🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu primeiro aquário (MT-402).

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
RenatoMartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Mai 2011, 10:22
Apelido: Renato Martins
Data de Nascimento: 14 Set 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Meu primeiro aquário (MT-402).

#1 Mensagem por RenatoMartins »

Olá pessoal, sempre entrei no fórum para ver as fotos dos aquários e agora finalmente comprei um. Só que não tenho nenhuma experiência e não conheço ninguém para me ajudar, estou contando muito com o fórum e com a loja onde comprei

Comprei na terça-feira (17/05) um boyu MT-402, já estava na loja todo montado e rodando há um mês com rocha e cascalho.
Levei para casa já com dois palhaços e mais uma rocha, o lojista me deu um coral (não sei o nome).

Já em casa no primeiro dia, foi tudo bem, o coral abriu mas o peixes estavam tímidos entre as rochas, eu sem experiência, acabei dando muita ração (uma da JBL).

No segundo dia de manhã, dei mais ração, deixei a luz acesa e saí, pesquisando vi que tinha que tirar o excesso de ração e ajustar a iluminação, a noite coloquei um timer e regulei de 6 em 6 horas para a luz e tirei o excesso da comida com uma redinha. Coloquei também um termômetro da azoo que cola na parte externa do vidro, não sei se é confiável, mas mostra que esta em 20º.

No terceiro dia, acho que o coral morreu, mas o peixes estão explorando melhor o aqua, como não tenho certeza sobre o coral deixei lá.

Hoje (quarto dia), na dúvida ainda deixei o coral lá. Vejam pelas fotos se morreu mesmo.

O lojista falou que a primeira manutenção será no sábado, mas como as coisas não vão bem, gostaria muita da ajuda de vocês. Farei o que for necessário para deixar agradável para os peixes e só depois com tudo estável e equipamento adequado vou colocar outro coral.

Tenho muitas dúvidas, mas para não estender muito vou colocar as que imagino serem fundamentais apenas para os dois peixes
Temperatura:
- Pelo que li o correto é um aquecedor com 1W por litro, esta certo?
- Onde devo instalar este aquecedor?
- Em breve vou comprar um termostato digital, até lá posso deixar o aquecedor ligado direto?
- Até comprar o termostato, posso confiar no termômetro que tenho?

Teste:
- Eles são muito caros, por isso quero comprar conforme a necessidade. Quais devo controlar considerando apenas os peixes?
- Para colocar coral, quais são fundamentais controlar?
- Com qual frequência devo controla-los?

Manutenção:
- Aqui li de tudo, mas não sei o que é melhor no meu caso. Sei apenas que tenho que trocar a água, e como não tenho skimmer esta troca tem que ser frequente.

Enfim pessoal, comecei errado mas não quero judiar dos animais e preciso muito de uma ajuda para colocar tudo em ordem neste fds. Mais para frente vou abrir outros tópicos sobre cuidados com os corais e adaptações necessárias, caso tenha algo importante para o meu caso, me avisem.

Muito obrigado a todos.
Abraço,
Renato Martins

Abaixo algumas fotos para referência.
Primeiro dia
Imagem
Imagem
Terceiro dia, o coral morreu?
Imagem
Imagem
Este termômetro é confiável? Na foto mudou a cor, mas ele esta apresentando 20º em verde.
Imagem

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Meu primeiro aquário (MT-402).

#2 Mensagem por Fernando Marcos »

vou tentar dar uma ajuda!

- sobe essa temperatura logo! o ideal é de 26 a 28!
- deixe a iluminação ligada por umas 10 horas
- aquecedor da para vc instalar no sump (pelo menos eu acho, nunca tive boyu
- normalmente é 1w por litro, mas depende do lugar que vc esta, pois aqui em curitiba
na epoca de frio, 1w por litro da muita variação, então é melhor colocar 2w litros no minimo, mas claro
estou falando no frio de curitiba no qual fica entre -2 e 10ºC no inverno!
- eu compraria um termostato de 50w com regulagem de temperatura, pelo menos até vc comprar um controlador
- esses termometros de fita eu acho uma porcaria, no meu aquaterrario usei um pq a tartaruga detona os outros rsrsrs
ai fiz um teste e no digital deu 26 graus a agua e no de fita deu 23 graus, ou seja uma bela de uma variação.

os testes que vc precisa são: um refratometro para ver a salinidade, teste de nitatrato, amonia , ph (esses são os principais para fish only) se tiver corais precisa de KH, CA e MG!

agora me desculpe, prefiro que nem fale o nome da loja, mas o cara te vende o aquario , e nem para te falar o que vc ia precisar de equipamento para o funcionamento correto! o minimo que ele devia ter feito é: vc vai precisar levar fora o aquario, um termostato, e timer.
e ainda te explicar como alimentar os peixes e a manutenção correta! lamentavel isso.

se ficou faltando alguma coisa é só falar, e tenho certeza que mais gente vai postar aqui para te ajudar! grande abraço
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

RenatoMartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Mai 2011, 10:22
Apelido: Renato Martins
Data de Nascimento: 14 Set 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro aquário (MT-402).

#3 Mensagem por RenatoMartins »

Muito obrigado, Fernando.
Vou comprar logo os teste indicados e o termostato. Assim que tiver as medidas posto aqui.

E eu gostava da loja, que é na rua onde moro, sempre passo lá para ver os aquários. A partir de agora vou recorrer mais ao fórum.

O Coral morreu mesmo?

Se mais alguém puder dar alguns conselhos vai ajudar muito, principalmente sobre TPA.

Abraço,
Renato

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Meu primeiro aquário (MT-402).

#4 Mensagem por Márcio Oliveira »

Renato
O coral se não me engano, ta parecendo um carpet. Se ele estiver vivo, está fechado mas sinceramente, com 20 graus ele não vai aguentar muito se ainda estiver vivo.
Devolve ele na loja e quando seu aqúario estiver com os parâmetros e a temperatura legal você traz de volta.
Abraços e boa sorte, o aquário é muito bonito.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”