🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com Tridacna

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Fabricio Sumare
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mar 2010, 14:22
Apelido: Fabriciojsilva

Ajuda com Tridacna

#1 Mensagem por Fabricio Sumare »

Olá amigos,

Tenho a mais de 2 anos uma Tridacna que sempre esteve bem em meu Reef mesmo não tendo parametros ideais, mas nas ultimas semanas a Tridacna se descgudou da rocha em que ela estava e não vem abrindo como antes por que será? Ela esta viva porém não se expões como antes fica bem retraída.

Não tive mudanças nos ultimos e não sei mais o que fazer...alguém pode me ajudar!?

Meus Parametros atuais:

Dados Gerais do Aquário:
Aquário: 360 Litros
Montagem: 12/10/2008
Iluminação: 8hrs por dia HQI 150Wtts - BLV 10000K
TPA´s: 60 Litros a cada 15 dias com Sal Red Sea Pro Coral
Reposição: Agua Deionizada
Skimmer: Morato 1000
Reator de Calcio: Morato
Circulação: 2 Sun-Sum 12000Litros Hora

Testes Red Sea:
Salinidade: 1021
PH: 8.2
Reserva Alk: 1.7 a 2.8 (Baixo)
Calcio: 450
Amonia: 0.25
Nitrito:0.1
Nitrato: 20 (Alto)
Fosfato: 1.0
Magnesio: 1800 (Alto)
Silicato: 0.25

Desde já agradeço a ajuda.

Avatar do usuário
Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 614
Registrado em: 26 Jul 2009, 19:10
Apelido: Alexandre
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Ajuda com Tridacna

#2 Mensagem por Alexandre George »

Fala Fabricio,

Existem uns parasitas ou hospedeiros oportunistas, desculpe mas não lembro o termo correto, que "contaminam" as Tridacnas e impedem que elas abram o manto totalmente. Não sei se é o caso, mas já li vários relatos sobre isto.
Um predador natural que faz a limpeza da Tridacna é o Wrasse Six Line.

E só uma idéia, mas já é alguma coisa.

Um abraço.
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Ajuda com Tridacna

#3 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Fabrício,

Algumas hipóteses:
- você fez alguma mudança na circulação, mudando, por exemplo, uma bomba de lugar? Se a tridacna estiver com problemas com relação í circulação, elas geralmente se soltam para conseguirem "mudar" de local. Nesse caso, procure um local com circulação menos intensa e a tridacna vai se recuperar. Se ela se soltou desse lugar, não tente mais colocá-la ali.

- Ataque por parasitas: geralmente as tridacnas são atacadas em aquários por pequenos caramujos da família piramilidae. São minúsculos e tem a forma de um pequeno cone, geralmente branco. Eles não chegam a matar uma tridacna na natureza. Em aquários, como eles não tem predadores, se multiplicam rapidamente e acabam debilitando a tridacna, que acaba ficando fraca e doente. Examine a tridacna, tirando-a da água. Na parte de baixo e logo abaixo do manto, procure por esses caramujos e remova-os. Refaça esse procedimento semanalmente, portanto, deixe a tridacna no substrato para facilitar a retirada do aquário. Se você puder colocar um six-line seria bom, pois ele ajuda a controlar a população desses parasitas.

- Amônia alta: tridacnas toleram muito bem água com parâmetros fora, mas a amônia está bem alta e pode estar trazendo dificuldades para o animal. Faça TPA´s constantes (semanais) para reduzir a amônia. Verifique também se a resina do deionizador não está vencida.

Abraço

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”