Página 1 de 1

INICIANDO A FILTRAGEM BIOLÓGICA !!

Enviado: 04 Nov 2010, 16:11
por leandro moreno
**** COMO INICIARMOS A FILTRAGEM BIOLÓGICA?

Seja qual for o tipo de filtragem a ser usado, o importante é que a “cama” criada pelo substrato filtrante (Bio Balls, Cerâmicas, ou outros) possa absorver e alojar o máximo de bactérias possíveis para que todo o sistema de filtragem funcione bem.
Bactérias Nitrossomonas e nitrobacter podem se alojar ainda no cascalho de fundo, pedras e etc.
O crescimento do número de bactérias nitrificantes favorece o processamento de produtos poluentes(Amônia e Nitrito), melhorando a qualidade da água.
O substrato filtrante (Cama) pode ser feito de cascalho de coral picado, conchas picadas, cerâmicas, biobalss ou tudo o mais que possa absorver e alojar bactérias.
Esteja certo de que a camada de cascalho não ultrapasse 04 cm de espessura, já que bactérias nitrificantes e aeróbicas funcionam melhor entre 2 e 3 cm. Em caso de camadas grossas, desenvolvimento anaeróbico pode ocorrer na cama de cascalho de fundo, e pode ser reconhecido por manchas pretas no cascalho, são gases tóxicos produzidos pelo escapamento periódico das bactérias anaeróbicas, mais do que nunca o fluxo de água circulante deve ser suficientemente rápido na filtragem biológica para garantir boa filtragem.
Tempo é importante quando usamos filtragem biológica, quantidades suficientes de bactérias, estarão disponíveis somente entre 3 e 8 semanas.
Se peixes forem introduzidos antes, podem morrer devido á falta de bactérias nitrificantes ou excesso de material poluente que não pôde ser decomposta (processada) em tempo suficiente.
Podemos introduzir algum peixe bem resistente ou Hermitão para produzir as primeiras quantidades de Amônia que serão consumidos pelas bactérias nitrossomonas, após algum tempo elas excretarão Nitrito(NO2), que será consumido e processado pelas bactérias nitrificantes.
O ciclo nitrificante pode ser acelerado com a introdução de uma cultura (colônia) de nitrobacter no aquário; isto pode ser feito transferindo uma porção do substrato, ou uma porção de bio balls ou cerâmica de um aquário estabilizado; para um aquário novo, recém montado.
Durante a primeira fase, a qualidade da água deve ser testada para checarmos amônia, nitrito, nitrato, ph e densidade, assim checamos se o processo está andando conforme desejado e quando poderemos colocar os primeiros habitantes.
No início, 1/5 (20%) da água pode ser trocado semanalmente, se necessário, e uma oxigenação suficiente introduzida através de vigorosa circulação, com uso de filtros externos ou bombas de circulação (submersas) ou ainda em último caso compressores de ar. Com a remoção dos níveis excessivos de amônia e nitrito; e ainda o enriquecimento da oxigenação através das trocas de água, as bactérias podem se multiplicar suficientemente para prover o equilíbrio, quando equilibrado, pode-se colocar alguns habitantes, deve-se respeitar a quantidade de seres vivos introduzida, sempre poucos indivíduos por vez.
A produção de bactérias deve ser adaptada para processar a quantidade de amônia produzida, se muitos animais forem colocados ao mesmo tempo, pode ocorrer envenenamento por amônia, isso pode matar todos os organismos vivos do aquário, incluindo as bactérias.
A filtragem biológica pode ser acelerada quimicamente, pode-se usar um pouco de amônia para alimentar as bactérias, muitos usam pedaços de camarão para acelerar o processo, isto não é muito aconselhável, seria melhor colocarmos um peixe bem resistente e alimentá-lo, assim conseguiremos vagarosamente a estabilização.
É normal a perda de alguns indivíduos durante os piques de nitrito e amônia pois estes são veneno na água, por isso deve-se evitar peixes caros e fracos como primeiros habitantes.
Quando o ciclo é completo e o processo biológico está correndo no seu curso normal, ou seja auto suficiente, podemos dizer que passamos com sucesso pela fase crítica dos aquários marinhos.
O produto final da filtragem biológica é o nitrato (no3) produzido pelas bactérias nitrobacter, algas aparecerão gradualmente durante os primeiros meses, se alimentando do vagaroso acúmulo de nitrato. Algas marrons (Diatons) desenvolvem-se em pedras e vidros, seguidos mais tarde por algas verdes; forneça alimentação suficiente e de boa qualidade.
Deve-se fazer trocas parciais de 10 a 25% mensalmente para que a quantidade de nitrato formada possa ser eliminada, deve-se sifonar o fundo de cascalho para retirar o máximo de matéria orgânica ali acumulada.
Se o aquário tiver muitos animais, a filtragem biológica não deve ser sobrecarregada, muitos animais significam muitos poluentes produzidos e muitas vezes os filtros não conseguem processá-los de forma ideal, assim o nível de oxigênio pode cair e resultar no aumento da toxidade da água e envenenamento das bactérias.
A capacidade do aquário depende da combinação da qualidade do substrato usado na filtragem biológica, algas, luz e filtragem mecânica e química.
Quanto melhor for a qualidade e a performance dos produtos usados, melhor será a qualidade água, logo a qualidade da vida dos habitantes.
Para se ter uma base; alguns pesquisadores e aquaristas aconselham de 08 a 10cm de peixe para cada 30 litros de água; isto pode variar consideravelmente de espécie para espécie.

OBSERVAÇíO:

PH = 7.8 OU MAIS BAIXO
** ÁGUA AMARELADA
**CARREGAMNETO EXCESSIVO DE NITRATO(NO3)
(COM PEQUENAS QUANTIDADES DE AMÔNIA E NITRITO)

NESTAS CONDIÇÕES OS PEIXES ESTíO MAIS SENSÍVEIS À DOENÇAS !!

MANDE SEU E-MAILE RECEBA MAIS TEXTOS !!!

Re: INICIANDO A FILTRAGEM BIOLÓGICA !!

Enviado: 05 Nov 2010, 14:44
por Mostavenco
ótimo tópico, sou do rio também, de que parte do rio você é?

Meu msn, duduglobal@hotmail.com

Re: INICIANDO A FILTRAGEM BIOLÓGICA !!

Enviado: 10 Nov 2010, 11:54
por Marco Aurelio S. Ferreira
Muito bom o texto, quando tiver mais me passa por favor!
mferreiraurbi@hotmail.com

Obrigado!!

Abraços

Re: INICIANDO A FILTRAGEM BIOLÓGICA !!

Enviado: 10 Nov 2010, 13:07
por Matias Gomes
leandro moreno escreveu:MANDE SEU E-MAILE RECEBA MAIS TEXTOS !!!

não precisa postar o mail, quando tiver mais textos é só postar aqui mesmo
um abraço