Página 1 de 1

RO, DI ou os dois?

Enviado: 03 Nov 2010, 21:23
por DanielFroes
Pessoal, estou planejando meu primeiro marinho, e uma das maiores preocupações está no tratamento da água, isso porque um DI+RO é muito caro, então pensando nas possibilidades, eu gostaria de saber o quanto eu perco em comprar só o DI? Por exemplo um DI de 2 estágios (tem a venda no fórum de classificados de resina + carvão), a diferença é muito grande pra um DI com 3 estágios? E com RO?

Eu gostaria de ter equipamentos de extrema qualidade, apensar da pretenção de começar com um aquário pequeno. Mas devido ao custo, pensei em pelo menos no início comprar um DI barato pra não me atrapalhar nas demais compras (Skimmer, bombas, etc)

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 04 Nov 2010, 00:10
por Renato Vidal
Daniel,

Independente do valor do filtro DI, ele vai efetuar o trabalho dele, pois, a atenção esta na renovação da midia, evitando que fique saturada e deixe de efetuar o trabalho dela.

Na seção "Faça Voce Mesmo" tem até alguns modelos que voce mesmo pode fazer (claro, depende da habilidade rssss).

O filtro de reverse osmose, apesar de ser bem indicado, não é 100%, assim como o DI também não, ambos permitem que "algo" ainda fique na água, o RO tem a desvantagem de gerar desperdicio de água, já que em média, apenas 2/3 da água que entra no filtro é aproveitada, o restante é descarte, já no filtro DI, toda água que entra é aproveitada.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 04 Nov 2010, 11:29
por Mauro Becker
SAlve

O uso do filtro DI é exelente e necessário, boa escolha, faça um Do it yourself ou compre, mas use.

Eu vou insistir que o melhor filtro é compostro de pré filtro 10 e 5 micras, carvao ativado, já livre de fosfato, seguido por membrana de RO, seriado enfim por resinas deionizadoras, pode ser mistas ou separadas, tanto faz, nao escutei explicação convincente nsobre o assunto.

O descarte é cruel, opte por membranas de 75 GPD, o melhor custo beneficio para quem usa apenas o RO, ou 100 ou mais GPD para quem usa o DI na saida.

A observação do Renato é importante, afinal agua não se joga fora ok, recicle para a caixa d'agua, ou maquina de lavar, jardim ou qualquer outro fim util e racional, vale lembrar que a agua de descarte de um RO, na pior das hipoteses, ja esta filtrada inclusive por carvao, é otima, ouso afirmar que muiiiito melhor da que saiu da torneira.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 05 Nov 2010, 20:48
por Evandro Hohl
Um DI nunca vai ser um RO, mas um DI pode fornecer agua de qualidade para voce utilizar, se voce nao quer investir R$ 1.000,00 em um RO e nao se incomoda com a aparencia final do filtro faça um DI caseiro.

Voce precisara de uns pedaços de cano 3 polegas uns endcap 3" uns caninhos flexiveis de agua de torneira de pia de banheiro e umas emendas para este canos.

Faça 3 tubos, no primeiro tubo voce coloca uma vela de filtro aquelas brancas de filtro de barro, no segundo voce coloca carvao ativado livre de fosfato (para variar o mais caro) e no terceiro voce coloca resina mista, normalmente compro da propria Desmi resinas, tem o site na net.

Detalhe, 1 lt de resina filtra no maximo 700 lts de agua e a agua por esta resina deve passar a velocidade aproximada de 5 lts por hora, aconselho a usar no primeiro tubo um filtro de vela pois ele vai ser o gagalo limitador da velocidade da agua que vai passar pelo seu filtro, sem contar que é um otimo retentor de particulas. Quando voce comprar a resina, exija que lhe seja fornecido gratuitamente (que o é ou deveria ser) um teste para a agua, pois assim voce sempre vai testando a agua que sai pelo seu filtro e vai poder verificar quando a resina ficar saturada e deve ser trocada.

Na seção faça voce mesmo tem otimos exemplos de como um DI pode ser feito facilmente.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 05 Nov 2010, 23:55
por Renato Vidal
A qualidade da água como objetivo, é zerar o número de particulas sólidas dissolvidas, também filtrando microbiologia que pode ser prejudicial.

Como, a única forma de testarmos a qualidade da água é através de um TDS (medidor de total de sólidos dissolvidos) ou através do olho do aquarista no aquário, com o passar do tempo, o importante é conseguir o objetivo de zerar a água (pelo menos para o TDS).

Nem um dos dois filtros é 100%.

O principio do Reverse Osmose, é passar a água, com pressão, por uma membrana com "furos" de determinado tamanho. Que, tecnicamente, somente passariam as moléculas de água, pois, qualquer outra particula sólida seria maior que isso, porém, isso é teoria, existem metais (chamando aqui de metais todo material sólido da tabela periódica rsss) menores que a molécula de água, além de agentes quimicos liquidos que também podem estar presente.

A mesma coisa para o filtro DI, quando se tira a carga quimica da água, voce esta se baseando no principio que, sem carga quimica (resinas ionica ou cationica, ou no caso da mista, as duas) toda particula "aderida" as moléculas de água, se desprendem, trocando a molécula de água pela particula da resina.

De fato, não acredito que alguém possa determinar qual dos dois é melhor, o fato é que, sempre, em cultura de aquarismo, o mais caro é melhor, então, a campanha pelo filtro de RO é muito maior.

Já teste água filtrada pelos dois tipos de equipamentos, e, no meu caso, o TDS zerou no deionizador e deu resultado positivo (que eu considero insignificante) de 4 ppm no TDS para a água da RO, claro que, saturação de resinas, ou de membranas podem ter afetado a água testada.


Agora, se o filtro de RO fosse realmente tão superior, porque alguns dos laboratórios de manipulação (pelo menos aqui da região de Campinas) optam por usar o Deionizador para filtra a água? Sera que tem algum motivo de fato ou simplesmente optam pelo mais barato e pronto?


Abraços

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 06 Nov 2010, 12:57
por Evandro Hohl
Gostei da sua analise Renato.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 07 Nov 2010, 22:03
por DanielFroes
Pessoal,

Agradeço as explicações e dicas! Conheço já alguns DIY aqui do fórum, só achei meio grande o "trambolho", acho que vou acabar comprando um mesmo hehehe.

A última explicação do Renato foi bem interessante, e bem no nível que eu queria saber, uma comparação entre os dois, tanto nas suas funções como em resultados (do teste que ele fez).

De inicio me incomodei com a idéia de comprar um TDS, é tanta coisa pra comprar né, mas depois, entendendo melhor do assunto, já penso no caso de comprar um DI (sem RO), e um TDS, assim posso acompanhar bem o resultado da filtragem para a troca das mídias em tempo certo. Estou num bom caminho?

Aproveitando a oportunidade... Como escolher um DI? com o que devo me preocupar na hora de comprar?

Mais uma vez obrigado!

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 08 Nov 2010, 00:15
por Renato Vidal
Sim, esta no caminho certo.

Alguns equipamentos, ira utilizar por toda vida de aquarista marinho, então, é interessante o investimento.

Em casa, mesmo depois de alguns anos, ainda utilizamos eles.

TDS
Refratometro (densidade)
pH (um medidor eletronico de 20 USD no e-bay)
e testes de Calcio, Reserva Alcalina e Nitrato


Na hora de escolher o DI, leve em consideração o espaço que ele ocupa, a facilidade em abrir e fechar para substituir as midias, a qualidade da montagem (para evitar vazamentos) e o volume de resina que ele usa, quanto mais, mais litros ele ira gerar antes que sature.

É importante que tenha um espaço de filtragem antes da resina, carvão ativado, filtro ceramico ou os dois. Isso aumenta a vida útil da resina.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 08 Nov 2010, 14:17
por DanielFroes
Obrigado pela ajuda Renato! Acho que agora consigo decidir e escolher um filtro.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 09 Nov 2010, 16:33
por Celso Suguimoto
Imagem

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 09 Nov 2010, 16:54
por André Fonseca
Sendo possível investir em algo mais caro, um "Destilador" também seria muito bom!!!

Gastaria mais energia por causa da caldeira, e a água que seria "desperdiçada" pode perfeitamente ser armazenada para lavar o quintal, por exemplo.

Imagem

Ao meu ver, a destilada é a melhor água que temos para poder utilizar no aqua.

Uso a muitos anos, e não troco por nada.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 09 Nov 2010, 19:45
por Robson Sandrini
André Fonseca escreveu:Sendo possível investir em algo mais caro, um "Destilador" também seria muito bom!!!

Tem idéia de quanto sai um bicho desses?

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 14 Nov 2010, 23:38
por Renato Vidal
Celso,

A tabela é bem interessante, mas ela relata as particulas para filtro com barreiras fisicas (reverse osmose).

O deionizador, entraria em uma categoria diferente, não é possivel comparar seus resultados nessa tabela, por ser uma filtragem "quimica".


Voce teria algum gráfico desse desempenho?


Abraços

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 15 Nov 2010, 07:51
por RicardoMiozzo
Eu comprei um filtro de osmose reversa com componentes de excelente qualidade composto de prefiltro de 5 micra, bloco sólido de carvão ativado e membrana de 38 galões por dia por pouco mais de 300 reais, logo antes de começar a fazer as trocas do aquário. Voltei ao hobby recentemente, e tive grande preocupação com esse quesito.
A água de descarte é reaproveitada para não ir pelo ralo, evitando desperdício.
Fiz testes na água que sai do R.O. e não detectei nada de PO4.
Acho que o filtro de R.O. com componentes de boa qualidade proporciona água de melhor qualidade e de custo muito inferior í que se pode obter com as resinas (por conta do desgaste delas ser mais rápido do que as trocas dos componentes do R.O.), a médio e longo prazo. Demora muito para ter que trocar algum dos componentes do R.O.
Por outro lado, também já ví pessoas que usam só deionizador com muito bom resultado. O uso desses filtros depende muito da vazão que se coloca. Quanto mais lentamente a água passar pelo D.I., mais qualidade a água filtrada terá.
O importante, a meu ver, é usar um dos dois, ou se o bolso do dono permitir, os dois juntos, pois água de torneira direto no aquário é quase sempre causa de muitos problemas.

Re: RO, DI ou os dois?

Enviado: 15 Nov 2010, 08:27
por Julio Monteiro
Eu sempre utilizei um deionizador, mas acabava gastando constantemente em resinas para reposição.
Resolvi comprar um filtro de RO semelhante ao que o Miozzo descreve, porém, acrescentando um último estágio com deionizador, ou seja, um filtro RO+DI. O filtro já está em utilização há 8 meses e o TDS continua indicando zero. Que bom que a duração da resina é prolongada dessa forma.

abraço