🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Mortes súbitas - Animais de fundo

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Márcio Yudi Kanashiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mar 2011, 16:43
Apelido: Yudi
Data de Nascimento: 20 Mar 1983
Cidade: Santos
País: Brasil

Mortes súbitas - Animais de fundo

#1 Mensagem por Márcio Yudi Kanashiro »

Pessoal, preciso de uma ajuda...

Tenho um nano da Hailea 60 litros, Skimmer Boyu 308, Matrix 500 ml, ceramica 1,5 litro. Já esta montado a uns 3,5 mêses. Eu tinha um Yellow Wacthman, casal de ocellaris, um mini paguro pata amarela, 5 turbo snail.
Mais ou menos pelo segundo mês começou a crescer muitas algas, pareciam uns tufos de cabelo, verde com bastante movimentação. Um a um os snails foram morrendo, resolvi comprar um blenio verde para ver se dava conta das algas. Pelo meu espanto uma semana depois o wacthman começou a ter uns espasmos, ficava palido e caia duro no fundo, mas uns minutos depois voltava. Um tempo depois o vi realmente morto, porém percebi que o blenio tb havia morrido. Nesse dia, Amonia Zero, Nitrito Zero, Nitrato quase zero, Ph uns 8,0 e reserva baixa. (Desde o estouro de algas nunca consegui segurar o PH e a reserva, mesmo com os reef buffer e builder). Resolvi fazer uma limpeza mecanica geral, tirei todas as algas, lavei a RV e dei um trato no filtro. Menos de 2 semanas começou a aparecer as algas novamente e o mini paguro morreu. Me convenci que deveria ser alguma doença que veio com o Blenio. Deixei quieto por umas 3 semanas e as algas tomaram conta do aquario de novo. Resolvi comprar outro blenio verde, um neongoby e um Tang Scopas afim de acabar com as algas. No dia seguinte comprei 3 camarões bailarinos que morreram 5 horas apos coloca-los no aquario com espasmos seguido de morte. No outro dia ainda morreu o blenio e o goby. Percebi que todos os animais de fundo foram pro pau, mas os ocellaris e o tang estaum firmes e fortes e bonitos. Amonia zero, Nitrito zero, nitrato zero, fosfato zero, ph 7,9 ou 8,0 e reserva baixa. Alguem pode me dar uma dica do que pode ser?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao creio ser doença pois afetou tanto invertebrados como peixes.... suspeitaria de toxidade
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Márcio Yudi Kanashiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mar 2011, 16:43
Apelido: Yudi
Data de Nascimento: 20 Mar 1983
Cidade: Santos
País: Brasil

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#3 Mensagem por Márcio Yudi Kanashiro »

Hoje o Tang morreu... Fiz uma bateria de teste na loja aonde compro tudo e acusou calcio muito alto, reserva alcalina baixa... O dono da loja diz que pode ser a RV que é artificial (teve um lote com ruim) e pode estar soltando calcio, consumindo minha reserva. Como o Tang, o blenio, o goby e os camaroes entraram a pouco tempo devem ter sentido a mudança, confesso que a climatação foi curta. Ele me disse tb q as algas filamentosas são boas e não deveria me preocupar. Esteticamente acho ate legal.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Márcio

Bem vindo a Brasil Reef,

Antes de tudo gostaria de repassar a litragem de seu aquario, é um nano de 60 litros mesmo?! É que aquarios deste volume não comportam um tang scopas, alias salvo especies que não conheço, tang nenhum é recomendado abaixo de 100 litros ok.

Inserção de seres vivos no sistema pede adaptação climatica(temperatura) e quimica(ph, CA,RA No, No³, NH3), uma aclimatação ambiental ok evitando com criterio muitos animais ao mesmo tempo.

Bom também creio em toxidade, pela velocidade e pelo ambito de ação. As rochas artificiais de fato tenho relatos de elevação dos valores de Calcio, gostaria de saber quanto é este valor de calcio elevado detectado e se já tem algum coral no aquario.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#5 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Márcio, depois de ler algumas coisas muito esclarecedoras sobre rochas artificiais cheguei a uma conclusão simples: só coloque no seu aquário se for vc mesmo quem as fez. Explico melhor: há um grande mal entendido que leva as pessoas a usarem cimento branco para rejunte para fazer as rochas e não o cimento branco estrutural ou até o cimento comum, que são os apropriados. O cimento branco para rejunte tem uma série de aditivos químicos que, pelo simples fato de ler os nomes já dá medo de pensar na possibilidade de serem adicionados no aquário. Eu acredito que nas suas rochas pode estar o seu problema. O fato da adição de grande quantidade de fauna de uma vez ou com pouco espaço de tempo entre as adições para fazê-lo, talvez um skimmer muito fraco e, talvez uma circulação deficiente, podem ter agravado o problema. Também pode ter relação o fato de os bichos mais do fundo morrerem, por que quanto mais baixo, há uma tendência de menor oxigenação da água e, talvez uma decantação maior de elementos nocivos.

Enfim, difícil um diagnóstico seguro. Mas eu começaria por retirar todas as rochas e ir fazendo trocas parciais maiores. Se possível, uma troca total seria o mais indicado, além de todo o substrato. Ou seja, montar tudo novamente ... icon_cry_smile

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Márcio Yudi Kanashiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mar 2011, 16:43
Apelido: Yudi
Data de Nascimento: 20 Mar 1983
Cidade: Santos
País: Brasil

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#6 Mensagem por Márcio Yudi Kanashiro »

Bom, respondendo agumas perguntas... O calcio estava em 700 (naum melembro a unidade de medida, massei q o ideal seria 350 í 400). O nano é de 60 litros mesmo, mas Tang era pequeno, uns 9,0 cm e estava de passagem, pois estou terminando de maturar um nano de 175 litros (Soh queria que ele desse uma limpa nas algas junto com o blenio verde).

Retirei a RV artificial e coloquei duas naturais do nano de 175 litros, fiz duas trocas com um dia de intervalo de 10% cada com reef buffer e builder (hoje sedo foi a segunda). Espero normalizar a situação.

Hoje completou um mes e meio do de 175 litros esta montado. Coloquei um acelerador (Special Blend da Reef Safe) e hoje a amonia e nitrito estaum zerados, mas ph 7,8 e reserva 4. Coloquei Reef buffer e builder. Skimmer Bubble Magus NAC3, 2,0 litros de midia biológica Matrix, 25 kg de RV natural e uma RV artificial de uns 3 kg (essa eh aquela avermelhada será que solta calcio?) pretendo colocar apenas peixe, pois aqui em Santos eh muito quente e um chiller eh muito caro, talves mais para frente, quando juntar mais dinheiro, assim ganho tempo para estudar sobre nanos com corais. A principio preciso aprender muito sobre fish only. (Se puderem me indicar algum livro mais aprofundado, menos básico).

Esse mesmo lojista e atual consultor me orientou que para aquario só de peixes basicamente devo controlar, PH, Amonia, Nitrito, nitrato, fosfato, reserva alcalina, densidade. Há mais algum outro parâmetro importante que devo controlar. Ele me orientou que fizesse a climatação, depois de equilibrar a temperatura, por gotejamento, esse eh o melhor metodo? Há algum outro melhor?

Obrigado pelas orientações...

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#7 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

Não é um livro fish only, mas é porreta

"Aquario de Rochas Vivas"

Literarura muito boa, conservando conseitos basilares do aquarismo.

SObre os parametros, de peixes, PH, DEnsidade, Amonia e temperatura, estes são basicos
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

A aclimatação indicada é correta.
Porém dependendo da espécie do peixe e do tempo que você o transportou o processo pode ser um pouco mais acelerado , com pequeno jato ao invés de gotas, mas o processo deve pelo menos durar uns 20 minutos.

Se vc já tem 25 kgs de rocha natural , eu tiraria a rocha artificial , pelo menos para testar e ver se seu pH normaliza alguns dias depois dela fora de seu aquário.

Márcio Yudi Kanashiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mar 2011, 16:43
Apelido: Yudi
Data de Nascimento: 20 Mar 1983
Cidade: Santos
País: Brasil

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#9 Mensagem por Márcio Yudi Kanashiro »

Galera,

Para não arriscar retirei a RV artificial do nano de 175 L, No meu sump definitivo que vou montar, vou fazer um refúgio de 30 x 27 x 30 cm. Nele vou colocar umas RV´s pequenas naturais, macro algas, e um espaço com uns 20 cm de altura de substrato para criar uma região anaeróbia para consumir o nitrato. Com isso possivelmente devo controlar bem o nitrato e fosfato, correto? Se eu colocar uma iluminação de primeira no refugio e no Display uma basica, direciono o crescimento de algas no refugio? Ou apenas acabaria surgindo microalgas toxixas geradas por falta de luz (as vermelhas ou marrons se naum me engano)?

Para controlar ou liquidar com essa explosão de microalgas filamentosas do meu nano de 60 L o q posso fazer?

Obrigado pela dica do livro, estou providenciando a compra do mesmo...

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Mortes súbitas - Animais de fundo

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Um refúgio anóxico como pretende é algo um tanto dificil de acertar de primeira. Até achar o ajuste de altura ideal, você pode ter problemas com os niveis de nitrato e fosfato, convém monitorar a evolução (ou não) com testes diários até estabelecer o correto funcionamento.

A iluminação básica no display é o suficiente para algas problema proliferarem se as condições de nutrientes permitirem. Assim o importante é o método que escolher (existem outros além do refúgio anóxico) estar equilibrado e funcional e que este acompanhe a evolução do seu aquário que vai sofrer aumento de entrada de nutrientes com a alimentação etc. Se estiver bem equilibrado não vai haver problemas no display principal, mas esse equilibrio não é fácil e não acontece de uma hora para outra.

A explosão de microalgas pode ter vários fatores, o importante é verificar qual está estimulando o crescimento (tipo fosfato, circulação etc) , corrigir e ai se necessário partir para redução delas depois de melhorar as condições do aquário. Só o combate a elas sem essa preocupação pode resolver o problema momentaneamente, mas elas vão crescer novamente logo em seguida.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”