🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

kh e no3 - como controlar?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

kh e no3 - como controlar?

#1 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Pessoal,

Meu aqua está quase terminando a ciclagem. A amônia já está zerada e o nitrito está bem próximo de zero, se continuar baixando no rítmo que está, acho que no máximo sexta ja zera...

agora, o que me preocupa.... no ultimo teste que fiz, o kH e o nitrato estavam em níveis adversos do recomendado...

o kH estava em 6 (pelo que lí, o ideal é acima de 7, por volta de uns 9 de preferencia) e o NO³ estava em cerca de 100.... isso no domingo passado, 3 dias atrás, quando o nitrito estava em 1ppm ainda...

depois disso não medi mais, somente o nitrito que medi ontem e estava abaixo de 0,25...

ai ficam duas dúvidas:

1 - Como subir o kh sem mexer nos demais parâmetros?? Ainda não tenho o teste de CA para saber a quantas anda....

2 - Como fazer para baixar o nitrato através da filtragem? sei que TPAs ajudam, porém precisaria de muitas para baixar até 0...

para ajudar, segue o setup do meu aqua:

- Aquario Boyu ASD5-3 (21L brutos)
- Filtro Rio Nano Skimmer (400L/h)
- bomba Sarlo Better Mini C (170L/h)
- substrato: +-3kg de halimeda (uns 6 a 7cm atras e uns 3 a 4cm na frente)
- algumas RVs (nao sei a quantidade exata)
- iluminação temporária: 9W PL, estou esperando minha luminária chegar, a definitiva será uma boyu 3x8W T5.

Valeu pessoal!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: kh e no3 - como controlar?

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Eiji.

A kh, as próprias TPA irão resolver, que no seu caso, pelo volume do aquário, terão que ser regulares e preferencialmente semanais.

A forma de subir a Kh, é dosando bicarbonato de sódio, porém, isso pode gerar um desequilibrio com o Cálcio, então, essa medidad voce só ira fazer depois que souber também em quanto esta o cálcio. Se necessário, verifique com outro aquarista, ou mesmo leve uma amostra da água no lojista e peça para medir os parametros para voce.


Quanto ao nitrato, essa briga é o calcanhar de Aquiles dos aquaristas, geralmente, em sistemas maiores, da para abusar da camada de substrato, usar mais outras midias de fixação de bactérias no sump e ainda o uso de reatores, quando diminuimos o tamanho do sistema, aumentamos esse problema. No seu caso, o mais indicado é colonizar o sistema com bactérias em ampola, o BioDigest da Probidio é uma boa opção, já usei e aprovei os resultados.


Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: kh e no3 - como controlar?

#3 Mensagem por Eiji Yoshimura »

opa!! valeu, Renato!!

uma coisa... qual teste de Ca que é funcional e barato?!?! rsrs... a verba está bem curta!!!

nas TPAs estou usando água comprada, a principio pretendo fazer a cada 15 dias, já que estou usando o skimmer, acha que tem problema?!?!

a água eu compro na loja Clube do Aquário, eles informaram que usam o sal Red Sea Coral Pro... sabe se ele possui os nutrientes e minerais necessários para corais moles?!?!? terei que completar com algum suplemento!?!??

do nitrito, tentarei fazer algumas TPAs para reduzir... coloquei tbm dentro do filtro um sache de purigen 100ml.... vamos ver se ajuda.... e quanto ís bactérias nitrificantes?!?! será que no meu substrato consigo ter uma colonia delas?!?! ou a camada é muito baixa para tal?!?!?

valeu!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: kh e no3 - como controlar?

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

qual teste de Ca que é funcional e barato


Eu confio no Salifert e ELOS ... tem alguns de outras marcas q sao de dificil leitura
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: kh e no3 - como controlar?

#5 Mensagem por Gleidson Santos »

Aproveitando o tópico do Eiji, eu faço testes de nitrato da Red Sea, o reagente A deve ser chacoalhado antes de usar, descbri isso í poucas semanas..rs.
e o problema é que depois que eu faço isso, meus nitratos ficam entre 50 e 20, o que altissimo.

Então não sei se estou fazendo o teste correto, pois tenho uma filtragem relativamene boa (Perlon, esponja, purigem, renew, removedor de amonia, skimmer, e ainda siporax), e ainda faço TPA de 20 litros semanais, sifonando o sump..
Acabei de fazer os testes e ficaram assim: nitrito 0,2, nitrato 20, amônia 0,02 e fosfato 0. Por isso estou achando esquisito o nitrato alto, pois minha água não parece suja, pelos outros testes.

Meu próxmo passo é limpar o purigem, renew.

Não estou usando aquela placa (não lembro o nome) que remove nitrito e nitrato, eu até acho ela boa.

O que vocês acham do teste de nitrato da Red Sea?
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: kh e no3 - como controlar?

#6 Mensagem por Robson Sandrini »

Então não sei se estou fazendo o teste correto

É o teste com 3 reagentes né? A presença de nitrito influencia no resultado do nitrato. Mas com 0,2 de nitrito [acho que, mas nao tenho certeza] a influência só ocorre em valores bem menores de nitrato. Data de validade ok?

(Perlon, esponja, purigem, renew, removedor de amonia, skimmer, e ainda siporax)

Tudo isso junta nitrato se a manutenção não for adequada. O perlon, por exemplo, eu trocava a cada 2 dias nos de agua doce.

(...)nitrito 0,2, nitrato 20, amônia 0,02 e fosfato 0.

Pra que serve esse tal de removedor de amônia então? As bactérias do seu sistema deveriam dar conta de rodar ao menos até nitrato os compostos nitrogenados que o skimmer não exporta...

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: kh e no3 - como controlar?

#7 Mensagem por Julio Monteiro »

Eiji,
com o nitrito em 1 ppm, não é possível fazer medição correta de nitrato. Quando o nitrito baixar para próximo de zero, faça a medição do nitrato.
KH = 6 dKH não é nenhum problema. É melhor manter nesse patamar sem acrescentar bicarbonato de sódio.

Gleidson, a esponja e o perlon acumulam sujeira e são um prato cheio para as bactérias trabalharem. Como é um local de alta circulação de água, o resultado é acumular nitrato. Na minha opinião, você deveria utilizar - se possível - a esponja e o perlon somente de 1 a 2 dias por semana, retirando e lavando logo depois. Deixar direto no aquário vai acumular nitrato...

abraço

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: kh e no3 - como controlar?

#8 Mensagem por Gleidson Santos »

O perlon estou trocando uma vez por semana. ele fica bem escuro. E a esponja eu tiro e lavo ela qdo faço a TPA, mas depois eu coloco de volta no reef.

O removedor de amonia eu comprei uma época atras q a amonia estava alta.. e acabei deixando lá.

O que vocês me recomendam deixar para a filtragem??

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: kh e no3 - como controlar?

#9 Mensagem por Robson Sandrini »

Gleidson escreveu:O que vocês me recomendam deixar para a filtragem??

Eu deixaria o Siporax [numa bolsa de sharkbag], o Purigen e o perlon que vai pro lixo a cada 2 dias [ou usaria sharkbag ao invés do perlon, que dá pra manter um nivel de eficiência mesmo depois de algumas lavagens, diferente do perlon... mas tem toda aquela discussão sobre sharkbag filtrar o que serviria de alimento pros corais também... enfim, em 7 dias a meleca do se perlon já liberou muito nitrato no seu sistema].

[]´s

R.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”