🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Zoanthus coberto por alga. O que fazer?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Zoanthus coberto por alga. O que fazer?

#1 Mensagem por DanielFroes »

Pessoal, recentemente tive um problema com algas, dei uma relaxada e agora estou tentando recuperar o estrago.
Já limpei o aquário (vidro) e as rochas nem foram muito afetadas, acho que a equipe de limpeza ajudou.
Só que um dos meus zoanthus ficou com uma leve película cobrindo ele, parece ser uma alga marrom, desde então ele não abre mais. Tentei tirar a alga dele mas não era dessas faceis de sair. Pra piorar um pouco, uma pequena parte da colonia está com uma alga mais grossa e dura, essa é verde e parece pior ainda de tirar.

Alguma dica de como limpar ele? É o zoanthus que mais gosto! :(

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Zoanthus coberto por alga. O que fazer?

#2 Mensagem por Ricardo Benfatti »

bom ..já aconteceu comigo com algas marrom,,eu limpei com pincel,,separa o zoanthus num recipiente com agua do aquario e com um pincel bem mole,,vai limpando com cuidado,,depois coloca ele de volta no aquario,,,e joga a agua suja fora,,faça isso com cuidado e aos poucos,,pq se vc tentar tirar tudo de uma vez,,pode machucar o zoanthus
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Zoanthus coberto por alga. O que fazer?

#3 Mensagem por DanielFroes »

Pois é Ricardo, minha primeira idéia foi esta, mas acho que peguei um pincel muito mole, era um pincel fino de pintar quadros, daqueles com cerdas bem macias, ele só fez carinho na alga hehehe. Não tirou praticamente nada, acho que teve 2 ou 3 zoanthus da colonia que eu consegui desobistruir a coba deles e eles estão tentando abrir, mas ainda cheios de alga.

Tem algum produto que ajude sem prejudicar o zoanthus?
Um blackout poderia acabar com a alga? Afetaria o zoanthus?

Para minha sorte ele está em uma pequena rocha no substrato, pode ser retirado facilmente para facilitar o trabalho.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Zoanthus coberto por alga. O que fazer?

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

O q me preocupa nao é nem tanto o fato da alga estar no zoanthus, mas ela se espalhar...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Zoanthus coberto por alga. O que fazer?

#5 Mensagem por DanielFroes »

Celso, não fiquei tão preocupado com isso porque i vidro tinha bem mais alga que o zoanthus, então de qualquer forma tenho que cuidar para não espalhar ou aumentar, mas como disse, as rochas não pegaram muita alga. Acredito que o motivo principal das algas tenha sido a remoção de uma mídia removedora de phosfato, esta mídia estava dentro do meu skimmer que é hang-on e estava atrapalhando no fluxo da água dentro do skimmer, então resolvi tirar. O skimmer melhorou, mas o phosfato deve ter aumentado derrepente (não tenho teste), pra piorar, foi numa época que eu dei uma relaxada, aí deu no que deu. Agora limpei, e vou fazer TPA com uma frequência um pouco maior pra tentar impedir a proliferação das algas.

Me digam o que acham dessa idéia: Colocar o zoanthus em uma criadeira, com uns 3 a 5 mini-paguros e deixar uns dias... Tenho a sensação que eles fariam a limpeza, por falta de opção. As vezes vejo um deles indo lá pra tentar tirar um pouco da alga, mas ficam pouco tempo e não retiram muita coisa... Tem muito mais lugar pra eles explorarem...

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Zoanthus coberto por alga. O que fazer?

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Tem alga q nem reza brava tira... rs

Qdo aparece alguma aiptasia aqui nos meus zoanthus eu simplesmente removo o polipo inteiro... Eu acho pior essa mais grossa e dura... pode ser derbesia ou algo assim... remove ela ... senao pode se alastrar... mesmo mecanicamente raspando a rocha... faça isso fora do aquario.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”