🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro Ano : novas posições e experiências

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Primeiro Ano : novas posições e experiências

#1 Mensagem por Fmago »

Fala galera ! Tud blza !?! icon_joia
Este e o meu novo tópico uma sequencia do tópico Primeira Vez. Neste ano de 2011 meu primeiro aquário marinho fará um ano, mas só lá no segundo semestre, ate lá ele continua um bebe jovem e ainda um tanto instável. Por isso montei este tópico para solucionar as duvidas que irão surgir nesta fase tão importante. Depois de varias loucuras, erros e acertos, montagens, substratos, rochas, troca de substrato ( o que deixou de cabelos em pe muita gente, mas felizmente não causou nenhum efeito negativo ) após inúmeras decorações e formatos, finalmente encontrei um meio termo e hoje tenho a montagem definitiva. Portanto vamos abrir os trabalhos 2011. E para começar vamos falar do fantástico, belíssimo e caríssimo peixe Imperador ? Quanto tempo de Aquario para ter um ? Ele e Reef Save ? O que me dizem os sábios desta maravilha dos mares ! O peixe Imperador !!!
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#2 Mensagem por Fmago »

Eai galera blza.! icon_joia Aqui hoje fez muitooo calor,,, o termômetro que fica na área da minha casa marcou 39' a sombra.! Muito calor que so aliviou com a chegada de mais uma tempestade tropical de fim de tarde. Com todo este calor a ideia do frigobar como resfriador se mostrou perfeita e recomendo a todos porque minha temperatura permaneceu em 26,7' no auge do calorao. ( para saber mais de Frigobar como Resfriador vide tópico Primeira Vez ) Galera permanece a duvida sobre o Imperador, confundi ainda mais porque tem o Imperador, tem o Peixe Anjo e tem a Doris ( procurando nemo ) que não sei o nome. Quem e reef save ? Quem pode e quem não pode ??? E me falem de uma espécie de Teia de Aranha que surgiu em uma rochinha no reef, o que pode ser ??? Tem também uma duvida interessante, mesmo com meus parâmetros estando ideais ( pH,ca,kh,temperatura,amônia ) enfim, mesmo com tudo Ok posso usar algo para crescimento dos corais ? O que seria indicado ? No aguardo das respostas e desde já Obrigado !!! icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#3 Mensagem por ThiagoBG »

O título do tópico ficou meio ambíguo... icon_rotfl2
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vc está se referindo a esse peixe ?

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Renato Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 04 Dez 2010, 08:25
Apelido: Renato Camargo
Cidade: Rio Claro
País: Brasil
Localização: Rio Claro

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#5 Mensagem por Renato Camargo »

Bom não sou nenhum expert no assunto, mas andei lendo muito...
A "dori" em questão é um Paracanthurus hepatus ou simplesmente Blue Tang, e sim é reef safe
Os anjos em geral são difíceis de alimentar. O imperador eu não sei não, mas é meio grandinho.. Se sua dúvida é entre os 3 eu aconcelharia a "Dori" mesmo.

Avatar do usuário
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 20 Dez 2009, 21:11
Apelido: Viude
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#6 Mensagem por Gustavo Viude »

Acho que ele está se referindo a este aqui....:

Acho que o nome é Pomacanthus imperator....

Imagem

Ele é lindo, mas é um belo comedor de corais... além de crescer rápido e precisar de um bom espaço para viver.

Me corrijam se eu estiver errado.

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#7 Mensagem por ThiagoBG »

Gustavo Viude escreveu:Acho que ele está se referindo a este aqui....:

Acho que o nome é Pomacanthus imperator....

Ele é lindo, mas é um belo comedor de corais... além de crescer rápido e precisar de um bom espaço para viver.

Me corrijam se eu estiver errado.



Tem hora que dá vontade de montar um Fish Only. Tem tanto peixe lindo que não dá pra colocar com corais!
Imagem

Avatar do usuário
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 20 Dez 2009, 21:11
Apelido: Viude
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#8 Mensagem por Gustavo Viude »

Verdade...

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#9 Mensagem por michelcarvalho »

Thiago, concordo com você ! É uma faca de dois "legumes" ... hehe... Os corais são lindos ! MAs tem um monte de peixe super bonitos que comem corais ! Haha... A solução é termos dois REEFs... hehe.... Um só fish only e o outro misto... hehe icon_yes icon_yes icon_yes

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#10 Mensagem por Fmago »

Salve salve galera,,, depois de um findi curtindo a Serra Gaucha e as belezas naturais dos Canions de Cambara do Sul ( onde ate pegada de onça eu fotografei hoje em uma trilha ) como e bom chegar em casa e encontrar o Reef tranquilinho " tudo numa boa" graças a automação. Melhor ainda e entrar no Forum e ver que uma turma gente boa respondeu as perguntas da gente, isso e bem legal mesmo. Valeu mesmo galera icon_iCo01 vcs são "o cara"! O peixe em questão era mesmo o da primeira foto e realmente e preciso pensar bem antes de comprar coral porque sou obrigado a concordar que os mais bonitos e exóticos não são reef safe. No meu caso comprei mudinhas de varios corais que ate agora estão crescendo e algumas ate se multiplicando a olhos vistos, mas sem frescuras, sem vitaminas, produtos, schiller, nada disso. Só luz por 8 horas, tpa a cada 15 dias e reposição semanal. E confesso que se um dia eu chegar em casa e tiver acontecido uma daquelas mer... icon_censored que as vezes acontecem ( podem acontecer com qualquer um ) e os corais fizerem a passagem, minha tristeza só vai durar ate entrar em uma loja e sair com uma caixinha de isopor cheia de saquinhos com estes coloridos fantásticos. Por enquanto vou ficando com o que tenho aqui mesmo e quem sabe após o verão compro uma Doris, apesar de achar R$ 500 que me cobraram por uma uma verdadeira facada, paguei R$ 350 no meu Tang quase chorando, nunca comprei peixe caro antes, venho dos Ciclidios onde com R$ 200 reais vc faz festa numa loja. Hehehe. icon_cheers Galera ai vai a Duvida de hoje: Cortina de bolhas no fundo do Aquario Marinho pode ou não pode ? deve ou não deve ? Se não pode ou não deve, não pode e não deve porque ??? icon_headstars So não deve e não pode porque não pode, ahhh isso não pode, tem que ter um porque não e ? Alguém
aí já fez ? Já montou uma cortina de bolhas no fundo do seu reef ? Deu problema ? Deu mer... icon_censored e se deu descobriu porque ? Desculpe deixar essas perguntas bem claras mas e porque me assusta as vezes a posição de algumas pessoas, tipo, "isso não pode!" ta mas não pode porque? Já deu problema pra quem que a gente conhece? Ate mesmo aqui no Forum um amigo disse que sobre trocar o substrato ( que eu troquei ) algumas pessoas ficariam de cabelo em pe. Felizmente faço textes semanais e esta tudo tão equilibrado como antes, já que pra mim o substrato e os filtros do sump seguram a barra, para mim o espelho e só uma vitrine o que importa ta no sump.! Fica a pergunta da cortina de bolhas e um desejo de uma semana excelente a todos nos.! Abracuuuuuu galeraaaaaaaaa
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#11 Mensagem por Fmago »

Eai turma blza ? Permanece a duvida : Cortina de bolhas no parede do fundo do aquário pode ou não pode ? icon_headstars ? Se não pode Nao pode porque ? Quem fez ? Pra quem deu errado ? O que aconteceu ? Aguardando respostassssss. !!!! Já tenho novas duvidas !!!! icon_comemorando icon_harhar icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#12 Mensagem por Valter Pereira »

Fmago.. devido a circulação do marinho.. fica totalmente inviável a cortina de bolhas ao fundo, vai ser bolhas pra todo lado. Bolhas nos corais, nas rochas.... fica feio.

Tanto que o pessoal reclama de skimmers que soltam bolhas.. justamente por isso, fica uma nuvem de bolha flutuando pelo aqua, estragando a visão.

Abráss...

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#13 Mensagem por Fmago »

Blza galera , parâmetros conferidos ontem e esta tudo ok , deixa ver se me lembro ( ph 8.4 / amônia nitrito nitrato 0 / densidade 1024 / ca 460 / kh 6 / temperatura com variação quase que diária do 26.7 ate 27 ) Peixes ótimos , ativos brincalhões e corais se dividindo e crescendo normalmente . Acho que e isso pelo menos não me lembro de mais nada . Minha estrela que desapareceu pelo menos faz uma semana que não a vejo , não sei se esta em alguma gruta ou se morreu e esta em algum canto fora do foco de visão . A duvida do dia e : dar ou não dar verduras para o Tang ? Tem matérias que indicam couve , alface e ate nori ! Eai galera pode ou não pode ?já dei nori varias vezes mas fico meio na duvida ! Qal a dica de alimentação vegetal ideal ? !!! Abracossss
Fmago

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#14 Mensagem por Alessandro Lima »

Sempre vejo o pessoal falando de nori... alface e couve nunca ouvi cara.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#15 Mensagem por Fmago »

{ e devagar , e devagar , e devagar , e devagar devagarinho ! e devagar , e devagar , e devagar , e devagar devagarinho , e devagar oh oh oh ... } icon_assobiando icon-aplauder No ritmo do mestre Martinho vou chegando devagarinho e dou meu " Eai galera, tud blza! Aqui ta tudo tranquilo, porém triste e solidário com o pessoal vitima das enchentes do Rio, já fez sua doação para ajudar ? Aqui vai um link da revista Veja onde uma matéria reuniu os principais contatos e meios de ajudar os necessitados ( http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... tes-no-rio ) tem sites, telefones da Cruz Vermelha, Ongs, Postos de arrecadação de doações, Defesa Civil e também Contas Bancarias serias onde se pode fazer um pequeno deposito e ajudar mesmo que a distancia a quem precisa. Desculpem os moderadores mas se cada um usar seu espaço pra espalhar estes contatos derrepente poderemos ajudar, vou usar Twitter, Facebook, Foruns que participo, enfim, tudo que possa ser lido ou visto. Valeu. Voltando aos trabalhos, gente sumiu minha estrela, ond ela foi parar??? Fazem dias que não a vejo, alguém tem alguma teoria? icon_headstars Ja olhei, re-olhei e tri-olhei. Não tenho noção do que ouve... Mistério.! Como eu disse e o primeiro ano e novas experiências vão acontecer neste ano inclusive o sumiço de animais dentro do reef. Bom findi galera. Abraço.
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#16 Mensagem por Fmago »

Fala galera do Brasil Reef tudo blza ! icon_joia So passei pra dar um Oi e dizer que aqui ta tudo na mesma , todos com saúde e bem felizes ! Algas e corais se multiplicando e caminhando para o belo colorido que se inicia no primeiro ano do aquário. Minha estrela do mar simplesmente desapareceu, a muitas possibilidades mas ate agora nenhuma certeza : pode estar dentro da bota ( difícil pq há uma tela para evitar quedas mas estrelas são estrelas e a tela e móvel serve para proteger os peixes ) pode estar atraz das rochas mas são muitos dias, semanas já. Pode ter morrido e sua carcaça estar presa atraz das rochas e sendo assim nunca mais a verei porque musgo e algas irão cobri-lá. Fica o mistério, talvez insolúvel. A duvida de hoje e sobre o Nemo portanto vamos a ela : Meu peixe palhaço permanece sem ter uma toca como todos os outros, nada na madrugada por todo o reef e parece nunca dormir, não faz simbiose com ninguém e vive " procurando nemo " alguém tem um provável porque ? Alguns não fazem simbiose ? Aguardo dicas e troca de experiências com a especie, desde já sou grato ! Ate breve .!!!
Fmago

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#17 Mensagem por Alessandro Lima »

Não sei se alguns não fazem (é possivel) mas com certeza alguns demoram e muito pra fazer, o seu deve estar dentro desse grupo de palhaços uhnnn PALHAÇOS. ;)
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#18 Mensagem por Fmago »

Oi turma
Pior Alessandro, este meu e da turma " dos que demoram " !!! Hoje estou ultra mega feliz , motivo troquei um gatinho Persa que ganhei e nao podia ficar por 3 lindos corais em rochas muito legais, mudas grandes pela primeira vez icon_clap Sao Zoanthus coloridos, centro rosa, centro verde e musgo e uma pedra com dois "Rabos de Macaco" ? Cheios de galhos rosa e muito lindo tambem, alem de um Ourico Satelite muito legal icon_joia To bem Feliz. icon_yes
Gente, hoje quase trouxe um Baiacu pra casa ( ou seja la qual for o nome dele em marinhos ) Tinha la na loja e nao trouxe porque nao sabia nada sobre ele ( palmas para mim, fazendo compras concientes, bem diferente do Mago de seis meses atraz que primeiro comprava depois perguntava clapping_02 ) ( O Valter e o Celso devem ficar orgulhosos isto e merito deles ). Galera pra me deixar tranquilo de que fiz a coisa certa falem ai: Baiacu e Reef Save? Predador? Bonzinho ou Vilao? Pode ou nao pode? Vamos ver.!!!
Duvida numero 2: icon_headstars
Existe um limite de Corais? Existe super populacao de Corais? Ou enquanto ouver pedra, espaco, kh e Ca ta tudo bem? Fica mais esta duvida.!
E lancei um Topico no Classificados se chama "Trocar ou Doar", sujere troca ou doacao de corais entre hobbistas de Porto Alegre RS e regiao ate a Serra. Se ouver interesse responda ai.!
Galera Abracaum e vamo que vamo, valeu icon_iCo01 fuiiii
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#19 Mensagem por Fmago »

Eai turma.: Tud blza.?
Mesmo tendo duvidas que ainda nao foram respondidas vou postar mais uma.!

Anemona Passiflora, come o que? E exigente? Anda muito pelo reef? Qual a media de preco ai em Sampa ou Rio?

Aguardo icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeiro Ano : novas posições e experiências

#20 Mensagem por Fmago »

Olá pessoas.! tud blza..?
Apesar de ter sido solenemente ignorado em minhas ultimas postagem fod... icon_censored -se porque vou continuar postando e postando, gosto muito de dar uma postadinha de vez em quanto. icon_joia
Hoje vou postar fotos do meu Reef atuais e reafirmar minha curiosidade sobre Anemona Passiflora, alem de re-fazer a pergunta sobre Baiacu ser ou nao reef save???

Meu Reef aos 5 meses... Qualquer erro nos nomes é fruto de pura burrice mesmo e os nomes nao estão necessariamente sobre seus correspondentes Ok...

Imagem

Lateral e Parametros

Imagem

Espero que seja possivel visualizar as fotos e ler os textos... Abraços e até breve...!!! icon_yahoo
Fmago

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”