🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#1 Mensagem por Marcelo Alvess »

Boa noite Galera...

Me mudei pra Salvador tem uns meses e nas mudança tive que desmontar o meu plantado, e decidi não monta-lo mais... passei pro marinho agora.. já que estou a beira mar isto deve facilitar.

Já li um pouco e decidi algumas coisas, comprei outras e comecei a montar. Mas como não podia deixar de ser estou com dúvidas.

Não sei muito os termos técnicos ou nomes científicos vou ver se me faço entender.

MEU PRIMEIRO AQUÁRIO MARINHO:

Display: 120x30x50 (comprimento, largura, altura)

Substrato: escolhi tentar o Sistema Jaubert, coloquei uma camada de placas de filtro de fundo, sendo que em um dos cantos coloquei duas camadas pra criar mais espaço pras basterias e também fazer um layout diferenciado. Cobri as placas com uma tela de nylon, coloquei halimeda uns dois dedos cobri novamente com nylon, e como não tinha mais halimeda pra vender por aqui coloquei uns 3 dedos de aragonita.

Iluminação: 3 fluorescentes tubulares comuns de 30w mais duas fluorescentes tubulares azuis (actínica) e por fim mais duas fluorescentes compactas de 18w (Pretendo colocar peixes e corais moles, dá?)

Filtragem: Neste móvel do aquario não tem como fazer um sump, quem sabe mais na frente faço outro móvel e crio um, então por enquanto o skimmer vai ser externo mesmo, um Protein Skimmer Boyu Hang, vou colocar também o meu milenium 2000 inicialmente pra ajudar na circulação e na criação da colonia de bacterias.

Circulação: comprei uma Bomba Submersa Sarlo Better Sb1000 (será que preciso de outra?

Sal: 6kg de Sal Sintético Para Aquários Red Coral

Equipamentos e testes: um teste de amonia, nitrato, ph e um de medir o sal (esqueci o nome)

Rochas: Achei um cara que esta vendendo rochas vidas que ele tinha num aquario de ciclideos mas desmontou, dei uma olhada, são natuais mesmo... mas já foram vivas um dia... hj não mais.. kkkkk tem uns 15 dias fora do aquario já.

Ciclagem: Comprei também um produto indicado pra ajudar a criar a colonia de bacterias pra agilizar a fase de ciclagem. pretendo deixar ciclando durante uns 40 dias mesmo colocando este produto. estou pensando em colocar uns 5 litros de agua do mar tam ajudar também. o que acham?

Posso ligar as luzes neste periodo de ciclagem?

Tenho que pintar o fundo do aquario de preto ou azul? (vejo muito aquários assim)

Em quanto tempo posso colocar os paguros e ofiuros?

Mais algumas dicas?

Grato desde ja pelas ajudas amigos.

Marcelo Alves

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Posso ligar as luzes neste periodo de ciclagem?
- Eu prefiro fazer a ciclagem no escuro e fazer uma troca de água grande no final dela

Tenho que pintar o fundo do aquario de preto ou azul? (vejo muito aquários assim)
- Isso serve pra encobrir os fios das bombas e dar uma aparencia mais natural ao display ...

Em quanto tempo posso colocar os paguros e ofiuros?
- Qdo começarem a surgir algas
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#3 Mensagem por Marcelo Alvess »

e a bomba de circulação... tenho q ter outra mais forte ou esta dá?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao da.... vai ficar fraco... em marinho usa-se uma formula meio relativa, pq depende muito da disposicao das rochas ou tipo de corais q pretendemos manter... mas como regrinha serve como base.... 20x o volume total do aquario... no seu caso precisaria de mais uma ou duas bombas dessas pra ficar bom. dependendo do layout e tipos de corais
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#5 Mensagem por Marcelo Alvess »

certo... vou comprar mais duas eu acho...

e a iluminação... dá pra iniciar com ela?

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#6 Mensagem por Marcus l lage »

Putiiis foi morar na beira da praia e vai usar outro tipo de agua que não seja natural icon_headstars vc deve esta icon_bangin rssss

Mesmo assim se vc gosta assim o que fazer né :P

Boa Sorte. Valeu :P

Um Abç :P

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Regra pra iluminacao... serve como parametro... 1W litro pra aquarios de corais.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#8 Mensagem por Marcelo Alvess »

não importando o tipo né? se é hqi ou florescente normal né? mesmo sabendo que o hqi eh melhor mas neste momento nao tem como usa-las... mas acho q dá né? são 186w pra um aquário de 150litros e menos de 50cm de altura...

e ai?

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#9 Mensagem por Fmago »

Oi .!

Deixa te falar como um cara aí fez no seu primeiro marinho e deu muito certo.:::
Agua do mar pode e deve ser usada, quanto de mais fundo voce pegar melhor, vai com agua no peito hehehehe, se um pescador pegar de alto mar é muito melhor, só nao pode ter chuva no dia que colheu, se for fazer agua e sal use agua filtrada, sempre usei agua do filtro da minha cosinha aqueles que veem com as torneiras etc, nunca tive muita frescura com agua... Filtragem no escuro durante 2 meses, equipe de limpesa ao final de 30 dias ( paguros, turbo, ofiuro e ouriço ) A luz calculei que para 220 litros de agua distribui 60w em t5 e 80w em florescentes azul e rosa, tres de cada cor, ficou muito bom e os corais crescem muito bem. Fazendo tpa a cada 30 dias de 30 litros cada, quando vou a praia trago 30 litros em bambonas, caso contrario uso 1k sal red sea para cada 30 litros, a densidade gira nos 1023 e 1024.
A circulação é com uma sun sun 5000l/h magnetica e o retorno do sump tem uma gira gira mecanica na ponta, no sump tem filtro de placas, aqueles antigos com bomba de circulação, nos desniveis tem filtros de amonia e nitrito e nitrato comprados tipo esponja, corto pedaços e troco a cada mes, o retorno é feito por uma bomba 3000l/h tem um skimmer com uma bomba 3000 e ta tudo beleza. Primeiro peixe só com 3 meses de ciclagem e de la pra cá foi tudo beleza. Nunca tive problemas "felizmente",,, nada de desequilibrios, nitritos e nitratos, nada, amonia sempre 0 e textes sempre ok, ph 8.4 e temperatura sempre girando na faixa dos 268, tambem nao comprei chiller, improvisei um com um frigobar, mas isso é assunto pra outro dia. !!! Na moral eu acho que como tudo na vida, tem que ter seus cuidados, mas nao pode ter frescura, quanto menos menor. É usar coisa boa, cuidar, manter os parametros e nao exagerar. É isso meu amigo, se quiser use o que interessar, se nao gostar apague, enfim, só contei como eu fiz. Abraço e boa sorte.! icon-aplauder icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#10 Mensagem por Marcelo Alvess »

amigo...

Gostei demais da resposta... era bem isto que eu precisava ouvir... quero fazer a coisa certa... mas sem muitas frescuras... e pelo que vi... tem como fazer isto sim...

obrigado pela ajuda... mas fiquei muito curioso sobre o frigobar... tem como falar mais sobre?

outra coisa tem foto do seu aquario?

abração!

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#11 Mensagem por Marcelo Alvess »

Agora vamos as fotos... de como tudo esta indo... kkkkk

Sem ninguém morando nele ainda!

Imagem

Ainda com uma bomba de circulação só... a outra está chegando:
Imagem

o Sistema Jauber:
Imagem


Sábado que bem vou catar a equipe de limpeza e pegar também água no mar pra trocas...

att,

Marcelo Alves

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#12 Mensagem por Alessandro Lima »

Vou dar minha opnião sobre o layout, mas é somente uma questão de gosto...

Eu faria 2 estruturas de pedras nas extremidades do display, deixando um vão bem ao centro do mesmo, retiraria essas pequenas conchas deixando um visual mais clean. Nas estruturas de roochas vc pode montar fazendo pequenos tuneis e cavernas para os peixes e demais animais se esconderem ficaria bem bonito eu acho...

Outra questão é o vidro do fundo, colocaria um tactel preto ou azul para esconder os equipamentos, fios e canos atras.

Abraços e va colocando fotos. :)
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#13 Mensagem por Marcelo Alvess »

Galera...

Primeira medição, uma semana depois de montado:

Imagem

e ai galera, tudo mais ou menos normal para um período de ciclagem?

att,

Marcelo Alves

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#14 Mensagem por Fmago »

Eai Marcelo blza.! icon_joia

Caraca meu, muito show o teu Reef.! icon_yahoo Gostei da montagem e tambem coloquei conchas logo que montei o meu, pena que em seis meses elas ficam escuras e feias por que as algas tomam conta. No fundo do aquario eu colocaria algo negro para esconder os canos e fios e tornar mais natureba...! icon_harhar Em relação a refrigeração eu utilizei um Frigobar seguindo uma ideia minha muito louca, sempre desejei ter um frigobar no quarto, na epoca do incio do verão ( novembro ) a temperatura do meu reef começou a subir e passou dos 26* para 27* todos os dias ao meio dia e inicio da tarde. Pensei, o que fazer? Meu reef fica na parede da sala que da fundos para meu quarto, ai cabou né, foi fazer um furo bem no canto da parede, passar mangueirinhas de aquario, tacar uma bomba no sump dessas que tem regulagem de vazão e passar uns 15metros de mangueirinha dentro de um pote com agua gelada no congelador do frigobar, PRONTO :idea: :idea: :idea: Consigo manter minha temperatura em torno de 25.5* em pleno meio dia e de quebra tenho um frigobar cheio de ice, chocolate, todynho e etcccc no quarto,,, "tudo numa boa" icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
Nesta epoca do ano eu desligo o frigobar porque a temperatura ja esta naturalmente em torno dos 25.5* e 26* e deixou o resto a cargo do aquecedor que nao deixa cair a menos de 25,5* !!!
Posta mais fotos ai e acompanha meus Tópicos que são : Primeiro ano novas posições e experiencias ( marinho iniciante = o primeiro ano do reef ) icon_yes Primeira Vez ( marinho iniciante = a montagem e os primeiros meses ) icon_yes Corais ou Peixes " quer doar ou vamos trocar " ( classificados gerais ) icon_yes

Abraço meu amigo, vamos se falando...!!! icon_joia icon_joia icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#15 Mensagem por Marcelo Alvess »

e aí amigo Fmago....

esta ideia do frigobar é show viu.. gostei da ideia... pela q o meu reef fica na casa... parede com parede do banheiro... kkkkkk nem vou poder usar a mesma ideia... ainda nao sei o q fazer com a temperatura... vou ver se os coolers a mantem... se não... ai estudo outras coisas...

vou aproveitar que vem o frio ai... e meu ap é bem ventilado...

abração amigo...

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#16 Mensagem por Marcelo Alvess »

GALERA TÔ COM PROBLEMAS,

O meu termometro digital chegou... coloquei no aquário e tomei um susto... 31º... acho além do calor de salvador a tampa que é muito baixa ta ajudando neste forno... tirei logo a tampa e instalei logo o cooller que chegou junto... a temperatura baixou pra 30º

mas mesmo assim não dá pra ter um aquário de alga salgada né? será q vou ter q desistir do meu sonho e voltar pro doce?

Acho que pra resolver este problema só o chiller né?

Tirei a tampa e vou levar huma marcenaria pra aumenta-la... já deve ajudar um pouco...

alguma opinião?

abração,

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#17 Mensagem por Fmago »

Fala rapa, blza icon_joia
Em relacao a tampa e calor eu durante novembro e marco suspendo a tampa 10 cm acima, como nao de frescura uso caninhos transparentes, estes de bomba de aquario mesmo, um caninho em cada canto e ok. Ta lokkne morando em Salvador, beira de praia e desistir por causa da temperatura, nem pensar, selecio corais mais resistentes a temperatura e pronto. Sobre o Frigobar la vai as respostas! Mas claro que nada substitui um schiller, porem pra mim ele hj e muito caro, no futuro vou comprar um. icon_yahoo

Eai rapa. Nao tem misterio, 15 metros de mangueirinha de aquario deixam em media 2° a menos. Qant mais perto menos se perde de refrigeracao, no meu caso e so uma parede, nao da nem um metro. Uma bombinha no sump manda agua pra mangueirinha que entra no frigobar por um furinho da espessura de um lapis na borracha da porta, a mangueirinha fica enrolada em voltas e voltas dentro de um pote com agua gelada dentro do congelador e retorna por um outro furinho na borracha da porta do frigobar ate chegar e cair direto no lado oposto do sump onde fica a bomba de recalque que trata de mandar esta agua quase 2° mais fria direto pro reef. O gira gira faz sua parte misturando bem e refrescando instantaneamente. Ja fiz um texte sem querer, num domingo de fevereiro com calorao de 38° a sombra, meu aquario marcava 27° quando faltou luz, em menos de uma hora chegou nos 29° no reef. Comprovando mknha teoria dos 2° graus em media pra cada 15 metros de mangueira. O segredo e a proximidade do congelador pra que a refrigeracao nao se perca. No meu caso o frigobar fica no quarto e o reef na sala, e so um furinho na parede, nao chega a um metro de mangueira esposta a temperatura ambiente. Mas funciona muito, mantenho aqui uma ventuinha com controlador pra ligar nos 27,5° e um aquecedor pra ligar nos 25,5° e desde que coloquei o frigobar nenhum dos dois nunca mais ligou. Mesmo no veraozao de 40° graus meu reef marcava 27° e meus corais levaram numa boa o verao todo, so cresceram e nao perdi nenhum. Se for ver o custo beneficio valor do schiller ( R$2500 ) motor de um schiller ligado so pra isso 24hs dia ( R$ ??? ) valor do frigobar ( R$650 ) agora ter um frigobar no teu quarto do lado cama cheio de coisas boas e ainda gelando teu aquario ( nao tem preco ) !!! Hehehe ( atencao: no meu caso, meus tipos de corais, minha distancia: funcionou ) !!! Abraco icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#18 Mensagem por Marcelo Alvess »

Amigo,

tem mais uma coisa... é comum evaporar muito? ontem repus a agua... hoje cheguei e tinha quase um dedo a menos... o aquario está sem tampa... e com um cooler... temperatura de 27º... será q ta tudo certo?

Outra coisa.. quando fui tirar a tampa... as lampadas tinham uma crostazinha de sal... é normal? isto não deixa a agua mais doce não?

valeu ai pelas dicas..

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#19 Mensagem por Fmago »

Marcelo icon_joia

Evaporação "aqui" é normal, atenção sempre com a reposição, "aqui" no verão ja evaporava direto imagine ai em Salvador, ja estive ai e passei poucos dias de calor na minha vida como senti ai e todos os outros foram aí no nordeste. Portanto não esquenta, esfria a cabeça que evapora mesmo e esfria tambem a agua com um schiller ou com a ideia do frigobar :idea:
Em relação a sal, "aqui" forma crosta de sal nas paredes do sump, nos canos e nas bases do aquario, "aqui" nunca formou nas lampadas, porem, minhas lampadas ficam altas e isso deve ter a ver com altura das lampadas. No meu tópico "primeira vez" voce vê fotos da montagem do meu reef e tem noção da altura das minhas lampadas. Mas não se preocupe com diminuição da densidade, "aqui" isso nunca aconteceu, até porque morando na beira do mar voce vai fazer tpas mensais sem erro, que corrigem qualquer diferença... "aqui" minha densidade esta sempre em 1024, ph 8,4 a temperatura 26.5° que é a mais frequente no meu reef, como não tenho schiller ela oscila sim dependendo do dia, nos dias muito quentes ela chega a 27° e nos dias muito frios ela cai a 26° mas isso com o passar de um dia ou dois, sem oferecer risco a peixes ou corais, claro que o ideal é temperatura fixa, mas pequenas oscilações entre dois dias "aqui" nunca foi problema, acho que todos "aqui" já se acostumaram com isso. O risco esta em mudanças bruscas de temperatura em curtos espaços de tempo, tipo da manha pra tarde. icon_bangin

( notou os "aqui" bem marcados né, é pra deixar bem claro que são experiencias do meu reef, pra não vir ninguem dizendo que ta errado, é informação errada e o car... icon_censored ) icon_rotfl2

Vamo se falando rapa.! Ainda este ano vou a Salvador e derrepente te levo uma muda de coral de presente e vamo beber umas breja .! abraço e boa sorte.! icon_drunk
Fmago

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: MONTAGEM INCIAL - Dúvidas

#20 Mensagem por Sued Junior »

Não esquece que a agua de reposição tem que ser doce, e a de TPA é que tu pega natural o aquário esta bonito parabéns pelo projeto, como você já deve ter lido muito aqui no fórum o que eu te aconselharia a fazer já que o projeto estar no inicio é o SUMP, ate da pra levar o aquário assim mais sem sump da um trabalhão imagina minha vida sem o sump sempre tendo que mexer no aquário eu ia ficar maluco. Rs, mais enfim parabéns pelo projeto e como o Celso falou, o padrão de iluminação é 1W por litro para corais moles, para obter corais mais exigentes e preciso pensar em 2W por litro como parâmetro mínimo no geral tudo esta bem, e o chiller qual tu vais usar, tampa fechada assim é forno hein, não esta aquecendo não? abraços
A gloria de deus é um milagre!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”