🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

1º Aqua

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

1º Aqua

#1 Mensagem por fformigaa »

Olá pessoal, recentemente tenho me interessado por aquários, porém não tenho experiência com eles, o máximo que cheguei a ter foram betas na infância.

Comecei a ler um pouco sobre o assunto e decidi montar meu 1º aquário e quero partir logo para um marinho, pois além de não curtir muito os doces, servirá para matar as saudades da minha terra natal (Recife), já que aqui em Brasília nõ têm mar. Hauhauhuahuahuhaua.

Bem, sei que o aqua marinho principalmente para iniciantes como eu deveris ser de no mínimo 100 ltrs, porém não disponho de todo este espaço no meu apartamento e estava pensando em um entre 20 e 30 litros. Como não tenho experiência, pensei em aquários plug and play, ode meu trabalho seria menor, porém estou disposto a aprender e quem sabe montar um mesmo, já que dizem sair mais em conta.

Como o aquário é pequeno, queria um layout clean, com uma pedra grande ao centro e outras menores nas pontas, com corais de fácil manutenção e resistentes, acredito que os LPS, um casal de ocellaris, basicamente é isso. Mas tenho uma dúvida, queria ter camarão e estrela do mar em meu aquário, será que combina com os corais e o ocellaris? Não teria problemas no aquário?

Umas dúvidas, caso queira montar um aquário ao invés dos plug and play, o que necessito? O skimmer é necessário em um deste tamanho?

Avatar do usuário
Mônica Oliveira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 436
Registrado em: 31 Jan 2011, 11:55
Apelido: Monica
Data de Nascimento: 15 Jun 1981
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: 1º Aqua

#2 Mensagem por Mônica Oliveira »

Tb sou iniciante, mas pelo que eu já li, 20 ou 30 litros, é muito pequeno para tudo isso.
Estrelas do mar tem que tem espaço e cuidados diferenciados já que podem queimar os corais.
"A vida está repleta da beleza de Deus e por isso não nos será lícito entregar o coração ao desespero, porque a vida vem de Deus, tal qual o Sol maravilhoso nos ilumina."
[align=right]Chixo Xavier
[/align]

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#3 Mensagem por fformigaa »

Mônica escreveu:Tb sou iniciante, mas pelo que eu já li, 20 ou 30 litros, é muito pequeno para tudo isso.
Estrelas do mar tem que tem espaço e cuidados diferenciados já que podem queimar os corais.


Mônica, não saba que elas queimavam corais, pensei que conviviam pacificamente. Em um aqua com esta litragem o que vocês acham que poderia colocar?

Somente os corais e ocellaris?

O que preciso para o aqua marinho? Se eu tiver errado, favor corrigir:

- Aquário
- Bomba
- Luminária
- Filtro

O Sump e o Skimmer são realmente necessários?

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: 1º Aqua

#4 Mensagem por Ricardo Benfatti »

20 ou 30 litros pra marinho é muito pequeno...na minha opinião marinho acima de 100 litros..e o skimmer é fundamental,,,se vc não tiver sump,,vai ter que por o skimmer no aquario ,,ou compre um externo....
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#5 Mensagem por fformigaa »

Todos comentam que deveria fazer e 100 litros para mais, mas é comum ver aqui no forum nano reef e pico reef com 20 e té 15 litros, em meu apartamento fica complicado colocar um com 100 litros, por conta do espaço, e também o peso dele, pois irei utilizar o rack da sala para ele.

Estou fazendo um levantamento aqui:

Aquário 37 litros - R$ 100,00
Bomba submersa - R$ ~35,00
Luminária - R$ ~150,00
Filtro Externo - R$ 37,00 para 30 litros
Skimmer - R$ 50,00

Total - R$ 372,00

Está saindo quase o valor de um Boyu MT 30, o que vocês acham?

Avatar do usuário
Mônica Oliveira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 436
Registrado em: 31 Jan 2011, 11:55
Apelido: Monica
Data de Nascimento: 15 Jun 1981
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: 1º Aqua

#6 Mensagem por Mônica Oliveira »

Sabe que o meu nano cube led de 105 litros chegou ontem, não é tão grande não, até achei pequeno, é 45x55x55, pense não dá nem 2 réguas de 30cm
Eu tb não sabia que elas queimavam aprendi aqui no fórum icon_yes
Aliás eu achei esse fórum fantástico, tem aqui na parte de iniciantes 5 aulas, se vc ainda não leu, dá uma lida que ensina certinho como montar o aquario e as peças que precisa.
"A vida está repleta da beleza de Deus e por isso não nos será lícito entregar o coração ao desespero, porque a vida vem de Deus, tal qual o Sol maravilhoso nos ilumina."
[align=right]Chixo Xavier
[/align]

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#7 Mensagem por fformigaa »

É, fazendo esta comparação não é tão grande. O móvel onde pretendo coloca-lo têm 88cm de profundidade. Caso não compre aqueles aquários completos penso em colocar o sump por trás do aquário, ao invés de colocar em baixo.

Onde eu acho informações a respeito dos níveis onde o ocellaris sobrevive, ph essas coisas, e os corais, anêmonas e outros animais que poderia colocar junto a ele? Não estou conseguindo achar.

Li as aulas, mas superficialmente, vou dar uma lida novamente hoje a noite.

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: 1º Aqua

#8 Mensagem por Ricardo Benfatti »

então vc esqueceu do controlador de temperatura,,pra ligar a ventoinha pra resfriar e ligar o aquecedor ..sua tempertura tem que ficar entre 26 graus variado em 25,5 até 26.5....o controlador tlz11 é muito bom...com o aqua muito pequeno a temperatura varia muito,,tome cuidado com isso!!! temperatura e essencial tbm pra marinho....
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: 1º Aqua

#9 Mensagem por Flávio Wyinz »

Mônica escreveu:Estrelas do mar tem que tem espaço e cuidados diferenciados já que podem queimar os corais.

Mônica, primeiramente, bem vinda ao Forum e ao Hobby.
Com relação a estrelas, temos opções que vivem bem junto de corais e sem cuidados especiais, somente os cuidados necessários para um aquário marinho (que já é bastante icon_assobiando )
As estrelas vermelhas são muito comuns em aquário marinho de rochas vivas com corais, peixes e invertebrados.
Eu mesmo tenho uma a mais de 2 anos. Passeia em todo o aquário e nunca causou mal algum.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#10 Mensagem por fformigaa »

Ricardo Benfatti escreveu:então vc esqueceu do controlador de temperatura,,pra ligar a ventoinha pra resfriar e ligar o aquecedor ..sua tempertura tem que ficar entre 26 graus variado em 25,5 até 26.5....o controlador tlz11 é muito bom...com o aqua muito pequeno a temperatura varia muito,,tome cuidado com isso!!! temperatura e essencial tbm pra marinho....


Esse controlador de temperatura seria o termostato? Vi que alguns já vem com aquecedor, ligaria as ventoinhas nele?

O wave maker imita as correntes marítimas, ele substitui a bomba submersa?

1 cm de peixe equivale a 1 litro ou 10 litros? Qual litragem seria necessário para ter 2 ocellaris, 1 ou 2 camarões e 1 estrela?

Quais testes são necessários comprar e quanto tempo deixar o aquário ciclando? As rochas vivas consigo facilmente nas lojas? Minha família é de Recife e constantemente vem alguem pra cá, estava pensando em pedir para alguem ir até a praia e trazer umas pedra pra mim e utiliza-las no meu aquário como rochas vivas, será que funciona?

Desculpa tantas perguntas

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: 1º Aqua

#11 Mensagem por Alessandro Lima »

fformigaa escreveu:Esse controlador de temperatura seria o termostato? Vi que alguns já vem com aquecedor, ligaria as ventoinhas nele?
Não, o que vem com o termostato ele so funciona para o aquecedor, qnd a temperatura fica muito baixa ele starta o aquecedor, o controlador que ele mencionou vc compraria o aquecedor sem termostato e ligaria ele no controlador TLZ-11 e também as ventuinhas ai vc definiria nele em qual temperatura startar o aquecedor e em qual startar as ventuinhas.O wave maker imita as correntes marítimas, ele substitui a bomba submersa?
Ele não substitui ele apenas funciona em conjunto com a bomba de circulação submersa, mas para um sistema de 30 litros não precisa.1 cm de peixe equivale a 1 litro ou 10 litros? Qual litragem seria necessário para ter 2 ocellaris, 1 ou 2 camarões e 1 estrela?
Eu não lembro mais essas medidas recomendadas, mas 30 litros vc consegue colocar 2 occelaris e 1 camarão e alguns corais (Não muitos)
Quais testes são necessários comprar e quanto tempo deixar o aquário ciclando? As rochas vivas consigo facilmente nas lojas? Minha família é de Recife e constantemente vem alguem pra cá, estava pensando em pedir para alguem ir até a praia e trazer umas pedra pra mim e utiliza-las no meu aquário como rochas vivas, será que funciona? Recomendam muitos os testes da SALIFERT (Acho que é assim que escreve rs), sobre ciclagem recomenda-se de 30 a 60 dias, no minimo 30 e pra fazer um negocio perfeito 60 dias. As rochas vivas estão proibidas a colheta e comercialização, vc só vai encontrar de desmontes, pessoas que estão desfazendo dos aquarios ou importada sem nenhuma "vida".
Desculpa tantas perguntas


Fórum é pra isso mesmo, perguntar e tirar duvidas :)
Abraços
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#12 Mensagem por fformigaa »

Hum, vlw Alessandro.

Estive vendo alguns Reefs aqui no fórum e alguns têm somente o aquário, filtro, iluminação, bomba e termostato, como o do Eiji por exemplo, de 21 litros. Já o do Arthur França têm 36 litros e têm skimmer hang-on, ele têm 2 ocellaris, 1 algae, estrela do mar, ouriço e camarão se não me engano.

Acho que não vou pegar um de 20 por ser pequeno, mas um de 100 acho que é grande, hoje vou na loja dar uma olhada nos aquários pessoalmente. Sem sump o skimmer é realmente fundamental? Qual modelo? Mesmo com o skimmer é necessário realizar tpa's? De quanto em qnto tempo?

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: 1º Aqua

#13 Mensagem por Ricardo Benfatti »

o skimmer é fundamental..mesmo com skimmer vc vai ter que fazer tpa,,mas 20% por mes,,ou quando der problemas,,procure um aquario de 80litros então,,com sump ,,skimmer,,controlador de temperatura e iluminação 1w por litro,,que vc não vai se arrepender...procure fazer seu aquario igual o que a maioria faz...assim vc vai poder por mais coisas no aqua depois...se vc fizer um aqua limitado..vc pode querer um peixe ou um coral e não vai poder por no aqua.....pesquise em lojas na net tbm,,nos classificados,,,que vc vai poder comprar tudo por bons preços...
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#14 Mensagem por fformigaa »

Galera, peguei um orçamento aqui, não sei se está em um bom preço, achei um pouco caro.

Aquário 50 litro com sump trazeiro + bomba R$ 200,00
Skimmer Boyu até 100 litros (não sei o modelo) R$ 189,00
20kg Halimeda R$ 120,00
80 litros água salgada R$ 128,00
25kg Rocha R$ 500,00

Total R$ 1.137,00

O aquário achei que vale a pena, pelo fato de ja vir o sump junto e a bomba, já o skimmer achei caro, a halimeda está saindo a R$ 6,00 o kg não sei se está caro e se a quantidade 20kg está correta, a água custando R$ 1,60 o litro, e a rocha que achei mais caro de tudo, R$ 20,00 /kg e são necessários realmente os 25kg? O que vocês acham?

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: 1º Aqua

#15 Mensagem por Ricardo Benfatti »

O aquario esta bom o preço...o skimmer por esse preço tem que vir já com a bomba...compre aragonita é melhor que alimeda,,10 kg tá bom,,como seu aqua é pequeno rocha vc coloca uns 10 kg tbm tá bom....a agua eu achei caro....pq vc não prepara em casa??
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#16 Mensagem por fformigaa »

Ricardo Benfatti escreveu:O aquario esta bom o preço...o skimmer por esse preço tem que vir já com a bomba...compre aragonita é melhor que alimeda,,10 kg tá bom,,como seu aqua é pequeno rocha vc coloca uns 10 kg tbm tá bom....a agua eu achei caro....pq vc não prepara em casa??


Preparar em casa eu teria que gastar uma grana ai também com o deionizador, sal, etc... + ainda o trabalho todo e sujeira, como moro em apartamento fica difícil. Como as trocas vai ser pouca quantidade, acho mais prático comprar, mas vou pesquisar o preço melhor.

Estava pensando em 6kg de substrato e 7kg de rocha, acho que já seria bom. Qual a diferença entre halimeda e aragonita?

Avatar do usuário
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 20 Dez 2009, 21:11
Apelido: Viude
Localização: São Paulo
Contato:

Re: 1º Aqua

#17 Mensagem por Gustavo Viude »

Então... eu to montando um pico de 60lts... se chegar a 60 lt com o sump, que é traseiro.

Tenho um amigo, muito experiente no assunto, que tem um de 8Lt... rs... ele usa uma garrafa pet de 2lts para realizar as TPAs dele...

Bom, assim como ele, não vou usar Skimmer, até pq os skimmers disponíveis para esses tipos de aquários são uma porcaria, ao meu ver... principalmente os da Boyu... Para que possa ficar sem skimmer, eu vou realizar 1 ou 2 TPAs por semana, de uns 10lts no meu caso. Assim espero não ter problemas.

Se você preferir ter um Skimmer para esse aquário, tenha um da Red Sea chamado Air Left 60 (não sei se a escrita está correta), mas custa a mesma coisa do Boyu e é muito melhor. apesar de eu optar por ficar sem.

Ao montar o aquário, vou deixar 2 meses com a água ciclando sem iluminação nenhuma, vou deixar criar uma biologia estável antes de colocar qualquer bicho lá dentro, com exceção da equipe de limpeza.

Nesse período eu vou controlando os parametros e somente se o nitrito e nitrato estiverem muito altos eu vou fazer as TPAs conforme planejei, isso pq se eu fizer a quantiddade de TPAs desde o começo, acho que vai ficar muito difícil de criar e estabilizar uma biologia lá dentro.

Bom, resumindo... quanto menor o aquário, maior é o trabalho e sua responsabilidade. Não é necessário ter muitos equipamentos, como wave maker... Eu vou colocar apenas uma bomba SB 1000 A para fazer a circulação do aquário, eu comprei caro por R$ 60,00, ainda sim, pode até colocar uma bomba mais fraca, optei por essa por ter uma regulagem de pressão.

Vou colocar um saquinho com carvão ativado e perlon no sump e mais nada.

Outra coisa, coloque uns 30kg de substrato, pois assim você ficará com uma boa camada e isso ajudará na biologia no reef.

Como eu vou usar água natural, não vou colocar nenhum acelerador ou suplemento para a água, mas no seu caso... sei lá se umas ampolas de Bio Digest fariam bem... ao invés de gastar com o wave maker, invista na qualidade da água, mas faça isso aos poucos.

Bom, espero que tudo isso que eu escrevi faça sentido e lhe ajude a começar! vou acompanhar seu tópico, pq também tenho muitas dúvidas e podemos nos ajudar!

Vou ficar aqui torcendo para você encher logo esse aquário!

Abs!

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#18 Mensagem por fformigaa »

Gustavo, bem parecido com o que eu penso. Mas vou por o skimmer para não ficar precisando fazer tantas TPAs, no resto vai ser somente a bomba e elementos filtrantes no sump.

São necessários 30kg de substrato? Acho muito, tava pensando em no máximo 10kg ára alcançar 8cm de substrato. A iluminação só é necessária após a ciclagem é isso? Nesse período sem iluminação ele deve ficar coberto ou nomal somente sem a luz em cima?

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#19 Mensagem por fformigaa »

Ai pessoal, visitei outra loja aqui em Brasília e o cara me passou o seguinte orçamento:

Skimmer Hang on R$ 150,00
Substrato Samoa Pink 9kg R$ 120,00
Rocha R$ 24,00/kg * 7 = R$ 168,00

Já o aquário ele não passou o valor, mas disse que para um aquário de 50 litros eu não precisaria de sump, era só fazer trocas de 15 em 15 dias e utilizar o skimmer hang on que ficaria pendurado no aquário mesmo, o que vocês acham? Eu acho que prefiro o modelo que já vem o sump atrás, o visual do aquário fica mais limpo, com o skimmer escondido e já vem com a bomba. A água consegui uma loja aqui que é bem conhecida e fornece a água por R$ 1,20 o litro, a outra cobrava R$ 1,60 já é uma economia.

Alguem é aquarista aqui de Brasília?

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: 1º Aqua

#20 Mensagem por antonio carvalho »

olá meu rei!
50 litros? vc ja teve aquario de agua doce? para vc estabilizar no minimo é 100 litros!
agua salgada para não ter muito mais trabalho do que precisa é igual!
faça um de 100 litros com sump atras sexto vidro é muito economico, e vc depois agradece pela opinião!
a propodito use medidas padrão e não muito alto pois as lampadas são mais potentes e sai bem mais caro!!
um forte abraço! depois fala o que resolveu!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”