Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Análise estrutural do meu aqua 170x60x70 - 10mm
- José Esteves
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Esteves
- Curtiu: 1 vez
Análise estrutural do meu aqua 170x60x70 - 10mm
Bom, como um bom engenheiro projetista que sou, eu não deixaria de confirmar alguns dados do meu aquário marinho, 170x60x70= 714 litros, só de vidro tem 110Kg
fazendo alguns cálculos de resistência de material usando um software que eu trabalho, no caso vidro de 10mm de espessura e com um fator de segurança de 30% fiz o seguinte;
714L+30%= 930L (Arredondado)
1L = 1Kg
meu aquário tem uma pressão nas 5 paredes internas (4lados e 1 fundo) de 930Kg/m2 (valor usado para o cálculo de elementos finitos),
um vidro com a espessura de 10mm pode variar com essa carga no máximo 0,8mm senão ele estoura e Tchau peixes.......
pelo programa de cálculo estrutural (o mesmo para projetar pontes, carros, aviões, prédios até carro de F1), vi que o meu aquário no pior ponto de deformação (local em vermelho) varia 0,04mm (4 centésimos de milímetro) mais que suficiente!!!
ou seja, ele aguenta o tranco!!! daria até para reduzir a espessura do vidro de 10mm para 8mm!!!
bom, a principio é isso, depois posto as fotos.....pois está em fase de montagem......
abraço,
fazendo alguns cálculos de resistência de material usando um software que eu trabalho, no caso vidro de 10mm de espessura e com um fator de segurança de 30% fiz o seguinte;
714L+30%= 930L (Arredondado)
1L = 1Kg
meu aquário tem uma pressão nas 5 paredes internas (4lados e 1 fundo) de 930Kg/m2 (valor usado para o cálculo de elementos finitos),
um vidro com a espessura de 10mm pode variar com essa carga no máximo 0,8mm senão ele estoura e Tchau peixes.......
pelo programa de cálculo estrutural (o mesmo para projetar pontes, carros, aviões, prédios até carro de F1), vi que o meu aquário no pior ponto de deformação (local em vermelho) varia 0,04mm (4 centésimos de milímetro) mais que suficiente!!!
ou seja, ele aguenta o tranco!!! daria até para reduzir a espessura do vidro de 10mm para 8mm!!!
bom, a principio é isso, depois posto as fotos.....pois está em fase de montagem......
abraço,
José Esteves
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Análise estrutural do meu aqua 170x60x70 - 10mm
qual a largura dessa trava central? tem como fazer calculos retirando a trave central e colocando travamento frances duplo ?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- José Esteves
essa tem 120mmx12mm
as laterais tem 50mmx12mm
preciso ver como é essa trava francesa dupla para poder fazer ela no CAD, calcular de novo e ver o que dá,
mas acredito que tirando essa central e colocando 2 ficaria bom tbm!!!
as laterais tem 50mmx12mm
preciso ver como é essa trava francesa dupla para poder fazer ela no CAD, calcular de novo e ver o que dá,
mas acredito que tirando essa central e colocando 2 ficaria bom tbm!!!
José Esteves
- Matias Gomes
- Administrador
te mandei um projeto de um mega reef no CAD, assim vc pode ver como é a trava francesa dupla, veja se o arquivo é o certo.
Um abraço
PS: são dois projetos que te mandei.
Um abraço
PS: são dois projetos que te mandei.
- José Esteves
Blz!!! vou ver como é as travas!!! segunda ou terça mando o resultado p vc por email!!!!
abraço,
abraço,
José Esteves
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles
- Apelido: Fred
- Data de Nascimento: 09 Abr 1970
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
José,
Essa trava central larga assim vai te atrapalhar muito a iluminação. Considere em reduzir ela e talvez aumentar as francesas.
Eu faria sem trava central, somente com francesa dupla como o Matias sugeriu. O display fica muito mais "clean" e fácil de fazer manutenção.
Show o software.
abraço
PS: eu não arriscaria fazer com 8mm. Faria com 10mm com certeza.
Essa trava central larga assim vai te atrapalhar muito a iluminação. Considere em reduzir ela e talvez aumentar as francesas.
Eu faria sem trava central, somente com francesa dupla como o Matias sugeriu. O display fica muito mais "clean" e fácil de fazer manutenção.
Show o software.
abraço
PS: eu não arriscaria fazer com 8mm. Faria com 10mm com certeza.
- Luciano Ruggero
- Diplectrum formosum
- Apelido: luciano09
puxa muto boa esta informação, vejo que tem experiencia e conhecimento
estou com uma duvida que talvez vc nem precise fazer calculos para resolver
estou com um aquario de 1.40x40x 50 alt, que dá 280L, com vidro 6mm, e 2 travas francesas
eu corro o risco de estourar?
estou com uma duvida que talvez vc nem precise fazer calculos para resolver
estou com um aquario de 1.40x40x 50 alt, que dá 280L, com vidro 6mm, e 2 travas francesas
eu corro o risco de estourar?
- Matias Gomes
- Administrador
Luciano se estiver bem travado não abre.
-
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Biguzzi
Puxa estou me preparando para a montagem de um reef bem grande (daqui a uns dois anos, assim que a construção da casa acabar)
ele tera 3,00 metros x 0,7m x 0,7m, qual o vidro a ser usado?
Devo colocar travas francesas no fundo e em cima???
Ele ficará em cima de uma "mesa" de concreto, será que é bom colocar madeira tambem???
Quando comprar o vidro devo mandar lapidar as bordas para melhorar o encaiche???
Com certeza terei que montar o vidro no local onde ele fai ficar, por isso agradeço as dicas que vierem....
ABraços
ele tera 3,00 metros x 0,7m x 0,7m, qual o vidro a ser usado?
Devo colocar travas francesas no fundo e em cima???
Ele ficará em cima de uma "mesa" de concreto, será que é bom colocar madeira tambem???
Quando comprar o vidro devo mandar lapidar as bordas para melhorar o encaiche???
Com certeza terei que montar o vidro no local onde ele fai ficar, por isso agradeço as dicas que vierem....
ABraços
A DEUS toda a Gloria!
- Matias Gomes
- Administrador
Carlos os vidros devem ser lapidados reto, pode usar vidro de 12mm, precisa de travas inferiores e superiores inclusive travas centrais.
coloque uma folha de isopor de 1cm em cima da alvenaria, depois um compensado naval e outro isopor de 1cm e coloque o reef em cima.
coloque uma folha de isopor de 1cm em cima da alvenaria, depois um compensado naval e outro isopor de 1cm e coloque o reef em cima.
-
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Biguzzi
Puxa matias, depois da ultima reunião com o arquiteto algumas coisas mudaram.....
o aquario teve de ser redudido no comprimento para 2,5 metros a largura aumentou para 0,80 m.
a altura esta a meu critério, por isso acho que vou optar por 0,80...
Não seria melhor um vidro de 15mm ?????
o aquario teve de ser redudido no comprimento para 2,5 metros a largura aumentou para 0,80 m.
a altura esta a meu critério, por isso acho que vou optar por 0,80...
Não seria melhor um vidro de 15mm ?????
A DEUS toda a Gloria!