🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#1 Mensagem por Bernardo Berro »

Ola a todos,

Notei seres vivos em minhas rvs e estou quase certo que são as famosas aiptasias. Li alguma coisa sobre, e pelo que percebi são indesejadas ao extremo, em primeiro queria saber o porque delas serem assim tratadas? Quais os maleficios?
Abaixo vai a foto para que vocês possam concluir se são ou não aiptasias:
Imagem

Caso seja, como devo proceder para eliminalas sem que seja manualmente, afinal possuo 15kg de rvs e existem locais que o acesso é impossivel a não ser que eu desmonte o aquario e veja rv por rv...

Fico no aguardo, desde ja muito obrigado a todos!!!
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

A maioria dos aquaristas consideram Aiptasias pragas indesejáveis em seus aquários. Primeiro pq esteticamente comprometem e segundo pq como sao tipo de anemonas queimam os corais proximos

Vc consegue minimizar a infestação matando atraves de injecoes de solucoes liquidas como vinagre ou kalk ou mesmo alguns produtos comerciais, ou entao adicionando um predador natural como Cooperband, stritatus ou bailarinos (com algumas restricoes em relacao aos dois primeiros.

Abaixo uma traducao da reefkeeping

Varias maneiras de erradicar com aiptasia do seu reef.

Um dos assuntos mais discutidos nos foruns pelo mundo é como eliminar de uma vez por todas a tão temida Aiptasia. É um daqueles animais que se adaptam muito bem a todos os tanques, não importa quais são os parâmetros de água.

Aiptasia são definitivamente considerados uma praga pela maioria, e realmente queremos distancia dos nossos reefs. São muito agressivas, se desenvolvem numa velocidade impressionante e em pouco tempo já está causando prejuizos para o tanque.


Vou tentar descrever algumas das mais populares formas de erradicar essas pragas nossos aquarios. Existem diversas formas além dessas que eu vou explicar, mas este já é um bom começo.

Uma das maneiras que conheço é erradicar-las com vinagre. Pegue uma pequena quantidade de vinagre em uma tigela e coloque-o em um microondas por um minuto. Pegue uma seringa com uma agulha e aspire o vinagre. Aplique o vinagre injetando um pouco no seu corpo, em qualquer lugar de 0,25 ml-.50ml, dependendo do tamanho da Aiptasia. Elas vão se dissolver quase instantaneamente. Recomenda-se aplicar com certos intervalos para evitar oscilações drásticas de pH.

Suco de limão tem sido usada por muitos com sucesso, a agulha e o método da seringa parece funcionar melhor, mas também ouvi algumas pessoas terem sucesso apenas pulverizando proximo a aiptasia.

Água fervente funciona muito bem, no mesmo método de dosagem descrito acima.

Kalkwasser ou hidróxido de Ca são métodos muito comuns. Recomenda-se preparar uma pasta misturando agua e a substancia e aplicar com uma seringa ou palito de picolé para sufocar a Aiptasia.

Há também vários animais que se alimentam de Aiptasia. Para muitos peixes borboleta a aiptasia é o seu cardapio preferido porém nem todos os peixes borboleta são animais seguros para manter em tanques com corais, por isso não deixe de pesquisar antes de comprar um desses peixes. Um dos borboletas mais comuns que muitos aquaristas tiveram o sucesso no tratamento contra aiptasia é o Copper Band. Estes peixes, no entanto, pode ser bastante difícil de manter e são muito exigentes no que eles comem. Então, mais uma vez, por favor, faça pesquisa antes de comprar um.

Berghia nudibrânquios também são conhecidos por devorar Aiptasia, mas novamente vai ser muito complicado manter-se vivo após o seu trabalho está feito. Portanto, este também é outro animal que deve ser observado antes da adição de um tanque. Eles também são muito pequenos, e nem sempre faz bem em reefs com intensa circulação, como eles podem ser jogados em cima de algum outro animal.

Provavelmente uma dos mais populares e mais questionados predadores naturais da anêmona Aiptasia, é o camarão bailarino. É bom observar a procedencia para nao acabar comprando um camarão de outra especie achando que é um bailarino. O camarão bailarino é conhecido por comer Aiptasia. Eu tenho tido grande sucesso com esses animais, e tenho notado também que o maior sucesso vem quando um maior número destes são mantidos, ao invés de apenas um ou dois.

Se você só tem poucos focos de aiptasia, ou se você tem certas restrições, não permitindo que você adicione certos animais ao seu aquário, eu recomendaria usar uma das injeções ou pastas.

Como já mencionado, e sempre sugeriu, antes de adicionar qualquer animal para o seu tanque, por qualquer motivo, faça sua pesquisa e verifique se ele é compatível com os outros habitantes do seu tanque e que seu tanque é apropriado para aquele animal em particular.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#3 Mensagem por Bernardo Berro »

Celso Suguimoto,
Aquilo que postei na foto são aiptasias?
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sim

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#5 Mensagem por Bernardo Berro »

Celso Suguimoto,
Celso, como essas aiptasias estao extremamente visiveis, irei aplicar injeções de kalk, não usarei vinagre pois meu reef por estar em fase de ciclagem ainda (45dias) tende a ter um ph baixo, e o vinagre so iria atrapalhar.
Como doso o kalk com agua para fazer as aplicações? Acredito que deva ser o mais concentrado possivel certo? Como devo proceder essa mistura concentrada?

Abraços
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Solucao saturada em uma seringa... se aproxime com cuidado nela e espete injetando kalk nela.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#7 Mensagem por Bernardo Berro »

Celso Suguimoto,
Fiz exatamente oq sugeriu... BOtei num pote uns 30ml e 2 colheres de kalk... Ou seja, matava ate um cavalo rsrs... Apliquei 0.25ml em cada uma e morreram no ato!!!
Muito obrigado pela dica!
Agora meu medo é, como possuo muitas rochas e cavernas, existem locais nos quais nao tenho visão... Então devem haver mais aiptasias, vou deixar o aqua estabilizar melhor e colocar bailarinos, e todas aiptasias que forem visiveis aplicarei kalk.

Mais uma vez obrigado pela dica... Agora é resolver 2 problemas: Algas marrons e ictio ( meu YT esta com pequenos pontinhos brancos e se esfregando no substrato) Alguma dica para o ictio?

Abração
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Qto tempo tem seu aquario ?

Um peixe saudavel dificilmente morre de parasitismo.... mas aquarios novos sao mais "instaveis"
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#9 Mensagem por dletieri »

Aipitasias são uma maravilha. Alimentam o camarão bailarino de maneira maravilhosa! kkkk

O meu, no começo começou a encher as peciencias icon_bag aí comprei um bailarinho. Usando Kalk eu matava todas as que conseguia ver, mas sempre sobrava alguma, e quando eu ia ver (em uma semana +/-) já tinham várias pelo aquario. Agora não tenho mais nenhuma para contar história! rs... Com apenas um bailarino de R$ 15,00... rs

Boa sorte aí com elas!
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#10 Mensagem por Bernardo Berro »

Celso Suguimoto, meu aquario completam 2 meses agora dia 18 de dezembro.... As rvs ja estavam maturadas em outro aquario... Mas sem sombra de duvida meu aquario ainda esta em periodo de ciclagem.
Fiz um teste de fosfato e saiu alto, provavelmente mais um fator para o aparecimento de algas marrons, vou fazer um tpa maior para tentar resolver o problema, existe alguma midia eficaz para controlar o fosfato?
Abraços
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aiptasia - Acho que estou com varias!!!

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Midias a base de ferro como phosban. Mas sem o reator elas são menos eficientes
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”