Página 1 de 1

Ajuda com Tridacna

Enviado: 14 Ago 2010, 12:58
por Fabricio Sumare
Olá amigos,

Tenho a mais de 2 anos uma Tridacna que sempre esteve bem em meu Reef mesmo não tendo parametros ideais, mas nas ultimas semanas a Tridacna se descgudou da rocha em que ela estava e não vem abrindo como antes por que será? Ela esta viva porém não se expões como antes fica bem retraída.

Não tive mudanças nos ultimos e não sei mais o que fazer...alguém pode me ajudar!?

Meus Parametros atuais:

Dados Gerais do Aquário:
Aquário: 360 Litros
Montagem: 12/10/2008
Iluminação: 8hrs por dia HQI 150Wtts - BLV 10000K
TPA´s: 60 Litros a cada 15 dias com Sal Red Sea Pro Coral
Reposição: Agua Deionizada
Skimmer: Morato 1000
Reator de Calcio: Morato
Circulação: 2 Sun-Sum 12000Litros Hora

Testes Red Sea:
Salinidade: 1021
PH: 8.2
Reserva Alk: 1.7 a 2.8 (Baixo)
Calcio: 450
Amonia: 0.25
Nitrito:0.1
Nitrato: 20 (Alto)
Fosfato: 1.0
Magnesio: 1800 (Alto)
Silicato: 0.25

Desde já agradeço a ajuda.

Re: Ajuda com Tridacna

Enviado: 14 Ago 2010, 16:58
por Alexandre George
Fala Fabricio,

Existem uns parasitas ou hospedeiros oportunistas, desculpe mas não lembro o termo correto, que "contaminam" as Tridacnas e impedem que elas abram o manto totalmente. Não sei se é o caso, mas já li vários relatos sobre isto.
Um predador natural que faz a limpeza da Tridacna é o Wrasse Six Line.

E só uma idéia, mas já é alguma coisa.

Um abraço.

Re: Ajuda com Tridacna

Enviado: 15 Ago 2010, 07:24
por Julio Monteiro
Olá, Fabrício,

Algumas hipóteses:
- você fez alguma mudança na circulação, mudando, por exemplo, uma bomba de lugar? Se a tridacna estiver com problemas com relação í circulação, elas geralmente se soltam para conseguirem "mudar" de local. Nesse caso, procure um local com circulação menos intensa e a tridacna vai se recuperar. Se ela se soltou desse lugar, não tente mais colocá-la ali.

- Ataque por parasitas: geralmente as tridacnas são atacadas em aquários por pequenos caramujos da família piramilidae. São minúsculos e tem a forma de um pequeno cone, geralmente branco. Eles não chegam a matar uma tridacna na natureza. Em aquários, como eles não tem predadores, se multiplicam rapidamente e acabam debilitando a tridacna, que acaba ficando fraca e doente. Examine a tridacna, tirando-a da água. Na parte de baixo e logo abaixo do manto, procure por esses caramujos e remova-os. Refaça esse procedimento semanalmente, portanto, deixe a tridacna no substrato para facilitar a retirada do aquário. Se você puder colocar um six-line seria bom, pois ele ajuda a controlar a população desses parasitas.

- Amônia alta: tridacnas toleram muito bem água com parâmetros fora, mas a amônia está bem alta e pode estar trazendo dificuldades para o animal. Faça TPA´s constantes (semanais) para reduzir a amônia. Verifique também se a resina do deionizador não está vencida.

Abraço