🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Filto de UV ecônomico

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Edson Santos
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: santos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Filto de UV ecônomico

#1 Mensagem por Edson Santos »

Eu sou novo nesta área de reef’s acabei de montar o meu , mas pesquisei muito sobre todos equipamentos e um deles que confeccionei e está funcionando muito bem é este filtro de uv, que andei aperfeiçoando,e uma das características interessante é que não precisa da bomba para forçar a circulação da água nele, ele deve ser montado na saída da bota para o samp aproveitando assim a queda d’agua e acirculação dentro do mesmo.
O material é simples e podemos encontrar em qualquer deposito de construção e casa de material elétrico, e o custo é relativamente baixo em vista da perfumasse do mesmo , Material:
1 mts cano de PVC 1 ¹/4
2 t’s ,
2 cap’s
,2 união cola ,
1 cx de passagem 12x12x7 cm
, 1reator 1x 18w ,
1 lampada uv 16w
,2 soquetes tipo rabicho
2 mts de cabinho PP 2x1 mm²
,1 lamapda piloto tipo olho de boi ,
Um pedacinho de mangueirinha de ar,cola silicone,lixa e cola de PVC

Imagem

Começamos cortando o tubo da parte central do tamanho da lâmpada menos o tamanho dos dois t’s ,todos eles unidos terá o tamanho da lâmpada sobrando apenas o alumínio da lâmpada,o restante do tubo será apenas para unir as terminações , na foto abaixo está a disposição das peças pronta para seqüência de colagem

Imagem

Nesta próxima foto mostra a o tamanho correto do conjunto

Imagem

Já com a lâmpada dentro do corpo central vamos fazer com que ela fique no centro do tubo impedindo que ela encoste na parede interna do tubo , para isso cortamos um pedacinho de mangueira de ar e enrolamos na da lâmpada,e empurramos uns 2 cm para dentro do conjunto, faremos isso nos dois lados .

Imagem

Os dois cm que reservamos será para passar a cola de silicone que fará a vedação e fixação da lâmpada.

Imagem

Passando a cola silicone

Imagem

Depois de colado terá que ficar como na foto abaixo

Imagem

Feito isso agora vamos preparar os dois cap’s ,que servirá como protetor dos soquetes da lâmpada impedindo que o deposito de salinidade nos contatos da lâmpada consequentemente queimando o reator .Faremos furando os cap’s com a mesma medida do diâmetro do cabinho pp

Imagem

Feito os furos nos cap’s passamos os cabinhos e emendamos os soquetes das lâmpadas devemos isolar bem .

Imagem

com os cabinhos instalados puxamos os cabinhos para fora do cap’s deixando a emenda dentro .

Imagem

Agora vamos preparar a caixa de passagem a qual vai abrigar o reator da lâmpada ,para isso devemos colocar o comjunto em uma das faces da caixa e marcar 4 furos com o diâmetro do tubo central

Imagem

Furar também 1 furo em cada lateral por onde vai passar o cabinho dos soquetes e mais um junto com os 4 furos para o cabo de alimentação do conjunto,também vamos furar a tampa para fixar a lâmpada piloto

Imagem

Com os furos feitos agora vamos fixar a caixa no tubo central usando as fitas auto-travante e passaremos pelos foros os cabinhos dos soquetes e o da alimentação

Imagem

Agora instalamos o reator, não é muito difícil mesmo para quem não tem muita pratica com parte elétrica ,geralmente todos os reatores vem com o esquema de ligação no adesivo ,sendo assim os dois fios vermelhos são ligados em um dos cabinhos dos soquetes, os 2 azuis no outro cabinho que está ligado o outro soquete ,quanto a alimentação do reator se ligar no 110v use o preto e branco , e se for ligado ao 220v usamos o preto e marrom .
Então com os soquetes ligados, imende o fio preto do reator+um dos fios da lâmpada piloto+um do cabo de alimentação.
Depois imendar o fio preto ou marrom comforme a tensão em que vai ser ligado + o outro fio da lâmpada piloto + o outro fio do cabo de alimentação , isolar bem as emendas ou pode ser usado a emenda rápida com o da foto .

Imagem

Depois de tudo ligado podemos testar o equipamento verificando uma cor lilás em volta do silicone que está fixando a lâmpada ,feito isso é só encaixar o cap’s para proteger os soquetes e instalar o sistema na saída do samp

Imagem

A aparência final do meu ficou assim deixei uma das saídas em ângulo devido o espaço ser um pouco apertado no alojamento do samp

Imagem

Depois de instalado o ficou assim

Imagem
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência )
Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: JP
País: brasil

Re: Filto de UV ecônomico

#2 Mensagem por joao.paulo »

parabens Edson.... muito legal mesmo,,,,, eu gosto muito de "fabricar' minhas coisas e qdo precisar de um UV vai ser o seu projeto que usarei....
parabens mais uma vez e obrigado por dividir essa ideia com a gente!!!
abraço!!!

Tamide Szul
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Skin

#3 Mensagem por Tamide Szul »

showww qto vc me cobra 1 desses .. eu tenho a lampadaaa absss
DEUS SEJA LOUVADO !!!

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Filto de UV ecônomico 2

#4 Mensagem por Vinicius F. Reis »

ficou legal ein... organizado

qto gastou no total pra monta-lo ?

Edson Santos

#5 Mensagem por Edson Santos »

Não foi muito caro

R$ 15,00 da lampada
R$ 25,00 do reator
R$ 12,00 da caixa
R$ 38,00 do tubo e coneções
o preço pode variar de acordo com a marca e local de compra, mais acho que não fica muito diferente disso

Edson Santos

#6 Mensagem por Edson Santos »

Como estou começando podemos fazer algumas trocas , estou precisando de mudas de coral,
até o final da semana vou postar , o passo a passo do reator de calcio economico ,e da luminária com lampadas de led , tambem uma solução que encontrei para a temperatura e consentração de umidade em aquarios confinados em armarios ou alvenarias

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

Este topico já esta com 5 postagens, é tarde para apagar, vou pedir para tentarem juntar as respostas do outro. ok.]
Aproveitando:

Otimo visual, parabéns.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Allan Spada
Apelido: allanspada
Data de Nascimento: 26 Jan 1990

#8 Mensagem por Allan Spada »

poxa ....
parabéns!!!!a sacada do caninho foi joia !!! icon_joia icon_joia icon_joia
abraços...
Imagem

dogeiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: dogeiro
Data de Nascimento: 08 Set 1978

#9 Mensagem por dogeiro »

muito bom....gosto quando pessoas colocam fotos ao invés de link's

eu usei prensa cabos ao inves da mangueirinha de ar com silicone......mas valeu....show de bola

grande abraço

eduardo camargo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: edu baum
Data de Nascimento: 09 Mar 1974

#10 Mensagem por eduardo camargo »

parabéns!!!! AMIGO PELO O TEU PROJETO VOU FAZER UM PRA MIM MAIS ME TIRAR UM DUVIDA QUANTOS CM TEM A LAMPAPA E O VALOR DELA UM GRANDE ABRAÇO

eduardo camargo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: edu baum
Data de Nascimento: 09 Mar 1974

#11 Mensagem por eduardo camargo »

OI AMIGO QUAL O SILICONE QUE VOCE USOU FOI AQUELE DE PISTOLA O FOI DE AQUARIO ESTOU FAZENDO UM IGUAL E PRESISO DA METRAGEM DA LAMPADA QUE TU USOU DES JA TE AGRADEÇO

Edson Santos

#12 Mensagem por Edson Santos »

Boa Noite Eduardo

Desculpe a demora para responder

Quanto ao tamanho da lampada não sei te dizer , pois quando montei o conjunto eu cortei o tubo central me baseando ao tamanho da lampada ( não usei trena) mas ele é do mesmo tamanho que uma fluorescente comum de 16w , a única diferença é que o vidro dela é transparente.

o silicone usado é de colar vidros , o de bastão não dá uma boa vedação.

boa montagem , um abraço

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Recebeu Curtir: 23 vezes

#13 Mensagem por Marco Augusto »

Amigos,
eu sei que o post nao é pra explicar o uso de UV , mas ai vai uma pergunta de alguem que nunca usou, rsrsrs
O uso do filtro UV é tao compensador assim , digo isso porque sabemos que o uso de UV mate alem de muito bacteria ruim
mas tambem mata muita coisa boa que serviria pra biota do reef , correto?

Edson Santos

#14 Mensagem por Edson Santos »

Boas Marco

Pois é eu não sou o mais indicado para responder tal questão , como já disse em outros tópicos estou começando agora e muito do que estou fazendo é apenas pegando carona na experiencia de cada um do forum , se eu tivesse que responder com o que já aprendi , eu diria que compensa usar , eu acredito que a maior parte dos elementos que ajudão na biologia da agua acaba se prendendo aos corais e que a parte da agua mais suja fica na lamina d'agua na qual vai para o samp .
Se estou certo ou errado tambem gostaria de que o pessoal repondesem suas opniões.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Recebeu Curtir: 23 vezes

#15 Mensagem por Marco Augusto »

pois é,
eu li num forum gringo sobre o filtro UV que na verdade pra ter função de exterilizar algas deveria ser de alta pressao ou algo assim
e que teriamos que usar por exemplo em um aquario de 200+ no minimo uma lampada de 400watts pra ter efeito sobre algas
e que o que usamos com baixa pressao so funcionaria pra eliminar algumas macro algas e nutrientes que sao bons para a biologia
e a minha duvida sobre isso porque tive um problema com algas e pensei em utilizar tambem, mas conversando com um amigo
que iniciou o uso de um filtro UV ha mais ou menos 6 meses e teve problemas serios com nitrato e phosfato , e segundo um logista
foi porque o filtro acabou "matando" algumas bacterias que estavam fazendo essa função de retirada de nitrato e phosfato da coluna d'agua
e ele explicou ainda que o filtro UV seria indicado por exemplo pra um logista que tivesse uma bateria onde houvesse uma grande quantidade
e rotatividade de peixes e assim poderia eliminar alguma possivel doença ,

eu vou ver se encontro tambem o post do forum gringo que li sobre essa questao tambem e posto aqui ...

abs

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#16 Mensagem por alex braga »

é um assunto realmente polemico, eu ja usei hoje nao uso mais, o ideal mesmo é usar um gerador de ozonio esse sim muito mais eficiente, mas um filtro de uv bem dimensionado ajuda a combater doenças nos peixes, ja para algas é outra historia
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Daniel Vieira
Data de Nascimento: 05 Out 1975

#17 Mensagem por Daniel Vieira »

Muito o filtro UV!! qual o nome das duas conexões com rosca na entrada e saida da água??
"Não sou o melhor aquarista,não tenho o melhor aquário,tudo que sei aprendi com vocês."

Edson Santos

#18 Mensagem por Edson Santos »

Daniel Vieira escreveu:Muito o filtro UV!! qual o nome das duas conexões com rosca na entrada e saida da água??

Boa Noite Daniel

estas peças se chama-se união

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”