Página 1 de 1

dúvida ph x dureza

Enviado: 03 Mar 2011, 18:39
por Márcio Oliveira
Olá pessoal.
Meu aquário ta ciclando a quase um mês, e muitas coisas aconteceram, amônia subiu, ja zerou, mas tenho uma dúvida quanto a dureza e ph. O ph ta alto, com 8.4 mas a dureza ta baixa com 4 dh. No início da ciclagem tava com 6,5 dh. Tenho um produto aqui que aumenta a dureza, então antes de eu colocar meus primeiros corais eu vou corrigir pra 6 dh. A dúvida é a seguinte: o produto diz que aumenta a dureza e o ph, se eu corrigir a dureza o ph vai aumentar mais ainda? E se aumentar vai ficar alcalino demais e sair fora dos parâmetros ideais pra corais? O produto é o bio-actif system da tropc marin, feito pra deixar a água ideal pra corais.
Desde já eu agradeço as explicações.

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 03 Mar 2011, 18:50
por Ediomar Luzia
Olá Marcio,aqui aconteceu algo semelhante e resolvi com tpa e paciência,não tenho certeza do que possa ter acontecido,mas pode ser um desequilíbrio normal de ciclagem...

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 04 Mar 2011, 11:51
por Marcio Gielfi
Se quer aumentar a dureza sem mexer muito no PH use bicarbonato de sódio.

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 04 Mar 2011, 12:31
por Mauro Becker
Márcio

Se você tiver um tempo leia a materia de titulo "aula nº4 qualidade da agua:

segue parcial:



Valor PH:

Parâmetro de grande importância para a vida marinha. É uma medida que diz quão ácida ou alcalina (básica) a água se encontra. Na química é definida como o valor negativo do logaritmo em base 10 da concentração de íons hidrogênio (H+).

pH = - log 10 [H+]

Eu sei... parece complicado ... mas não é. A água pura é composta de íons OH- (hidróxido) e íons de hidrogênio H+. Quando a água se dissocia, temos os íons positivos e os íons negativos :

H2O <---> H+ + OH-

Os íons H+ fazem a água ácida, enquanto que os íons OH- fazem-na básica (alcalina). Na água pura, a quantidade de íons positivos e negativos é a mesma, ou seja, a água é neutra (nem básica, nem ácida). O valor PH nesse caso é 7. Como no aquário a água não é pura, pois contém vários sais dissolvidos, esse equilíbrio iônico é rompido, fazendo com que o valor PH se altere.

A escala do valor PH vai de 0 a 14, sendo 7 o valor neutro. Valores acima de 7 indicam água básica (alcalina) e valores abaixo indicam água ácida.




Na água dos mares, o valor PH se mantém sempre estável, em torno de 8,2, ou seja, predominam íons OH-. No aquário de rochas, devemos nos esforçar para manter esse valor. Na prática, entretanto, esse valor é difícil de se manter e por isso, esforçamo-nos para não ultrapassar os limites toleráveis pelos animais. O ideal são valores de PH entre 8,0 e 8,5.


Medição e Manutenção do valor PH:

Existem vários kits no mercado para a medição do valor PH. Alguns funcionam com reagentes que mudam de cor, dependendo do PH da água, outros são equipamentos eletrônicos, com medição mais precisa. Medir é fácil...a pergunta que fica é a seguinte: Como manter os valores de PH?

Quando “fabricamos” a água para o aquário, o PH se encontrará a cerca de 8,3, desde que a água utilizada não contenha excesso de componentes químicos (água deionizada ou passada por osmose reversa). Com a ação de decomposição de matéria orgânica e dejetos dos animais, a tendência da água do aquário é se tornar ácida. Se nada for feito para evitar a queda do PH, os níveis de acidez serão tão altos que todos os animais morrerão.

Pesquisas mostram que o valor PH da água dos mares se mantém estável devido í presença de íons carbonatos (CO32-) e íons carbonato de hidrogênio (HCO3-). A quantidade desses elementos chama-se “capacidade tamponadora”. A capacidade tamponadora pode ser representada pela seguinte fórmula :

2 HCO3- <---> CO2 + H2O + CO32-

O CO2 resultante reage com a água, formando ácido carbônico, que por sua vez se dissocia em íons carbonato (CO32-) e íons carbonato de hidrogênio (HCO3-). Representa-se da seguinte forma :

CO2 + H2O <---> H2CO3 <---> H+ + HCO3- <---> 2H+ + CO32-

Pela reação, vemos que um acréscimo de CO2 (gás carbônico) desloca o equilíbrio para o lado ácido (maior quantidade de íons H+). Se retirarmos CO2, a reação ocorrerá para o lado básico. Esse é o motivo pelo qual pode-se encontrar no mesmo aquário um valor PH de 8,0 de manhã e 8,5 í tarde, pois as algas consomem o CO2 somente durante o dia.

Existem kits de testes para a verificação da capacidade tamponadora (ou alcalinidade ou reserva alcalina) da água do aquário, sendo estes facilmente encontrados no mercado. A alcalinidade é medida em “graus de dureza de carbonatos” ou oKH (KH vem de Karbonathärte: dureza de carbonatos, em alemão. Nos EUA eles usam dKH, sendo “d” igual a degree, grau em inglês, ou seja, é a mesma coisa). Existe uma outra unidade, miliequivalentes por litro (meq/l). Dependendo do kit adquirido, a medição será feita em uma ou outra unidade. Vale a relação :

2,8 meq/l = 8 dKH

Níveis de alcalinidade de 6 a 8 dKH (2,2 a 2,8 meq/l) são considerados ideais para o aquário de corais. O valor de 6 dKH deve ser considerado realmente como mínimo.

Com a decomposição de matéria orgânica, a tendência do aquário é se tornar ácido (mais íons H+). Os carbonatos (CO32-) e os carbonatos de hidrogênio (HCO3-) reagem com o H+ e o neutralizam. Porém, a reserva alcalina (quantidade de íons CO32- e HCO3-) tende a cair para manter o PH. Por isso, a melhor forma de manter o PH do aquário é através do controle da reserva alcalina.

Para evitar a queda da reserva alcalina e conseqüentemente uma queda de PH, é necessário acrescentar carbonatos e carbonatos de hidrogênio no aquário. Existem no mercado vários produtos para o controle da reserva alcalina, que são os tamponadores (em inglês, Buffer). É importante desde o início da montagem do aquário a monitoração da reserva alcalina.

Uma outra forma mais simples de manter a alcalinidade do aquário é acrescentar Kalkwasser (água calcária) no lugar da água evaporada do aquário. Na caixa de reposição, deve-se colocar Kalkwasser decantado e liberar para repor a água evaporada.

Kalkwasser é simplesmente hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) com pureza de laboratório. Quando hidróxido de cálcio reage com a água temos :

Ca(OH)2 ---> Ca2+ + 2OH-

Ou seja, na reação produz-se Cálcio (Ca2+) e íons hidróxidos (OH-). Na teoria, deve-se colocar 1,5 g de Ca(OH)2 para cada litro de água. Essa solução terá um PH de 12,4, ou seja, extremamente alto, já que os íons OH- puxam a solução para o lado básico. Por ter esse valor PH tão alto, não se pode jogar grandes quantidades de Kalkwasser no aquário de uma só vez. Melhor mesmo é o método por gotejamento. Os íons OH- da solução quando no aquário, neutralizam o efeito dos íons H+, mantendo os níveis de carbonatos (CO32-) e carbonatos de hidrogênio (HCO3-). Outra grande vantagem do Kalkwasser é o acréscimo de cálcio no aquário (falaremos mais tarde sobre isso).

O Kalkwasser tem grande afinidade com o CO2 e em presença desse gás, ocorrem as seguintes reações :

Ca2+ + 2OH- + CO2 ----> Ca2+ + CO32- + H2O
----> CaCO3 + H2O


Vemos que, na primeira reação existe a formação de íons carbonato, o que é o responsável pela manutenção da reserva alcalina, quando utilizamos Kalkwasser. Vemos que a formação dos íons carbonato ocorre na presença de CO2. No entanto, se a reação continuar ocorrendo, ocorrerá a saturação da mistura e carbonato de cálcio vai ser formar. O Carbonato de Cálcio (CaCO3) precipita na reação, por ser uma substância menos solúvel. O PH da solução cai e o Kalkwasser não serve mais para nossos propósitos. A forma de se evitar esse fato é o reservatório para o Kalkwasser ser fechado, impedindo acesso facilitado do ar. A caixa de reposição deve ter uma tampa. Um pouco de ar sempre existirá, o que será suficiente para a formação de íons carbonato, sem precipitar carbonato de cálcio.

Uma informação adicional importante é que aquários que utilizam Kalkwasser como forma de reposição de cálcio e reserva alcalina, sempre terão tendência a ter uma alcalinidade em torno de 6 dKH, pois pouco íons carbonato são produzidos (que são medidos pelos kits de alcalinidade). Isso não é um grande problema, pois o PH está sendo mantido pela neutralização dos íons H+ pelos íons OH- do Kalkwasser.

Em um recipiente grande prepare o Kalkwasser, colocando aproximadamente 1,5 gramas de Ca(OH)2 para cada litro de água deionizada ou passada por osmose reversa. Mexa bem a mistura. Coloque uma tampa no recipiente e espere algumas horas para que a solução decante. O material depositado no fundo não deve cair no aquário. Após decantado, retire a solução que fica em cima (transparente) e coloque na caixa de reposição. Para evitar a formação de Carbonato de Cálcio (CaCO3), a caixa de reposição deve ter uma tampa. A formação de CaCO3 é facilmente verificada quando na superfície do Kalkwasser forma-se uma película insolúvel. Quando isso ocorre, o Kalkwasser perde suas propriedades. Esse é o motivo pelo qual se recomenda fortemente que a caixa de reposição tenha uma tampa para evitar entrada facilitada do ar, e consequentemente, do gás carbônico."

Bem detalhado, com zelo mesmo.

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 04 Mar 2011, 12:37
por Ediomar Luzia
Boa Mauro.

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 04 Mar 2011, 20:47
por Marcio Gielfi
Mauro, eu uso a receita do Randy Farley ...

PH Kalk
Alcalinidade Bicarbonato de sódio
MG Cloreto e sulfato de magnésio

Para quem quiser, ele explica como funciona e a variação de receita para quem tem PH alto ( usa menos Kalk)

Receita Randy

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 05 Mar 2011, 14:26
por Márcio Oliveira
pessoal obrigado pelas explicações.
Mauro, realmente é meio complicado entender essas reações químicas, mas entendi melhor as relações entre dureza e ph.
Eu coloquei duas colheres de bio-actif antes de ontem e mais duas ontem. A dureza subiu pra 7dh, mas também subiu o cálcio pra 510. O ph agora está com 8.6. Fora o cálcio que ficou alto todos os parâmetros estão bons. Vou fazer uma troca parcial e se em um ou dois dias não tiver mais muita alteração de dureza, nesse carnaval vou inserir alguns animais e uns corais softs pra começar.
As crianças e a muié nao aguentam mais o aquário vazio. icon_chair . :lol:

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 18 Mar 2011, 16:09
por Saulo Couto
Parabens pelas explicações Mauro, aprendi bastante!

Tenho uma dúvida sobre a utilização do Kalk. Como meu aqua evapora pouca água, eu mantenho um galão com 6L de RO e vou repondo aos poucos quando noto que o nível está baixando. Reponho este volume por semana.

Queria saber se posso colocar o kalk neste recipiente e ir repondo aos poucos tambem, ou perderia o efeito?

Abraço

Re: dúvida ph x dureza

Enviado: 19 Mar 2011, 02:44
por Mauro Becker
Re re

MArcio Gielf,

Vou aproveitar sua dica e recolher o material para estudo valeu.

Mas minha intenção era para o primeiro Márcio do post rsrs