🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ginglymostoma cirratum

Trancado
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Ginglymostoma cirratum

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Classe: Elasmobranchii
Ordem: Orectolobiformes
Família: Ginglymostomatidae
Nome científico: Ginglymostoma cirratum
Nome comum : Tubarão Lambaru
Nome comum em inglês: Nurse shark

Morfologia:
Barbilhões alongados, orifício nasal presente porém sem orifícios perinasais. Boca em frente aos olhos, espiráculos pequenos, cauda mais curta que a cabeça e o corpo. Nadadeira dorsal bastante arredondada (a primeira muioto maior que a segunda e que as nadadeiras anais). Nadadeira caudal moderadamente longa, maior que 1/4 do comprimento total. Coloração amarelo-amarronzada a cinza-amarronzada, com ou sem pequenos ocelos negros e pontos como sardas escuras na dorsal. Boca inferior, um par de barbilhões conspiscuos.

Alimentação:
moluscos, camarão, carangueijos, paguros e outros crustáceos, pequenos peixes, pedaços de peixe, camarão, carne,

Biologia:
É uma das espécies mais comuns em nosso litoral, principalmente em Fernando de Noronha. Atinge facilmente os 3,5 metros, podendo ultrapassar os 4,5 metros. Crescem com rapidez e alimentam-se com bastante agitação, aceitando bem alimento oferecido em sua boca. Em aquários comem crustáceos e filés de peixe. Têm o hábito de revirar o fundo e mexer na ornamentação o que faz do aquário um local diferente todos os dias. Precisam de aquários grandes e podem, até pular fora da água quando farejam comida í superfície. Apesar do tamanho não são agressivos mas existem acidentes fatais com mergulhadores que tentaram alimentá-los dentro do mar. Quando comem, assim como todos os tubarões, engolem muita água junto e, praticamente, "aspiram" o alimento para dentro. São "estabanados" e quebram tampas do aquário, derrubam bombas e, ís vezes, raspam as costas sobre o fundo para arrancar parasitas e rêmoras (peixes que vivem aderidos í pele dos tubarões e arrais). É espécie ovovivípara, nascendo até 25 filhotes por ninhada. Tem hábitos sedentários e fica imóvel por longos períodos no fundo arenoso, em águas rasas

Imagem

Distribuição
Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Trancado

Voltar para “Ginglymostomatidae”