🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Leds X T5 !!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Phelipe Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 149
Registrado em: 04 Out 2010, 22:58
Apelido: Phe
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Leds X T5 !!!

#1 Mensagem por Phelipe Reis »

Bom galera venho aqui abrir esse tópico para tentar sanar minhas dúvidas e resolver como será a iluminação do meu aqua !! meu display : 60cmx50cmx50xm = 150 L .

Opções que penso em três:
luminária maxspect 110W - Leds ( tenho medo de ficar muito forte e ter problemas com os futuros corais)

luminária maxspect 60W ? (será que dá conta?)

luminária com 6 t5 de 24 W

a dúvida é quais as vantagens e desvantagens de um e do outro ? os leds são tão econômicos assim em relação as t5 ?
Gostaria da opnião dos mais experientes para assim chegar a uma conclusão definitiva, aceito comparações, explicações, experiências ...

aguardo resposta e desde já agradeço !!!
quem quiser dar uma olhada e opinar no tópico do aqua sobre outro assunto fique avontade:
viewtopic.php?f=25&t=6271

bye1
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Leds X T5 !!!

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

LED é tendencia... mas o custo ainda é bem elevado em relacao a T5.

Vc vai ver excelentes aquarios usando T5 tbem

Quem está trabalhando muito em testes com LEDs é o Marcio Gielfi, ta um verdadeiro laboratorio de testes... rs

Tanto com um como com outra opcao vc estará bem servido, a diferença está no custo elevado dos LEDs.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Leds X T5 !!!

#3 Mensagem por Mauro Becker »

De fato compilando as informações mais concretas, a distinção estara no custo.

Mesmo com menor consumo de energia, o tempo de reposição do investimento em vista deste aspecto é de longo prazo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Phelipe Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 149
Registrado em: 04 Out 2010, 22:58
Apelido: Phe
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Leds X T5 !!!

#4 Mensagem por Phelipe Reis »

Fala Mauro e Celso blz ? primeiramente muito obrigado pela resposta e o que vejo ao pesquisar é exatamente isso, ainda não temos estudos bem fundados sobre os leds, por se tratar e uma tecnologia nova e alem do preço pois todas luminárias são importadas !!!
o que vc acha das opções citadas por mim ?
será que uma maxspect 60W dá conta !!?

abraço !!!
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Leds X T5 !!!

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Então Phe,

Minha experiência com os LEDs ainda estão muito no beaba, via algumas luminárias instaladas, mas no meu ponto de vista foi pouco, preciso acompanhar mais de perto a evolução dos corais (seres de maior implicação no caso).

A luminária em questão me parece boa, uma referencia que tive sobre os LEDs ainda não tenho argumentação definitiva, é que se pode pensar que cada watt de LED ilumina 3 litros de agua, claro levando em conta proporções tradicionais de montagens, assim seus 60W iluminariam bem até 180 litros.

Assim seus 150 litros estariam bem contemplados.

Eu estou muitoempolgado com os LEDs, mas só mudarei a minha iluminação depois de testar um pouco mais. Como o Celso já citou o Márcio Gielf está mais em sintonia com esta tendencia e me falou muito bem.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Phelipe Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 149
Registrado em: 04 Out 2010, 22:58
Apelido: Phe
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Leds X T5 !!!

#6 Mensagem por Phelipe Reis »

Fala mauro estou na dúvida mesmo, pois as t5 eu conheço e as uso cerca de um ano em plantados e nunca tive problemas com elas, porém os leds ainda não achei nem um artigo falando sobre !!!
O Márcio Gielf citado por vcs participa aqui do fórum ?

Sei lá estou pensando em pegar essa maxspect 60 W e se ficar fraca coloco três t5 de 24W !!! O que acha ?

Abraço e valew de novo !!
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Leds X T5 !!!

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Participa sim, apenas tá meio sumido pq tá enrolado com o trampo (ele esteve esse final de semana em casa)

Eu particularmente usaria a de 110W... mas nao tenho experiencia pratica no uso de leds.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Leds X T5 !!!

#8 Mensagem por Mauro Becker »

Phe,

neste post o Márico participa:

viewtopic.php?f=36&t=8241
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Phelipe Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 149
Registrado em: 04 Out 2010, 22:58
Apelido: Phe
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Leds X T5 !!!

#9 Mensagem por Phelipe Reis »

Valew Mauro já entrei em contato com ele !!!
abraço !!!

Mas e vcs iriam de leds ou T5 !!?
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Leds X T5 !!!

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu penso assim... T5 já é uma realidade... LED está evoluindo e bastante mas tem um custo relativamente alto.

SE eu quisesse partir pra inovacao iria de LED se quiser manter o conservadorismo usando uma solucao já consagrada iria pra T5 mesmo... com lampadas e refletores de boa qualidade senao nao adianta nada...

LED pode evoluir mais ainda com o tempo... os fabricantes estao evoluindo o produto. O problema é q daqui há alguns anos vc pode estar com um modelo "menos evoluido"... sei la...

http://www.reefforum.net/f21/cartilha-s ... ams-21631/

Tem muita gente usando e testando... mas pra mim é como as primeiras TVs de LCD... qdo surgiram eram caras e foram evoluindo e baixando o preço... embora nao de pra comparar a escala de producao com o mercado de aquarismo q é beem baixo... entao talvez nao caia tanto o preço... Hj vc encontra TVs com muito mais recursos do que as primeiras e custo menor... eu prefiro deixar inovacoes tecnologicas pros pioneiros e depois apenas colher o resultado das pesquisas e testes q fizeram.. .pq dinheiro nao nasce em arvore... rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”