🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Desabafo .....

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marjory
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 16 Set 2010, 17:36
Apelido: Marjory
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Desabafo .....

#1 Mensagem por Marjory »

Olá gente, tudo bom com vocês????
Primeiramente , um feliz ano novo para todos cheio de paz, saúde, felicidade, harmonia, união e dim dim no bolso.

Gente estou aqui para desabafar e até mesmo pedir socorro...

Nosso aqua está com um problema sério de nitrato alto (pelo menos é isso que meu marido diz), porém não abaixa o nível de jeito nenhum .Nosso frog (calcáreo), 02 hammers (calcáreo), Xênia Pompom (morreu) ,já era...entre outros.Nunca passamos por uma situação dessa....será que isso é nitrato mesmo?Já fizemos inumeras tpa com biodigest ...e nada até agora pra melhorar?Pode ser outra coisa?Meu aquário está tão triste e sem nada....antes estava tão bonito e colorido....
Outra coisa, logo logo iremos vender ou trocar nosso YT , alguém se interessa?

Beijos e aguardo contato... bye1
"Ame quem te ama , mas não sofra por quem não te mereça!"

Gustavo_valfre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Nov 2009, 12:21
Apelido: Gustavo_valfre
Localização: Rio de Janeiro

Re: Desabafo .....

#2 Mensagem por Gustavo_valfre »

Marjory,

É importante você colocar mais informações sobre o seu sistema, tipo tamanho do aquário, skimmer, TPA e parâmetros da água: PH, RA, MG, CA, Densidade, Fosfato, Nitrato, Nitrito, Temperatura, água de reposição... O que você aplica no reef e etc... so com detalhes suficiente é possível avaliar o que está ocorrendo.

abs

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Desabafo .....

#3 Mensagem por Mauro Becker »

setup, fotos, tempo de vida, animais, skimmer

tem esta materia do MIozzo, posto já com previo consentimento do autor:

Desnitrificação

Aquário com substrato de leito profundo com "areia" de Halimeda spp.
A colocação de animais no aquário tem importância razoável no processo, uma vez que animais que revolvem lenta mas permanentemente o substrato de fundo (geralmente detritívoros como pequenos pepinos do mar) e pequenos pagurídeos e ofiuróides formam um grupo de animais que reciclam matéria orgânica e restos de alimento oferecido aos peixes.

Outros animais ainda, que parecem simplesmente “brotar” por conta própria no aquário – na verdade, migrantes das rochas vivas – como uma verdadeira miríade de vermes, anfípodas e copépodes.

Além disso, ocorre a formação de colônias de bactérias de diversas espécies e cepas, que colonizarão o substrato de fundo de acordo com sua adaptabilidade í taxa de oxigênio dissolvido do meio.

As espécies e cepas de microrganismos que necessitam de alta taxa de oxigênio dissolvido na água formarão colônias na camada mais superficial do substrato de fundo, até cerca de 6 cm, e nas rochas do aquário (dependendo da porosidade da rocha usada, a profundidade que a colonização ocorrerá varia muito).

Abaixo dos 6 cm de profundidade, microrganismos de outras espécies e cepas formarão colônias no substrato de fundo.

A variedade de espécies e cepas desses microrganismos, dado que o aquário seja montado com substrato apropriado de profundidade mínima de 12 cm, proprocionará ao aquarista observar que o ciclo de nitrogênio típico nos sistemas aquáticos é resolvido de maneira “natural”, ao ponto de não ocorrer acúmulo do produto final de tal ciclo – os nitratos.

A partir deste ponto, levarei em conta apenas o substrato de fundo, tirando da equação as rochas do aquário. A razão para isso é simplificar a explanação sobre o processo de “desnitrificação”.

Interessante notar que por conta dos animais que habitam o substrato de fundo e do movimento de água imediatamente acima da camada de substrato de fundo, existe razoável variação de disponibilidade de oxigênio dissolvido verificável no leito de fundo.


Disponibilidade de oxigênio no leito de substrato causado por animais e efeito de advecção
O ciclo do nitrogênio no aquário é bastante conhecido, e é a base do que se habituou chamar de “biologia” do aquário.


Ofiúro vermelho, uma espécie importada de grande valor ornamental que também ajuda a limpar o fundo do aquário, se alimentando de restos do que é oferecido aos peixes
De forma bastante conscisa, o ciclo biológico do aquário é efetivado por micro e macro oganismos que formam colônias em qualquer superfície do aquário e decompõem matéria orgânica e inorgânica. O processo de conversão de aminoacidos em amônia é efetuado por microganismos heterotróficos num processo chamado de mineralização. Microrganismos autotróficos convertem amônia em nitrito e nitrato - o processo de nitrificação.

Ambos processos dependem da existência de alta taxa de oxigênio dissolvido na água, por isso são chamados de processos de oxidação.


espécies variadas de paguros que permanecem suficientemente pequenos - limpam a camada superficial do substrato e a revolvem permanentemente mas sem perturbar o leito
O produto final desse processo é o nitrato.

Além desse ponto, passamos ao processo de desnitrificação.

A desnitrificação é possível em aquários marinhos quando existem organismos que se utilizam de nitratos para cumprir alguma função de seus processos metabólicos. Algas, plantas como árvores de mangue e uma vasta gama de outros organismos podem absorver nitrato diretamente da água. Dentre todos os organismos consumidores de nitratos, porém, os que se destacam são bactérias capazes de viver em ambientes com baixo nível de oxigênio dissolvido – justamente aquelas que habitarão a enorme superfície disponível do substrato de fundo abaixo de 6 cm de profundidade. Esse processo é chamado de redução dissimilatória de nitratos, a desnitrificação, onde bactérias reduzem nitratos para nitritos, depois para os gases di-nitrogênio e óxido nitroso. Esses gases são liberados na água e atingem a superfície do aquário, sendo dissipados na atmosfera ou são absorvidos por cianobactérias.

Ao contrário da nitrificação, a desnitrificação libera na água íons hidroxila, que ajudam a elevar o pH da água e por conseqüência manter a reserva alcalina equilibrada.

Por fim, existem muitas possíveis causas para a formação de bolsões de hidrogênio sulfídrico no substrato de dundo, citando apenas como dois exemplos manutenção do aquário indequada e material inapropriado (tipo de areia, cascalho, etc).

A formação desses bolsões não depende da profundidade do leito de substrato de fundo. Dependendo do material usado, pode ocorrer mesmo em leitos de pouca profundidade.

No entanto, apenas a súbita liberação de H2S na água, causada por uma eventual “explosão” do bolsão de gás formado causaria graves problemas ao aquário e seus habitantes. Se o aquário for montado e mantido de forma adequada, sempre haverá liberação de hidrogênio sulfídrico na água, mas em pequenas, permamentes e inofensivas quantidades.

O enxofre, parte do hidrogênio sulfídrico, tem importante papel no aquário e para seus habitantes, pois é um dos componentes da água.

Um sistema montado com essas características realmente resolve o problema de acúmulo de nitratos na água por alguns motivos muito simples:

1 – Existe enorme superfície disponível para a fixação de bactérias e outros microorganismos (ainda mais se somada íquela da rocha viva).

2 – O sistema, por ser muito dinâmico, é capaz de “consumir” o nitrato produzido no aquário de forma tal que o “saldo”de nitratos na água seja equivalente a “zero”. Esse comentário é muito importante, pois sempre haverá nitratos sendo “produzidos” no aquário, e se o sistema for bem montado, funcionará a contento. O conceito de “nitrato zero” é um “saldo” apenas, e não quer dizer que a água do aquário nunca tem nitratos. Muitos organismos do aquário não sobreviveriam sem nitratos.

3 – Dispensa-se, com o uso de um sistema como o apresentado, toda uma série de equipamentos e métodos de redução de nitratos, resolvendo a questão sem trabalho nenhum por parte do aquarista e de maneira eficiente e econômica – além do “approach” muito mais natural do que todas as opções que conheço para solucionar o acúmulo de NO3 na água do aquário.

Clique no link abaixo para ler a Parte II:

http://ricardomiozzo.wordpress.com/2010/09/09/
http://ricardomiozzo.wordpress.com/tag/aquarismo/
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Desabafo .....

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nitrato nao é um problema taao grande pra corais... fosfato sim. A presença de nitrato na realidade serve como indicador q a filtragem / denitrificacao do aquario estao sendo insuficientes por algum motivo. Outra coisa é q contribui para o crescimento de algas.

Xenias até pelo contrario se beneficiam do excedente de materia organica... entao ele nao foi a "causa mortis" delas... mas sao corais fascinantes, as vezes nao vao bem em alguns aquarios por motivos desconhecidos.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Desabafo .....

#5 Mensagem por Renan Kfouri »

Xenya é um mistério pra mim, tinha uma muda, peguei com 3 polipos, tava com mais de 10 já quando do dia pra noite, fechou e nunca mais abriu, fazem mais de 2 meses isso então provavelmente já tenha morrido. Sem explicação alguma... :(

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Desabafo .....

#6 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá pessoal aqui vão o setup e os parametros do reef:

Tamanho do Aquário 130 Litros 51(L) x 57(P) X 66,5 (A)
Modelo do Aquário SERA Marin Biotop Cube 130L
Substrato 3 cm de Aragonita (18kg) - Carib Sea
Rochas 25Kg Rochas Sansibar - Sei que a quantidade está no limite mas não quero me desfazer de nenhuma, estão a quase 6 meses no reef e já começaram a ficar rochas..rs
Iluminação 2 lampadas T5, PL 24W
Filtragem está com uma esponja que cada TPa que faço sempre troco por uma limpa, pois tenho 2 e vou revezando.
perlon, removedor de nitrito e nitrato, carvão ativado. Estava com o purigem e os efeitos eram os mesmos, só troquei pelo carvãoa tivado pois percebi a água mais cristalina. Isso até foi dica de um lojista.
Filtragem Biológica 2 sacos de siporax. Esses Sacos estão com um cheiro forte de sujeira, até desconfio que eles podem ser o foco. Mas deviam ter a biologia. Quando faço a TPA eu chacoalho eles para cair alguma sujeira, depois sifono a sujeira e não tiro eles da agua.
Skimmer PS 130, é o que vem com o reef, uma porcaria, tira pouco, mas não consigo colocar outro melhor :(
Bomba de recalque STP 1000, ainda tenho duas SB1000 fazendo a circulação no display, então nãoe stou com foco de sujeira, está circulando bem.

Estava fazendo TPA de 40% do reef até duas semanas atrás para abaixar o nitrato, mas os corais estavam sofrendo muito e eu percebi que perdi biologia, e não adiantou nada, então estou tratando com ampolas de biodigest 1 vez por semana e fazendo TPa de 10% apenas.

Acabei de fazer os testes, todos os testes são da Red Sea, seguem os resultados:
Temperatura 26,5
Densidade 1,023
PH 8,2
KH 2,5
PO4 0,2
NH3/NH4 0,02
NO3 20
NO2 0,05
Mg 1290
Ca 440

Faço apenas esses testes, não comprei ainda teste de Silicato, Cobre, também não sei se eles pode afetar nisso.
Cheguei a achar que o teste de Nitrato eu estava fazendo errado, então cheguei a testar em agua salgada antes de colcoar para repor no reef e o resultado deu nitrato zerado, então percebi que a água do aquario mesmo.

Vou tentar postar umas fotos, mas tentem me ajudar qual a possível causa de acontecer isso.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 30 Ago 2010, 20:13
Apelido: Marcelo
Cidade: Guará-DF
País: Brasil

Re: Desabafo .....

#7 Mensagem por Marcelo Prates »

Olá,

Para melhorar o skimer, eu sugiro um Escuma 150. Coloquei no meu e estou muito satisfeito. Segue o link do meu tópico
viewtopic.php?f=45&t=4900&start=20
Meu aquário é igual ao seu.


Marcelo Prates

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Desabafo .....

#8 Mensagem por Gleidson Santos »

Pessoal seguem algumas fotos.

Esqueci de dizer que estou dando de comida para os corais, o Coraliqid da Sera 1 vez por semana e dou comida para meus peixes 2 vezes por dia.

Frog
Imagem

Pagoda
Imagem

Hydnophora
Imagem

Yellow polips
Imagem

Leather
Imagem

Purple Trumpet
Imagem

Hammers
Imagem

infelizmente estão quase mortos..

E a foto do aquário como está agora

Imagem

Pra quem não viu como eles estavam antes, segue umas fotos

Frog
Imagem

Yellow Sun Aberto, hoje ele abre pouco
Imagem

Leather e o Crinoide que eu perdi (acredito que pelo mesmo motivo que venho perdendo os corais)
Imagem

Hammers
Imagem
Imagem

Yellow polis
Imagem

Alguns vídeos dos meus corais
[BBvideo 425,350]http://s758.photobucket.com/albums/xx222/Guirro_2010/?action=view&current=MOV02934.mp4[/BBvideo]

Minha Xeyna azul e Xenya pulsnte que estão nesse vídeo eu perdi elas
[BBvideo 425,350]http://s758.photobucket.com/albums/xx222/Guirro_2010/?action=view&current=MOV02922.mp4[/BBvideo]

pois é pessoal, de ver como era e ver o resultado agora é bem triste, acho que pior que isso que estou passando só oodinium mesmo que perde tudo.. Não sei o que estou fazendo de errado.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Desabafo .....

#9 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Marcelo, o escuma 150 cabe nesse sump ou você teve que adaptar algo? Eu não etnendi direito a mangueira que você usou. Eu sei que a base dele é grande não é?

Abraços!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 30 Ago 2010, 20:13
Apelido: Marcelo
Cidade: Guará-DF
País: Brasil

Re: Desabafo .....

#10 Mensagem por Marcelo Prates »

Cabe sim, só tem que cortar um pouco a base dele, mas é bem fácil. A mangueira é para ligar o Skimer í bomba.
Se usar esse Skimer, me fala que te dou as coordenadas de como fazer...


Marcelo Prates

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Desabafo .....

#11 Mensagem por Gleidson Santos »

Na foto da RSDiscus tem 3 modelos, qual você usou?

Imagem
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Desabafo .....

#12 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

Hummm...
"só oodinium mesmo que perde tudo"

Gleidson, vc faz referencia aos peixes não é?

Bom, lendo suas indicações de valores, nem percebi assim tanta divergencia ex==cto NO³

TPA causando sofrimento, somente te faria uma observação, 40% de uma vez pode ser impactante se haver muita diferença entre estes meios, faça TPA de 10% em intervalos de 1 semana. E perda de biologia me deixa curioso, mas isto discutiremos em momento mais a frente.

Pontos que eu abordaria:

SIPORAX, dois sacos, retire um e o limpe devidamente, na proxima quinzena faça com o outro. Siporax funciona muito bem, mas não pode virar deposito de "encalhes".

3 cm de fundo eu acho pouco mesmo para seu aquario

rochas acho que esta muito bom mesmo sendo de SAnsibar

Lampada 2 T5 de 24W= 48W, acho que esta fraco, em meu parecer falta luz, e que tipo de lampada esta usando?

Removedores funcionam, mas devem ser para marinho e de marcas conhecidas.

Pegue uma amostra de sua agua e peça para um logista de confiança lhe testar densidade com refratometro e os outros itens, uma segunda referencia ajuda na hora de decidir.

Pergunto se existe a minima chance de "algo" ter caido dentro do aquario, tipo pedaço de fio, fundo de termometro, metais etc

Este skimmer é errr... (com TPA mais regular vc pode desencanar um pouco)

Biodgest 1 ampola por semana em 130 litros de agua eu acho muito (Celso deve saber confirmar ou negar este item)

Teste de silicato, apenas se for para descobrir origem de diatomaces.

teste de cobre é pertinente (mortal para invertebrados).

Mas isto é apenas minha opinião, sou meio antiguado.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Desabafo .....

#13 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Mauro,

gostei das dicas do Siporax, eu não conehcia, então a idéia é eu manter os dois sacos de siporax porém posso limpar um uma vez por semana a cada vez que faço TPA? Como seria essa limpeza, na propria água salgada, água doce ou pode ser na torneira?

Cada lampada tem um tubo fluorecente de luz azul actínia e luz do dia com coloração neutra. Sinceramente eu tb acho a iluminação bem fraca, mas esses aquarios tem um grande problema, pelo que pesquisei tenho duas opções trocar essa de 24W para 36W cada uma, mas não sei se esse up faria uma diferença. Ou tentar colocar alguma calha e mesmo assim preciso ver se a quantidade de watts das lampadas da calha fazem a diferença.

A mida que eu uso para remover no2 e no3 é uma placa que eu corto e troco ela uma vez por semana.

Uma pergunta o que pode acontecer com a biologia se colcoar ampolas de Biodigest numa frequencia maior?

Diatomáceas são umas algas marrons que vão dando em coral? Se for acho que é isso que meu leather tem por isso está caido, pois aparece umas algas marrons no caule dele. As vezes eu passo o dedo e sai um pouco mas tenho receio de passar forte e machucá-lo

Eu não reparei nada ter caido dentro do reef, mas só o teste de cobre para dizer.

Abraços!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Desabafo .....

#14 Mensagem por Mauro Becker »

SAlve

Um norte para iluminação de seu aquario, perto de 1 W por litro
dividido em lampada de 10k e actinica.

O siporax vc pode limpar em agua doce mesmo, a biologia presente pode até ir para o beleleu, mas por isto vc tem o segundo ativo e com reserva. agora que vc tem suspeita por causa do cheiro, lave intercalado de uma semana, mas depois disto, faça apenas quando perceber acumulo de escracas.

O biodigeste é um blend de bacterias, até onde vagamente me lembro o desenvolvidas para dar tratamento em aguas de esgotos, assim deve ter efeito significativo em redução de nutrientes e coisa e tal em um aquario, mas me lembro que é necessario haver condições para a manutenção destas bacterias, caso contrario elas morrem de fome (acho que é necessario uma fonte de carbono ou coisa parecida, estou enferrujado no tema) e assim seun aquario perde uma quantidade substancial de biologia.

SObre os contaminantes, não tenha confiança na suposta rotina, vá lá e inspecione meticulosamente, area de filtro etc, filtro recortado esta guardado onde, o local foi detetizado, etc.

alga na base do lether parece maldição ou imã. retire com a mao suavemente.
o sun coral nem entra na estatistica de mortalidade ou declinio vital ok, eles sofrem muito em nossos aquarios limpos.

e vamos tentando colaborar, é pouco eu sei, mas a fonte também é rs
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 30 Ago 2010, 20:13
Apelido: Marcelo
Cidade: Guará-DF
País: Brasil

Re: Desabafo .....

#15 Mensagem por Marcelo Prates »

Gleidson escreveu:Na foto da RSDiscus tem 3 modelos, qual você usou?

Imagem


Use o modelo 150, é o que cabe sem ter que cortar nada do aquário. Só se lembre que ele não vem com a bomba, tem que comprar separado.



Marcelo Prates

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Desabafo .....

#16 Mensagem por Celso Suguimoto »

então estou tratando com ampolas de biodigest 1 vez por semana e fazendo TPa de 10% apenas.


Eu nao tinha percebido isso... biodigest seriam apenas bacterias probioticas... elas teriam q ter uma fonte de carbono... a dosagem q vc está usando está muiiiito acima do q o fabricante recomenda....

http://www.prodibio.com.br/biodigest.html

Eu nao acredito muito na sua eficiencia... há anos atras eu fiz um teste para a CiadoAquario do reator de zeolitos usandos esse produtos da Prodibio... reduzia o nitrato sim... mas nao tinha certeza se era pelo uso dessas cepas de bacterias ou pela adicao da fonte de carbono para alimenta-las (semelhante a vodka). Infelizmente apagaram esse topico em outro forum.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Higor Athenesi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Jan 2011, 12:34
Apelido: Athenesi
Data de Nascimento: 24 Ago 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Desabafo .....

#17 Mensagem por Higor Athenesi »

Fala Gleidson, blz?

Então como o Mauro disse faça os teste em uma loja de preferencia com testes Salifert ou Elos, para ai sim tomar uma direção.

Estranho, como vc esta mantendo a temp., pois o Sera e o Boyu..rs..rs... são a mesma coisa uma panela de pressõa..rs..rs..rs.. as lampadas PL´s que são as usadas esquenta muito, e ainda duas SB1000 fazendo a circulação no display muito estranho...vi marcando 27, em uma das fotos....será que esta certo...

O Perlon, vc precisa trocar sempre. Eu faria um teste...tirar as espumas, e o perlon uns 15 dias.

Como vc usa Siporax, ao meu ver o substrato ta bom....

Qnto a BioDigest, realmente o uso n ta conforme indicado... que seria 1 ampola a cada 15 dias para até 1000lts, e como no proprio site pede para usar uma fote de carbo, o Bioptim...

Abs.
Higor
Higor Athenesi

Imagem

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 30 Ago 2010, 20:13
Apelido: Marcelo
Cidade: Guará-DF
País: Brasil

Re: Desabafo .....

#18 Mensagem por Marcelo Prates »

Gleidson, depois de ler o que o Higor falou, foi que me toquei. Pode ser sim a temperatura. Como você controla a temperatura do aquário?? Tem coolers, chiller, ou alguma coisa??

Não sei em Guarulhos, mas em Brasília chega a 35 graus mole, e o Sera, com tampa fechada, passa dos trinta. Inclusive eu troquei circulação interna, que era um SB1000, por uma Sicce, por gerar menos calor.

Além disso, vi que usa um termômetro digital. Eu não confiaria nele não. Depois que coloquei o controlador de temperatura, vi que ele marcava quase dois graus a menos. Depois testa com um termômetro bem calibrado, pois pode ser a grande causa de problemas no seu aquário, principalmente se estiver variando muito.


Marcelo Prates

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Desabafo .....

#19 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá pessoal, essa da biodigest pra mim é novidade é a segunda vez que estou tratando com biodigest, á um tempo atrás no começo da ciclagem tive um problema de amonia alta, e um lojista mandou eu tratar 1 ampola por semana, e agora outro lojista disse o mesmo. Bom de qq maneira, já coloquei 3 ampolas em 3 semanas e o nitrato não abaixou nada..rs.

tenho quase certeza que deve ser o siporax.. Vou tentar fazer esse revezamento de lavar 1 por semana na agua doce.

Meu substrato está limpo então acredito que a biologia dele está boa, o problema deve ser no sump mesmo.

Com relação a emperatura eu controle por chiller. Esse termometro da foto ele é apenas para eu ter uma noçao, mas semper qdo faço os testes meço com um termoemtro de precisão. No termometro de precisão fica em 26,5 e na foto fica 27.

Desde que instalei o chiller corretamente nunca mais tive problema de temperatura. Com essas duas SBs e as lampadas a temperatura chegava a 30º Mas isso faz tempo, antes do chiller.

As espumas, eu havia tirado elas, e deixei só uma e reveso, mas eu vou fazer assim, vou tirar as espumas e lavar um siporax.
Nessa semana que seria a 4ª ampola não vou colocar, e coloco na semana que vem para dar 15 dias da outra, pois vou perder biologia limpando esses siporax.

Tem alguma maneira de se melhorar a biologia nesse siporax?

Agora estou um pouco sem $$, mas vou ver se consigo pesquisar e comprar esse Escuma 150.

Valeu pessoal, vamos ver se agora consigo melhorar a situação.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Higor Athenesi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Jan 2011, 12:34
Apelido: Athenesi
Data de Nascimento: 24 Ago 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Desabafo .....

#20 Mensagem por Higor Athenesi »

Faça uma TPA, e de uma boa sinfonada no Sump... pode ser que tenha muita sujeira...

Qnto ao siporax, tenta dar uma boa lavada em 1 saquinho... daqui uns 20 dias faz o outro...

O Skimmer, faz o teste, fazendo TPA´s semanais de 10%... acho que n precisa nem gastar R$$$ com isso...
Higor Athenesi

Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”