🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

EUTANÁSIA COM ÓLEO DE CRAVO (Brazilian Journal of Biology)

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7365
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

EUTANÁSIA COM ÓLEO DE CRAVO (Brazilian Journal of Biology)

#1 Mensagem por Radagast »

Aqui em casa usei óleo de cravo para anestesiar um kinguio com problema na bexiga natatória antes de esvazia-la com agulha. Sucesso, peixe feliz de volta ao lago há exatos dois meses.

O óleo de cravo é recomendado como anestésico para peixes por ser produto de origem natural, baixo custo e apresentar poucos riscos de intoxicação. O objetivo deste trabalho foi determinar concentrações adequadas de óleo de cravo para anestesiar ou eutanasiar peixes de pequeno porte em ambiente natural. Foram testadas três concentrações do anestésico (D1=0,05 mL, D2=0,10 mL e D3=0,20 mL) em três espécies de peixes de pequeno. Houve uma relação negativa entre o tempo para a sedação dos indivíduos e a concentração para duas espécies (Hyphessobrycon sp.1 e Hemigrammus sp.), porém não foi encontrada relação entre o tempo para recuperação e as concentrações. Os exemplares maiores de Hemigrammus sp. levaram mais tempo para serem sedados no tratamento D2, já o contrário foi observado para Hyphessobrycon sp.1 no tratamento D1, enquanto que não houve efeito do comprimento no tempo de recuperação das três espécies. A mortalidade dos indivíduos variou entre as três concentrações do anestésico e as maiores taxas de mortalidade ocorreram nas maiores concentrações. Desse modo, a concentração de 0,05 mL é eficiente para estudos que envolvem manuseio e a soltura dos peixes, enquanto que a concentração de 0,20 mL é recomendada em estudos onde os peixes precisam ser sacrificados.

Artigo completo em inglês ou espanhol disponível aqui: https://www.scielo.br/j/bjb/a/4xZbdnymX ... x/?lang=en


EMBRAPA: O óleo de cravo é pouco solúvel em água. Soluções alcoólicas são
recomendadas para o uso no manejo de peixes. Colocam-se 5 mL do
produto em uma proveta e completa-se o volume até 20 mL com álcool
etílico (etanol) comercial, para uso doméstico, ou absoluto, para uso
laboratorial.

Artigo completo em português aqui: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/ ... /Doc51.pdf

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”