🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano Reef 14L

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Petraitis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Mai 2011, 15:11
Apelido: Petraitis
Data de Nascimento: 14 Abr 1983
Cidade: Sampa
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Nano Reef 14L

#1 Mensagem por Petraitis »

Boas pessoal,

Enquanto o $$$ ta curto para realizar o sonho do reef de 400L, resolvi montar um nano para aquecer e ganhar alguma experiência, já que é meu 1 reef, conto com a ajuda dos amigos para fazer da melhor maneira possível.

Pretendo ter anemona, alguns corais compativeis a config do aqua, casal de ocellaris e se der aquele camarão qparece aranha.

Aqua 35x19x22 (frente curva) - 14l
Luminária clip de led 27 brancos 8.000k e 3 azuis 14.000k, serve ou é melhor uma PL de 13w?
Substrato aragonita, qual a qtdade ideal? Pode ser nacional ou encara uma Brightwell Aquatics KoraLagoon?
Filtro penso em um hang on 300L/H
Skimmer, dá para tocar o nano sem?

Falta algum equipamento?

Ja encomendei o refratometro e um pacote de sal reef seachem para 50 gal.

Quais testes comprar?

Desculpem se falei alguma besteira.

Abraços

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Nano Reef 14L

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Hummm em 17 litros

Vc quer colocar uma anemona, um casal de ocelares e um caranguejo aranha

hummm... esta muito pequeno para tanta gente

que tal tirar a anemona e a aranha.

SE acontecer algumam fatalidade com a anemona a contaminação do aquario é tão rapida que é praticamente pt.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Petraitis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Mai 2011, 15:11
Apelido: Petraitis
Data de Nascimento: 14 Abr 1983
Cidade: Sampa
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef 14L

#3 Mensagem por Petraitis »

Mauro,

Quanto a retirar tranquilo, se der só casal para mim esta otimo, até vi uns pequenos cerca de 3cm.

O nano é para ir aquecendo, o grande devo terminar de comprar o equipo até o fim do ano.

Referente ao equipo e materiais, poderiam comentar?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nano Reef 14L

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Petraitis, não é melhor focar no aquario maior ? Apesar de nanos serem bons pra adquirir experiencia, assim vc nao fica com um investimento duplo, pois mais cedo ou mais tarde vai ter q se desfazer dos equipamentos que comprou pro nano... e talvez isso pudesse adiantar a conclusao do maior.

Qto aos equipamentos... falta um sistema de controle de temperatura algo critico em aquarios de baixa litragem (aquecimento e resfriamento).

Dá pra tocar sem skimmer, mas vai ter que fazer trocas parciais constantes...

Ainda tem alguns quesitos obrigatorios independente da litragem como um densimetro (preferencialmente refratometro), testes, etc...

Eu seguraria a onda pra montagem do maior ou investiria mais na montagem do menor...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Nano Reef 14L

#5 Mensagem por Mauro Becker »

é Aquarios tão pequenos eu não tenho muito contato, fico sem base de até quanto podem ou não podem com relação aos equipos de controle.

A população de cara é muita para tao pouco espaço e o tamanho inicial dos peixes, não se iluda, eles crescem oq devem crescer, exceto se não desenvolverem por condições insalubres, sacou.


Um aquario de 100 litros não é muito grande e já oferece maiores recursos e facilidades.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Petraitis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Mai 2011, 15:11
Apelido: Petraitis
Data de Nascimento: 14 Abr 1983
Cidade: Sampa
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef 14L

#6 Mensagem por Petraitis »

Foco no grande, blz

Fora oq ja tenho creio gastar cerca de RS 250, sendo Azoo mignom skimmer, aquecedor, cooling e um controlador.de temperatura.

futuramente o casal de ocellaris vai pro grande (360l), juntamente com coais, rv, aqua, filtro, serao reaproveitados para meus Killis.

so o skimmer nano q sera vendido

Investindo nesses equipos, melhora o projetinho?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nano Reef 14L

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu ainda adiaria o projeto... picos sao aquarios mais "instaveis" e quando estamos começando cometemos mais deslizes... um aquario de maior litragem permite que isso nao traga consequencias maiores. Por isso antigamente recomendavam aquarios maiores pra iniciantes. Nao querendo desanimar... mas eu achava melhor vc partir pra um de litragem um pouco maior.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Petraitis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Mai 2011, 15:11
Apelido: Petraitis
Data de Nascimento: 14 Abr 1983
Cidade: Sampa
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef 14L

#8 Mensagem por Petraitis »

Posso por o aqua para ciclar, só com o filtro, sem skimmer icon_frusty ?(filtro, substrato, rocha sansibar e agua salgada)

Na ciclagem deve ser usado Stability ou Bio digest?

Depois de quanto tempo o aqua pode começar a ser habitado?

Petraitis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Mai 2011, 15:11
Apelido: Petraitis
Data de Nascimento: 14 Abr 1983
Cidade: Sampa
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef 14L

#9 Mensagem por Petraitis »

Alguem se habilita a ajudar um iniciante? icon_chair icon_bangin

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nano Reef 14L

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Petratis... é q é melhor evitar uma frustracao de uma montagem improvisada... ainda mais qdo se pretende montar outro reef maior depois

A populacao que vc escolheu é incompativel com o tamanho do aquario... anemonas se expandem sao animais delicados, nao iriam pra frente num pico. Aconselharia a povoar apenas com invertebrados

Na ciclagem é ideal ter um skimmer pra ajudar

Da uma lida nos artigos do Julio pra referencia... eles podem te dar uma base... mas avisando... eu acho picos muito instaveis pra quem tá começando... a possibilidade de dar problemas é grande... vide o caso dos palhaços da Flor vendidos por uma Pet Center aqui de Sampa.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Petraitis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Mai 2011, 15:11
Apelido: Petraitis
Data de Nascimento: 14 Abr 1983
Cidade: Sampa
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef 14L

#11 Mensagem por Petraitis »

Vamos começar de novo, não sera improviso, quero fazer um nano serio.

O skimmer foi comprado, questão de dias para chegar, disse de deixar rodando no filtro para adiantar.

A anemona ja tinha desencanado pelos contras ja citados, entendi bem sobre a limitação de tamanho x espaço, ñ farei nada q possa prejudicar os habitantes.

A intenção é o casal de palhacinhos se der ou Stenopus, de corais vi alguns Zoanthus.

Dúvida, Bio digest/ Stability, deve ser usado?

Avatar do usuário
guilherme.gimenez
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 409
Registrado em: 15 Jan 2010, 15:21
Apelido: Guibs
Localização: Campinas- SP

Re: Nano Reef 14L

#12 Mensagem por guilherme.gimenez »

E ai tdo bom ?
Entao cara,eh o seguinte...
tbm tinha um projeto de mais ou menos 350 l,e por causa da ansiedade montei um pico de 16 litros.
Pra falar a verdade,investi uma graninha nele,que ate poderia sido aproveitada pra executar uma parte do projeto do maior..mais enfim..
nao me arrependo NEM UM POUCO de ter gastado o que eu gastei.Com ele adiquiri experiencia,fiz tbm alguns contatos,tive que ler mais,mudei meus conceitos e tive que diminuir o projeto do futuro aqua auehueha.
agora vo montar um de 60 litros,e o que der pra usar nele vou usar sim.
Todos os testes,aragonita,RVs,alguns equipos tbm etc...
Nao acho que te desmotivar a montar o pequeno eh o certo.Nao sei ate quanto vc quer se "arriscar" pq um pequeno desses da trabalho,gera custos,estudo,e muito mais coisas....
mais eh isso,depende da sua vontade msm,se quiser arriscar,boa sorte ai,te dou todo meu apoio.
Ah e se quiser entra no meu topico,ta um pouco velho mais tem umas fotos auehueha.
abraço !

Petraitis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Mai 2011, 15:11
Apelido: Petraitis
Data de Nascimento: 14 Abr 1983
Cidade: Sampa
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef 14L

#13 Mensagem por Petraitis »

Guilherme, valeu a força!

Pelo que calculei devo gastar uns 250 no pequeno (skimmer, rv, etc), ansiedade é F... meu grande deve sair la para o começo de 2012 hehehe.

Para ele entrar, tem q sair o plantado de 200L e ainda passarei por uma reforma em casa, sem chance ficar esvaziando aqua para tirar do lugar.

Vc colocou que corais no seu? chegou por o skimmer?

Avatar do usuário
guilherme.gimenez
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 409
Registrado em: 15 Jan 2010, 15:21
Apelido: Guibs
Localização: Campinas- SP

Re: Nano Reef 14L

#14 Mensagem por guilherme.gimenez »

Olha,não rodei o meu c skimmer não.só com filtro Hf-300 da atmam.(que inclusive to vendendo..se tiver interesse,manda uma mp)
E os corais foram mush,yellow polips,trumpet,ricordea,cloves,xenia pom pom,etc...
Não cheguei a colocar peixes,mais tinha em mente 1 casal de ocellaris apenas.
Tava no comecinho ainda,desmontei pq tava sem tempo de cuidar...ah,e isso êh uma coisa que vc tem q ter em mente,esses manos realmente dão mais trabalho.como a quantidade de água êh menor,vc tem menos chances de errar...uma bobeirinha e ...

Abraço

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”