🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas sobre montagem de aquário marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
fnemec
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mai 2011, 11:38
Apelido: fnemec
Data de Nascimento: 23 Ago 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Dúvidas sobre montagem de aquário marinho

#1 Mensagem por fnemec »

Olá,

sou iniciante em aquários marinhos e estou montando o meu primeiro modelo. O equipamento que tenho é este:

1. Aquario (100x50x40) com sump e bota
2. 40 kg de RV (ficou bem "cheio", mas era o que eu esperava)
3. Fundo de 10cm de alimeda
4. Skimmer marca Escuma
5. Bomba de circulação 1000l/h
6. Bomba de recalque 2500l/h
7. Filtragem mecânica com manta acrílica, carvão ativado e cerâmica
8. 4 lâmpadas T5 de 54W (2 azuis, 2 brancas)
9. 1 lâmpada actínica 54W (para operar sozinha, após o desligamento do conjunto principal)
10. Cooler no sump com acionamento via termostato
11. Caixa de reposição de água acionado por bóia de nível

O aquário vai ser moradia de peixes (5, máximo, sendo que por ordem da esposa 2 tem que ser palhaços) e corais moles.

O aquário já está na 3 semana de ciclagem e está com uma leve infestação de algas marrons, que pelo que li é normal para aquarios novos. Não há equipe de limpeza ainda, exceto 4 mini-paguros que ingressaram na primeira semana como controle (e que ainda estão vivos) e um caranguejo-palhaço que veio com a RV.

Tenho algumas dúvidas, e se os colegas mais experientes puderem ajudar, agradeço! :D

1. Qual a importância da marca do sal marinho. Estou pesquisando os preços e a diferença entre as marcas é de mais de 200%, entre, por exemplo, sal da marca Blue Treasure e a Red Sea Pro. Como sal é um insumo frequente no hobby, imagino que uma diferença de preço desse tamanho tem que ser bem justificada, não?

2. Qual a quantidade correta de individuos da equipe de limpeza? A loja que me vendeu sugeriu 50 turbo snails, 50 mini paguros e 1 bailarino. É normal fazer a reposição da equipe de limpeza de forma mensal (prevendo uma taxa de mortalidade da equipe)?

3. Para um aquario desse tamanho qual a quantidade máximo de espécies diferentes de corais que é possível ter sem prejudicar os moradores do aqua?

4. Notei que no ambiente onde o aqua está instalado a temperatura variou entre 24 e 28 graus nos últimos dia. Moro em São Paulo, capital e nos últimos dias fez bastante calor, mesmo. Essa variação de temperatura é aceitável ou tende a estressar demais os moradores? Sobre esse ponto, notei que cooler realmente não presta. Ainda mais no sump... A idéia é adquirir um resfriador antes do próximo verão.

5. Falando em resfriadores, estes devem ficar ligados 100% do tempo ou é possível também colocar um termostado de forma a ligar e desligar a bomba e o resfriador quando necessário? Pergunto porque em geral o consumo elétrico desses equipamentos é alto e deixá-los ligados em uma situação de não necessidade me parece desperdício.

6. Qual a importância do reator de cálcio? É equipamento obrigatório ou apenas comodidade para não ter que medir e ajustar os parâmetros da água envolvidos.

7. Existe algum tipo de tabela para os parâmetros da água que devem ser medidos e com que frequência? Pergunto porque achei na net bastante informação desencontrada sobre quais parâmetros e frequências.

8. O projeto do móvel onde o aquario está instalado não preve uma calha. Na verdade, o reator e lâmpadas vão fixados diretamente na tampa. Li (em algum canto da web) que o aproveitamento de luminosidade é bem melhor se houver calhas refletivas específicas. É possível instalar calhas refletivas em móveis com tampa e se for possível, o ganho em performance na iluminação é considerável e se sim, onde posso adquirir tais calhas?

Se fotos do aquário ajudarem a sanar alguma das minhas dúvidas, por favor, me avisem para que eu providencie.

Caros, é isso. Peço desculpas pela quantidade de perguntas e se por acaso houver alguma "dumb question" na lista acima. :)

E obrigado antecipadamente aos que puderem ajudar. :)

Abraços,

Fernando

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Dúvidas sobre montagem de aquário marinho

#2 Mensagem por Mauro Becker »

vamos lá

enquantos estes aquqristas mais experientes não aparecem eu vou quebrando o galho:

1. Qual a importância da marca do sal marinho. Estou pesquisando os preços e a diferença entre as marcas é de mais de 200%, entre, por exemplo, sal da marca Blue Treasure e a Red Sea Pro. Como sal é um insumo frequente no hobby, imagino que uma diferença de preço desse tamanho tem que ser bem justificada, não?

R:Tem algumas marcas novas (da china por exemplo)que ainda tem que se mostrar confiaveis, principalmente quanto a qualidade dos elementos quimicos que devem ser apresentados depois de recomposta a agua, bem como a ausÊncia de qualquer agente indevido e em alguns casos letal.
Opte pelas marcas mais tradicionais. Red sea, Tropic marin, Prodac etc


2. Qual a quantidade correta de individuos da equipe de limpeza? A loja que me vendeu sugeriu 50 turbo snails, 50 mini paguros e 1 bailarino. É normal fazer a reposição da equipe de limpeza de forma mensal (prevendo uma taxa de mortalidade da equipe)?

R:Olha se tem criaturas morrendo algo ainda esta errado, snails por exemplo acabam se multiplicando no sistema, mini paguros é mais dificil mesmo, uma questão da correta alimentação.
Opte por 1 individu para cada 4 ou 5 litros, seu aquario tem 200litros brutos nao deve ter mais de 30 mini paguros e 30 snails. Se acabar a comida rapidamente, estes pequenos morrem também, bailarinos são camarões tanto ornamentais como funcionais, um está muito bom.


3. Para um aquario desse tamanho qual a quantidade máximo de espécies diferentes de corais que é possível ter sem prejudicar os moradores do aqua?

R:Vc pode ter corais mles e duros, corais de polipos pequenos e de polipos grandes, por hora opte pelos corais mais populares, e inicie pelos corais moles, tipo lether (1 só) greem star polipos, mushroons e similares. Não exagere na cor bege, opte por conter o impeto e escolha corais distintos nas cores.
Só não deixe um remontando sobre o outro e fuja de corais misticamente coloridos, alguns precisam de condições muito especiais, também evite corais de fama agressiva


4. Notei que no ambiente onde o aqua está instalado a temperatura variou entre 24 e 28 graus nos últimos dia. Moro em São Paulo, capital e nos últimos dias fez bastante calor, mesmo. Essa variação de temperatura é aceitável ou tende a estressar demais os moradores? Sobre esse ponto, notei que cooler realmente não presta. Ainda mais no sump... A idéia é adquirir um resfriador antes do próximo verão.
R:
Opte por usar um controlador digital tipo da COEL, etc atuando uma ventoinha, as oscilações de temperatura ocorrem também no mar, mas não são abruptas exceto casos de correntes oceanicas, neste caso o pessoal muda de local. Sacou.


5. Falando em resfriadores, estes devem ficar ligados 100% do tempo ou é possível também colocar um termostado de forma a ligar e desligar a bomba e o resfriador quando necessário? Pergunto porque em geral o consumo elétrico desses equipamentos é alto e deixá-los ligados em uma situação de não necessidade me parece desperdício.

R:Os resfriadores que vc cita devem ser os chillers, eles ficam ligados direto, mas atuam sua refrigeração apenas quando seu termostato (já vem junto, basta programar)dispara, igual uma geladeira.
6. Qual a importância do reator de cálcio? É equipamento obrigatório ou apenas comodidade para não ter que medir e ajustar os parâmetros da água envolvidos.

R:O reator de calcio é um agente facilitador da manutenção da reserva alcalina e calcio do aquario, não dispença o controle por medições ok

7. Existe algum tipo de tabela para os parâmetros da água que devem ser medidos e com que frequência? Pergunto porque achei na net bastante informação desencontrada sobre quais parâmetros e frequências.

R:Existe sim, são os famosos parametros tão solicitados como referência pelos aquaristas:
pH = de 8,2 a 8,4
Ca= 380 a 400 ppm
Ra = 2,8 miliequivalentes ou 8~9 DKH
densidade da agua de 1022 a 1025
temperatura de 24ºC a 26ºC (estaveis)
magnesio= não me lembro, deu um branco acho que 1400 ppm alguém vira confirmar
Amonia detetada = zero (*)
nitrito e nitrato detetados = a zero ( * não que não haja, existe sim, somente esta sendo tratada pela biologia em niveis baixos ok)[/b][/i]

8. O projeto do móvel onde o aquario está instalado não preve uma calha. Na verdade, o reator e lâmpadas vão fixados diretamente na tampa. Li (em algum canto da web) que o aproveitamento de luminosidade é bem melhor se houver calhas refletivas específicas. É possível instalar calhas refletivas em móveis com tampa e se for possível, o ganho em performance na iluminação é considerável e se sim, onde posso adquirir tais calhas?

R:Sim é possível dependendo do espaço disponivel e claro que voce aumenta o rendimento da energia luminosa em direção ao aquario.
Voce encontra oferta destas calhas aqui mesmo nos classificados.
Sim

Se fotos do aquário ajudarem a sanar alguma das minhas dúvidas, por favor, me avisem para que eu providencie.

Caros, é isso. Peço desculpas pela quantidade de perguntas e se por acaso houver alguma "dumb question" na lista acima. :)

Tudo bem, a tendÊncia é que logo mais você também estara ajudando a respnder perguntas dos novos membros, afinal uma mão lava a outra e as duas lavam a cara


E obrigado antecipadamente aos que puderem ajudar. :)

Obvio, aguarde mais opinioes, não se deixe convencer apenas por uma resposta, e visite aquarios e aquaristas, compare sempre.Abraços,

Fernando
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

fnemec
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mai 2011, 11:38
Apelido: fnemec
Data de Nascimento: 23 Ago 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Dúvidas sobre montagem de aquário marinho

#3 Mensagem por fnemec »

Mauro, mega-obrigado pelas respostas! E, se vc não é um aquarista experiente, me pergunto quem são eles então... icon_joia

Aproveitando a sua boa vontade, estive pensando se existe algum tipo de acessório para acionar uma segunda bomba de recalque se a primeira falhar. Você já viu algo do tipo? Estive pensando sobre isso porque para mim é comum me ausentar por até 3 dias. Imagino que sem a bomba de recalque o aqua vai para o brejo nesse período, não?

Abração e obrigado novamente.

Fernando

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Dúvidas sobre montagem de aquário marinho

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

Sobre o sal , procure marcas mais conhecidas, pode existir alguma variação de preço, algumas tem um extra de cálcio e elementos, mas na grande maioria dos componentes é tudo igual. Procure ouvir sobre relatos de marcas e problemas que pessoas tiveram quando procurar por uma marca menos conhecida antes de usar efetivamente. Se puder fique com as mais tradicionais, red sea, sera, tropic marin, hw, coralife entre outras.

Equipe de limpeza pode ter uma vida curta pois não se tem o controle da idade desses animais, mas a reposição deve ser feita na sua necessidade e não de forma automática. Adicione mais se houver crescimento de algas ou acúmulo de sujeira, coloque menos ou não coloque se estiver td ok. Não se prenda a um número, observe seu aquário.

A quantidade de corais vai depender do posicionamento, do crescimento e da agressividade dos corais. Procure conhecer por livros, artigos e revistas sobre as diversas espécies de corais e defina aqueles que você tem maior interesse. Normalmente deve-se evitar os aquários mistos, deve sim haver uma certa predominância, o que ajuda você a definir parâmetros e equipamentos. Aquários com predominância de soft ou LPS são proporcionalmente mais simples de montar e manter que os de SPS. Claro que você pode ter um ou outro sps num aquário predominante de LPS ou soft e vice e versa, mas facilita muito você estabelecer quais corais que lhe agradam do que simplesmente comprar por impulso ou pelo menor preço.

Estabilidade é a chave de um bom aquário. Quando a temperatura varia, vários fatores também vão sofrer variação. Quanto mais estável melhor. Assim um aquecedor e uma ventoinha (ou chiller) são parte de sua montagem. Um controlador para cada ou para os 2 equipamentos estão disponíveis e uma pesquisa vai lhe apontar o melhor direcionamento.

O reator de cálcio ajuda a manter a estabilidade do pH , do cálcio e da reserva alcalina. Pode ser importante, mas não é fundamental, existem outras formas de fazer a manutenção desses parâmetros e cabe avaliar tempo disponível, disponibilidade de recurso para um reator, praticidade de uso de outros métodos etc. Para o volume de seu aquário, outras formas podem ser tão práticas quanto o reator sem o mesmo investimento e um reator pode ser instalado mais para frente quando houver maior consumo de cálcio.

Calhas ajudam a focalizar a luz e aproveitar toda luz emitida por uma lâmpada. No caso das t5 , a luz é emitida em 360 graus, com um calha reflexiva, a luz emitida ao alto pode ser direcionada de forma controlada para baixo aumentando a eficiência da lâmpada. Existem modelos nacionais e importados, nos classificados você encontra o Andretti que faz bons produtos. Mas não só as calhas devem ser colocadas, o posicionamento de fios e reatores é importante para evitar acidentes e incêndios, a umidade e o sal podem causar problemas se não houver um planejamento sobre a instalação elétrica como um todo.

Um aquário é um conjunto de planos e ações que fazemos para o nosso prazer. Quanto melhor o planejamento, melhor será o aquário e menores os seus problemas. Pesquise e pergunte sem medos, pois aqui todos aprendemos a cada dia.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”