha rotina sem tanto sofrimento.
Bom, vamos lá:
Não vai ter sump, nem skimmer - só um filtro externo com perlon, e outro com Purigem e um restinho de cerâmica. Vai ter também um refúgio externo transparente com circulação bem baixa, cheio de algas e substrato grosso – gosto de ver microvida. Pretendo colocar uma ostra assim que esse refúgio estiver visivelmente populado. Uma bombinha submersa com fluxo dividido entre o aquário e o refúgio vai ajudar na circulação.
O aquascaping deve ser de canto, com um platô e sombra. Não sou fã de aquários simétricos – talvez seja alguma simpatia pelo meu próprio desequilíbrio.
Devo colocar uma camada grossa de substrato fino (uns 8cm, eu acho), e bastante rocha. Devo colocar substrato mais grosso no canto das rochas, para microvida. Os habitantes são meus corais, minhas anêmonas, um pagurão (novo, o meu morreu... ), alguns turbos, algumas neritinas, uma ástrea, e meus nemos brabos. Eles não saem do lugar, mesmo... então, ficam bem por aqui a não ser que cresçam até o tamanho máximo para a espécie (o que eu duvido). Gostaria de ter uns camarões, mas acho que os nemos só não matariam um Stenopus.
Os corais serão os meus. Vou pegar os que foram hospedados pelo Tiago e pelo Humberto, e vou entrar em contato com o Claudio pra ver se consigo muda dos LPS que foram pra ele – hammer, torch, e etc. Gostaria de ter uma Seriatopora Hystrix rosa como a minha, que morreu na mudança, mas como disse não pretendo comprar nada.
Bom, por enquanto é isso. Sugestões são sempre bem vindas. Bons ventos também.
Obrigada,
Marina