🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dosagem Sal Sintetico

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Dosagem Sal Sintetico

#1 Mensagem por Victor Carneiro »

Amigos, estou montando um pico e preciso de algo pra dosar o sal sintetico que irei usar tanto na montagem quanto nas trocas parciais.

A principio pensei em comprar uma balança de precisão, mas será que não tem outra maneira? o maior problema é a espera da entrega desta balança de deve ser superior a 15 dias e eu preciso com urgencia de um dosagor.

não teria algum utensilio comum tipo colher de chá, sopa, tampa de garrafa pet que desse pra estabelecer uma quantidade de sal?

EXEMPLO: uma colher de sopa é equivalente a 100g que faz 3l de água.

como é um pico as trocas vão ser entre 1 a 2 litros, poderia arredondar pra 1,5l e assim usar 50g de sal.

Se tiver alguma alma boa que tem balança de precisao e puder medir isso pra mim eu ficaria muito agradecido.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#2 Mensagem por Julio Monteiro »

Victor,
a balança não precisa ser de precisão não. Você precisa aproximadamente de 32 a 38 g de sal para cada litro de água, dependendo da marca do sal e da densidade desejada. Eu uso o da Red Sea Pro e utilizo 38 g para cada litro para uma densidade de 1025.

Não tem ninguém que possa pesar por você aí por perto? Até em uma padaria, se o dono deixar, você consegue medir o sal...

Antes de colocar no aquário, tem que medir a densidade. Aí basta colocar mais água ou um pouco mais de sal.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

O q eu faço é usar um balde com a mesma qtde de sal e tenho a medida já calcula com o refratometro da qtde de sal para aquela qtde de água. Assim eu apenas confiro a densidade após deixar o sal batendo por 24 horas pra ver se está Ok
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Dosagem Sal Sintetico

#4 Mensagem por Nilo Otaviano »

Eu vou botando sal e medindo com o refratometro até chegar em 1025, não precisa de balança não.

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#5 Mensagem por Victor Carneiro »

Vou ver se consigo comprar um refratometro por aqui, mas acho dificil...
o motivo de eu ter pedido a dosagem é justamente pela dificuldade de encontrar um local onde venda a balança.

Quando vc coloca uma certa quantidade, quanto tempo demora pra esta quantidade se dissolver? ou seja, colocando X colheres de sal em X litros de água, quanto tempo tenho de esperar até poder medir? Obrigado
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu meço algumas horas depois e deixo batendo o sal por 24 horas antes de adicionar no reef
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#7 Mensagem por Victor Carneiro »

optei por comprar um refratometro tb, consegui um vendedor que é meu vizinho, mas ainda preciso ter uma noção de quantidade, pois como irei saber que uma certa quantidade de sal é igual a 100g, que faz 3 litros de água, ou 400g pra fazer uma quantidade de 15 litros inicial.
mas obrigado mais uma vez, acho que vou acabar comprando uma balança também, pelo mercado livre, ou ver se esse vendedor tem algum tipo de dosador.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#8 Mensagem por Alessandro Lima »

Por que vc não vai em uma casa dessas de 1,99 e compra aqueles copos de dosagem de receitas de dona de casa.
Ele vem com marcação de medidas.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao precisa de balança de precisao nao... um refratometro e um recipiente com uma medida já previamente marcada é o suficiente...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dosagem Sal Sintetico

#10 Mensagem por Victor Carneiro »

Primeiramente gostaria de agradecer aqueles que me deram atenção.

O que quis dizer é que mesmo optando pelo uso de um refratômetro eu precisaria de ter uma noção de que quantidade inicial de sal colocara pra cada litro de água, ou seja, precisaria saber se era uma colher de sopa ou uma xicara, por exemplo.

Bem, eu comprei um daqueles copinhos dosadores e chutei uma certa quantidade e depois conferi a água com o refratômetro e deu certo.
O aqua já está montado e ciclando, imagino que até o fim do mês coloque peixes e posteriormente corais.

Mais uma vez Obrigado!
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”